Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Tem sim, é só configurar o Groove.

Cria uma bridge, atribui um IP da rede, adiciona a ether e a wlan nessa bridge.
    Na config. wireless colocar em bridge, seleciona modo (Recomendo N 2,4GHz, se todos os clientes usarem CPE modernas), canal (Evite o 11 que é usado por muitos AP's domesticos, recomendo 2412 a 2422), SSID inicial, na aba datarate marca só digamos 54M em G como mínimo e default, em MCS HT marca MCS3 (Ou MCS4), põe o TX power nuns 18dBm (Talvez precise aumentar pra 20dBm depois, recomendo não usar potencia alta, não resulta em mais alcance necessariamente). Vai na aba security e cria um profile de segurança com senha WPA2 PSK AES, volta na aba geral e marca pra usar o profile que você criou.

Assim terá 1 SSID, pode ver que se 1 aparelho conectar (Smartphone, notebook) o segundo não conectará, terá que cria um VirtualAP e outro SSID pra outro aparelho conectar. DEPOIS que a CPE estiver conectada você pode até marcar a opção Hide SSID, assim não terá um monte de SSID's operando.

Com o Groove em bridge, tudo o que chegar via wifi vai pra porta ethernet, se ligar ele direto num modem todos vão ter internet, se ligar ele direto num desktop todos poderão acessar esse desktop, e por aí vai, precisa da RB autenticando (PPPoE) no caminho entre Groove e modem.

Nessa RB750 você pode plugar uma CPE como AP, tipo NS Loco M2, pra permitir conexão direta de smartphone digamos, é só colocar como bridge, e desabilitar servidor DHCP que tudo que chegar na conexão wifi dela irá pra RB750, a autenticação via PPPoE é feita a parte da conexão wireless, se você desativar cliente que não pagou ele ainda poderá conectar na rede wifi. No caso do Groove em bridge, será só excluir o VirtualAP do ex-cliente e pronto, ele nem terá como chegar na RB750 pra tentar autenticar porque não terá o "SSID dele" pra conectar.

2. Opa Rubem, bom dia...

Rubem, fiz como você disse e foi criado o primeiro SSID e meu notebook esta conectado ( O nome do SSID ficou como MIKROTIK mesmo - Só para teste )... Mais não consigo criar o virtual AP ( Aparece a mensagem = Couldn't add new interface - license level does not allow virtual ap (6) )

Tem como resolver isso ? Pois como a mensagem disse ( o nível de licença não permite AP virtual )

3. Hum, aparentemente sua licença não permite VirtualAP.
    Googlando rapido me parece que desde a versão 5.14 ele não permite mesmo.

Acho que o jeito será fazer upgrade pra level4.
    Dá uma googlada por upgrade level4 mikrotik, teria que comprar licença level4 pra trocar (Deve ter até no ML).
    (Ou procura no mundo warez por key)

Tem Groove 52HPN com licença level4, dá uma olhada no ML, acho que fica uns R$ 80 a 100 a mais, talvez seria mais interessante vender a sua e comprar uma level4, depende de achar quem compre a sua.
    (Não sei bem o preço da licença, acho que uns R$ 130 pelo que lembro)

4. Complicado... será que não existe outro jeito ?

Vou ter mesmo que adquirir uma licença level 4 ?

Como disse, quando comprei o groove ( a uns 6 meses atrás ) só queria ele para trabalhar em conjunto com uma roterboard, somente para transmitir via wifi um sinal criado pela roterboard RB750.

Outra coisa, fazendo os testes de bancada aqui em ksa, verifiquei que o sinal da groove + painel setorial não fez tanta diferença comparado ao simples WRN240i... Quando vou para a parte mais distante da ksa, o sinal é o mesmo ( péssimo ), será que é configuração ? ou é porque está em bancada e existe muitas paredes e vidro obstruindo o sinal ?

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Modo OP.jpg
Visualizações:	75
Tamanho: 	170,1 KB
ID:      	56791

5. Ao invez do modo BRIDGE (Que parece selecionado), você testou o modo AP BRIDGE?
    Achei que tinha escrito antes AP Bridge... realmente como apenas "bridge" não tem como criar VirtualAP.

Eu tenho uma Rb411 com level3 (Tudo o resto que tenho é level4), tem MK 5.1 e como AP Bridge ela aceita virtual AP tranquilo, testei acho que 8 VirtualAP (Com roteadores conectados) a algum tempo Aqui no forum alguém (Acho que o 1929) avisou que MK level3 não tinha modo AP, tive que ir tirar a duvida, gastei uma noite toda só pra ver se VirtualAP ia bem, e foi).

Quanto a nível de sinal, obstaculos atrapalham muito, antena setorial tem uma direção exata pra onde emite sinal (Pra um setor, por isso o nome, elas não transmitem pra todo lado), tem que colocar em "em pé" e em linha reta (Na mesma altura) que escanear o sinal. Mas só escanear o sinal não é tudo, lembra que wifi é bidirecional, seu WRN240 com antena de 5dBi pode ser escaneado longe, mas hora que o notebook no predio vizinho mandar pra ele o sinal "Quero conectar", a antena de 5dBi no WRN240 não vai coneguir "amplificar" o sinal o suficiente, o roteador não vai "escutar" o pedido de conexão. Já com setorial de 16dBi a coisa muda, a antena vai repassar pro roteador sinais muito mais fracos que uma antena de 5dBi repassaria.

(Antena não 'amplifica' nada, uma antena de 5dBi tem a capacidade de "repassar" do fio pro ar um sinal X, a antena de 15dBi tem a capacidade de repassar do fio pro ar um sinal bem maior, e o contrario também, "repassar" do ar pro fio)

Coloca a setorial no lugar certinho, vai no predio do lado na mesma altura e tenta conectar com notebook, quando conectar já abre o winbox e vai na aba wireless > registration e veja o nível de sinal do seu notebook até o Groove, vai ver que Groove>note pode ter sinal bom mas Note>Groove pode ter sinal ruim, wifi precisa conexão boa nos 2 sentidos, por isso a necessidade de colocar CPE nos clientes, pra CPE ficar no lado de fora com visada pra antena setorial, e mais ou menos na mesma altura que ela.

Tópicos Similares

1. Respostas: 9
    Último Post: 25-11-2014, 06:14
  2. WOM 5000 + Roteador intelbrás WRN 240i
    Por isac13 no fórum Intelbras
    Respostas: 3
    Último Post: 19-11-2014, 14:41
  3. Respostas: 0
    Último Post: 19-03-2014, 11:19
  4. Groove 52hpn 600mhz alguem usa ou ja usou??
    Por leonardotcnet no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 9
    Último Post: 09-03-2014, 23:30
  5. Roteador intelbras wrn 240 + tp link wa7510n
    Por gugubomba no fórum Intelbras
    Respostas: 5
    Último Post: 08-03-2014, 10:59

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L