+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dhcp de cliente travando toda rede

    Boa tarde,
    Pessoal estou com o seguinte problema. Minha rede RB450G em bridge funciona tranquilo hotspot e ppoe. O problema é que se um cliente usando o roteador em ppoe pegar o cabo e colocar na Lan a rede pára pegando o ip do roteador. Teve cliente que pegou um Modem e conectou para usar o wifi eu falei meu filho compre um roteador e me chame para configurar.
    No underlinux tinha essas duas maneiras mas nenhuma funcionou, quero sanar esse problema sem ter que comprar switchs Vlans.
    Obrigados a todos! Na foto vcs podem ver os clientes começando a pega o ip do reteador 192.168.100.1...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bloquear dhcp externo.jpg
Visualizações:	236
Tamanho: 	88,1 KB
ID:      	56689Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bloquear dhcp.jpg
Visualizações:	216
Tamanho: 	88,8 KB
ID:      	56690Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dhcp problema1.jpg
Visualizações:	290
Tamanho: 	266,1 KB
ID:      	56691

  2. #2

    Padrão Re: Dhcp de cliente travando toda rede

    Vou acompanhar esse topico!!

    Em meu caso, houve uma epoca em que eu tinha esse problema vez ou outra. Resolvi de uma maneira simples, na minha opinião barata e eficiente. Se vc nao quer substituir todos os seus switch por Vlan faca a troca apenas de alguns, tipo nos principais pontos de sua rede ou nos mais criticos, onde da mais problema desse tipo. Assim quando vier a acontecer vc nao fica com todos os clientes sem conexao e tambem já terá uma direção para identificar de onde está vindo o danado do cliente que conectou o cabo na porta lan do roteador.

    Não acho que compense desperdicar processamento da RB por uma regra desse tipo, mas de qualquer maneira irei acompanhar o topico.

    Boa sorte!

  3. #3

    Padrão Re: Dhcp de cliente travando toda rede

    no meu ver a unica forma é bloqueando o dhc mesmo, uma vez aconteceu parecido aqui, resolvi com uma regra aqui do forum mesmo, apliquei ela direto no cartao da torre onde vinha o dhcp, as demais deixei sem , nunca mais tive problemas assim.

  4. #4

    Padrão Re: Dhcp de cliente travando toda rede

    Não tem formula magica, tem que estrutura a rede para trabalhar com Dhcp, ou você migra todo mundo para pppoe ou Vlan na rede toda, de nada adianta usar um switch né um trecho pois de qualquer forma vai ter trecho sem...
    Dicas básicas para atenuar o problema.
    *Ao instalar o roteador na casa do Cliente, corte o jump de remover o rj45 ou cole usando cola de silicone.
    *Busque usar range de Ips que não seja o padrão de roteadores (192.168...)
    *Migre o máximo de clientes para pppoe, eles não escutam a porta do DHCP.
    *Ative o Dhcp Alert, para te informa Ip/Mac do Dhcp server que não seja seu.
    *Use ipfixo para acessa o roteador do cliente que inverteu e desative o Dhcp.

    Mais deixando todas as Gambi de lado, Rotear sua rede, ou vlan do core ao cliente, e esqueça tudo isso que foi postado acima...
    Espero ter ajudado.