+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MELHOR CONFIG PARA TOPOLOGIA => RB 750GL como SERVIDOR para RB SXT 2HnD como AP para CPE TL-WA5210g

    Olá favor senhores moderadores me desculpem se postei no local errado, caso tenha feito, peço que transfiram ou eu o faço para o local correto!

    Vou ser objetivo:

    Problema: esta caindo muito, as vezes funciona bem e passa alguns minutos e cai mesmo fixando ip na rede local do computador esta oscilando sem estabilidade de conecxão!


    TOPOLOGIA:

    MODEM ADSL EM BRIDGE =>
    RB 750GL SERVIDOR HOTSPOT com faixa 10.0.0.X ==>
    RB SXT 2HnD como AP modo bridge na mesma faixa 10.0.0.X, apenas repassando tudo e com autenticação wpa2 psk aes ativada! ====>
    CPE CLIENTE TL WA5210g em modo AP na mesma faixa 10.0.0.X =====>
    REDE LOCAL NO MICRO DO CLIENTE RECEBENDO IP NA FAIXA 10.0.0.X, mas caindo em intervalos regulares!!!


    OUTRO MODO DE VER A TOPOLOGIA E QUESTIONANDO?

    1º - MODEM ADSL EM BRIDGE

    2º - RB 750GL COMO SERVIDOR
    PPPoE fazendo autenticação no lugar do modem que ficou em bridge!
    HOTSPOT PARA SERVIR CLIENTES autenticação em prática atualmente é somente esta!
    E SERVIDOR PPPoE CRIADO Más não está em uso!

    Eu gostaria de ativar autenticação pppoe para as cpes, pergunto deve ser feita aqui na RB 750GL ou deixo esta configuração de servidor PPPoE para autenticar as CPES CLIENTES na RB SXT 2HnD?


    3º - RB SXT 2HnD como AP BRIDGE ou seja
    MODO AP com BRIDGE so repassando, único controle que esta RB SXT faz é de autenticação WPA-PS2K AES!!!
    AUTENTICAÇÃO WPA-PS2K ativada

    Trabalhando também na mesma faixa de rede da RB750GL que é 10.0.0.n1!


    4º - CPE TPLINK TL-WA5210g 2.4GHZ no cliente
    Todas outras configurações disponiveis eu tentei e não deu certo. A única que deu certo, foi com orientação de alguém daqui do forum

    deixei em MODO AP

    Está Dinamico Bridge
    Coloquei na mesma faixa de rede da RB 750GL que é 10.0.0.n2!

    Autenticação Wireless marcado como Cliente
    Reconhecendo o MAC do AP que é RB SXT!


    CONCLUSÃO: chega ip na interface LAN do micro do cliente, o IP que a RB750GL servidor manda chega na interface do cliente, a tela hotspot aparece, a autenticação do usuário e senha do hotspot acontece normalmente, más fica caindo em intervalos regulares, mais ou menos de 10 em 10 minutos ou 20 em 20 minutos...

    Visada limpa, sem nada na frente....


    Estou estudando para colocar a CPE autenticando automaticamente para meu cliente....

    Já sei que tenho que criar servidor PPPoE, PERGUNTO? devo fazer na RB750GL servidor, afinal coloquei ela para fornecer cabeado para cliente do prédio e fornecer cabeado para a RB SXT 2HnD como AP. Então repito, o servidor pppoe deve ser criado na RB750GL mesmo?

    Ou a autenticação pppoe servidor deve ser feita na RB 2HnD que está trabalhando como AP?

    Se for na RB 2HnD que trabalha como AP, então eu interligo a RB750GL SERVIDOR por DHCP SERVER e faço um DHCP CLIENTE na RB SXT 2HnD????


    Eu gostaria de ativar autenticação pppoe para as cpes, pergunto deve ser feita aqui na RB SXT 2HnD?


    Se não entenderam nada das perguntas ou mais ou menos, esqueçam elas então e me deem uma ajuda num desenho de topologia explicando ela!!!!

    Peço que opinem avontade ai!!!

  2. #2
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: MELHOR CONFIG PARA TOPOLOGIA => RB 750GL como SERVIDOR para RB SXT 2HnD como AP para CPE TL-WA52

    Amigo, acho que entendi mais ou menos o que voce quer, então vamos começar na minha opnião essa SXT para AP Multiponto não é um boa, indicaria para voce colocar um painelzinho que tem um angulo de abertura melhor, com um groove, segundo trabalharia com PPPOE para os clientes e os CPES fazendo a autenticação, e o concentrador para começar pode ser a sua RB750G, então teria que começar a reformular a sua rede, voce tem algum enlace para outro POP, ou tem somente esse? caso queira fazer um teste pode deixar essa SXT mesmo para fazer testes. Qualquer duvida estou a disposição e se ajudei deixa uma estrelinha pra nos por favor.

