Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão WIFI Grátis

    Olá a todos.

    Já agradeço a atenção dos amigos.

    Tenho algumas dúvidas, se puderem me ajudar.

    Estou com um cliente que quer fazer um ponto de acesso em um ponto no centro da cidade.

    Gostaria de saber o quanto cobrar, não sou provedor.
    Vamos cobrir uma área de 500 m²
    Estou pensando em uma rb e dois nano 2.4 de ap, uma rb com cache. link de 1 Mb full.
    Quais às implicações legais disso, me refiro ao cliente fornecer internet. Existe alguma licença/ autorização?
    Cobro mensalidade ou vendo o equipamento e instalação ?
    Pensei em cobrar a instalação e mensalidade de manutenção embutindo o preço do link. Ou seja eu contrato o link e presto o serviço de instalação e manutenção do ponto de acesso.

    Agradeço a atenção!

  2. #2

    Padrão Re: WIFI Grátis

    Se tu vai ficar responsável cuidado com a tia ana ela não é nada generosa. kkkkkkkkkkk

  3. #3

    Padrão Re: WIFI Grátis

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Acho que nao entendeu o que perguntei. Obrigado por sua preocupaçao. Mais nao me ajudou em nada.

  4. #4

    Padrão Re: WIFI Grátis

    Cara não entendi nada com nada porém, vou lhe responder o que eu entendi na torre coloque routerboard 433 + omini de 12 dbi + cartão xr2 ou rhn2 sobre seu cliente fornecer internet sim vc tem que partilhar o SCM com ele sobre mensalidade e equipamentos vc aí fica a seu critério pois se quiser só alugar a torre e cobrar as mensalidades não é muito bom pois vai lhe trazer muita dor de cabeça séria melhor ele lhe pagar mensalmente por tudo ou seja vc arredava isso tudo a ele. Agora meu amigo falar em usar proxy+cache da própria mikrotik sai fora velho não prestar melhor é implantar um squid que é grátis bem configuradozinho faz milagres.

  5. #5

    Padrão Re: WIFI Grátis

    Gostei da sugestão da omni, mais o AP não vai ficar no centro, ao contrário vai ficar em uma "ponta" do terreno, dai por isso pensei em dois nanos, já o cache pensei em um cartão de 4 G numa RB 433AH, é muito dinâmico, e os utilizadores do wifi vão ser muito rotativo.
    A minha dúvida maior é a seguinte eu preciso de alguma licença? Ou seja, imaginemos a seguinte situação:
    O meu cliente é politico, quer fazer um projeto que é fornecer wifi em um determinado ponto da cidade. Ai eu que não sou provedor quero contratar um link de um provedor, com scm, sva, etc... E compartilhar esse link. Ou seja o meu cliente vai estar contratando de mim toda a mão de obra de manter a rede funcionando, e eu estarei contratando do provedor de internet o link.
    Eu gostaria de saber qual o tipo de licença para isso.?

  6. #6

    Padrão Re: WIFI Grátis

    Sim precisar de licença sim pois vc está tendo retorno encima do cliente né dinheiro, e sobre cache cara não utilize o próprio cache da mikrotik e principalmente o dessa RB que tem memória pouca e o cartão não faz cache.

  7. #7

    Padrão Re: WIFI Grátis

    Excelente Dúvida !

    Acho que irá precisar de licença, Também tenho a mesma dúvida.

    A chave é o "Os Pontos Jurídicos" de se fazer esse tipo de negócio.

    Alguém na Parte Jurídica poderia dar uma Mão !?

  8. #8

    Padrão Re: WIFI Grátis

    Acho que a chave pro entendimento jurídico é o termo "Serviço condicionado".

    Esquece "gratis", isso é termo leigo.

    O acesso a internet é condicionado por algo tipo um contrato de prestação de serviço, ou pagamento de IPTU em dia, ou compras mínimas na loja, ou qualquer contrato remunerado? Então a internet não é gratis, ela é condicionada a outro serviço, e portanto é prestação de serviço de comunicação e precisa licença.

    A prefeitura dá internet sem mensalidade, mas condiciona o uso a quem tem IPTU em dia, é serviço condicionado então não é gratis, e nem a prefeitura está isenta da lei.

