Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Oque fazer CCQ baixo !

    olá , troquei de antena recentemente , fiz uma limpeza um corte de arvores para melhorar o sinal sem interrupções , mas meu ccq ainda continua baixo , alguém pode me dizer alguma solução para isso !

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UAcqNRe.png
Visualizações:	1745
Tamanho: 	90,1 KB
ID:      	56641

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         C4DC884.png
Visualizações:	1289
Tamanho: 	58,6 KB
ID:      	56642

    Bastante perca de dados , estava pingando o google.com.br
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pfjnzT5.png
Visualizações:	931
Tamanho: 	76,9 KB
ID:      	56644

  2. #2

    Padrão Re: Oque fazer CCQ baixo !

    Mesk tive o mesmo problema que o seu de CCQ baixo já havia feito de tudo no enlace troca de canal, troca de channel width para 10,20,25,30,40 MHZ e nada! O que eu fiz foi trocar a nano da estação que resolveu o problema de CCQ baixo. O teu enlace não e muito distante o teu sinal esta bom o que você pode tentar é diminuir a potência dos rádios ou fazer a troca de um dos lados para ver se resolve.

  3. #3

    Padrão Re: Oque fazer CCQ baixo !

    Amigo, ja baixou o MCS para 1 nos dois lados?
    CCQ baixo tem a ver com visada obstruida, posta uma tela do sinal deste cliente no AP.

  4. #4

    Padrão Re: Oque fazer CCQ baixo !

    Eu pessoalmente usaria NanoLoco para até 1km, acima disso NanoStation M5, e para mais de 3Km AirGrid.

    Vale lembrar que este CCQ está diretamente relacionado a sua capacidade de conexão com o AP, no AP por sua vez por ter uma antena de maior capacidade de transmissão o CCQ pode ser maior.

    Em geral vejo muito disso em clientes (CCQ alto na base e baixo no cliente) sem que hajam muitos problemas.

    Sobre o ping, não será outro problema? Saturação de link, rota, PTT, etc? Tente efetuar um ping até o seu ISP para ver se há perdas.

  5. #5

    Padrão Re: Oque fazer CCQ baixo !

    vou te dar um bom conselho, vi que sua potencia esta no maximo e o sinal exelente, então vai baixando a potencia e verificando o ccq. so isso deve resolver, ja tive muito disto aqui.

  6. #6

    Padrão Re: Oque fazer CCQ baixo !

    Amigo bom dia, baixa o -Output power- para 7 ou 5 nos dois lados e monitora pra ver se melhora.

  7. #7

    Padrão Re: Oque fazer CCQ baixo !

    olá amigo quase 90% de ser a potencia de saida... baixa ela... e faça testes.

  8. #8

    Padrão Re: Oque fazer CCQ baixo !

    Veja pelo seguinte lado: O RX está em 117M, é o datarate que o cliente está transmitindo (O TX do cliente é o RX na torre). 117M é MCS14, e MCS14 segundo o datasheet ( http://dl.ubnt.com/datasheets/nanost...nsm_ds_web.pdf ) tem sensibiliade de -78, e segundo essa tabela:
    http://4g360.com/forum/topics/reciev...reshold-values
    o SNR necessario pra MCS14 (QAM-64 1/2) é de praticamente 23dB. Então -78 + 23dB = -55.
    PrecisaRIA ter sinal -55 pra ter conexão DECENTE com MCS14. Essa é a maldição do modo automatic, ele sobe datarate e só baixa quando tem 3 perdas de pacotes consecutivas, se perder 2 e 1 for ok, e repetir isso 100% do tempo ele não baixa o datarate!

    Então testar desmarcar a maldita caixa "automatic" do lado do datarate e seta pra MCS10, que não só tem sensibilidade maior como exige SNR menor.

  9. #9

    Padrão Re: Oque fazer CCQ baixo !

    Não aconselho desmarcar o " automatic " pois a funcao do mesmo é equilibrar essa taxa ate o limite setado pelo usuario. Ex: Ele seta para MCS10 entao a aplicação ira regular dentre todos os valores do primeiro MCS disponivel ate no maximo o MCS setado pelo usuario, nesse exemplo seria o MCS10.

    Desmarcar essa caixa pode acontecer de em alguem momento de interferencia suas antenas precisarem trabalhar em uma MCS menor e vc comecar a ter problemas por isso. entao por experiencia propria aconselho a nao desmarcar, pois em minha rede nao funcionou com a caixa desmarcada e apos pesquisas sobre a função dela encontrei essa definição que citei anteriormente.

