+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Solução barata para ping, qual??

    Pessoal, bom dia,
    Gostaria de implementar na rede cabeada um simples monitoramento por ping, dai queria saber qual a solução mais barata de placa que aceite receber um enreço ip que poderia usar, minha idéia é colocá-las em pontos estratégicos apenas para monitorar os ramais, dai a colocaria junto ao switch.
    Sugestões??

  2. #2

    Padrão Re: Solução barata para ping, qual??

    Eu entendi que vc quer criar ramais para o caso de tentar localizar possiveis problemas do tipo uma area com internet e outra sem, e dai poder checar no servidor por onde comecar a procurar o problema.

    Se for esse o caso e voce autenticar por PPOE é so colocar um roteador do mais baratinho que encontrar dentro da caixa hermetica mesmo do ponto que quer monitorar e vai saber se naquele ponto seu link esta passando.

    Caso precise de maiores informacoes desses ramais, ou seja um monitoramento mais preciso e detalhado sera uma RB750 em cada ponto que jugar necessario e ser feliz.

  3. #3

    Padrão Re: Solução barata para ping, qual??

    Ja tinha pensado nisso, mas mesmo o mais barato que encontrei são sempre 40 conto, é quase o valor de um swithc com Vlan, ai é chato.

  4. #4

    Padrão Re: Solução barata para ping, qual??

    Sem contar que no roteador você iria ter um controle de banda real para o cliente? Acho melhor como um Switch com VLAN mesmo e esperar alguém ligar para a empresa notificando o problema.

  5. #5

    Padrão Re: Solução barata para ping, qual??

    O ideal mesmo é setorizar a rede.
    Tipo uma rb por setor mesmo.
    Eu possuo três torres,cada uma possui ip válido autenticando direto em um server radius.Quando dá algum problema é na localidade em específico.No meu caso uso wireless mas o princípio é o mesmo

  6. #6

    Padrão Re: Solução barata para ping, qual??

    No fim de cada ramal ao invez de um switch 8 portas poderia colocar um roteador barato (Sem wifi, claro), teria 4 portas em switch (3 pra clientes) e um endereço da lan dele pra monitorar ping.
    O CI que opera o switch nesses roteadores é o mesmo de switch's 5 portas, o desempenho seria o mesmo.
    Ao invez de 7 portas livres teria 3, talvez no meio tenha algum ponto com poucos clientes em potencial (Terrenos baldios, uma empresa com 100m de largura, orgão úblico, etc).

    Quero ver ocupar equalizadamente todas as 7 portas de todos os switch's pela rede toda, sempre deve ter switch com só 2 ou 3 portas em uso, a gente esquece de combinar com os clientes pra que eles morem em casas a uma distancia bem equalizada entre sí :-)

    (Roteador da TP-link, acho que R460, lembro de ver abaixo de R$ 40 a algum tempo, ele opera bem em bridge, mas eu usaria a wan (Mesmo em bridge) pra algum cliente e não pra entrada, o CI de switch espalha tudo o que recebe, mas entre a wan e esse ci de switch existe o processador, mesmo mesmo em modo bridge não consegue os 100Mbps. Com ele em bridge são 4 portas pra clientes, o que dá na mesma que o pessoal que usa switch de 5 portas em rede ethernet, afinal precisa switch a cada MENOS de 100m, e em 100m dependendo do tipo de loteamento as vezez nem tem 5 moradores, que dirá 4 clientes (Aqui Os postes ficam entre 50 e 75m, e os terrenos tem 15 a 20m de largura, onde tem 20m e postes a 70m (Uns 70% da area urbana) não tem porque colocar switch de 8 portas, um de 5 sobra, um roteador barato (R460, digamos) idem)

  7. #7

    Padrão

    Agradeço Rubens,
    Porém mesmo os roteadores cabeados não encontro nada abaixo de 40,00.
    Só pra render melhor a idéia do que queria fazer, era ter como espetar um plaquinha qualquer (mas que tenha ip e responda a ping) nos switch que eu julgar necessário, sem mexer com a rede cabeada.

  8. #8

    Padrão Re: Solução barata para ping, qual??