  3. #3

    Padrão Re: MELHOR CONFIG PARA TOPOLOGIA => RB 750GL como SERVIDOR para RB SXT 2HnD como AP para CPE TL-WA52

    Não isto é somente uma mini rede para tres clientes a título de treinamento aprendizado! Só tenho esta antena mesmo. Gostei da idéia do groove, e pensei ja mesmo em trocar a sxt por uma omni hyperlink 15dbi mais um groove!

  4. #4

    Padrão Re: MELHOR CONFIG PARA TOPOLOGIA => RB 750GL como SERVIDOR para RB SXT 2HnD como AP para CPE TL-WA52

    Favor alguém mais pode citar..continuem por favor!!!

  5. #5
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: MELHOR CONFIG PARA TOPOLOGIA => RB 750GL como SERVIDOR para RB SXT 2HnD como AP para CPE TL-WA52

    voce tem clientes na parte de traz da antena? se não tiver não tem porque utilizar uma omini, essa rede sua é muito facil de resolver então, faça isso, continue com o a sxt por em quanto, cria um servidor PPPOE na RB750, deixa a sxt em bridge como AP, e faz a autenticação direto na antena do cliente, o PC do cliente simplesmente ira pegar o IP da antena e ira navegar normalmente sem queda sem nada.

  6. #6

    Padrão Re: MELHOR CONFIG PARA TOPOLOGIA => RB 750GL como SERVIDOR para RB SXT 2HnD como AP para CPE TL-WA52

    Legal, eu até fiz um servidor pppoe na RB750GL já, na mesma interface do HOTSPOT, nova pergunta?

    Deve ser feito em interface separada ou na mesma do hotstpot?

  7. #7
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: MELHOR CONFIG PARA TOPOLOGIA => RB 750GL como SERVIDOR para RB SXT 2HnD como AP para CPE TL-WA52

    Geralmente, eu crio uma bridge e coloco as interfaces que vou trabalhar com clientes PPPOE, voce vai continuar com o HOTSPOT? caso for cria o PPPOE em outra interface para ficar mais organizado.

  8. #8

    Padrão Re: MELHOR CONFIG PARA TOPOLOGIA => RB 750GL como SERVIDOR para RB SXT 2HnD como AP para CPE TL-WA52

    A Intenção era usar hotspot e pppoe juntos na mesma faixa, más se fica melhor uso comente o pppoe mesmo!!!

    muito bem acabei meus ensaios até o momento reconfigurei tudo ensaiando em casa e descobri algo enteressante, quando o cliente que aparece na RB SXT 2HnD2 é copiado para a access list, o tempo caiu muito no ping vejam a diferença até o momento somente com hotspot em ensaio no laboratorio, o que ficou estável até o momento!!!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TESTE 1.PNG
Visualizações:	139
Tamanho: 	689,2 KB
ID:      	56537Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TESTE 2 APOS USAR OPÇÃO COPY TO ACCESS LIST NO MIKROTIK.PNG
Visualizações:	134
Tamanho: 	729,1 KB
ID:      	56538


    Bom até o momento
    hotspot no servidor RB750GL FAIXA 10.0.0.X
    autenticação wpaps2k na RB SXT 2HnD EM BRIDGE REPASSANDO COM IP 10.0.0.X
    CPE TPLINK WA5210g como AP BRIDGE IP NA MESMA FAIXA 10.0.0.X

    utilizei na RB SXT opção copy to acces list e mudou o ping tempo radicalmente...
    esta estável sem problemas
    falta criar o pppoe, pergunto fica bom fazer na mesma interface e faixa do hotstpot?

    ou como outro amigo disse, é melhor em interface separada e a faixa ip como fica na mesma ou se fizer em interface separada mudo a faixa???

  9. #9
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: MELHOR CONFIG PARA TOPOLOGIA => RB 750GL como SERVIDOR para RB SXT 2HnD como AP para CPE TL-WA52

    VOU TE DAR UM EXEMPLO

    RB750G
    ETHER1: PPPOE CLIENTE MODEM
    ETHER2: SXT EM BRIDGE pura faixa de IP BACKBONE: 10.3.0.1/29, IP PPPOE: 172.0.1.1/24, IP HOTSPOT: 172.0.2.1/24.