    Para resolver seu problema sugiro antes de tudo seria baixar o MCS para o mais proximo possivel de sua realidade, se voce passa um link de 25 megas por exemplo baixe se MCS para um que trabalhe até 35 megas, dai vc teria ainda 10 megas sobrando de sinal AntenaxAntena e dai uma CCQ mais proxima da sua realidade, mas se no seu caso o link que quer passar realmente é grande procure mudar a frequencia em MHZ testando da maior 40 ate a menor disponivel e veja qual trabalha melhor, potencia das antenas e os canais que estao trabalhando, a grande questao da instalacao de antenas é justamente esse momento da configuração mais fina que esquenta a cabeça de muitos.

    Mas como dizem cada caso é um caso, experimenta, testa e nao esquece de postar os resultados

    Boa sorte e no que eu puder ajudar estou a disposicao.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mesk Ver Post
    olá , troquei de antena recentemente , fiz uma limpeza um corte de arvores para melhorar o sinal sem interrupções , mas meu ccq ainda continua baixo , alguém pode me dizer alguma solução para isso !

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UAcqNRe.png
Visualizações:	1745
Tamanho: 	90,1 KB
ID:      	56641

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         C4DC884.png
Visualizações:	1289
Tamanho: 	58,6 KB
ID:      	56642

    Bastante perca de dados , estava pingando o google.com.br
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pfjnzT5.png
Visualizações:	931
Tamanho: 	76,9 KB
ID:      	56644
    Tenho nanoloco fechando uma distancia parecida, creio que o problema seja configuração somente, caso tenha interesse podemos quebrar a cabeça no Skype, adiciona lá striteiro13, caso agente consiga resolver postamos o resultado aqui.

  11. #11

    Padrão Re: Oque fazer CCQ baixo !

    Mas com datarate de 35M não se trafega 25Mbps nunca. Acho que só com 52M de datarate trafega 25Mbps.

    A seleção de datarate é MAX TX RATE, é o datarate MAXIMO. Se tiver sinal mais baixo o datarate poderá ser reduzido automaticamente via software, o problema é que o software não é ágil o suficiente pra responder direito a mudanças no sinal, o COSTUMA ficar bem perto do MAX TX RATE, no caso citado está com 117M sendo que o sinal chegando é insuficiente pra isso, é insuficiente pra ter ping estável mas é suficiente pra manter a conexão ativa.

    Se faltar sinal por algum motivo a conexão vai ficar ruim mesmo, agora está faltando sinal (É só olhar os dados no datasheet e comparar nível de sinal atual, snr requerido, e ver que falta sinal) e o maldito modo automatic pra variar não está funcionando, não está reduzindo o datarate pra acabar com as perdas, porque ele suporta perdas demais.

    A falta de agilidade do modo auto está no ping, se baixar pra MCS9 ou MCS11 fica claro que o software está com datarate acima do que devia. E porque o software é tão pouco ágil? Porque ele se for em datarate alto, o maior possível, afinal mesmo com 2 ou 3 perdas se pode ter um throughput alto. Pra navegação isso é péssimo, mas pra um download a longo prazo pode compensar. Como a princípio provedor wifi vende conexão quem apenas navega, acho mais útil ter throughput baixo mas 100% estável (Ping estável, ou seja, sem jitter. Teste ping -l 1400 também pra verificar), do que ter 2 perdas de ping a cada meia duzia de pacotes ok.

    Não lembro os numeros exatos sobre perdas pra o software reduzir o datarate, sempre lembro de 3 pings, se perder 3 pings é quase certeza que reduziu o datarate, mas com 2 perdas o software continua idioamente insistindo em datarate com altas perdas pra o nível de sinal existente. Acho que o numero "mágico" das perdas é algo tipo 15%, quando as perdas de pacotes excedem 15% ele reduz datarate, mas EU acho absurdo uma perda de 14%. Nesse caso tem algo mais errado, porque tem uns 30% de pings perdidos, se o ping entre uma CPE e outra perder 30% e não reduzir o datarate então tem algo errado no software delas (NS Loco é versão basica, lembrem disso).

    Quando os modos automaticos (Datarate, largura de canal, ack time) funcionam tudo é lindo, mas eles falham muito, se não dá pra operar com sinal alto, zona de fresnel 100% limpa, nenhum reflexo ou rede de alta tensão em 200% da zona de fresnel, o jeito de contornar o problema é configurando manualmente e ignorando os modos automaticos (Que só em conexões perfeitas funcionam bem, o mundo real raramente tem conexões perfeitas, vide o ack time que metade das vezes mostra distancia errada, é ter qualquer pena de passaro nuns 95% da zona de fresnel e o modo auto já erra configuração e aparece pelo menos 1 ping perdido por minuto).

