Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Limite de BANDA

    Pessoal, tenho um link de 60MEGA, porem no cliente eu coloco ele no servidor hotspot, deixo ele em default e a banda chega 45MEGA, quando o mesmo cliente eu coloco ele no PPPoE ele só chega 15MEGA. Por que essa diferença?
    Não altero nada somente de servidor, pois minha ROuterBoard trabalha com os dois servidores juntos. Alguém tem uma idéia?

  2. #2

    Padrão Re: Limite de BANDA

    não entendo porque essa diferença de banda!

  3. #3

    Padrão Re: Limite de BANDA

    alguém sabe sobre o assunto?

  4. #4

    Padrão Re: Limite de BANDA

    ????

  5. #5

    Padrão Re: Limite de BANDA

    blz, vou ver aqui

  6. #6

    Padrão Re: Limite de BANDA

    isso ajudaria no PPPoE, pois eles fazem o queue automático

  7. #7
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Limite de BANDA

    voce só tem este cliente na rede, ou tem mais, na mesma RB

  8. #8

    Padrão Re: Limite de BANDA

    tenho bastante.

  9. #9

    Padrão Re: Limite de BANDA

    Acontece algo estranho quando mudo tudo pfifo para sfq, não faz teste velocidade, da erro no ping

  10. #10

    Padrão Re: Limite de BANDA

    sabem o que pode ser?

  11. #11
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Limite de BANDA

    Citação Postado originalmente por rubenjosue Ver Post
    tenho bastante.
    ve se o mac que vc cadastrou para este cliente, se não esta cadastrado para um outro, pode ser o bloqueio ou limitação que estava no outro que esta limitando pra este.

  12. #12

    Padrão Re: Limite de BANDA

    Genis, o problema não é esse. O problema é que cliente hotspot a banda passa até 45MEGA e cliente PPPoE passa até 16MEGA, porque essa limitação no PPPoE? e por que verificar o MAC sendo que a banda é controlada automáticamente no PPPoE, é claro, desde que esteja com os profile de banda configurados.

  13. #13

    Padrão Re: Limite de BANDA

    @rubenjosue vá por etapas, primeiro passo identifique se o problema é realmente causado pela Queue, simples, conecte o usuário pppoe, localize sua queue e delete ela... ele ficara sem limitação de banda, veja se vai chegar o que você tem de link.
    Segundo passo, faça uma medida se sua rede suporta passa essa banda, usando o bandwith test da própria Mikrotik.
    Por ultimo caso consiga o resultado desejado com Bandwitch test vai te resta apenas localizar um host na internet que voce consiga testa essa banda e ter e veja se a queue te atrapalha ou não, caso atrapalhe, mantenha pfifo e aumente o tamanho e quantidade de pacotes que ela suporta.
    Ps : Em minha rede, o pppoe passa 100Mb cravado, limitado pela placa de rede.
    Espero ter ajudado.

  14. #14

    Padrão Re: Limite de BANDA

    O tamanho e a quantidade de pacotes, qual o melhor pra colocar? E verificando aqui tem varios pfifo, ex: default-defaul small-ethernet default, altera em todos os pacotes?

  15. #15

    Padrão

    Releia o que postei Rubenjosue, detecte o problema primeiro, não saia futucando as filas sem necessidade.

  16. #16

    Padrão Re: Limite de BANDA

    Já fiz de tudo, está tudo certo na rede, somente cliente com PPPoE não passa de 16MEGA e cliente hotspot em default ele passa 45MEGA.

  17. #17
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Limite de BANDA

    Qual RB?

  18. #18

  19. #19

    Padrão Re: Limite de BANDA

    agora é 450g, antes tinha uma mais fraca, a 750gl.

  20. #20

    Padrão Re: Limite de BANDA

    PPPOE usa dados extras no cabeçalho de cada pacote, se usar MTU tipo 1492 e somar os 28 B do cabeçado isso dá 1520, ainda abaixo do mtu do layer2 no default. Já se pegar MTU de 1500 e acrescentar 28B ultrapassa o MTU default do MK (1522), isso vai quebrar os pacotes (Um de 1528 é quebrado em, num resumo incorreto mas só pra ficar mais simples explicar, um de 1522 e outro de 6 B).

    Não devia reduzir tanto o desempenho (45>15M) mas devia reduzir um pouco, e só reduz quando se usa pacotes grandes (Downloads e cia), na vegação e messengers são usados muitos pacotes menores (500B, 9000B, etc) que não são quebrados.


    Enfim, sua rede pode estar boa pra pacotes de 1500B, mas não boa pra pacotes com mais dados no cabeçalho. É a situação que vpls ou mpls tem desempenho péssimo, eles acrescentam ainda mais bytes no cabeçalho então se não configurar direito vai ter quyebra de pacotes demais e o desempenho reduz. Acho que não tem como reduzir pra 1/3, mas reduz.

    Testar limitar mais o MTU no cliente (CPE) com discador PPPoE, se subir de 15 pra 18M já sabe que tem gargalo no tamanho dos pacotes, não resolve seu problema mas indica claramente que seu roteamento está quebrando pacotes, não sei se tem como subir pra 45M na RB450G, pra mim que ela não consegue rotear mais que uns 30Mbps (Rotear!).