+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pico station dentro de casa?

    Olá pessoal,

    estou com a dúvida se é possível a utilização do pico station 1000mw 2,4 dentro de casa com um AP para ter uma boa potencia para atravessar paredes.

    Andei lendo sobre o assunto e verifiquei que em determinado post uma pessoa diz que utilizar um radio de muita potência pode danificar os dispositivos wireless dentro de casa.

    Tal afirmação é verdade?


    Desde já agradeço a ajuda de quem se disponibilizar.

  2. #2
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Pico station dentro de casa?

    que um aparelho seguro que atravessa parede pega o TL-WR841HP, este sim é pra usar em lugares como predio e casas onde o sinal é ruim.

    Fonte:
    http://www.tp-link.com.br/products/d...del=TL-WR841HP

  3. #3
    Avatar de cassoljunior
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Porto Barreiro / Parana / Brasil
    Posts
    66

    Padrão Re: Pico station dentro de casa?

    Bom Dia Amigo AVJUNIOR, Danificar Fisicamente Nunca Ouvi Relatos, Sei Que Toda Transmissão Se Você Não Ver Quais As Frequências utilizadas ( No Caso De Ter Mais De Um Equipamento Wireless Ou Até Mesmo Visinhos Com Equipamentos Wireless ) E Analisar A Melhor Frequência Pra Ser Usada, Você Pode Sofrer Com Interferência, Isto Sim E Verídico, Quanto A Utilização TL-WR841HP, Pra Distancia E Paredes, Ele Perde Bem Longe Para A PICOSTATION, Tenho 2 TL-WR841HP Instalados Em Clientes Um Casa De Madeira, Outro De Material, Distanciou Do Roteador Baixa O Sinal, O Diferencial Do TL-WR841HP, E Ter 2,4 GHZ B/G/N Melhor Disponibilidade De Banda, Já O PICOSTATION Muito Bom Em Questão De Potencia Mas Transmite So 2,4 GHZ Em B/G, E Pra Não Dar Tanta Interferência, Depois Você Pode Entrar No Equipamento e Vai Ajustando A Potencia Até Chegar Em Um Nivel Que Você Queira Pois Na PICOSTATION Tem Uma Opção Para Você Fazer Isto. Espero Ter Ajudado.

  4. #4

    Padrão Re: Pico station dentro de casa?

    Quer dizer um Picostation configurado em 30dBm (1000mW) danificar um smartphone que estiver do lado? (Exemplo)
    Nem pensar! A emissão de RF é baixa, 1W é pouca coisa, celular usa 1,5 a 2,5W dependendo de modelo e não danifica nada (Tem o risco de cancer e cia, por ficar perto demais do cerebro, mas isso é controverso). O maximo que um celular consegue é gerar ruído nalgumas caixas de som e nalguns monitores velhos.

    Radio-amador interfere mais, mas eles trabalham com potencias maiores, o mínimo pra alguns modelos é 5W, e em frequencia bem baixa. Já wifi a 1W, em frequencia alta... pff... isso é potencia ridícula de baixa, quem deu essa informação anda muito desinformado, não tem nenhum pingo de base técnica.

    Nem o proprio equipamento tem necessariamente a vida útil reduzida por usar potencia alta de saída. Digo, um Picostation configurado a 18dBm não vai necessariamente durar mais que um configurado a 24dBm trafegando os mesmos dados, hardware antigo tipo das velharias B/G sim tinham alguma diferença porque eram componentes antiquados, potencia alta gerava mais aquecimento no chipset e o chipset morria em 4 anos ao invez de 5, ou os capacitores estufavam, mas em hardware de 2011 em diante não tem problema nenhum do tipo, se um equipto aquece ele aquece independente da configuração, irá durar pouco independente da configuração.


    Quanto a 1000mW dentro de casa, não resolve tudo.
    Lembra SEMPRE que wifi é bidirecional, é como 2 pessoas falando, é burrice uma pessoa gritar e a outra sussurar pra conversar entre os comodos, as 2 precisam falar alto. Não adianta ter 1000mW no roteador mas usar smartphone com etapa de RF lixo com 50mW e anteninha de 2dBi, ou notebook com 63mW e antena de 4dBi.

