+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como passar ip público para cliente via PPPoE sem nat 1:1 e sem netmap {tutorial}

    Essa foi um problema que me custou uma boa parte do meu tempo,
    pesquisei em vários sites, e recorri à ajuda de vários usuarios aqui do under, até que em fim consegui e to repassando aqui a
    configuração que por sinal é bem simples !

    1- ip addresses, insira a sua faixa de ip valido, que no meu caso foi (ex): 178.722.221.0/28 minha interface selecionada foi minha bridge para clientes,

    2- ip pool, crie um pool com a quantidade de endereços de ips válidos que deseja usar, no meu caso ficou 178.722.221.2-178.722.221.15, ou seja, tenho 14 ips para repassar pros clientes, gateway ficou 178.722.221.1,

    3- ip firewall nat, se você tiver um masquerade que utilize todo ip interno de sua rede e repasse pro seu link normal, desabilite-o
    e crie um masquerade para cada classe de ip que você tiver, como por exemplo,

    chain, srcnat
    src address, 10.1.0.0/24
    out interface, a interface que chega seu link.
    action, masquerade

    No meu caso o meu ip interno foi o 10.1.0.0/24, coloque todos os ips internos que tiver, cada um em uma masquerade diferente.

    Aqui não foi necessário colocar a faixa de ip publico no masquerade.

    ppp profile, crie um profile igual vc cria seu outros normais, mas em remote address selecione o pool de ip válido que você criou.

    ppp Secret, no seu usuário do Secret que você deseja que tenha o ip público insira em remote address o ip público que o usuário ira ter, que no meu caso eu poderia colocar qualquer um entre 178.722.221.2 até 178.227.221.15',

    essa é a regra e dessa forma ela já vai funcionar corretamente, eu não sou nenhum expert em MK, mas estou apenas repassando uma informação.
    Última edição por taiendychyvu; 13-03-2015 às 08:56.

  2. #2

    Padrão Re: Como passar ip público para cliente via PPPoE sem nat 1:1 e sem netmap {tutorial}

    Utilizando este método qual ip aparece no site meuip.com.br , o definido no remote address ?

  3. #3

    Padrão Re: Como passar ip público para cliente via PPPoE sem nat 1:1 e sem netmap {tutorial}

    Citação Postado originalmente por deson00 Ver Post
    Utilizando este método qual ip aparece no site meuip.com.br , o definido no remote address ?
    Exato, vai aparecer o ip público que vc fixar no remote address do Secret

  4. #4
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Como passar ip público para cliente via PPPoE sem nat 1:1 e sem netmap {tutorial}

    Eu sei que já tem muito tempo esse tópico, mas estou passando por esse problema. Coloco o ip valido em Remote Address aí o cliente conecta, navega normal, mas o ip que aparecer no site meu ip é outro ip valido que tá na interface do link onde está sendo feito a nat principal, isso normal?

  5. #5

    Padrão Re: Como passar ip público para cliente via PPPoE sem nat 1:1 e sem netmap {tutorial}

    Citação Postado originalmente por Batmam Ver Post
    Eu sei que já tem muito tempo esse tópico, mas estou passando por esse problema. Coloco o ip valido em Remote Address aí o cliente conecta, navega normal, mas o ip que aparecer no site meu ip é outro ip valido que tá na interface do link onde está sendo feito a nat principal, isso normal?
    so prestar atenção direitinho no tutorial que vc consegue,
    Veja a parte de mascarar cada ip separado, eu estava tendo esse problema e só resolvi quando separei os masquerades, no firewall

  6. #6

    Padrão Re: Como passar ip público para cliente via PPPoE sem nat 1:1 e sem netmap {tutorial}

    Ola @taiendychyvu quando vc fala isso "178.722.221.0/30 minha interface selecionada foi minha bridge para clientes" a interface bridge esta a interface de entrada tambem ou apenas as interface dos clientes?