    SXT 2HDN:
    Criar uma interface bridge e adicionar a porta ETHER1 e WLAN1, colocar o IP 10.3.0.2/29 para a interface bridge criada e o Gateway 10.3.0.1
    as configurações wireless voce pode fazer do seu jeito.

    Lembrando que os IPS são de exemplo, o barramento voce tem que analisar de acordo com a quantidade de clientes e equipamentos que vai ter em sua rede, qualquer duvida estou a disposição.

  10. #10

    Padrão Re: MELHOR CONFIG PARA TOPOLOGIA => RB 750GL como SERVIDOR para RB SXT 2HnD como AP para CPE TL-WA52

    Tenho um cliente ANTES DA SXT ligado por cabo na ETHER4 DA RB750GL, posso fazer a Ether4 ser slave da ETHER2, penso que irá funcionar hotspot normalmente ou pppoe, pois pelo que entendi hotspot e pppoe estão ficando na ETHER2 é isto????

  11. #11
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: MELHOR CONFIG PARA TOPOLOGIA => RB 750GL como SERVIDOR para RB SXT 2HnD como AP para CPE TL-WA52

    é so voce adicionar a porta da ether4 na bridge.

  12. #12

    Padrão Re: MELHOR CONFIG PARA TOPOLOGIA => RB 750GL como SERVIDOR para RB SXT 2HnD como AP para CPE TL-WA52

    Ok entendi. Abusando da sua boa vontade mais ou pouco, pergunto, posso jogar hotspot e pppoe na mesma interface ETHER2 por exemplo, da problemas ou funciona também perfeitamente?????

    Isto deixaria a faixa de ips menor para hotspot e pppoe? fazer na mesma interface? ou não tem nada a ver devido voce ter me passado as faixas pool abaixo como descreverei:

    Joguei ip de backbone exemplo 11.0.0.1/29 na interface local ETHER2

    cada um usa uma faixa pool

    172.0.1.x deixei para hotstpot quando pediu na configuração dele;

    e 172.0.2.x deixei para pppoe quando pediu na config dele.

    me corrija ai nestas etapas acima ou diga se fiz correto???

    repetindo a pergunta como cada um tem sua faixa pool não há problemas na perca de quantidade de ips para disponibilizar?

    Deixar em interfaces separadas, mais é pelo fato de organização correto? Más não tem obrigatoriedade correto?

    Posso jogar com faixas diferentes hotspot e pppoe na mesma ETHER, exemplo na ETHER2???

    No Aguardo Obrigado

  13. #13
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: MELHOR CONFIG PARA TOPOLOGIA => RB 750GL como SERVIDOR para RB SXT 2HnD como AP para CPE TL-WA52

    voce vai criar uma bridge, da interface onde ta a sxt AP e onde seu cliente a cabo se conecta, voce vai colocar o IP do backbone na interface bridge, o IP do PPPOE e do hotspot tambem na bridge, se precisar me add no skype que te ajudo melhor.

    skype: ikarobrum

  14. #14

    Padrão Re: MELHOR CONFIG PARA TOPOLOGIA => RB 750GL como SERVIDOR para RB SXT 2HnD como AP para CPE TL-WA52

    Ok entendi. Obrigado.

  15. #15

    Padrão Re: MELHOR CONFIG PARA TOPOLOGIA => RB 750GL como SERVIDOR para RB SXT 2HnD como AP para CPE TL-WA52

    Passei para pppoe.

    Tenho duas CPE´S WA5210g da TPLINK e uma sxt 2RnD2 a famosa SXT light!

    Na light a configuração de pppoe ficou ok ela recebeu tudo e autenticou. Repassou com o dhcp ativado normalmente para o cliente!

    Nas duas cpes wa5210g o quadro é o seguinte, estou tendo que fazer configuração muito refinada manual, para baixar o tempo no ping consegui baixar para 54 até 72 as vezes ultrapassa 100.

    No entanto, após algum tempo de uso 10 minutos ou mais a conecxão cai e demora um pouco voltar! vou enviar três fotos para voces analisarem!!

    Detalhe a conecxão da SXT LIGHT no cliente que tem a mesma não cai!

    Somente cai nos dois clientes com CPES WA5210g,

    Anexo 57202

    Sendo assim, podem me dar dicas de quais parametros posso estar alterando na CPE TPLINK, ou quem sabe ainda na SXT 2HnD AP???

  16. #16

    Padrão Re: MELHOR CONFIG PARA TOPOLOGIA => RB 750GL como SERVIDOR para RB SXT 2HnD como AP para CPE TL-WA52

    Aberto a dicas sobre quais parâmetros investigar e alterar!