Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual Melhor Radio?

    Olá gostaria de montar uma rede aqui na minha cidade, sou estudante de eng. da computação e estou pesquisando esta área, penso em fazer um tcc neste assunto.. gostaria de mais informações dos amigos, tipo qual o melhor radio no mercado para se montar um servidor, um radio de potencia real e não potencias mentirosas como ando vendo relatos.... existe um radio a venda no país com potencia de 1000mw???? isso é real???? qual seria melhor??? gostaria de atender cerca de 4 km.... uma antena hyperlink de 15db com um radio de uns 400mw fica bom??? router da microtik é bom?? é possível ao invés de usar um router microtik c a omni usar um bullet junto com a omni??? qual ficaria melhor? desculpem tantas peguntas é q estou um pouco curioso é se deixar passo madrugadas estudando sobre..... se puderem ajudar ficarei muito grato... se puderem indicar links eu agradeço..

    pra finalizar rsrs oque acham deste kit?

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...wfonte-24v-_JM

    obg. a todos e desde já agradeço...

  2. #2

    Padrão Re: Qual Melhor Radio?

    Qual ano vc está? Qual vai ser o tópico do TCC?

  3. #3

    Padrão Re: Qual Melhor Radio?

    estou no quinto ano meu tcc e em comunicação em rede local...

  4. #4

  5. #5

  6. #6

    Padrão Re: Qual Melhor Radio?

    Amigo não estou exigindo q me ajudem... Mais se puder dar uma força ficaria muito satisfeito.. Tipo se alguém puder me indicar alguma coisa seria mais interessante... Tipo uma hyperlink de 12db omni com um microtik fica bom???? Preciso saber oque seria legal... Tipo qual router?? Qual marca? Aquário é boa?? Qual é a potencia real desses microtik é realmente 1000 mw acho muito improvável mais é perguntando q se aprende! Intao alguém pode me ajudar? Desde já agradeço...

  7. #7

    Padrão Re: Qual Melhor Radio?

    esse kit muito ruim ja usei esse nao vale 1 real


    use na sua rede Basestation Am-5g16-120 120º 16dbi +Rocket M5 ok no cliente use Nanostation m5 13 Dbi e Airgrid M5 23dbi e para gerencia clientes use uma rb450g

  8. #8

    Padrão Re: Qual Melhor Radio?

    O kit não é ruim,ruim é a forma como ele está montado naquele suporte,muito ruído gerado de uma antena para a outra.Deve-se haver uma distância razoável (não posso precisar a distância,pois não sou especialista),mas sei que mesmo estas três antenas estando em canais 1,6 e 11,o ruído gerado de uma antena para a outra é muito grande.Então, pelo que já testei nestes últimos 3 anos de experiência com equipamentos em 2.4ghz,gostei muito do bullet 2 hp e pico station m2 hp,sendo o primeiro para distâncias maiores e o segundo para distâncias menores já que ele passa mais banda e a longas distâncias não fica bom.Sem contar que vc pode utilizar uma rb 450 no mínino para gerenciar seus dispositivos conectados e pode instalar as antenas bem independente uma das outras, pois vc utiliza cabo de rede para instalar os dispositivos com as antenas,ou seja, não fica dependendo de cabo N fêmea de 1m para posicionar as antenas.

  9. #9

    Padrão Re: Qual Melhor Radio?

    Ah!Já utilizei aquele painel setorial do anuncio que vc citou e antena omni oiw,tanto com Cartao mini pci engenius como com bullet 2 hp e pico station m2,nas três situações se saiu muito bem! Use uma omni e dois painéis com os dispositivos que citei,é uma boa estrutura para começar a estudar na área...

  10. #10

    Padrão Re: Qual Melhor Radio?

    Obrigado aos amigos ajudaram por demais...

  11. #11

    Padrão Re: Qual Melhor Radio?

    na questao dos ruidos... da pra fazer uma blindagem em angulo do lado de cada painel p um nao interferir no outro?

  12. #12

    Padrão Re: Qual Melhor Radio?