  7. #7
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Como passar ip público para cliente via PPPoE sem nat 1:1 e sem netmap {tutorial}

    então fiz conforme o tutorial, mas não conecta...por algum motivo não está dando certo aqui, também já pesquisei outro tópicos e não deu certo......

  8. #8

    Padrão Re: Como passar ip público para cliente via PPPoE sem nat 1:1 e sem netmap {tutorial}

    Citação Postado originalmente por deson00 Ver Post
    Ola @taiendychyvu quando vc fala isso "178.722.221.0/30 minha interface selecionada foi minha bridge para clientes" a interface bridge esta a interface de entrada tambem ou apenas as interface dos clientes?

    apenas os clientes, por exemplo, uma Rb de 5 portas, a Ether 1 chega o link, a ether 2,3,4 eu coloquei em bridge clientes para os pppoe e a 5 deixei com dhcp,

    entao eu devo colocar o ip 178.722.221.0/29 na bridge clientes..

    verifiquei que coloque um erro, não tem como o iP ser /30, porq ele não tem Mais de 1 ip disponível, então tem que ser no mínimo um /29

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Batmam Ver Post
    então fiz conforme o tutorial, mas não conecta...por algum motivo não está dando certo aqui, também já pesquisei outro tópicos e não deu certo......
    Vc esta fazendo o mascaramento correto ?
    se quiser eu posso tentar te ajudar, via acesso remoto..

  10. #10
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Como passar ip público para cliente via PPPoE sem nat 1:1 e sem netmap {tutorial}

    quero sim....adiciona meu skype aí, por favor, ou mano o seu que te adiciono
    o meu é netvida1

  11. #11

    Padrão Re: Como passar ip público para cliente via PPPoE sem nat 1:1 e sem netmap {tutorial}

    Citação Postado originalmente por Batmam Ver Post
    quero sim....adiciona meu skype aí, por favor, ou mano o seu que te adiciono
    o meu é netvida1

    Ja já te add,

  12. #12

    Padrão Re: Como passar ip público para cliente via PPPoE sem nat 1:1 e sem netmap {tutorial}

    Citação Postado originalmente por taiendychyvu Ver Post
    Ja já te add,
    O tópico já tem um tempo, mas me encontro com o mesmo problema, de fazer o masquarede, mas não sair pra internet. Tenho um bloco de Ips /26 e gostaria de repassar aos clientes. Pode me passar seu skype ?:

  13. #13

    Padrão Re: Como passar ip público para cliente via PPPoE sem nat 1:1 e sem netmap {tutorial}

    Bom dia Samuray433!
    Para repassar ips públicos para clientes o mais adequado e não usar NAT.

    Em caso de dúvidas fico à disposição

    Em caso de dúvidas fico a disposição

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Citação Postado originalmente por Samuray433 Ver Post
    O tópico já tem um tempo, mas me encontro com o mesmo problema, de fazer o masquarede, mas não sair pra internet. Tenho um bloco de Ips /26 e gostaria de repassar aos clientes. Pode me passar seu skype ?:

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por telmetrics Ver Post
    Bom dia Samuray433!
    Para repassar ips públicos para clientes o mais adequado e não usar NAT.

    Em caso de dúvidas fico à disposição

    Em caso de dúvidas fico a disposição

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles
    Como eu poderia fazer ? Uso Mikrotik RB2011. Porta ETH01 - (Recebe o Link do roteador Algar - IP: 200.200.129/26)
    Porta ETH 02 - Lan e saida do link - 192.168.61.0/24
    Criei um Pool com meus Ips válidos (200.200.200.130-200.200.200.189)
    Crio minhas profiles com os planos de internet (de 1MB a 10MB), dentro das profiles, em Local Adress, defino o IP da minha porta Wan da RB (200.200.200.129) em remote address, aponto para o Pool de ips válidos. Crio o secret do cliente pppoe, e em remote address, escolho o ip fixo que quero entregar a ele. Ele autentica, conecta, o MKT cria uma rota dinâmica, mas não navega.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         001.jpg
Visualizações:	408
Tamanho: 	60,8 KB
ID:      	61330Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         002.jpg
Visualizações:	313
Tamanho: 	46,3 KB
ID:      	61331Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         003.jpg
Visualizações:	323
Tamanho: 	53,6 KB
ID:      	61333

  15. #15

    Padrão Re: Como passar ip público para cliente via PPPoE sem nat 1:1 e sem netmap {tutorial}

    Bom dia Samuray433!

