+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link 6km com Airgrid e Nanostation

    Olá pessoal,
    Eu tentei fazer um link com um airgrid M5 23dbi e na torre um Nanostation M5 16dbi.
    No começo até pegou, com Transmição CCQ de 80%, já o sinal não estava muito bom, mas pegou bem e navegava legal, mas isso foi por algumas horas, depois parou, eu mexi na torre e no cliente, e consegui mesma coisa, mas por pouco tempo.

    Eu uso o airgrid de 23dbi (pequeno), e no cliente aparece o sinal do airgrid de outro provedor, porém sinal baixo, e o airgrid dele está fora do alinhamento, ou seja, o sinal dele está muito forte, e eu uso um Nanostation em vez do airgrid, mas mesmo assim, será que o airgrid de 23 dbi para essa distância é insuficiente? A visão eu particularmente não consegui ver, já que a antena foi colocada em uma caixa d'água muito alta, mas o cara garantiu que viu a torre. e a poucos metros dali eu consigo ver a torre mesmo.

    Dados básicos:


    Channel/Frequency:
    56 / 5280 MHz (DFS)

    Channel Width:
    20 MHz

    Distância:
    3.4 miles (5.4 km)

    TX/RX Chains:
    2X2



    Obrigado pessoal!!!

  2. #2

    Padrão Re: Link 6km com Airgrid e Nanostation

    não vai conseguir mesmo, usando nanostation m5, troca por outra airgrid ou nanobridge e alinha isso aí, ccq 80% não dá pra ter uma rede estável não, abraço amigo.

  3. #3

    Padrão Re: Link 6km com Airgrid e Nanostation

    Se quer insistir com o NS, teria que baixar o datarate (Fixar digamos num MCS2, desmarcando o automatico), usar a potencia no maximo, colocar o ack time numas 5 milhas, usar canal em torno de 5800MHz (5765-5845), e verificar se não tem nada na zona de fresnel. Se tem digamos sinal -65 e ainda assim o CCQ fica nuns 80% você deve ter obstrução na zona de fresnel, tipo rede de alta tensão fazendo o ruído subir pra algo tipo -85, ou arvores (E o sinal que chega é reflexo).

    Até dá pra ter um PTP em 6Km com NS, mas vai ter velocidade bem limitada (Insisto no uso de MCS baixo pra ter estabilidade, não adianta usar MCS6 e ter ping variando de 50 a 200ms com 10% de perda, prefiro MCS2 com ping fixo em 5ms com 1% de perda. Em 6Km é difícil ter a zona de fresnel toda limpa, em 5280 a zona de fresnel total (100%) e de uns 9,5m, enquanto acima dos 5800MHz ela diminui uns 90cm, não é muito mas qualquer metro a mais que você ergue cada antena dá uns 20% a mais de zona de fresnel livre nessa distancia. Quando não tem jeito de ter ela toda limpa, o ack time maior tapa o sol com a peneira, permite ter menos perdas de pacotes (Não aumenta throughput necessariamente). Aí é opção de cada um, pra mim é inadmissível perda de pacote ou ping demorado, prefiro 5Mps de throughput a 1ms e perda zero do que ter conexão variando conforme o sol ou chuva de 5 a 20Mbps, com ping variando de 20 a 300ms, com perdas variando de 10 a 20%).

    (Calculo da zona de fresnel: http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php )

  4. #4

    Padrão Re: Link 6km com Airgrid e Nanostation

    Obrigado RODRIGOQUATI e rubem, pelas respostas...
    Eu não sou nada bom com redes ainda mais a longas distâncias, minha área mesmo é programação e automação... Mas eu coloquei um airgrid de 27dbi e nem mesmo apareceu nada no site survey no cliente, enquanto o NS5 eu virei ele para uma direção que não tem muita relação com a posição do cliente, e para minha surpresa, no cliente pegou razoável o sinal do NS5 e nada do Airgrid.
    Enquanto a rede de alta tensão e árvores, não tem, no cliente tinha uma árvore atrapalhando, mas já removemos os galhos que atrapalhavam, mas mesmo assim, não quero deixar um serviço porco, e pretendo ir corrigindo e seguir o que o rubem falou e tentar melhorar o sinal e qualidade...
    Vou enviar os prints das minhas configurações... Obrigado novamenten!

  5. #5

    Padrão Re: Link 6km com Airgrid e Nanostation

    A princípio a única diferente entre Nanostation e Airgrid como AP é o angulo da antena. Nanostation tem antena com angulo de 60º, é bem aberta, você não erra o apontamento facilmente. Já Airgrid tem antena com 3 ou 5º, ela tem um "foco" bem estreito, é muito fácil apontar ele uns 3º pro lado e com isso nem aparecer no escaneamento.

    Também dá pra configurar errado. Se colocar o Airgrid com channel shifting clicado, ou então se usar ele com canal tipo 5560MHz, o Nanostation SEM o channel shifting ativo, OU com o país selecionado como Brasil, não vai "enchergar" o Airgrid. Teria que ver bem se a seleção de país é a mesma, se o channel shifting está desmarcado nos 2, esses detalhes.
    (Fora ver o apontamento exato do Airgrid. O nanostation é IMPOSSIVEL errar apontamento, 60º é uma fatia de pizza de 6 pedaço, já 6º é uma fatia de uma pizza de 60 (Sessenta) pedaços, é bem fácil errar o apontamento com isso. Mas quando acerta, o alcance é muuuuuuito maior com Airgrid!)

  6. #6

    Padrão Re: Link 6km com Airgrid e Nanostation

    Entendi,
    rubem, pouco depois de ver sua resposta meu cliente ligou e disse estar sem conexão. Eu mudei o canal, coloquei manual no 5805, alterei o Rate para MCS 2, e o ACK coloquei 5 milhas, na hora que reiniciou o equipamento, conectou! E o CCQ varia de 93% à 99%, AirMax Quality varia de 43% à 50%...

    Devo fazer essas alterações também no cliente ou apenas no NS5 já basta?

    Muuuito obrigado pela ajuda!

  7. #7

    Padrão Re: Link 6km com Airgrid e Nanostation

    Eu faria também no cliente por perfeccionismo, mas se a conexão ficar estável é porque a visada está estável e não precisa otimizar mais que isso.

    Se cair depois de umas horas dá pra suspeitar de problema na visada, ter CCQ acima de 90% e derepente cair não é normal, seria uma variação de sinal muito grande, e variação grande só existe quando algo entra na zona de fresnel.

    (E fazer isso no cliente ia permitir que o sinal piorasse ainda mais sem cair, mas isso é tudo paleativo pra sinal ruim, no mundo da fantasia você tem que ir cortanto as arvores e demolindo as construções no meio do caminho :-)

  8. #8

    Padrão Re: Link 6km com Airgrid e Nanostation

    rubem, essas dicas me ajudaram muito a princípio...
    Estou começando agora com redes de longas distâncias e pra falar a verdade não entendo básicamente nada, minha área é outra rsrsrs.

    Muito obrigado pela ajuda!