    Já se na sua area privada (Seu quintal pode não ter muro, mas é privado. O estacionamento do supermercado pode ser acessado da rua mas é local privado) você tem internet gratis, que qualquer um chega e acessa, isso não é um serviço condicionado, você pode condicionar a senha aos clientes do hotel, ou a quem comprar algo na lanchonete, mas não saindo da sua propriedade não caracteriza venda de internet a terceiros. Uma empresa de telecom não poderia vender internet na minha area privada (O instalador chega e diz: "Vim puxar uma linha telefonica até o quarto 402 do hotel, porque o hóspede pediu internet"), então se entende que fornecer internet gratis ou condicionada DENTRO DA SUA AREA PRIVADA (Empresa, fazenda, comercio, prestadora de serviços, area de entretenimento, estudo ou lazer) não se trata de concorrencia com operadoras de telecom.

    Já vender serviço que chega até a casa do cliente, mediante qualquer condicionamento, isso é venda, e concorre com operadoras legais.

    Isso é defender os interesses das operadoras? Sim. A operadora invester R$ 10 milhões pra fazer um rede de fibra (Ou no mínimo coloca 2 radios digitais em cima de 2 torres autoportantes de R$ 60 mil cada) pra trazer internet até sua cidade, essa rede não dá lucro, quem dá lucro é a última milha, é o consumidor avulso que paga a rede que interliga cidades, estados ou países, é a conexão domestica de R$ 49 por 1Mbps que paga o navio da Alcatel que enterra cabo submarino entre brasil e EUA. Então o fato de você entregar conexão na última milha não é apenas "benéfico" pra população, beneficia 2 ou 3 consumidores mas atrapalha quem investiu muito dinheiro pra levar a rede até a "penúltima milha".

    Serviço condicionado não é gratis, e portanto precisa licença, seja ligação telefonica, agua, eletricidade, internet, ou transporte de pessoas. Qualquer condicionamento descaracteriza gratuidade e caracteriza concorrencia com quem declara abertamente prestar o serviço e o preço dele.

    Enfim, nada de ficar escondendo venda de internet sob contrato de prestação de serviço, isso é condicionar a internet, tem que ser homem e assumir que quer vender internet sem SCM ou SVA, nada de ficar mentindo que "A internet é gratis, é brinde pra quem contrata outros serviços". Gratis seria qualquer um com qualquer antena conectar e acessar, sem nenhuma condicionalidade (Não precisa ser livre, pode exigir cadastro, mas não pode haver restrição NENHUMA no cadastro, nem IPTU atrasado, nem tipo de equipamento ou origem, nem necessidade de pagar instalação, enfim, gratuidade absoluta e sem nenhum tipo de vínculo em outros serviços, sem nenhum vínculo (financeiro ou não!) obrigatório.

  9. #9
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: WIFI Grátis

    Precisa de licença, o provedor a que tenho contrato está montando uma rede de wifi gratis(""), para quem já é cliente, e aos não clientes paga o dia que for necessário utilizar; mas com o baixo custo(promoções de operadoras) e outros aplicativos, a adesão é pouca.

  10. #10

    Padrão Re: WIFI Grátis

    Não quero vender o link. É o seguinte, os provedores aqui não prestam o serviço da rede, de manter o ponto de acesso. O ponto de acesso é uma praça.

    Quero saber assim: Meu cliente contrata o link e me contrata para prestar a mão de obra de manter o ap funcionando e etc? Para que o meu cliente contrate o link da operadora, e deixe o sinal aberto, para quem quiser acessar poder utilizar a internet, isso precisa de licença ?

  11. #11
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: WIFI Grátis

    Se vai ser tudo gratuito, não vai precisar de licença, desde que seja livre para qualquer um acessar sem nenhum condicionamento.
    Caso o seu cliente obtenha lucro ou condicionamento sobre o uso da internet, ele terá que tirar a licença SCM.

  12. #12

    Padrão Re: WIFI Grátis

    Se seu cliente vai oferecer WIFI de graça a população NÃO precissa de nemhuma licença.

    O equipamento aconselhado e um PICO STATION com antena incluida omni 2.4GHz e nao precissa mais nada para esse serviço. barato e eficiente.


    Citação Postado originalmente por leumassenal Ver Post
    Olá a todos.

    Já agradeço a atenção dos amigos.

    Tenho algumas dúvidas, se puderem me ajudar.

    Estou com um cliente que quer fazer um ponto de acesso em um ponto no centro da cidade.

    Gostaria de saber o quanto cobrar, não sou provedor.
    Vamos cobrir uma área de 500 m²
    Estou pensando em uma rb e dois nano 2.4 de ap, uma rb com cache. link de 1 Mb full.
    Quais às implicações legais disso, me refiro ao cliente fornecer internet. Existe alguma licença/ autorização?
    Cobro mensalidade ou vendo o equipamento e instalação ?
    Pensei em cobrar a instalação e mensalidade de manutenção embutindo o preço do link. Ou seja eu contrato o link e presto o serviço de instalação e manutenção do ponto de acesso.

