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  1. @rubem professor, um offtopic aqui, estou perto de migrar meu Cpd para 220v...
    Aqui é bifasico, o 220v é fase + fase, terei alguma eficiência em relação a consumo ?
    O que vai melhorar para mim e que vou por Ar-condicionado e os fios aqui são um pouco fora do padrão e teoricamente conseguirei passar pelo mesmo fio o dobro de Amperes correto ?
    Outro coisa, aqui tem aterramento e todas as antenas usam cabo Blindado e aterrado, ou seja não terei problemas quanto ao Fase + Fase.
    Grato pela resposta

  2. Ah sim, como a corrente circulando é menor, não só há menos perdas por aquecimentos em fios usando tensão mais alta, há menos perdas também nos componentes.

    Como fonte chaveada usa PWM a diferença não é tão grande, mas dá pra dizer que é algo assim:
    Fonte 24V 1A com consumo de 0,4A ligada em 127V tem rendimento de uns 88%
    Fonte 24V 1A com consumo de 0,4A ligada em 220V tem rendimento de uns 90%

    Fonte ATX 370W alimentando um i5 ligada em 127V tem rendimento de uns 84%
    Fonte ATX 370W alimentando um i5 ligada em 220V tem rendimento de uns 86%

    Geralmente em 220V as mesmas fontes tem uns 2% a mais de rendimento, como o rendimento depende do consumo na saída essa diferença não é por todo o range de consumo, mas por boa parte das potencias usadas. O que é curioso notar é que por mais que o rendimento mude, ainda não surgiu uma fonte que renda mais de 115V do que em 220V em qualquer consumo.

    Já o "problema" de 220V é ter menos nobreaks e impressoras no mercado. Se for olhar pelo lado da segurança, rede 127V sempre tem um neutro alí do lado, pronto pra qualquer descarga de estática e cia, pra uso domestico é melhor (Sem aterramento, sem equipto caro). Mas se vai ter aterramento, e usar nobreak DC ou se já achou nobreak AC 220V pelo mesmo preço, aí realmente é melhor partir pra 220V.

    (Fora que varias fontes bivolt não-automaticas quando passadas pra 115V operam com um dobrador de tensão na entrada, é o caso de lampada fluorescente compacta e de fonte ATX barata (Co mchave pra mudar de tensão), nelas a diferença de rendimento é 3 ou 4%, não muda o mundo, mas... se quer planejar bem, isso deve contar)


    Só não ajuda nada usar nobreak com entrada 220V e saída 115V, isso é ainda pior, porque o nobreak usa o trafo interno pra reduzir a tensão, e autotrafo sempre rende mal, em nobreak comum (R$ 200-600, não-senoidel, nem de dupla-conversão) geralmente o ato de usar ele pra passar de 220V pra 115V resulta num desperdício de belos 15 a 20%.

    (Tive nobreak 220>220V da Eaton, foi barato, até medi algumas coisas no Kill-a-watt com ele, mas não lembro se anotei ou comparei, o que lembro de anotar foi o desperdício nos malditos estabilizadores bivolt, que operam do mesmo modo, sempre saída 115V, independente da entrada ser 127 ou 220V, anotei que medi no kill-a-watt rede 220V alimentando monitor CRT de 70W exatos 70W numa imagem de teste (Tive que colocar o brilho no maximo pra arredondar o numero), coloquei uma merda de estabilizador SMS bivolt no caminho (Passando de 220V pra 115V) e o consumo pulou pra 85W (Na entrada do estabilizador, enquanto na saída tinha os mesmos 70W), ou seja, 20% a mais de consumo, ou melhor, 20% de desperdício criado pela porcaria que passa a toa de 220 pra 115V, medi isso e anotei tudo por conta dos zé-oreia que sempre insistem que "se não colocar estabilizador o pc vai queimar". O modus operandi nos nobreaks comuns, seja SMS ou qualquer modelo comum (Não-senoidal, nem de dupla-conversão) e atuar assim o tempo todo, transformando ou 127 ou 220V em 115V, é uma coisa muito idiota a se fazer. Enquanto equipamento 220V tem tensão de saída igual da entrada, portanto não tem desperdício nesse momento)

    Já em escritórios e casas eu sempre insisti pra que usassem 127V, já que usam impressoras laser, e 95% das a venda são apenas 127V, como se usa nobreak nesses locais por algo tipo 6 a 10h por dia, 5 ou 6 dias por semana, aí essa diferença no rendimento é insignificante (De 127 pra 115V não teria 20% de perdas, provavelmente só 10%), enquanto se usassem 220V precisariam trafo pra impressora laser, que por consumir mais desperdiçaria bem mais de 20% além do custo do trafo.



  3. Agora, uma situação que percebi. As queimas SEMPRE acontecem em antenas que ficam no topo de mastros. As antenas que ficam fora de mastros, ou então naqueles mastros pequenos tipo de antena da SKY, nunca tiveram queima.

    Será que isso tem alguma relação ?

    Os mastros que uso são tubos galvanizados de 3mt, os mesmos usados em antenas coletivas.

  4. Tenta pegar o costume de abrir as coisas queimas pra ver o que houve.
    Tem fonte que queima o PTC, sinal que consumiu demais. Tem fonte que estoura uns CI's, sinal de raio.
    Se a entrada da fonte (fusivel, ptc, diodos) estão bem, é de suspeitar que o dano veio de cima pra baixo, alta tensão induzia no cabo, um cabo blindado e aterrado reduziria isso, mas de qualquer forma precisa colocar no cabo alguma proteção contra sobretensão, nas 2 pontas do cabo já que a tensão é induzida no cabo esticado.