    Mais fácil que se preocupar com isolamento (Só metal gera reflexo, omni geralmente tem desempenho horrível por conta de reflexos, tem que usar espuma de RF) é simplesmente colocar os paineis num afastamento decente.

    Se usar solução tipo 6 Nanostation Loco M2 como AP's, dá pra começar com só 2 e ir acrescentando os outros conforme surgem clientes. Precisa se preocupar com isolamento? Precisa, mas mais fácil que acrescentar isolamento meia-boca é simplesmente afastar um do outro, toda antena devia ficar distante, algo tipo 50cm é o MÍNIMO, mas eu preferia quase 1m. Com meia duzia de NS Loco M2 dá pra usar solução barata tipo uma cantoneira 3/4 chapa 12, peça de 1,5m, com 2 tubos de aço de 3/4 de uns 10cm na ponta, parafusada com 1 parafuso pra ter regulagem de tilt, algo assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	427
Tamanho: 	45,4 KB
ID:      	56595
    Pra prender em mastro põe uma abraçadeira em U, pra prender em torre triangular põe 2, algo assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00307.JPG
Visualizações:	190
Tamanho: 	245,6 KB
ID:      	56596
    (Vê-se que é bom pintar, isso é um suporte no chão, não no alto, por isso não pintei)
    Com 3 cantoneiras dessa você coloca 6 antenas, não gera muito arrasto, é extremamente barato e afasta as CPE's o suficiente.


    Mas eu tô falando em 2,4GHz porque? Porque a intenção é 4Km de alcance.
    Com 5,8GHz e omni é impossível atender 4Km a não se usando datarate baixo tipo MCS0 e usar no cliente algo tipo Airgrid M5 28dBi. Isso não é uma conexão decente, permitiria trafego agregado de 1,5Mbps provavelmente, gastar uma omni pra isso não dá, tem que setorizar pra ter maior alcance, seja usando Bullet M5, Rocekt M5, cartão R52HN, ou mesmo um NS M5, ligados numa setorial de 120º de 21dBi até dá pra uns 4Km sem ter que recorrer a datarates baixos demais.


    E evite "kits", compre produtos avulsos, escolha você mesmo o hardware, esses kits não tem vantagem nenhuma, raramente são mais baratos que a compra avulsa. Kit é tentativa de atrair leigos, mostrar que "é facil ter um provedor", mas é uma escolha do vendedor, e vendedor... raramente tem conhecimento técnico decente pra fazer uma boa seleção de produtos, nem sempre se consegue vender o que quer, aí surge aquilo de o vendedor garantir que o que ele vende é muito bom e todo o resto é horrível.

    Pra começar se falta verba pense em modularidade, nada de omni mas sim atender só algo tipo 120º ou 240º, acrescenta mais antenas conforme instala clientes.

  13. #13

    Padrão Re: Qual Melhor Radio?

    Intendi ruim de usar 2.4 e a poluição aqi em minha cidade mais pelo jeito vai ter q ser... Obrigado pelas dicas a ideia de comprar setoriais e ir adicionando depois faz todo sentido obg.. Vlew a todos

  14. #14

    Padrão Re: Qual Melhor Radio?

    Amigo Rubens... vou atualizar meus equipamentos na torre e vou retirar os nano station m5 e vou colocar 4 basestation de 90º.

    Minha torre é triangular 40x40x40 cm... estou pensando nas possíveis soluções para a fixação desses 4 basestation, mas ainda não vi nenhuma q me satisfaça...

    Vc pode dar alguma idéia de como fixar, como essa q deu acima?

    Forte abraço.

  15. #15

    Padrão Re: Qual Melhor Radio?

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    Amigo Rubens... vou atualizar meus equipamentos na torre e vou retirar os nano station m5 e vou colocar 4 basestation de 90º.

    Minha torre é triangular 40x40x40 cm... estou pensando nas possíveis soluções para a fixação desses 4 basestation, mas ainda não vi nenhuma q me satisfaça...

    Vc pode dar alguma idéia de como fixar, como essa q deu acima?