    É que pra ser alimentado por 9 ou 12V precisa VRM, que já tem um custo, aí precisa um chipset de roteador, que tem custo, este precisa memoria ram, aí precisa o trafeo/driver, enfim, teria um custo de fosse fabricado em grande escala, bem maior que uma placa de rede pci (Que não tem vrm, não tem ram, e tem um CI bem mais pobre e barato), até que R$ 40 por um AP não é tão caro.

    O que tem de menor e mais parecido são os mini-roteadores USB:
    http://www.ebay.com/itm/2014-NEW-AP-...-/131368732367
    Precisaria tirar 5V de algum lugar pra alimentar ele, isso mesmo sem um modem 3G plugado atua como roteador, ele tem IP configurável. Mas... no brasil é até mais caro que roteadores wifi baratos, e precisaria conversor dc-dc pra tirar 5V de algum lugar.

    Tem modulos ethernet pra rs232, zigbee, ou outros padrões, são pequenos, mas como não existe demanda eles são mais de R$ 100. Precisa demanda pra ser barato, roteador wifi é barato muito mais pela demanda (O brasil tem potenciais 50 milhões de consumidores disso).

    Na Tryboo (Finada Dexcom) tinha uns modelos de AP's na casa dos R$ 32 ou 35 (Em promoções chegou a R$ 29 a partir de 10 unidades), não sei se ainda tem, o site tryboo.com.br está desativado então vou passar os contatos que tenho lá: [email protected].b e [email protected] , fone (11) 4328 5899 e (11) 2359 4101.

    Lembro de ver watchdog da Cianet que também é pequeno e simples, mas como também não existe demanda pra isso o preço é muuuuuito maior que switch com vlan ou APzinho barato.

    Placas PCI, PCI-e ou USB de rede não são nada além de um adaptador de formato, elas precisam um sistema operacional "por tras" pra ter IP e responder ping, mesmo as placas com suporte a PXE (Boot via rede) não respondem ping quando simplesmente alimenta elas (Pra ligar PC remotamente), é o chipset que recebe os dados da placa de rede, verifica se no setup da bios isso foi ativo ou não, verifica se o mac adress confere, e então liga o desktop, não é a placa de rede quem faz isso, ela sozinha não ia fazer nada, é um CI bem simplório por isso tem placa PCI a R$ 10, pra ter capacidade pra responder ping e ter IP precisa algo mais complexo, e ter opção em promoção na casa dos R$ 30 como a Tryboo já teve acho que é o menor custo que se pode conseguir, abaixo disso (Ou de uns R$ 35 em quantidade) só comprando direto da china e esperando 90 dias. Nessas horas um AP Aquario, Tenda, TPLink ou Gothan de R$ 40-45 nem é tão caro.
    (Comparado a um watchdog de R$ 80 ou 90)

  9. #9

    Padrão Re: Solução barata para ping, qual??

    Não existe nada mais barato do que lhe foi informado aqui no Brasil.
    Aqui uso roteadores TP-LINK 740N,
    uns com firmware DDRWT, este eu uso na rede e outros com SIMETBOX, este eu uso no final da Rede, pois mede a velocidade a cada 1 hora e ping a cada 1 minuto, ainda tenho tudo no Dude

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por crnet Ver Post
    Não existe nada mais barato do que lhe foi informado aqui no Brasil.
    Aqui uso roteadores TP-LINK 740N,
    uns com firmware DDRWT, este eu uso na rede e outros com SIMETBOX, este eu uso no final da Rede, pois mede a velocidade a cada 1 hora e ping a cada 1 minuto, ainda tenho tudo no Dude
    Pois é...valeu.

  11. #11

    Padrão Re: Solução barata para ping, qual??

    Aqui usamos uma solução que sai a 30 R$, e tudo feito via SNMP com Dude monitorando, detalhe, fazemos isso a cada 500 Metros e Com SSID da empresa e telefone.
    O Dude colhe a Ping, Banda e etc, qualquer problema já ta chegando torpedo.

  12. #12

    Padrão Re: Solução barata para ping, qual??

    @Fael, tentei rodar o Dude para gerenciar minha rede e percebi que minhas rbs chegavam a 100% de processamento constantemente, após desabilitar o Dude voltava ao normal, não acontece contigo isto?

