+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question AJUDA RÁPIDA: Enlace de 2,5KM com barreira usando 900Mhz

    E ai galera tudo blz? Espero que sim.
    Gente preciso fechar um enlace de 2,5KM, mas existe um morro de 60m de altura entre os pontos, já tirei todas as medidas no Google Earth, o morro fica 100 metros de um dos pontos.
    Será que usando esse equipamento abaixo consigo passar pelo menos 5mb?
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...9-unitario-_JM

    Desde já agradeço a ajuda e desejo um bom ano a todos.

  2. #2
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: AJUDA RÁPIDA: Enlace de 2,5KM com barreira usando 900Mhz

    não sei se funciona muito bem esta ai, mais sempre usei um muito bacana que é composto com um cartão XR9/RB 411AH/Antena yagi, eu tenho ponto com 17mk funcionando a mais de 6 anos passando 7mega.

    este eu sei que funciona.
    tentei usar o M9 não deu certo.

  3. #3

    Padrão Re: AJUDA RÁPIDA: Enlace de 2,5KM com barreira usando 900Mhz

    Olha fazer ptp com 900mhz é meio complicado,vc pode ter problemas.Mas...
    Você pode até fazer o ptp comunicar mas saber quanto passará de banda é quase impossível saber.
    Quando mais próximo o obstaculo maior será a dificuldade de passar banda,de que é feito o obstaculo,ruídos etc.Por isso é difícil o quanto será a banda passante.

  4. #4

    Padrão Re: AJUDA RÁPIDA: Enlace de 2,5KM com barreira usando 900Mhz

    pessoal, mas pode usar 900mhz ?

  5. #5

    Padrão Re: AJUDA RÁPIDA: Enlace de 2,5KM com barreira usando 900Mhz

    Poder até pode, mas acho que 900mhz com barreiras é algo que não tem como saber quando vai conseguir de banda, somente testando mesmo em campo. Use a ferramenta da ubnt http://airlink.ubnt.com/ que te da uma noção entre o ponto a e o ponto b.

  6. #6

    Padrão Re: AJUDA RÁPIDA: Enlace de 2,5KM com barreira usando 900Mhz

    Nao existe radio capaz de passar um morro pois o sinal de radiofrequencia nao passa. Sem visada, sem lik!!!

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    E ai galera tudo blz? Espero que sim.
    Gente preciso fechar um enlace de 2,5KM, mas existe um morro de 60m de altura entre os pontos, já tirei todas as medidas no Google Earth, o morro fica 100 metros de um dos pontos.
    Será que usando esse equipamento abaixo consigo passar pelo menos 5mb?
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...9-unitario-_JM

    Desde já agradeço a ajuda e desejo um bom ano a todos.

  7. #7

    Padrão Re: AJUDA RÁPIDA: Enlace de 2,5KM com barreira usando 900Mhz

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Nao existe radio capaz de passar um morro pois o sinal de radiofrequencia nao passa. Sem visada, sem lik!!!
    Descordo do amigo. RF não "fura" o obstáculo, e sim através de reflexões "poderá" sim ultrapassar obstáculos. Então afirmar que "sem visada, sem link" é incorreto. Senão, Eu e muitos não teriam XR9/Yagi 20dBs instalados Brasil a fora, funcionando.

  8. #8

    Padrão Re: AJUDA RÁPIDA: Enlace de 2,5KM com barreira usando 900Mhz

    Negativo, essa afirmação nao tem sustento. A tecnologia 802.11n tem boa recepção para multi reflexões , quer disser que ela consigue "gerenciar" a recepção de sinais vindos de varios percursos, porem nao que disser que ela vai ultrapassar morro.

    Ate frequencias de 400MHz poderá se aproveitar a difração no obbstaculo interferente, porem para microondas deverá utilizar o calculo dos aneis de Fresnel.
    Não é papo amigo, é fisica da propagação.


    Corrigindo "Em microondas, Sem Visada Sem Link"

  9. #9

    Padrão Re: AJUDA RÁPIDA: Enlace de 2,5KM com barreira usando 900Mhz

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Negativo, essa afirmação nao tem sustento. A tecnologia 802.11n tem boa recepção para multi reflexões , quer disser que ela consigue "gerenciar" a recepção de sinais vindos de varios percursos, porem nao que disser que ela vai ultrapassar morro.

    Ate frequencias de 400MHz poderá se aproveitar a difração no obbstaculo interferente, porem para microondas deverá utilizar o calculo dos aneis de Fresnel.
    Não é papo amigo, é fisica da propagação.


    Corrigindo "Em microondas, Sem Visada Sem Link"
    802.11n em 900Mhz ? pensei que era só em 2.4 e 5.8Ghz !! Não podia ter respondido com esta explanação toda ao colega warllock01 ? O detalhe que é da forma que vc colocou não dá nem chance de cara fazer raciocinar, e pensar vencer o obstáculo (não o morro) mais sim o problema.

