Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Boa noite pessoal, o tópico realmente acabou ficando bem interessante caro GMGUSTAVOCRUZ .

    Bom, minha dúvida agora é outra... fuçando aqui em minhas bugingangas, acabei encontrando no fundo do baú 3 CPE's 2.4Ghz 2417 da PROELETRONIC .

    Ficaria muito melhor que usar a antena aquário né isso ?

    Por se tratar de uma CPE acredito que é muito mais instável e robusto que a antena da aquário...

    E ai, agora pergunto, hehehehe... o que vocês mim dizem ?

  2. #22

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Com certeza, muito,infinitamente melhor,pelo fato de não utilizar 10 m de cabo da antena aquário até o roteador,o que gera muita perda de potência. As cpes têm radios integrados,ou seja,o rádio tem praticamente uma solda entre conector e antena interna.Ainda não testei essas cpes da proeletronic,seria até bom vc testar e postar os resultados aqui,muito me interessam!!!

  3. #23

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Depende com qual roteador está comparando. Essa CPE tem o velho decrépito chipset RTL8186, desempenho sofrido, geralmente as etapas de RF onde se usa ele modulam com tanto ruído que o SSID vai looooonge, mas o throughput é ridículamente baixo.

    Se ligar essa anteninha 12dBi com 10m de cabo RGC58 com 67% de malha (O pior cabo) num roteador tipo TP-Link WRD4300, só uma CPE tipo Nanostation M2 (Não Nano Loco M2, que é bem pior) vai ter desempenho melhor. Os WRD4300 tem uma etapa de RF fantástica, supera qualquer deficiência em cabo ou antena, não dá pra comparar a etapa de RF dele com uma CPE Proeletronic, Elsys, GTS, Kozumi, Krazer ou Oiwtech.

    Então depende com o que compara. Se comparar com os radios de menos de R$ 60 que falamos, aí não sei bem, um chipset tipo Broadcom ou Atheros moderno (Com suporte a N), ou mesmo um RTL8196 (Que também suporta N), tem um desempenho tão superior ao velho decrépito RTL8186, mesmo usando modo B ou G, que as vezes a antena não faz diferença. Vaaaaarias vezes funcionario trocava essas anteninhas 12dBi por grades de 24dBi e dizia que nada melhorava, aí eu tinha que sacar do bolso algum roteador com etapa de RF melhor (Melhor que TPlink 543, 743, Krazer, Firemax, Elsys, Smartlan, Gothan), e um bom roteador tipo um Intelbras WRN240 numa anteninha 12dBi faz mais efeito do que uma antenano enorme de 17 ou 24dBi numa PCBA com velharia tipo RTL8186 (Que é o que quase toda CPE B/G brasileira tem), a perda nos 10m de cabo é de poucos decibeis, a diferença de sensibilidade e de capacidade de processamento na etapa de RF faz muito mais diferença.

  4. #24

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Caro Rubem, boa tarde.

    Sinceramente não poderei colocar um roteador Tp-link WRD 4300 no cliente ( SAI CARO ).

    Mais o roteador intelbrás WRN240 sim, esse eu posso colocar em conjunto com a antena proeletronic, pois tenho alguns deles aqui.

    Vaaaaarias vezes funcionario trocava essas anteninhas 12dBi por grades de 24dBi e dizia que nada melhorava, aí eu tinha que sacar do bolso algum roteador com etapa de RF melhor (Melhor que TPlink 543, 743, Krazer, Firemax, Elsys, Smartlan, Gothan), e um bom roteador tipo um Intelbras WRN240 numa anteninha 12dBi faz mais efeito do que uma antenano enorme de 17 ou 24dBi numa PCBA com velharia tipo RTL8186 (Que é o que quase toda CPE B/G brasileira tem), a perda nos 10m de cabo é de poucos decibeis, a diferença de sensibilidade e de capacidade de processamento na etapa de RF faz muito mais diferença.

  5. #25

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Outra coisa, o firmware dessa antena não pode ser atualizado ? Se sim, resolveria ou melhoraria alguma coisa ?

  6. #26

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    A intenção não era sugerir um WRD4300, mas sim dizer que "depende com o que compara", a antena pode ser meia boca se o roteador for bom, CPE é roteador e antena juntos e... CPE's brasileiras de uns anos atras eram todas com RTL8186, bem sofridas, o ganho da antena não compensa a PCBA ruim dentro.
    (Teve umas CPE's de 20dBi, não lembro se eram Smartlan ou Kozumi, desempenho pééééééssim comparado a um roteador de mesa (TPLink WR543, digamos) numa antena de grade de 17dBi, o ganho maior da antena não compensava os problemas na etapa de RF da CPE)

    A CPE da Proeletronic não tenho certeza, teria que ver que PCBA ela usa, mas outras tipo da Oiwtech e Kozumi que SUSPEITO que usam a mesma PCBA aceitam varios firmwares tipo da Firemax, Krazer ou APROuter, pra mim é mais prático abrir a CPE e ver qual a PCBA usada e procurar, se não me engano é uma PCBA que até tem conector P4 (Mesmo com alimentação via POE, mas era mais barato comprar placa de fornecedor que vendia pra CPE's e roteadores de mesa)