  13. #13

    Padrão

    Geralmente pessoal instala o Dude dentro da Rb, acho um erro (Opinião minha)...
    Aqui temos uma Vm só para isso, deixa a rb trabalha plenamente, Fazer ela rotear, limita banda, firewall e ainda fica coletando dados, NEM ROLA.
    Então basicamente rodamos ele sobre o Windows.
    Segue uma foto, esse dude é novo, foi feito de madruga falta add ums 50 dispositivos, pois mudamos de Vmware para XenServer e estamos refazendo as Vms.
    Segue imagem.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Monitorammento.jpg
Visualizações:	428
Tamanho: 	978,5 KB
ID:      	56703

  14. #14

    Padrão Re: Solução barata para ping, qual??

    Legal fael, eu não rodo na Rb, rodo em um equipamento com win7, devo estar fazendo algo errado.

  15. #15

    Padrão Re: Solução barata para ping, qual??

    Pois é Fael,
    E qual é a solução?

  16. #16

    Padrão Re: Solução barata para ping, qual??

    Aqui, uso da mesma forma, so que o meu esta tudo virtualizado em VMWARE ESXI FREE, nele tenho instalado o seguinte:
    Thundercache;
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         thu1.png
Visualizações:	349
Tamanho: 	232,2 KB
ID:      	56708
    Mikrotik de Borda Versão 5.26 rodando 80 Megas de Link dedicado
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk1.png
Visualizações:	332
Tamanho: 	112,7 KB
ID:      	56709
    2 Mk-auth, controlando 450 clientes
    1 Windows Xp com Dude,
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dude1.png
Visualizações:	1020
Tamanho: 	283,3 KB
ID:      	56713
    2 Server DNS com Unbound
    Meu VMWARE
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vm1.png
Visualizações:	433
Tamanho: 	110,1 KB
ID:      	56710Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vm2.png
Visualizações:	314
Tamanho: 	181,1 KB
ID:      	56711Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vm3.png
Visualizações:	354
Tamanho: 	128,0 KB
ID:      	56712

  17. #17

    Padrão Re: Solução barata para ping, qual??

    Funciona legal o thundercache virtualizado ?

    Qual o limite da memória RAM na versão do VM ESXi FREE ??

  18. #18

    Padrão Re: Solução barata para ping, qual??

    Citação Postado originalmente por crnet Ver Post
    Aqui, uso da mesma forma, so que o meu esta tudo virtualizado em VMWARE ESXI FREE, nele tenho instalado o seguinte:
    Thundercache;
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         thu1.png
Visualizações:	349
Tamanho: 	232,2 KB
ID:      	56708
    Mikrotik de Borda Versão 5.26 rodando 80 Megas de Link dedicado
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk1.png
Visualizações:	332
Tamanho: 	112,7 KB
ID:      	56709
    2 Mk-auth, controlando 450 clientes
    1 Windows Xp com Dude,
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dude1.png
Visualizações:	1020
Tamanho: 	283,3 KB
ID:      	56713
    2 Server DNS com Unbound
    Meu VMWARE
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vm1.png
Visualizações:	433
Tamanho: 	110,1 KB
ID:      	56710Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vm2.png
Visualizações:	314
Tamanho: 	181,1 KB
ID:      	56711Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vm3.png
Visualizações:	354
Tamanho: 	128,0 KB
ID:      	56712
    Boa tarde! Como funciona isso? Primeiro instala qual sistema operacional? Tenho um Poweredge 2900 com 2 xeon 12gb de memória 4tb de armazenamento e estou querendo deixar o Thunder + Dude + Unbound + Mk auth, será que vai tranquilo? Tenho 150mb de link

  19. #19

    Padrão Re: Solução barata para ping, qual??

    A versão free do ESxi tem limitação de 2 CPUs física, se não me engano RAM é ilimitado.

    Enviado via ASUS_T00J usando UnderLinux App

  20. #20

    Padrão Re: Solução barata para ping, qual??

    Se for só pra monitorar pelo ping, você pode usar os roteadores dos próprios clientes. Assim não terá custo algum. Caso esse cliente fique offline por ter desligado o roteador por exemplo, você pode pingar para outro cliente que sai do mesmo ponto ou que saia de um ponto posterior ou anterior.
    Última edição por lleonardo; 17-08-2016 às 21:09.