Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    Galera, é o seguinte hoje me procurou um pessoal da cidade vizinha que tera uma festa na cidade, e querem contratar internet e arrumar WIFI gratuito para todos.
    Minha duvida é, acredito que destas 20.000 pessoas pelo menos 40% tenha um celular e se conect ao wifi, para usar whatsapp, istagram e facebook, quantos megas eu oferto?
    E sobre equipamento, o que comportaria tantas pessoas? Pensei em por unifii outdoor, varios, tudo com o mesmo SSID, assim cada um pegaria da parte com maior sinal.
    Peço ajuda de quem ja teve experiencia, pretendo dar uma boa qualidade no serviço...
    Desde ja Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    Amigo,

    Unifi é muito bom, porém na versão simples você não pode colocar mais do que 35 clientes, já na versão Pró, o dobro disso, sendo assim você teria que ter MUITOS para atender essa quantidade de usuários. Para te atender bem vou recomendar Ruckus ou Wavion. Sobre o link, fica difícil precisar...

  3. #3

    Padrão Re: Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Amigo,

    Unifi é muito bom, porém na versão simples você não pode colocar mais do que 35 clientes, já na versão Pró, o dobro disso, sendo assim você teria que ter MUITOS para atender essa quantidade de usuários. Para te atender bem vou recomendar Ruckus ou Wavion. Sobre o link, fica difícil precisar...
    Entendi, este Ruckus eu não conheço, ja Wavion eu ja vi, e e muito bom, mas o valor é muito salgado.

  4. #4

    Padrão Re: Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    Mas quem tem porte para fazer uma festa de 20k tem potencial para pagar por isso.
    Ou não tem noção do que é distribuir internet para 20.000 pessoas.

    Não é bem assim, eu só arriscaria com um projeto bem elaborado.
    Equipamentos SOHO só vai ser dor de cabeça.

    Também voto em Ruckus. E a solução para isso vai ser salgada.

  5. #5

    Padrão Re: Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    Concordo com os senhores, estou vendo as possibilidades antes de dar orçamento.


    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Mas quem tem porte para fazer uma festa de 20k tem potencial para pagar por isso.
    Ou não tem noção do que é distribuir internet para 20.000 pessoas.

    Não é bem assim, eu só arriscaria com um projeto bem elaborado.
    Equipamentos SOHO só vai ser dor de cabeça.

    Também voto em Ruckus. E a solução para isso vai ser salgada.

  6. #6

    Padrão Re: Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    Netuai,

    Quanto a banda, fica difícil ajudar, se a organização da festa quer uma internet TOP, estimo ai mais de 300mb em... Recomendo que você use um bom cache instalado dentro da feira tmb.

  7. #7

    Padrão Re: Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Netuai,

    Quanto a banda, fica difícil ajudar, se a organização da festa quer uma internet TOP, estimo ai mais de 300mb em... Recomendo que você use um bom cache instalado dentro da feira tmb.
    Acho que vai ser uns 200k por pessoa, pois é apenas para uso com celulares whatsapp, entre outras redes sociais

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    Olha ajudei um pessoal com uma festa tinha umas 10 mil pessoas foi feita com rb em mesh o maior problema foi a quantidade de pacotes e não de banda

  9. #9

    Padrão Re: Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Olha ajudei um pessoal com uma festa tinha umas 10 mil pessoas foi feita com rb em mesh o maior problema foi a quantidade de pacotes e não de banda
    cheguei a pensar em montar os antigos pc-ap com placa em 2.4 pra ver se da, mas tenho medo de darem pau...

  10. #10

    Padrão Re: Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    pode pensar em 1Gb de link, pois quando falar que investiram X mil o dono da festa vai querer transmitir este evento em 4K pela internet.

