+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Triangulação em bonding 100 Mbps

    Olá, primeiramente gostaria de dizer que sou um leitor a algum tempo do fórum e desde já agradeço ao conhecimento exposto aqui, mas somente agora me cadastrei para ver se alguém pode resolver uma duvida minha e posteriormente quero colaborar com minhas experiências.

    Duvida: Quero fechar um enlace "sem visada" direta, para isso preciso criar um repeditor.

    Dados:
    Local 1: Dois Links GVT 50mb -------300 m-----Local 2: topo de um prédio onde ficará o repetidor----------3 km ------Local 3: Central provedor onde será distribuido

    - Estava pensando em colocar 2 Nanoloco M5 no "Local 1'" e mais 2 Nanoloco M5 no "Local 2", e do "Local 2" dois Nanobeam m5 enviando para outros dois Nanobeam m5 instalados no "Local 3"

    -----> para fechar os Bonding's eu pensei em 1 RB 750 no "Local 1" e um pc com RouterOS 5.25 no "Local 3"....deixando o "Local 2" com os NanoLoco ligados diretamente nos Nanobeam e configurado em Bridge, a questão é, isso da certo? alguém já fez isso? e vocês acreditam que eu consigo atravessar essa banda toda com um ping razoável?

    Aguardo colaborações, valeu !!!

  2. #2

    Padrão Re: Triangulação em bonding 100 Mbps

    Sim da certo, porem a qualidade não vai ser das melhores, o nanostation não foi feito para PTP, a abertura de 45º não favorece para qualidade no desempenho da função. Faça com outros equipamentos.

  3. #3

    Padrão Re: Triangulação em bonding 100 Mbps

    Certo, então se eu trocar esses nanostation por nanobeam 16 dbi é mais negócio ?

  4. #4

    Padrão Re: Triangulação em bonding 100 Mbps

    Troque os Nanos Station por Nano Beam que já melhora muito, e troque tb a rb 750 por uma 450G, pois a 750 não passa de 35Mb.

  5. #5

    Padrão Re: Triangulação em bonding 100 Mbps

    amigo LUCAS,INTERVEL, tu disse q a rb750 limita-se a 35 megas, a rb750 GL tambem ????
    a 450 vai ate quantos megas ?

  6. #6

    Padrão Re: Triangulação em bonding 100 Mbps

    Não precisa fazer bonding não. Se usar um Mikrotik vc passa os 100 Mbps com somente um par de rádio por enlace.

  7. #7

    Padrão Re: Triangulação em bonding 100 Mbps

    Então, hoje eu ja tenho um enlace no "Local 1" de 2 km, visada 100% com airgrid 23 dbi + airgrid 27 dbi Noisa floor -100 e sinal de -48 db CCQ 98~100%, no teste do AirOs deu 88 Mbps (up + down), chuto que deve passar pelo menos uns 30 Mb de banda...vou comprar uma Rb 750 semana que vem e fazer uns testes reais com equipamentos 1x1 mesmo, o quanto der eu dobro pra 2x2 para ter parametros, é complicado comprar equipamentos caros assim sem noção do que vai dar :s

  8. #8

    Padrão Re: Triangulação em bonding 100 Mbps

    use entao sxt lite, da para fazer um ptp muito bom, da pra chegar aos 100mbps full
    quando a 750 ou 750G, melhor investir mais um pouco na 450G por questão de hardware a 750 n aguenta muita coisa

  9. #9

    Padrão Re: Triangulação em bonding 100 Mbps

    @lucas.intervel, vc diz que uma Rb 750 não roda mais de 35mb em enlace ou com link da operadora exemplo um link copel 40mb ou 50mb?

  10. #10

    Padrão Re: Triangulação em bonding 100 Mbps

    Ele passa no copel, mas quando você jogar clientes em cima da rb 750, o processamento dela não da conta, já com a rb 450G você passa tranquilo 100Mb...

  11. #11

    Padrão Re: Triangulação em bonding 100 Mbps

    Então, eu estava pensando em usar as RB 750 para fazer o bonding, já para hotspot e gerenciamento de banda e clientes usaria um Pentium Dual core 3.0 1gb ram, seria uma melhor opção, pq eu comprar a rb 450 agora ficaria meio complicado, já o pc tenho parado em casa

  12. #12

    Padrão Re: Triangulação em bonding 100 Mbps

    Você pode utilizar a 750 no início e conforme a necessidade de mais banda, você troca ela depois por uma melhor. E lembre para você utilizar o PC você precisa comprar a licença...

  13. #13

    Padrão Re: Triangulação em bonding 100 Mbps

    Não tive boas experiências com Bonding no Mikrotik, a latência oscilava muito

  14. #14

    Padrão Re: Triangulação em bonding 100 Mbps

    acredito que muitas vezes as próprias antenas criam interferencias umas nas outras, será que não?

  15. #15

    Padrão Re: Triangulação em bonding 100 Mbps

    Utilizando SXT Lite nessa distancia vc passa esses 100 mb e não precisa fazer bonding e nem usar a 750.

  16. #16

    Padrão Re: Triangulação em bonding 100 Mbps

    Andei lendo qualquer coisa sobre esse sxt dizem ser excelentes, mas ele suporta grandes quantidades de pacotes? acredito que meu uso de banda não irá passar de 60mb em horários de pico pois estou providenciando um cache full que acredito que vai me dar uma certa ajuda, porém quero equipamento para dar conta de uns 40 clientes pendurados simultaneamente.

  17. #17

    Padrão Re: Triangulação em bonding 100 Mbps

    Amigo, utiliza SXT.
    Nem bonding vai precisar, fica tranquilo !
    e voce vai ter a borda com mikrotik já podendo fazer algum gerenciamento, mas indico utilizar a sxt somente para PTP em modo bridge mesmo.