    Esse problema deve estar ocorrendo devido a você estar atribuindo a sub-rede 200.200.129/26 á duas interfaces simultaneamente, no caso ETH1 e diversas outras interfaces PPPoE.

    Primeiro erro que percebi, o range ip que passou pra mim, 200.200.129.0/26 qual diz está estar na eth1, aparentemente você está passando essa range também para os clientes, porém esse range vai de 200.200.129.0 até 200.200.129.63, se for um /26 mesmo. Porém você diz que está usando o intervalo de 200.200.200.130 até 200.200.200.189. Isso não pode ser feito. Se a Algar passou um intervalo, você deve usar somente esse intervalo para que os IPS públicos funcionem na internet.
    Vou tentar orienta-lo, de acordo com as informações que me passou e considerando que estas informações estão corretas.Vamos lá

    Faça o seguinte:

    1-Divida sua sub-net /26 em duas redes /27,ficando então:
    Rede 1: 200.200.129.0/27
    Rede 2: 200.200.120.32/27

    2-O correto agora seria dividir a rede 200.200.129.0 em outras subnets, porém para nossos propósitos pularemos essa etapa e faremos somente a configuração do ip address na interface e testaremos. Os detalhes do "porque" de fazer isso fica para uma próxima.

    3-Agora irá atribuir a interface conectada ao equipamento da algar o seguinte ip, 200.200.129.2/30;

    4-Crie o Pool de clientes usando o intervalo, 200.200.129.34-200.200.129.62;
    5-Nos profiles PPPoE coloque em Local Address 200.200.129.33 e em remote address coloque o Pool que criou acima para os clientes.

    Com isso, se tiver configurado tudo direitinho a comunicação com o link da Algar e as rotas default para Internet seus clientes já devem estar acessíveis via internet usanso IP público.

    Para testar e só dar um ping via qualquer site no ip público de um cliente.(Atenção para o firewall windows que ele bloqueia ping).

    Só isso. Fácil fácil

    Em caso de esclarecimentos fico à dispossição

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles



    Citação Postado originalmente por Samuray433 Ver Post
    Como eu poderia fazer ? Uso Mikrotik RB2011. Porta ETH01 - (Recebe o Link do roteador Algar - IP: 200.200.129/26)
    Porta ETH 02 - Lan e saida do link - 192.168.61.0/24
    Criei um Pool com meus Ips válidos (200.200.200.130-200.200.200.189)
    Crio minhas profiles com os planos de internet (de 1MB a 10MB), dentro das profiles, em Local Adress, defino o IP da minha porta Wan da RB (200.200.200.129) em remote address, aponto para o Pool de ips válidos. Crio o secret do cliente pppoe, e em remote address, escolho o ip fixo que quero entregar a ele. Ele autentica, conecta, o MKT cria uma rota dinâmica, mas não navega.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         001.jpg
Visualizações:	408
Tamanho: 	60,8 KB
ID:      	61330Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         002.jpg
Visualizações:	313
Tamanho: 	46,3 KB
ID:      	61331Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         003.jpg
Visualizações:	323
Tamanho: 	53,6 KB
ID:      	61333

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Samuray433 Ver Post
    O tópico já tem um tempo, mas me encontro com o mesmo problema, de fazer o masquarede, mas não sair pra internet. Tenho um bloco de Ips /26 e gostaria de repassar aos clientes. Pode me passar seu skype ?:
    Meu skype é taiendychyvu