    No modo AP eu tive muitos problemas com firmware da Firemax e o WispOS da Krazer, já no modo cliente eles foram bem e o firmware da Oiwtech que me deu problemas. A ÚNICA vantagem de RTL8186 era ter duzias de firmwares, o problema é que alguns só alteram via TFTP e uns só via serial, então te aconselho a trocar só se tiver problemas. Não lembro de usar ProEletronic como AP, mas como cliente de rede B (11M) usei, não lembro de problemas, sou usuario de quase tudo que a Proeletronic vende porque um distribuidor proximo sempre tem os produtos deles por um ótimo preço, não consigo recomendar Proeletronic devido ao baixo preço mas nunca tive problemas (Não só em antenas, já revendi de tudo deles).

    E cuida com potencia alta, isso tem nível de ruído alto e aumentar potencia aumenta o ruído junto, tenta usar a mínima potencia necessaria, provavelmente 100mW (20dBm) pra 400m deve dar tranquilo. Com 400mW é modulado tanto ruído que mesmo com sinal ótimo tipo -40 você tem CCQ ridículo tipo 40%, puro ruído amplificado junto com o sinal legítimo. Esse problema é de etapa de RF, nenhum firmware resolve.

  7. #27

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Rubem, bom dia...

    Obrigado pela explicação mais uma vez ( obrigado pela colaboração de todos ).

    Vou realizar os testes aqui com potência 100mW para ver quanto que consigo de sinal e CCQ e volto a postar os resultados... Talvez eu demore uns 2 dias para colocar aqui os resultados, pois vou aproveitar que aqui está chovendo muito, para ver se não dá problemas por conta das fortes chuvas.

    Vou utilizar os roteadores a baixo para os testes:

    * http://produto.mercadolivre.com.br/M...ia-virtual-_JM

    * http://produto.mercadolivre.com.br/M...0mbps-5dbi-_JM

  8. #28

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Tenho obtido bons resultados com este intelbras wrn240 em modo cliente e em curtas distâncias até mesmo em 40mhz ,somente N conectado a um ponto de acesso pico-station ubnt 2.4 com painel setorial LinkWave.

  9. #29

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Não possuo muito conhecimento técnico, mas este Atheros ar7240 tem me agradado bastante,principalmente por poder passar mais banda em 2.4ghz,o que é tarefa as vezes desanimadora.Já que discorreu sobre o famigerado chipset das cpes da pro e das demais fabricantes nacionais,o que pode nos dizer deste chipset do wrn240 Rubem?

  10. #30

    Padrão Re: Antena Aquario Mm-2412s60

    Esse AR7240 é o que tem na RB711, na de 2,4GHz e na de 5GHz, não é "pouca merda" então.

    Pior que ele é "velho", é da primeira geração da familia 7K com suporte a N, mas foi um projeto muito certeiro. O RTL8186 foi muito bom logo que foi lançado, durou porque era bom, o problema foi usar ele de 2003 a 2012, aí foi demais. O AR7240 ainda está em dia mesmo depois de 5 ou 6 anos de vida, 400MHz e 32MB de Ram tá ótimo pra hoje, ele tem muito potencial "escondido" que um bom sistema operacional pode extrair (Vide o que o routerOS pode fazer com ele, põe uma licença level4 e faz de tudo em roteamento, põe um DD-WRT e faz "outros de tudo" em materia de firula pro usuario, ele tem até suporte pra USB então ele pode até rodar um cliente P2P ou algo assim, ele tem capacidade pra gravar em pendrive ou HD externo e cia. Os roteadores que vem com firmware com suporte a isso (USB, seja print servers que rodam também como NAS) usam Atheros da familia 9K, a arquitetura interna muda um pouco, aumenta clock, mas o grande diferencial está em suporte a mais RAM, gravar via USB requer muita RAM, tipo 128MB, com os 32MB desse AR7240 daria pra coisa pouca, o fabricante não pode se arriscar a meter porta USB num roteador com ele porque o usuario pode fazer besteira, mas potencial ele tem.

    (Mas o desempenho em wifi depende da etapa de RF também, pode ter etapa de RF boa ou ruim com qualquer chipset, mas quem capricha no chipset normalmente não peca na etapa de RF. O problema é quando o fabricante quer fazer suporte a MIMO, aí o preço da etapa de RF sobe, mas se é pra ser um roteador de baixo preço o negócio é negligenciar a etapa de RF um pouco, aí tem os roteadores que reclamo que em datarate alto tem potencias ridículas tipo 12 ou 13dBm (Mas já ví com 10dBm!!!), engana muito o consumidor, e nem com antena externa ótima você salva o roteador dependendo do uso, pra cliente de distancia tipo 1000m não tem antena que salve um roteador Encore com mimo, potencia baixa demais e sensibilidade ruim demais, e a culpa não é do chipset mas sim da etapa de RF (Falta de power amplifier e cia).