+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamento 2.4 para muitos clientes

    Olá amigos do fórum, sou novo nesta área e gostaria de saber se ha algum tipo de equipamento 2.4ghz que suporte muitas conexões simultâneas, e tenha um bom alcance, que alem de tudo isso trabalhe como uma omni, ou possa ser combinado com uma.
    Obrigado a todos!

  2. #2

    Padrão Re: Equipamento 2.4 para muitos clientes

    Amigo,

    Muitos quanto? Caso seja mais de 100 Usuários recomendo Ruckus, porém o preço é alto. Pra um pouco menos que isso, pode-se usar Unifi-Pro, funciona muito bém.

  3. #3

    Padrão Re: Equipamento 2.4 para muitos clientes

    Citação Postado originalmente por diegao15 Ver Post
    Olá amigos do fórum, sou novo nesta área e gostaria de saber se ha algum tipo de equipamento 2.4ghz que suporte muitas conexões simultâneas, e tenha um bom alcance, que alem de tudo isso trabalhe como uma omni, ou possa ser combinado com uma.
    Obrigado a todos!
    Você está pedindo tudo que é ruim em 2.4...

    Suportar muitas conexões, longo alcance, etc etc.

    2.4 é legal, mas não vai fazer isso que você quer. Primeiro que não vai passar muita banda e daí só para um exercício de cálculo, imagine passar 5 ou 6 megas em modo G. Já vi em monitoramento aqui atingir picos de 8 megas, mas é muito raro.

    E se configurar em N, ( não deixar em modo b/g/n) ainda assim não vai dar para deixar em data rates alto para não perder a estabilidade. Vai melhorar um pouco se deixar tudo, AP e cliente em N, mas duvido que passe de 20mega., Em 2.4 eu nunca vi ninguém relatar isso.

    Sei que vai ter críticas também com relação a omni. Não vou defende-la pois esta antena vai depender o desempenho do seu cenário. Temos omni que rende bem e que não rende muito. Temos painel que rende e que não rende.
    Mas uma coisa é certa. Esquece atender clientes longe. Trabalhamos com protocolo 802.11 e isso não foi feito para uso outdoor. Até que fazemos muito com ele.
    Pesquisa na net sobre este protocolo.

    Divide isso pelo número de usuários e vê quanto de banda cada um pode ter.
    Além disso esses rádios que andam por aí não tem processamento para tudo.

    Este citado o Ruckus é primeira linha, vai render mais um pouco, mas mesmo assim a grande questão continua sendo o quanto de data rates vai conseguir modular.
    Não saberia te dizer na prática, pois o que sei dele é só de comentários na internet.

    A Ubiquiti faz uma divulgação do uso com Airmax ativado e diz ser possível 120 clientes. Mas até hoje ninguém postou resultados positivos em 2.4 para tanta gente.

    Em 5.8 melhora muita coisa porque passa mais banda, mas os problemas quando surgirem serão os mesmos. E 5.8 então nem pensar em atender longe ou com visada comprometida. Quanto mais alta a frequência mais crítica a questão da visada. Por isso que há casos que 5.8 não deu e colocamos 2.4 e ficou uma beleza.

    Então 5.8 não é esta panaceia toda que tem sido divulgada. O que muitas vezes acontece é que não está muito poluída a frequência e como ele consegue data rates maiores fica bom. Mas um dia a casa pode cair como já está se tornando mais comum gente se queixando nos foruns sobre o desempenho em 5.8

    Enquanto não tivermos acesso a um protocolo mais profissional vamos dizer assim, estamos sujeitos a "chuvas e trovoadas".
    O protocolo 802.11.16 que quando lançado criou uma expectativa grande acabou que em nosso país não foi a frente até hoje.
    A Parks chegou a lançar um produto 802.16 em 5.8 na linha Breeze mas hoje não está mais no site deles.
    Lá fora tem muitos relatos com sucesso com o uso em 3.5 em 802.16. Daí sim dá para falar em muitos clientes. Fora isso, tudo "é brincar de provedor", salientando que não entro no mérito da fibra. É outra situação mas também não é a solução para tudo.
    Estamos falando em wireless.

    Tem até um tópico entre vários onde se explica bem isso.
    Olha : https://under-linux.org/showthread.p...ghlight=802.16

    Desculpe o texto longo, mas são tantas e tantas as situações que precisa levar em conta para manter um serviço hoje em dia, que não pude deixar de comentar outras situações além do 2.4. Se você está começando, pense bem, pesquise antes de tomar qualquer decisão.

  4. #4

    Padrão Re: Equipamento 2.4 para muitos clientes

    Obrigado pela sua citação, e apesar de ser grande o texto não é cansativo, nesta área precisamos ler muito mesmo, bem, o meu objetivo era atender clientes que utilizam celulares e notebooks, por isso preciso de um equipamento que suporte muitas conexões, alem disso a rede seria aberta. escolhi o 2.4 por que esses aparelhos domésticos conseguiriam enxergar a rede sem nenhum acessório, agora na questão do alcance na verdade me contentaria com 1km de raio. considerando que a antena esteja em um ponto alto e o raio seja o vale em volta.
    voce acha que uma bullet em uma omni resolveriam o problema?

  5. #5

    Padrão Re: Equipamento 2.4 para muitos clientes

    Amigo diegao15,

    1km para atender a celulares e notebook não será possivel. Por mais que use antenas com alto ganho e radios muito bons, celulares e notebooks não terão o hardware necessário para responder as requisições. Quando vc mencionou "Longo alcance" imaginei que vc pretendia atender a uma feira ou coisa do tipo...

  6. #6

    Padrão Re: Equipamento 2.4 para muitos clientes

    para atender celulares e tablets temos um Wavion que é levado só para eventos. Atende com perfeição. Mas não é para longas distancias.
    Lembre que 802.11 não foi feito para longas distâncias.
    E como já foi dito, o celular mesmo que receba o sinal nesta distancia, ele não vai ter "força" para retornar

  7. #7

    Padrão Re: Equipamento 2.4 para muitos clientes

    entendo agora pessoal, é que eu tive uma ideia boba e gostaria de saber a respeito da viabilidade dela, minha ideia era fazer uma "nuvem off",que seria um servidor acoplado na rede, para que empresas pudessem utilizar para backup de arquivos importanes e etc, esta rede estaria sem conexão com a internet, dai nuvem off.
    Bem obrigada a todos que me ajudaram!
    se alguém quiser colocar a ideia em pratica eu ficaria muito feliz em saber o desfecho dela.