    Agradeço a atenção!

  13. #13

    Padrão Re: WIFI Grátis

    Então, agradeço a colaboração de todos. A principal parte me ajudaram.
    A ideia de embutir o preço do link no meu contrato com o cliente é apenas para facilitar para o meu cliente.
    Mais acho que vou apontar o serviço de internet que ele deve contratar e minha parte, um contrato a parte. Vou colocar uma rb para fazer cache e um captive portal.
    Mais qual o preço do serviço, instalação e manutenção. Pois vou manter a rede e uma página web, na RB, contendo a descrição do projeto com notícias e etc...

  14. #14

    Padrão Re: WIFI Grátis

    vc sabe que o negócio mais sujo desse planeta é a política, não sabe???? pois é sim, meu conselho é o seguinte; faz o político contratar o link dedicado no nome dele, e vc faz um contrato separado entrando só com a mão de obra, se os outros políticos inventarem de denunciar pra Anatel, vc vai rodar cara, mas político sempre dá um jeitinho de se safar, e sobre os equipamentos, te indico esse daqui= http://www.computechloja.com.br/prod...erAP-2-4-GHz-N .... esse é top
    vou colocar aqui na minha cidade numa "estação folia", ponto de encontro dos jovens no final de semana. esquece cache, contrata link puro, é o político mesmo quem vai pagar, e vc não terá dores de cabeça com cache, abraço

  15. #15

    Padrão Re: WIFI Grátis

    Multa da Anatel só quem salva é advogado especializado (Das empresas de "parcerias" e cial), nem político escapa disso, é orgão federal, a multa é aplicada administrativamente depois e não no ato da fiscalização, tem que recorrer juridicamente e não politicamente.

    Sem falar que político brasileiro é a cara do povo, extremamente analfabeto e desinformado, reclama de tudo e não se informa de nada, vai na sede da polícia federal reclamar de fiscalização da Anatel e é capaz de sair de lá algemado.

    Venda de internet precisa contrato a parte, e SCM ou SVA (Sim, parcerias ainda existem, sem problemas legais), não dá pra montar combos e embutir internet no meio, dia que tiver denúncia e a Anatel bater na porta não adianta desligar equipamento ou argumentar que o dono é político, que meu tio é primo do presidente, ou que o contrato é de outros serviços, denúncia só vira fiscalização com um bom embasamento, vira processo se tiver algo errado, e de qualquer forma depois da fiscalização você vai ter que correr atras de SCM ou SVA, isso se não tiver que arcar de qualquer forma (Com regularização futura ou não) com a multinha de R$ 3 mil.

  16. #16

    Padrão Re: WIFI Grátis

    Então vou deixar o meu cliente contratar o link, e vou cuidar apenas da rede do meu cliente, ou seja a rb, o ap e a página web. com exceção da página web, todos os equipamentos devidamente homologados. Não vai ser cobrado ou imposto condições para o acesso. Ou seja quem estiver no meio da praça de bobeira e quiser acessar vai poder, sem exceção!

  17. #17

    Padrão Re: WIFI Grátis

    Quando diz página, se está se referindo a algum tipo de hotspot com propaganda antes de cada página, isso é condicionar acesso a internet mediando visualização de publicidade, não tenho certeza mas me parece que no marco civil essa prática é vedada.

    Vou ter que ler depois sobre isso mas me parece que tem legislação vedando isso, pra evitar que operadoras (De telefonia celular) oferecessem acesso "gratis" com esse tipo de condicionamento.

    Se não tem publicidade forçada (Aí não precisa hotspot ou uma página htm pra acesso) ignora meu comentário.

  18. #18

    Padrão Re: WIFI Grátis

    vc se inclui nesse "povo brasileiro analfabeto e desinformado"??? pq parece que vc ta me chamando disso. aqui ninguém é idiota, cada um dá a sua opnião.

  19. #19

    Padrão Re: WIFI Grátis

    Amigo liga para Anatel e consulta, até porque eles tem entendimento diferente em cada região do Brasil e se considerarem crime é multa pesada + crime de nível federal , mas segue video que explica bem.


  20. #20

    Padrão Re: WIFI Grátis

    Citação Postado originalmente por Danusio Ver Post
    Se vai ser tudo gratuito, não vai precisar de licença, desde que seja livre para qualquer um acessar sem nenhum condicionamento.
    Caso o seu cliente obtenha lucro ou condicionamento sobre o uso da internet, ele terá que tirar a licença SCM.
    O regulamento do SCM não faz diferenciação entre oneroso e não oneroso