    Forte abraço.
    Sou adepto das cantoneiras, então sempre penso em soluções com elas, mas poderiam ser tubos. Deixa ver se desenho de modo legível:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00308.JPG
Visualizações:	230
Tamanho: 	143,2 KB
ID:      	56600
    Pra basestation cantoneira 3/4 em cima e em baixo (Desenhei só 1, mas basestation é grande e pesada, bom seria 2 + desse tipo.

    Visto de cima, as 2 cantoneiras unidas por parafuso no meio, e presas nas 3 estruturas da torre com abraçadeiras em U:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00309.JPG
Visualizações:	193
Tamanho: 	140,6 KB
ID:      	56601
    Coloquei na torre, já fiquei pisando em cima por horas e horas e não se move, as abraçadeiras fixam bem, usei umas pequenas (2") que comprei na falida AmericanExpress por algo tipo R$ 3,90 mas troquei as porcas finas originais por umas mais grossas.

    Daria pra usar tubo de aço, gosto menos de lidar com eles porque dá mais trabalho furar (Se usar tubo de chapa fina é facil, mas chapa fina pra antena pesada eu não arrisco). Ficaria algo assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00310.JPG
Visualizações:	222
Tamanho: 	132,6 KB
ID:      	56602

    Queimei meu pé na moto de um jeito muito lindo, estou mancando desde o dia 29, quando conseguir pisar direito eu tiro uma foto melhor se precisar, mas basicamente não soldo isso, por mais que tenha soldador eletrico, mig e prática com solda eu prefiro subir com tudo desmontado e parafusar no alto, prefiro soluções desmontáveis.
    (Daqui uns dias vou ter que tirar de 46m de altura uma estrutura com 4 90º L-com, está uns 4m acima dos estaios e é inteiriça de aço pesado colocada em cima (Detesto essas soluções, prefiro o que vai nos lados), provavelmente vou acabar derrubando aquela porcaria, porque tem cara de ser bem pesada)


    Outra solução é fazer 2 circulos grandes, pra isso teria que fazer 3 T com a parte de cima do T curvada, dobradora de tubo seria necessaria, pra emendar teria que furar, mas pra não entrar agua ia precisar vedar e etc, enfim, muito trabalho por quase nada. 4 cantoneiros em + (2 em cima, 2 em baixo) e você deixa 4 setoriais pra lá de firmes, só com 6 abraçadeiras em U e 2 parafusos M8 de 1" com porca. Pra prender o suporte das setoriais também não precisa soldar nada, aquela abraçadeira em U você simplesmente põe por dentro de um furo previo, algo mais ou menos assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00312.JPG
Visualizações:	211
Tamanho: 	265,8 KB
ID:      	56603
    Isso sozinho permite movimento, por isso falo de colocar 2, seria pra setoriais com 2 suportes (Aquario,s Oiwtech, Lcom, etc). Pra Basestation ia precisar soldar um tubo de aço formando um T na ponta da cantoneira, tenho direcional 28dBi em cantoneira 3/4 de 2m, com tubo de 1" chapa 14 soldada, segura muito bem, até pouso de Urubu o troço aguenta (E acho que foi solda eletrica, não mig).

  16. #16

    Padrão Re: Qual Melhor Radio?

    Vi um suporte interessante, aqui mesmo no fórum...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Melhor modelo de Painel.jpg
Visualizações:	534
Tamanho: 	229,8 KB
ID:      	56604

    Mas o serralheiro tem q ser bom... pra deixar os suportes equidistantes...

    Abraço.

  17. #17

    Padrão Re: Qual Melhor Radio?

    oque acham de um bullet m2 hp com uma hyperlink de 15db e uma rb 750gl ? pra ponto de acesso??

  18. #18

    Padrão Re: Qual Melhor Radio?

    Vai de RB1100 ou 450G, mas se você vai fazer uma rede grande é melhor começar pela RB1100

  19. #19

    Padrão Re: Qual Melhor Radio?

    certo mais a hyperlink c o bullet ta de boa?

  20. #20

    Padrão Re: Qual Melhor Radio?

    alguem ja tentou usar antena de grade 20 db c roteador tp link ti-wr 741nd com potencia de 100mw em cliente?