  12. #12

    Padrão Re: Oque fazer CCQ baixo !

    Opa pessoal , fui fazendo oque vocês me informaram , e ficou assim !

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4Qh7zPe.png
Visualizações:	719
Tamanho: 	87,9 KB
ID:      	56665

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tryAlou.png
Visualizações:	507
Tamanho: 	55,7 KB
ID:      	56666

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         jORDAVt.png
Visualizações:	470
Tamanho: 	50,4 KB
ID:      	56667

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         q3uuUqd.png
Visualizações:	416
Tamanho: 	51,2 KB
ID:      	56668

    Fiz a medição da distancia pelo Google Earth

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tB0Y7LP.jpg
Visualizações:	371
Tamanho: 	242,6 KB
ID:      	56669

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         HJZowPu.jpg
Visualizações:	478
Tamanho: 	155,8 KB
ID:      	56670

    Pelo jeito vou presisar trocar de antena , como o rubem disse (NS Loco é versão basica)

    Qual e melhor para o meu caso ?

    NanoBeam
    AirGrid
    ou outra ?

  13. #13

    Padrão Re: Oque fazer CCQ baixo !

    Amigo para de ficar quebrando a cabeça e batendo martelo, va de Nanobeam ou Nanobridge e seja feliz, eles tem antena em formato em disco que concentra o sinal, mesmo que seja apenas 2k eu aconselho você usar nanob, apenas diminua a potencia de ambos para não sofrer com ruido.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mesk Ver Post
    Opa pessoal , fui fazendo oque vocês me informaram , e ficou assim !

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4Qh7zPe.png
Visualizações:	719
Tamanho: 	87,9 KB
ID:      	56665

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tryAlou.png
Visualizações:	507
Tamanho: 	55,7 KB
ID:      	56666

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         jORDAVt.png
Visualizações:	470
Tamanho: 	50,4 KB
ID:      	56667

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         q3uuUqd.png
Visualizações:	416
Tamanho: 	51,2 KB
ID:      	56668

    Fiz a medição da distancia pelo Google Earth

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tB0Y7LP.jpg
Visualizações:	371
Tamanho: 	242,6 KB
ID:      	56669

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         HJZowPu.jpg
Visualizações:	478
Tamanho: 	155,8 KB
ID:      	56670

    Pelo jeito vou presisar trocar de antena , como o rubem disse (NS Loco é versão basica)

    Qual e melhor para o meu caso ?

    NanoBeam
    AirGrid
    ou outra ?
    NanoBean

  15. #15

    Padrão Re: Oque fazer CCQ baixo !

    Mas o RX Rate ainda está em 117M, esse é o datarate que o equipamento no outro lado está usando, você tem que reduzir ele pra testar.

    Se o datarate sentido A>B em 52M com sinal -62 tá ok, mas o datarate no sentido B>A em 117M com esse sinal gera perdas de pacotes de qualquer forma, cada pacote requer confirmação de recebimento, mesmo que você faça só download você precisa um upload razoavel, cada pacote no sentido A>B requer pelo menos um "ok" no sentido B>A.

    Mas se a zona de fresnel não está totalmente limpa nem um Nanobeam no default (Modo auto) vai ficar ok.

    Quanto ao Ack time, ajusta manualmente ele um pouco maior que devia, pode colocar 2 milhas no seu caso, isso não vai afetar muito o throughput e pode reduzir ainda mais os pacotes perdidos.

    Lembra que wifi é bidirecional, a configurações deve ser otimizada nos 2 lados da conexão.

  16. #16

    Padrão Re: Oque fazer CCQ baixo !

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas o RX Rate ainda está em 117M, esse é o datarate que o equipamento no outro lado está usando, você tem que reduzir ele pra testar.

    Se o datarate sentido A>B em 52M com sinal -62 tá ok, mas o datarate no sentido B>A em 117M com esse sinal gera perdas de pacotes de qualquer forma, cada pacote requer confirmação de recebimento, mesmo que você faça só download você precisa um upload razoavel, cada pacote no sentido A>B requer pelo menos um "ok" no sentido B>A.

    Mas se a zona de fresnel não está totalmente limpa nem um Nanobeam no default (Modo auto) vai ficar ok.

    Quanto ao Ack time, ajusta manualmente ele um pouco maior que devia, pode colocar 2 milhas no seu caso, isso não vai afetar muito o throughput e pode reduzir ainda mais os pacotes perdidos.