    CPE alta vai ter um cabo mais exposto a campo magnético criado por descarga proxima, ter um mastro 1m acima da CPE não ajuda nessa hora, o que ajudaria é ter cabo mais curto ou blindado e aterrado. Cabo mais curto exige CPE mais baixa, que atrapalha a zona de fresnel, que resulta em problema o ano todo e não só em caso de raio, então acho que colocar CPE mais baixa não é uma boa.

    A Ubiquiti tem protetor pra surto ou spikes induzidos no cabo:
    http://www.ubnt.com/accessories/ethe...rge-protector/
    É caro.... bem caro. Se colocar os 2 mesmo (Pra não queimar nem CPE nem fonte) fica mais caro ainda.

    Mas... se fizer "em casa" terá custo infinitamente menor, um circuito desse:
    http://alter.org.ua/docs/net/thunder/anti-thunder.gif
    Usando um keystone, um pedaço de cabo ethernet, um plug rj45, e uns diodos desse:
    http://www.ebay.com/itm/100PCS-1A-50...-/201074909043
    com esse zener:
    http://www.ebay.com/itm/80-Pcs-Axial...-/311253981474
    e colocando entre os pinos 5 e 7 um varistor desse:
    http://www.ebay.com/itm/10x-Varistor...-/311134085917
    você monta o troço com custo de uns R$ 8, e quando queima troca só varistor e zener, talvez um diodo, depende da descarga (Mas induções menores não viram em nada, se tiver um aterramento mínimo isso vai tudo pro terra).


    Enfim, tamanho de cabo influencia, e o quanto ele está exposto a induções por descargas proximas, uma casa simples com telhado simples não necessariamente está mais desprotegida, vai que na vizinhança tem arvores com solo úmido que conduz bem, a chance de indução será menor que uma casa alta, bem construída (Mas sem aterramento, claro), sem arvores ao redor, com a CPE uns 40cm acima do telhado, o cabo exthernet está exposto a campo eletromagnético de qualquer forma, seja cabo na vertical ou horizontal, cabo de par trançado se comporta como indutor e cria tensão alta nele, a blindagem reduz isso mas não acaba com isso, se a blindagem será suficiente em cada casa é outra estória.

    Essa tensão no cabo sempre vai ir pro ponto onde há diferencial de potencial com relação a ela, geralmente o terra, geralmente o caminho mais facil pra chegar no terra é pela fonte, chegando no neutro. Nalguns casos o estabilizador opera como um filtro LC (L de bobina, ele opera idiotamente como um trafo de 220>115V ou 127>115V, ou seja, é uma bobina em serie com a alimentação), isso ameniza os picos dessa descarga e a rede eletrica absorve a maior parte, mas não que isso seja a melhor opção, estabilizador é caro e protege somente casos de picos baixos (Mas por outro lado os relés fechando criam spikes na alimentação, você troca um problema por outro), um filtro de linha (Não uma regua) ia ter a mesma função e tem preço menor. Mas se a indução for maior a fonte será o ponto de maior resistencia, será o gargalo, a descarga vai queimar ela igual. Já se a descarga induzir tensão e correntes ainda maiores, vai queimar a lan da CPE se induzir ENTRE os 2 fios do par.
    (Por isso é importante crimpar num padrão, 1 e 2, 3 e 6, nada de crimpar feito criança com 1 e 2, 3 e 4, afinal o 4 não é usado em 10/100, é do poe)

    Se o tubo galvanizado está parafusado na parede de concreto, pena que tem buchas plasticas, mas se for parede sem pintura acredite, a condução por esse tudo até o terra é razoavel, não é nada perto de um aterramento decentes com astes em terra úmida e tal mas é melhor que nada. Colocar um protetor de surto (Caseiro, ou um comprado de R$ 50) ligado nesse tubo galvanizado já ajuda muito! (Encosta numa fase AC e encosta nesse tubo pra ver o quanto circula pelo seu corpo... o suficiente pra te derrubar da escada! :-)

    Descarga grande precisa aterramento decente, pra diferença de potencial pequena pode até ir pro neutro, se tiver rede 127V pode usar o neutro tranquilo em baixo como aterramento (Com protetor de surto), não vai adiantar nada em grandes descargas (Raio no quarteirão do lado) mas vai proteger descargas menores (Raio a 1000m) e tem custo baixo.

    Qualquer ferragem de janela ou tubulação de agua sempre foi citada como um aterramento meia-boca pra raios AM ou pra não levar choque no fogão, isso ainda vale, quando a corrente na diferença de potencial é pequena, aquele choque leve, você descarrega ela em qualquer contato meia-boca com o terra, cabo ethernet geralmente induz diferença de potencial bem pequena, não PRECISA um grande contato com o terra. Em torre é fundamental isso, mas na casa dos clientes um contato mínimo com o terra ajuda, até em desktop que dá "mal contato em RAM" isso ajuda (O ato de tocar no gabinete ajoelhado no chão, tirar a ram com a mão nua, colocar de volta, resolve. Se fizer o mesmo em mesa isolada, com luva, não resolve), o consumidor tem muitas perdas porque não tem em casa nem meio pingo de contato com o terra, aí tem que queimar tudo mesmo, tudo que é diferença de potencial fica nas fiações, queimam o ponto mais frágil no caminho, geralmente a fonte POE é o que há no caminho até o terra (Num neutro proximo ou distante (Via fase passando por enrolamento de outros equiptos ou transformador).



  5. Esse da ubnt custa http://www.excellinformatica.com.py/?inc=view&p=4391
    13 dolares não acho tao caro se for para proteger o radio. Acaba saindo uns 40 reais cada e a porta lan dele e 10/100/1000
    e me diz uma coisa um so ja ajudaria?






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