  11. #11

    Padrão Re: Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    Amigo Netuai, ja atendi eventos com ate 4000 pessoas e uso 1 wavion com 15 mb banda, funciona redondo os smarts e tablets não consomem muita banda , o ideal no seu caso sera colocar no minimo uma rb 450g para gerenciar e distribuir o range de ips via dhcp, e no minimo 2 wavions o ideal seria 3 wavions com rb 1100 ah para aguentar o tranco, como o colega postou o maior problema e a quantidade de PPS e nao a banda.
    Quanto a fazer com Rbs distribuindo sinal ou outro tipo de equipamento, esquece, vai travar tudo, ja tentei e só me deu dor de cabeça.

  12. #12

    Padrão Re: Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Amigo Netuai, ja atendi eventos com ate 4000 pessoas e uso 1 wavion com 15 mb banda, funciona redondo os smarts e tablets não consomem muita banda , o ideal no seu caso sera colocar no minimo uma rb 450g para gerenciar e distribuir o range de ips via dhcp, e no minimo 2 wavions o ideal seria 3 wavions com rb 1100 ah para aguentar o tranco, como o colega postou o maior problema e a quantidade de PPS e nao a banda.
    Quanto a fazer com Rbs distribuindo sinal ou outro tipo de equipamento, esquece, vai travar tudo, ja tentei e só me deu dor de cabeça.
    Tambem tentei numa festa bem menor com mikrotik, com poucos usuários ja travava tudo. Procurei Wavion pra comprar mas nao estou encontrando.

  13. #13

    Padrão Re: Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    Pela pesquisa que fiz para atender uma boate com 3k de pessoas, o melhor que achei foi o Ruckus, até 250 por ap em 2.4G e + 250 em 5.8G no mesmo AP. Porém o preço acima de 4K por ap.

  14. #14

    Padrão Re: Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    Cara é complicado, esse link vai durar quantos dias? Já providenciou o Rack mais equipamentos CCR é uma boa solução + um bom Cache. No caso você tem que ter Rádios para Backup já pensou nisso? Atender entorno 8000 clientes é complicado na minha opinião séria melhor você tecerizar um outro provedor que seja amigo seu lógico para lhe ajudar com o fornecimento do link. Olhe esse vídeo para você ver mais ou menos o que você vai encontrar a frente e o que você tem que ter.

  15. #15

    Padrão

    Lógico isso muda para cada cenário.

  16. #16

    Padrão Re: Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    Compra wavion na Zimitti telecom (fala com o Romulo), homologado tudo certo, o modelo WBSn-2400 esta custando 10mil reais homologado e com nota, suporta 225 cliente segundo a wavion, tem o modelo WBSn-2450 trabalha em 2.4 e 5.8 ao mesmo tempo (visto que hoje os celulares top estão suportando 5.8 tambem) esse suporta 450 cliente.

  17. #17

    Padrão Re: Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    Estou pensando em como fazer, procurei wavion, e tudo, mas nao estou encontrando. De inicion tinha idealizado o uso de unifi mas tenho mede de nao suportarem

  18. #18

    Padrão Re: Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    Skype do Romulo da Zimitti Telecom é romulo6210, eles são revenda oficial da wavion entre outros radios de alta performance, eles fazem projeto para prefeituras de cidades digitais, entao eles tem experiencia em grande demanda de usuarios. (Fala que o Felipe da WFNet de itapetininga que indicou)

  19. #19

    Padrão Re: Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    Citação Postado originalmente por fvnunes Ver Post
    Skype do Romulo da Zimitti Telecom é romulo6210, eles são revenda oficial da wavion entre outros radios de alta performance, eles fazem projeto para prefeituras de cidades digitais, entao eles tem experiencia em grande demanda de usuarios. (Fala que o Felipe da WFNet de itapetininga que indicou)
    obrigado, vou entrar em contato e digo sim

  20. #20

    Padrão Re: Quero opinião: Como atender uma festa com mais de 20.000 pessoas?

    Galera, tem que ver se o investimento vale a pena, para comprar vários wavions ou Ruckus vai ter que meter a mão no bolso, e esse evento terá que se repetir nos anos seguintes, nao sei quanto pretende cobrar mas creio que seja investimento a longo prazo.