    Pra ter alcance com datarate alto precisa potencia alta dos 2 lados, um Picostation é só um lado da conexão.
    Se quer alcance com smartphone ou notebook teria que configurar NELES um datarate baixo, não adianta baixar o datarate no roteador pra 39M e ter potencia otimizada se o smartphone ou notebook fizer a burrice de responder a 72M, ele vai responder na menor potencia possível, vai ter alcance baixo. Mas de qualquer forma teste no seu roteador atual um datarate baixo, ajuda um pouco (Ajudaria MUITO se pudesse reduzir o datarate no smartphone ou notebook, aí sim).

    Mais interessante que potencia alta é antena de alto ganho quando tem sinal alto, se puder teste antena setorial dentro de casa pra ver a melhor, 10x melhor que omni.
    Eu prefiro hoje (Tanto em casa como nas empresas que atendo) colocar CPE num canto do que omni no meio, tenho conexões muito melhores. Ao invez de CPE dá pra colocar antena setorial em roteador de mesa, tipo essa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...k-tl-ant24-_JM

    Se wifi não fosse bidirecional aí sim era só colocar o transmissor com 5W e ter longo alcance. Como é bidirecional precisa caprichar nos 2 lados da conexão.

  5. #5

    Padrão Re: Pico station dentro de casa?

    Caro rubem, matou a pau com sua resposta.

    E ainda deu a genial ideia de utilizar um CPE dentro de casa. Se instalar no ponto correto vou conseguir bom sinal.

    Já estou pensando em ligar uma CPE pra cada lado da casa ligada como AP do meu RT-N13UB1 com dd-wrt.

  6. #6

    Padrão Re: Pico station dentro de casa?

    Eu coloquei uma cpe nos fundos, pra ter conexão boa pelo menos do fundo até o meio, afinal tinha um roteador de mesa na frente, mas... me surpreendi, a CPE lá nos fundos, com 6 ou 7 paredes, permite conexão na frente suficiente pra acesso remoto (Sempre uso) ou rodar filmes 720p via rede. No meio, com umas 4 paredes, sei que dá uns 20Mbps de trafego, na frente nunca medi mas filme 720p rodo sem engasgos com 6 ou 7 paredes no meio, usando uma CPE Elsys velha nos fundos.

    Já usei TPLink 5210g, NS Loco M2, e WOG212 nessa função, todas com alcance excelente, acho que é tudo fruto da antena de ganho maior e direcional, mas NS Loco me pareceu bem mais estável, ping totalmente estável enquanto as outras variam um pouco. Cheguei a testar omni 9dBi e 12dBi da OIW em roteador de mesa e não tinha tanta velocidade na rede quanto com a CPE num canto.

  7. #7

    Padrão

    Não entendo muito de CPE. O ângulo da antena é 90º?

  8. #8

    Padrão Re: Pico station dentro de casa?

    Depende da CPE escolhida, mas geralmente a antena delas varia de 30º a 60º, por isso cito colocar "num canto", é o jeito de uma atingir a maior parte do recinto.

    Se pegar uma com antena de 30º não necessariamente seria um problema, em distancia tipo 2 ou 3m elas atuam quase como omni.

    O NS Loco M2 é uma de 60º, em empresa com uns 7m de largura e 15m de comprimento ela atende 100% da area perfeitamente, com banda pra rodar aplicativo via rede, e ping a 1ms, ou ping -l 1400 a 4ms, é excelente. Pra ambiente quadrado o jeito é colocar num canto, não vai atender quem fica nas beiradas. Mas omni no meio parece que complica por ficar quase sempre do lado de parede, nunca tem um lugar alto no meio pra colocar o roteador de mesa ou omnitik/unifi/picostation, aí algum lado sempre fica prejudicado, recebe sinal que refletiu em outras paredes e tem ping louco variando de 20 a 100ms, aplicativo via web dá erro, realmente me decepcionei com omnitik, picostation e unifi em empresa, testei CPE um dia meio no desespero porque era a única coisa com antena grande (Omnitik/picostation/unifi tem antena 2,5dBi) pra atender um canto e notei que a CPE em toda a empresa dava conexão melhor que Unifi UAP no meio.