+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Conector SMA para antena externa em CPE

    Bom dia amigos, dentro de uma rede de um amigo que estou dando uma mão e ele não pode gastar muito estava analisando algumas possibilidades.
    Preciso ligar 3 painéis setoriais de 21 dbi 5.8ghz (LinkWave ou Wirelink), a questão é que achei algumas plaquinhas PCBA ...uma Senao de 200mw e uma ETW 58a de 300 mw com preços interessantes.Outra ideia seria colocar CPE no lugar das placas e a disposição eu achei o Nanostation 5 e os Wom 5000 (sem ser mimo) da intelbras.

    Por não ter experiência com esse tipo de equipamento eu tambem não achei ninguém que tenha resolvi recorrer ao forum.

    Desde já muito Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Conector SMA para antena externa em CPE

    Dentre as citadas eu recomendaria Nanostation M5, tem etapa de RF bem melhor, muuuuito superir a PCBA da Engenius (Senao) e Eterna.

    Mas... se o dinheiro está curto, que tal RB e cartões usados? Tem por um bom preço, se usar A dá tranquilo. Não sei o preço dos cartões N, mas os ABG usados são baratos, uma RB usada com 3 cartões A/B/G sai bem mais em conta que 3 CPE's novas.

    Se quer N realmente Nanostation M5 acho que dará o melhor desempenho. O menor preço será com Wom5000 ou TPLinl 7510, mas elas seriam concorrente de Nanostation Loco M5, são inferiores a NS M5.
    (Mas se ficar entre PCBA e Wom5000/TL-WA7510, eu ficaria com Wom5000)


    Se pegar Nanostation 5 (Não M) ao invez de RB+cartões, eu vou rir muito, toda rede A terá desempenho ruim, muito pior que G. Mesmo a título de quebra-galho eu não usaria A de jeito nenhum, recomendo qualquer PCBA N mas não usar A. O pior lixo N terá desempenho melhor que produto mediano A.
    (Falo de 802.11A e 802.11N)

  3. #3

    Padrão Re: Conector SMA para antena externa em CPE

    então, é que as Wom 5000 achei por 133 no mercado livre, comprei uma vez e o cara tem outras, acredito que para "tocar" uns 30 clientes de inicio da, nessa torre terá uns 6 PTP's...nenhum com velocidade superior a 3 mbps

  4. #4

    Padrão Re: Conector SMA para antena externa em CPE

    30 clientes ao todo nas 3? 10 simultaneos pra cada WOM5000 em setorial dá, concordo, mas 30 simultaneos em cada WOM5000 não tem como, isso até o NS M5 ia sofrer. E... acho que "só dá" porque é setorial, se fosse omni nem 10 simultaneos de 2Mbps cada ia sustentar com qualidade.

    Acho que o problema não é apenas velocidade (3Mbps é muita coisa), mas sim o tipo de dado trafegando, usuario com p2p no default pode ter centenas de conexões simultaneas, as vezes 500, cada uma com pacote pequeno, mas são centenas de pacotes, pesa bastante, mais que um download em instancia única com o dobro da banda. Então você até pode colocar bem mais clientes nelas, mas depende do tipo de cliente, senhorinhas que só acessam email e facebook não pesam, dessas pode colocar umas 50 em cada Wom5000.

  5. #5

    Padrão Re: Conector SMA para antena externa em CPE

    Seriam 10 em cada mesmo, pelo meus calculos com 30 clientes eu posso usar o lucro para refletir nos equipamentos e fazer a mudança, sem contar que fica muito mais facil trocar equipamentos quando se tem 30 clientes do que 70 ~100