    Lembra que wifi é bidirecional, a configurações deve ser otimizada nos 2 lados da conexão.
    Rubem , coloquei em MCS 11 e mudei de sinal , esse sinal ae fica na mesma torre ou bem próximo ,por que foi máximo que consegui dele ,acho que pelo numeros de clientes nos AP's

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         gDmSRnF.png
Visualizações:	372
Tamanho: 	70,6 KB
ID:      	56675

    Ele ficou assim !
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         KmGUfwo.png
Visualizações:	400
Tamanho: 	197,0 KB
ID:      	56676


    Agora um duvida minha , existe antenas Ubiquiti Falsas ?
    por que estava usando nas imagens de cima um antena de um amigo meu , relativamente igual a minha , porem a dele tem uma imagem abaixo na qual a minha nao tem , essa imagem !
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         13ogAka.png
Visualizações:	273
Tamanho: 	9,3 KB
ID:      	56677

    Agora uma foto das duas juntas !

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         uE44fhQ.jpg
Visualizações:	307
Tamanho: 	535,0 KB
ID:      	56678

  17. #17

    Padrão Re: Oque fazer CCQ baixo !

    Cara, mas agora esse sinal -76?
    Isso é muito baixo, muito ruim, com sinal tão baixo tem que usar datarate ainda mais baixo.

    Como o sinal caiu tanto? Baixou a potencia? Tem que usar a potencia necessaria pra ter sinal suficiente, tem quem indique potencias baixas tipo 5 ou 10dBm mas isso é pra reder utópicas com 300m e zona de fresnel limpa, onde a visada não é boa tem que manter potencia meio alta, tipo 20, 22 ou mesmo 23dBm.

    Ubiquiti falso dizem que teve, nunca ví.
    O que estranheri no seu é o firmware meio antigo, num tem o 5.3 do ajcorrea, ACHO que é firmware da metade de 2012, houveram vaaaarios firmwares depois desse.
    Não precisa ficar correndo atras de firmware novo todo mes, mas quando aparece alguma deficiência umas das coisas a fazer é atualizar firmware, é mais simples que erguer antena e cia.

  18. #18

    Padrão Re: Oque fazer CCQ baixo !

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Cara, mas agora esse sinal -76?
    Isso é muito baixo, muito ruim, com sinal tão baixo tem que usar datarate ainda mais baixo.

    Como o sinal caiu tanto? Baixou a potencia? Tem que usar a potencia necessaria pra ter sinal suficiente, tem quem indique potencias baixas tipo 5 ou 10dBm mas isso é pra reder utópicas com 300m e zona de fresnel limpa, onde a visada não é boa tem que manter potencia meio alta, tipo 20, 22 ou mesmo 23dBm.

    Ubiquiti falso dizem que teve, nunca ví.
    O que estranheri no seu é o firmware meio antigo, num tem o 5.3 do ajcorrea, ACHO que é firmware da metade de 2012, houveram vaaaarios firmwares depois desse.
    Não precisa ficar correndo atras de firmware novo todo mes, mas quando aparece alguma deficiência umas das coisas a fazer é atualizar firmware, é mais simples que erguer antena e cia.
    Rubem , troquei de sinal , Tirei do AP_NIQTURBO_SERVILHAPARQUE e coloquei nesse AP-NIQTURBO-FULL-5.8ghz-2

    o AP_SERVILHAPARQUE tem 153 clientes
    enquanto o AP-NIQTURBO-FULL-5.8ghz-2 tem apenas 64 clientes

    esse ap que connectei (AP-NIQTURBO-FULL-5.8ghz-2 ) esta com MCS 11
    aparentemente fico legal
    TX/RX Rate:
    52 Mbps / 52 Mbps


    Não sou dono da empresa , sou apenas um cliente insatisfeito com as respostas que me dão, e busca conhecimento !


  19. #19

    Padrão Re: Oque fazer CCQ baixo !

    Só um detalhe, esse numero lá da direito, o channel, é como o nome diz o numero do canal usado, e não o numero de clientes conectados.
    Os canais são numerados só pra ficar mais fácil, é mais fácil falar "canal 153" do que "5.765MHz". TV tem canais pra isso, FM tem canais mas a moda não pegou e continuam falando a frequencia, até celular ou telefone sem fios tem canais numerados e o software trabalha com o numero do canal, só pra ficar mais fácil escrever ou falar.

    A media de clientes por AP deve ficar nuns 20 ou 30, teria que ser uma rede absurdamente perfeita pra aturar 64 pessoas conectadas, se uma duzia tivesse sinal -75 ia ter respostas bem ruins.

  20. #20

    Padrão Re: Oque fazer CCQ baixo !

    Hum, entendi , mas por que quando eu troco de AP , quando o AP tem os "Canais menores" a internet fica melhor ?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         zWtnAE1.png
Visualizações:	345
Tamanho: 	70,9 KB
ID:      	56683