+ Responder ao Tópico

1. Aqui uso somente equipamento da Ubiquiti com Airmax. Por isso deixo até 4Mb.

2. Citação Postado originalmente por GilsonBarbosa Ver Post
    Atender classe média/alta:
    Vou focar minha cobertura em novos condomínios e bairros residenciais onde os moradores tem uma média de salário mais alta para evitar problemas com clientes inadimplentes, que estou tendo muito, mas muito mesmo, tem cliente que instala e no primeiro mês já não pago.
    So discordo aqui, pois tenho varios amigos e ate eu mesmo tinha provedor dentro de favela ( Baixa renda ) e me dava mais lucro do que atender gente com bastante dinheiro.
    Quem tem dinheiro, não gosta de pagar caro, eles querem o preço de operadora grande, tipo 10 Mb por R$ 69,90 ( OI ) ou 10 Mb por R$ 29,90 ( NET ), enquanto o povão você coloca 1Mb por R$ 39,90, eles riem a toa e pagam direitinho.
    Aqui não verifico se tem nome sujo, pois o valor da mensalidade é tão barato, que não vale a pena ter o risco de sofrer um processo por um erro meu de ter sujado um nome de cliente errado ( sistema pode errar ).
    Mais hoje com quase 500 clientes na Região dos Lagos no Rio de Janeiro, tenho uma inadimplência de 5% a 10%.

3. Citação Postado originalmente por crnet Ver Post
    So discordo aqui, pois tenho varios amigos e ate eu mesmo tinha provedor dentro de favela ( Baixa renda ) e me dava mais lucro do que atender gente com bastante dinheiro.
    Quem tem dinheiro, não gosta de pagar caro, eles querem o preço de operadora grande, tipo 10 Mb por R$ 69,90 ( OI ) ou 10 Mb por R$ 29,90 ( NET ), enquanto o povão você coloca 1Mb por R$ 39,90, eles riem a toa e pagam direitinho.
    Aqui não verifico se tem nome sujo, pois o valor da mensalidade é tão barato, que não vale a pena ter o risco de sofrer um processo por um erro meu de ter sujado um nome de cliente errado ( sistema pode errar ).
    Mais hoje com quase 500 clientes na Região dos Lagos no Rio de Janeiro, tenho uma inadimplência de 5% a 10%.
    Muitos clientes na verdade, vao para os "Via Radio" por estarem com o nome sujo, as vezes nem é por serem ruim para pagar, mas sim por alguma dificuldade e acabou deixando de lado. Enfim, acho q cada localidade e populaçao deve ser tratada diferente, nao tem como por exemplo em uma cidade de 3 mil habitantes voce querer vender equipamento a 600 reais, se o cliente é funcionario publico e ganha 1 salario minimo. E acho que todo mundo tem que ter acesso a internet, aumenta a evoluçao mental, as crianças aprendem a ler e escrever mais rapido, nem que seja para aprender a jogar ou usar rede social. Não vamos pensar somente no lucro também.

4. Cada caso um caso, cada localidade uma forma diferente de lidar, vejo cidades onde nao existe velocidades superior a 4 mega e cidades com 300 mb residencial, entao estes pontos deve ser considerado e cada um a sua região colocando seus valores e sendo justo com usuario final que quer somente navegar e ter um bom serviço dentro do padrão de sua região, sendo 1 mega ou 300, ele quer pagar o justo e nada mais.

5. O problema é quando o dono de pequeno-provedor quer bater de frente como operadora.... nunca vai ganhar (pode prestar serviço bom, atendimento de qualidade, etc). Vai conseguir conquistar uma pequena fatia de clientes que valorizam o atendimento personalizado.

Provedor pequeno tem que focar onde operadora não foca. Nós somos os maiores responsáveis pela inclusão digital no Brasil, pois chegamos onde os grande não chegam, atendemos aqueles que as operadoras "ainda" não estão estão assediando.

No meu provedor eu consulto SPC/Serasa no momento da venda, mas conheço provedores que não consultam e estão se virando bem. É uma questão gerencial e muito específica de cada região.

O que acontece é que o mercado de rádio foi muito explorado por gente sem prepara e até mesmo sem caráter/ética..... o resultado foi um serviço sempre visto com desconfiança.
    É bastante difícil você convencer que é possível entregar um serviço de qualidade no rádio.... mas temos a prova que SIM É POSSÍVEL.

Sendo assim vai aqui minhas dicas:

1) Identifique quais são seus pontos fracos da rede (abrangencia, sinal, latencia, banda disponível, aterramentos, tempo e instalação e manutenção, quedas, etc)
    Procure deixar o mais "redondo" possível, independente do perfil de cliente que vai atender.

2) Invista em um bom software de gerenciamento, muitas vezes vejo pessoas dizendo que acha muito caro pagar 630,00/mês no MkSolutions.... pois digo que ele se paga com o tempo, pois permite o dono do provedor ter um gerenciamento muito bom do provedor.
    Citei o MkSolutions pois é o que usamos atualmente, mas existem outros no mercado.
    NÃO ECONOMIZE no sistema.... é o que vai lhe dá relatórios, controle financeiro, gráficos que deverão ser utilizados na tomada de decisões do provedor.
    Ex: Relatório de cancelamentos nos últimos 90 dias, vc pode identificar pq seus clientes de determinado bairro estão cancelando.

3) Identifique regiões onde as operadoras não estão com aquelas promoções mirabolantes e ataque nestes lugares.
    Não adianta dar murro em ponta de faca. Falo isso por experiência própria.... já insisti muito nisso e digo: Não vale a pena.

4) Jamais concentre seu faturamento em apenas 1 ou 2 bairros, pois um dia a concorrência pode vir com força e você fica sem saída.

5) Não existe receita de bolo para perfil de cliente, isso é pontual de cada região.... tem lugar que vira é favela e outros lugares são condomínios de luxo. Vai do empreendedor saber identificar isso e atacar.

6) Não fique querendo somente conquistar clientes da concorrência, senão você vai ter que ficar baixando preço, entregando mais banda e automaticamente diminuindo seu lucro.
    É lógico que você sempre precisa estar atendo nas atitudes e serviços da concorrência, mas o foco é seu negócio... não perca tempo pensando nas coisas da concorrência.

7) Invista em publicidade voltada ao seu público. Isso é muito importante, não espere apenas do boca-boca.

8) Não misture as finanças do provedor com as suas pessoais. Aqui é um dos maiores erros. Fique atento.

9) Invista em um bom site. (Esse ponto eu tenho sofrido até hoje).
    Sua empresa é de internet, logo você precisa ter um site legal... e compatível com dispositivos móveis.

10) Trabalhe muuuito.

Esses são alguns itens que identifiquei ao longo de todos esses anos que tenho provedor (desde 2002). Não é nenhuma receita para ficar milionário mas espero que possa colaborar em algo para vocês (principalmente que está começando).

Boa sorte.

Tópicos Similares

1. Vamos criar uma Associação de Provedores via Rádio?
    Por GilsonBarbosa no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 30
    Último Post: 28-01-2015, 14:08
  2. Provedor de Internet via Rádio
    Por mgrafael no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 19-06-2007, 08:20
  3. Respostas: 1
    Último Post: 19-04-2007, 19:32
  4. Controle de usuarios Provedor via radio
    Por thiagotg no fórum Redes
    Respostas: 16