  10. #10

    Padrão Re: AJUDA RÁPIDA: Enlace de 2,5KM com barreira usando 900Mhz

    A explanação voce deu para multireflexões pertence a um conceito de 802.11n , por esse motivo fiz essa argumentação.

    Fui claro o susficiente com o colega definiendo "Sem visada , sem link" o que leva a raciocinar que para vencer o problema deve procurar a Visada direta. A partir dai vem o analisis utilizando algum programinha de propagação.


    Citação Postado originalmente por cunhajr Ver Post
    802.11n em 900Mhz ? pensei que era só em 2.4 e 5.8Ghz !! Não podia ter respondido com esta explanação toda ao colega warllock01 ? O detalhe que é da forma que vc colocou não dá nem chance de cara fazer raciocinar, e pensar vencer o obstáculo (não o morro) mais sim o problema.

  11. #11

    Padrão Re: AJUDA RÁPIDA: Enlace de 2,5KM com barreira usando 900Mhz

    Ignorando o individuo que afirma "Em microondas, Sem Visada Sem Link", que com essa afirmação está chamando diversos relatos aqui mesmo do fórum de mentirosos.
    Alguém me recomenda um kit eficiente para P2P em 900Mhz?

  12. #12

    Padrão Re: AJUDA RÁPIDA: Enlace de 2,5KM com barreira usando 900Mhz

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Ignorando o individuo que afirma "Em microondas, Sem Visada Sem Link", que com essa afirmação está chamando diversos relatos aqui mesmo do fórum de mentirosos.
    Alguém me recomenda um kit eficiente para P2P em 900Mhz?
    Uso o que o colega Genis recomendou. A diferença é que minha distância entre os pontos são 2Km e por conta do relevo (morros) não consigo mais que 5MB de banda, mais me atende perfeitamente,já que no sítio minha velocidade com o provedor é de 2MB/4MB. Uso antena Yagi de 20dB XR9 e RB411, tal qual o Genis cita. Agora cada caso é um caso.

  13. #13

    Padrão Re: AJUDA RÁPIDA: Enlace de 2,5KM com barreira usando 900Mhz

    pessoal mas pode usar 900mhz assim, a todo direito? pra mim que era proibido, por ex, posso colocar uma antena em minha casa, e mandar para meu escritorio, sem ninguem me encher as paciencias?

  14. #14
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: AJUDA RÁPIDA: Enlace de 2,5KM com barreira usando 900Mhz

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Ignorando o individuo que afirma "Em microondas, Sem Visada Sem Link", que com essa afirmação está chamando diversos relatos aqui mesmo do fórum de mentirosos.
    Alguém me recomenda um kit eficiente para P2P em 900Mhz?
    eu ja uso e funciona, eu tenho um ponto a ponto com um morro de 17 metros obstruindo a visada e sem conta com as arvores no caminho e esta funcionando travado em 7Mb

  15. #15
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: AJUDA RÁPIDA: Enlace de 2,5KM com barreira usando 900Mhz

    Citação Postado originalmente por winlink Ver Post
    pessoal mas pode usar 900mhz assim, a todo direito? pra mim que era proibido, por ex, posso colocar uma antena em minha casa, e mandar para meu escritorio, sem ninguem me encher as paciencias?

    quando vc compra o cartão XR9 vem com uma etiqueta informando qual são os canais que pode usar, fora este não é permitido.

  16. #16

    Padrão Re: AJUDA RÁPIDA: Enlace de 2,5KM com barreira usando 900Mhz

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    quando vc compra o cartão XR9 vem com uma etiqueta informando qual são os canais que pode usar, fora este não é permitido.
    mas então não posso comprar uma nanobridge 900mhz, tem que ser com cartão?

  17. #17
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: AJUDA RÁPIDA: Enlace de 2,5KM com barreira usando 900Mhz

    os meus nano estão parados aqui não deu certo nem na bancada.

  18. #18

    Padrão Re: AJUDA RÁPIDA: Enlace de 2,5KM com barreira usando 900Mhz

    900mhz funciona. Mas não é receita de bolo.
    Só testando para ver o comportamento no local. E vai com visada prejudicada pois é uma frequencia mais baixa.
    E como em radiofrequencia quanto maior a frequencia mais crítica a visada, é bem possível enlaces em 900mhz;
    Tem que cuidar do canal para evitar problemas com operadoras da vizinhança do canal

    Temos no provedor um enlace em 900mhz de aproximadamente 13km e não tem aquela visada que se espera, pelo contrário, mas está lá passando o que precisa para atender um cliente.
    Não espere muita banda, mas o suficiente para atender alguns clientes.

    Para terem uma ideia de uso em frequencias mais baixas, os 700mhz atualmente são a "menina dos olhos" da Anatel e das grandes operadoras pois pode atender sem visada longas distâncias.
    Logicamente que com protocolos melhores que o 802.11, mas nada impede a conexão por falta de visada.
    E dos 700 para os 900, "é um pulinho". Por isso que os 900 pode surpreender positivamente.
    Mas como disse, só testando.