+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão nanostation loco m2 nao associa

    tenho um nanostation loco m2 na casa do meu pai e nao esta mais conectando ele acha a rede mais nao conecta instalei faz 6 meses e sempre funcionou normal , oque podera ser? tenho um outro nanostation loco m2 na casa do meu irmao e esta funcionando normalmente na foto tem as distancias
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	258
Tamanho: 	203,8 KB
ID:      	56682

  2. #2

    Padrão Re: nanostation loco m2 nao associa

    Independente da distancia tem que ver como chega o nível de sinal.
    Em 80m com arvores e construções no caminho você ter sinal baixo e insuficiente tipo -85, sinal assim até escaneia, mas nunca conecta.

    Wifi precisa visada pra ter alcance, 2 NS Loco M2 se conectam com visada a uns 2 ou 3Km, mas sem visada depende do que tem no meio, depende da densidade do que tem no meio do caminho, arvores tem densidade alta dependendo da umidade nas folhas (Agua tem densidade grande, não tem espaço entre as fibras tipo madeira), telhados secos ou molhados mudam o quanto atenuam o sinal, tem um monte de coisas que muda a atenuação de wifi conforme a umidade, mas em ambiente residencial as arvores crescendo, e perdendo ou ganhando folhas conforme a época do ano mudam muito o alcance com obstaculos.

    Veja no setup qual o nível de sinal, algo tipo -60 seria bom, mas -70 (-1 é maior que -2, lembra que são valores negativos) sem visada pode ser sinal chegando por reflexo e não por linha reta, nem sempre se consegue conexão sem visada mesmo em 80m.
    Veja se tem como posicionar os Nanostation altos, tipo num tubo de aço de 2m, com 3 estaios de arame comum, no ponto mais alto do telhado, pra "tirar" da frente o maximo possível de obstaculos.

    Tem outras configurações pra OTIMIZAR a conexão, mas o basico de conectar só precisa sinal mínimo, ter sinal suficiente pra escanear a rede não significa de forma nenhuma que tem sinal suficiente pra conectar, você escaneia sinal até com algo tipo -90, mas só conecta com -80 ou mais, mas sem visada muito do que chega é por reflexo (Reflete numa arvore na lateral), só que wifi é conexão bidirecional, o sinal de A pra B pode refletir naquela arvore, mas o sinal de B pra A não reflete ela por isso a conexão não é estabelecidade, sem visada é tudo loteria, não dá pra confiar em nível de sinal exibido, precisa sinal muito alto pra ter conexão mínima, enquanto COM visada total mesmo um sinal muito baixo pode permitir uma conexão muito boa.

    Se tem mesmo visada total (Encherga perfeitamente a outra CPE), então passe um print screen das abas de config. wireless do setup dos Nanostation.

  3. #3

    Padrão Re: nanostation loco m2 nao associa

    Simplificando: se sempre funcionou e agora deu esse problema , o mais provavel e que queimo etapa de saida de RF. Ele receve sinal corretamente e voce enxerga no survey porem quando tenta associar nao consegue.

    Para testar: configura ele como AP e verifica com um celular se consegue enxergar no survey.
    Caso nao conseguir , o problema é o mencionado (nao tem solução)

    Citação Postado originalmente por leandrojacomelli Ver Post
    tenho um nanostation loco m2 na casa do meu pai e nao esta mais conectando ele acha a rede mais nao conecta instalei faz 6 meses e sempre funcionou normal , oque podera ser? tenho um outro nanostation loco m2 na casa do meu irmao e esta funcionando normalmente na foto tem as distancias
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	258
Tamanho: 	203,8 KB
ID:      	56682

  4. #4

    Padrão Re: nanostation loco m2 nao associa

    no inicio quando instalei o sinal ficava em torno de -70 - 73 assosiava tranquilo, agora fico -86 , eu tirei a antena do lugar e coloquei próximo da torre e associo normal quando instalei no local não acho mais, outro teste que eu fiz eu associei com um roteador que fica próximo e associo normalmente pode ser o nano com defeito mesmo?

  5. #5

    Padrão Re: nanostation loco m2 nao associa

    -86 é sinal baixo demais, -70 é suficiente.

    Se tem obstaculos (Pra essa distancia um NS Loco com visada devia ter -50, então com certeza tem obstaculos) lembra que os obstaculos mudam com o tempo, as arvores crescem, as folhas armazenam umidade ou evaporam ela conforme a época do ano, as folhas caem, os galhos crescem, as paredes e telhados seguram umidade, etc, então não se pode confiar em rede sem visada.

    Com sinal -86 não tem muito o que fazem sem visada. SE tivesse visada total e a distancia fosse de 5Km aí sim sinal -86 seria usável, seria só usar MCS8 digamos, mas com obstaculos esse sinal é mais que inútil, sem visada tem que conseguir pelo menos -70.

  6. #6

    Padrão Re: nanostation loco m2 nao associa

    A visada ta 100% fica bem alto nao tem arvores no caminho

  7. #7

    Padrão Re: nanostation loco m2 nao associa

    Aposto q queimou o amplificador de rf.

  8. #8

    Padrão Re: nanostation loco m2 nao associa

    Mas vocês já viram etapa de RF queimada?
    Cartão minipci de 10 anos atras até tinha muito desse problema, perder potencia em tempestade (Não lembro de um perdendo sensibilidade, só perdendo potencia), mas os componentes evoluiram muito desde aquelas velharias ABG, a tensão de ruptura dos mosfets subiu pra caramba.

    Eu aposto mais em bobeira na configuração, espero um print screen da aba wireless e advanced dos setups pra indicar alguma coisa que possa estar atrapalhando mais que ajudando.

    (Porque insisto nisso? Porque "tinha" -70 a -73, numa distancia tipo 80m ou 290m devia ter sinal muito maior, em 80m devia ter quase -40 de sinal, em 290m imagino que uns -55 a -60, ou tem algo na visada sim, ou tem algo muito errado na configuração desde o começo. Erro de polarização em NS Nano não é possível, mas se tem outro tipo de CPE num dos 3 pontos aí sim pode ver polarização, o default do NS é ativar dupla polarização, mas vai que alterou (Tirou do modo adaptativo), se "errar" a polarização o sinal fica uns 30 a 35dB menor, e coincidentemente em 90m devia ter -40, que é uns 30dB maior que os -73 que haviam antes.

  9. #9

    Padrão Re: nanostation loco m2 nao associa

    problema em configuração acredito que não seja porque até no sábado retrasado paro de funcionar em ninguém mexer em qualquer configuração quando na torre e na casa dele, to indo para o paraguaí na semana que vem e vi uma loja que vende bastante antenas ubiquiti , na torre eu tenho uma pcba greatek e uma antena aquários tava pensando em trocar tem alguma antena mais direcional para os 2 pontos mais direcionado? qual me recomendaria, to mandando 2 mega para cada um