+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Groove 52hpn + Intelbrás WRN 240i

    Boa noite pessoal,

    Estou com uma dúvida aqui e preciso da colaboração de vocês.

    Possuo uma torre de 10 metros instalada no prédio de 3 andares de minha mãe onde se recebe internet da minha casa através de uma STX, desço com um cabo UTP até um roteador intelbrás WRN 240i ( Esse está no AP de minha mãe ) onde distribuo conexão cabeada para 3 apartamentos;

    Agora surgiu 2 clientes próximo a esse prédio e não dá para atender com a torre que fica localizada na minha casa, pois não tem vista limpa.

    Coloquei um groove 52Hpn em modo station + painel setorial wirelink nesta torre do prédio de minha mãe e desci com um cabo UTP até uma das portas LAN do roteador WRN 240i, coloquei a CPE no cliente e nada, nada mesmo...

    O que será que esqueci? Tenho uma roteboard RB 750 parada aqui, tem ela utilidade nesse esquema ?

    Não sei se fui bem claro... Mais o não entendimento de vocês fará com que eu explique melhor, por isso colocarei algumas imagens para tentar deixar bem claro.

    Abaixo segue umas imagens de como está configurado o WRN 240i:


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	480
Tamanho: 	109,6 KB
ID:      	56740Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	1369
Tamanho: 	133,8 KB
ID:      	56741Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.jpg
Visualizações:	326
Tamanho: 	115,0 KB
ID:      	56742Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4.jpg
Visualizações:	299
Tamanho: 	147,5 KB
ID:      	56743Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.jpg
Visualizações:	333
Tamanho: 	129,2 KB
ID:      	56744Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         6.jpg
Visualizações:	292
Tamanho: 	140,4 KB
ID:      	56745

  2. #2

    Padrão Re: Groove 52hpn + Intelbrás WRN 240i

    Trate os roteadores como AP e cliente.
    O modo "station" do Groove é o modo cliente, no modo cliente você usa ele como seu pc ou smartphone, usa ele pra se conectar numa rede que está transmitindo um SSID.

    O WRN240 está como AP, ele está transmitindo um SSID dentro da sua casa.

    A rede wifi do seu WRN240 não tem NADA a ver com a red wifi que DEVIA ser criada no Groove.

    Se é pro Groove transmitir (Pra que a CPE no cliente escaneie e conecte) tem que colocar ele no modo de operação AP (Acess Point). Definir um SSID (DIFERENTE do SSID no seu WRN240, a rede wifi de um não tem nada a ver com a rede do outro, o que há entre eles é um cabo ethernet, o roteador SEPARA ethernet de wifi), selecionar frequencia (2412, por exemplo), datarates na aba datarate (18M, 24M, digamos, não sei que distancias quer atingir e que trafego que ter, ou tem distancia grande ou tem trafego grande, um é inversamente proporcional ao outro), aí sim a CPE irá escanear o SSID desse Groove e poderá conectar.

    Groove é complicado, pra configurar senha precisa ir na aba Security Profiles e cria um perfil com senha wpa2 tkip aes, só assim terá rede com senha.

    Se comprou um Groove A52HPN com licença level3 (No Winbox vai em System > Licences, lá tem o level, é 3 ou 4) terá que criar colocar a parte wireless em modo Bridge, nesse modo só 1 cliente pode conectar, aí terá que ir no + e criar um VirtualAP (Com SSID diferente) pra cada novo cliente que for conectar. Se for licença level4 põe no modo AP BRIDGE e configura nome, canal, datarates, potencia, segurança, e pronto.

    Enfim, a configuração do WRN240 não tem nada a ver com a do Groove. Se é o Groove que está ligado no painel setorial é ele que você tem que configurar, Mikrotik é meio trabalhoso aprender (Pra que nunca mecheu com redes (Crimpar cabo não é mecher com rede, é serviço de pedreiro) é muuuuito complexo), dá uma googlada por "custo mikrotik", apostila mikrotik, ou mesmo no Youtube se preferir video-aulas, terá que configurar seu Groove como AP pra que a CPE de seus clientes conecte no Groove.

    (Mesmo que fosse um Bullet M2 ao invez do Groove, teria que configurar o Bullet M2 como AP, configurar SSID, potencia, datarate, enfim, seja lá qual for o AP, não importa se tem 10 AP's ligados via cabo, a rede via cabo não tem nada a ver com a rede wifi, é como você ter um receptor de parabolica ou TV via satelite, se a imagem sai do receptor e vai pra uma TV de tubo, pra uma TV LCD, pra uma TV LED, isso não tem nada a ver com a antena lá fora, o receptor pega uma rede (Via satelite, por RF igual wifi) e "converte" pra um tipo de sinal que as TV's entendam, o fato de conectar no satelite A ou no satelite B não tem nada a ver com o tipo de TV usada, ou o tipo de TV usada não te obriga a conectar nesse ou naquele satelite, sempre que tem interfaces diferentes pode ter certeza que existe isolamento.

  3. #3

    Padrão Re: Groove 52hpn + Intelbrás WRN 240i

    Bom dia Rubem,

    Meu groove é o modelo 52Hpn ( licença level 3 )...

    No caso terei que colocar ele em modo bridge e criar os AP's Virtuais para cada novo cliente ?

    Assim:

    Ele recebe o sinal de internet via cabo do meu WRN240i, ai eu configuro ele em modo bridge para transmitir em wireless esse sinal recebido via cabo ? Ai crio para cada novo cliente um AP virtual ?

    Posso testar isso mais tarde e depois te passar o resultado se funfou bem ou não...

    A configuração do groove é basicamente essa do link abaixo ?



  4. #4

    Padrão Re: Groove 52hpn + Intelbrás WRN 240i

    Não tenho como ver vídeos (Nem tempo), mas é isso, se é level 3 coloca em Bridge, no SSID "inicial" você conecta um cliente, e pra cada novo cria um VirtualAP, pra cada VirtualAP você só pode configurar SSID, então a configuração inicial de canal, datarate, e potencia, vai valer pra todos.

    Vai ter que criar uma bridge também, e atribuir endereço pra ela, isso deve estar no vídeo. Se não achar video específico sobre o Groove, busca por coisa tipo mikrotik rede bridge, mikrotik configuração wireless, termos mais genericos, porque o routerOS de um Groove L3 é igual uma RB433, ou um SXT, ou qualquer produto da Mikrotik com licença level3.

  5. #5

    Padrão Re: Groove 52hpn + Intelbrás WRN 240i

    Boa noite,

    Mexendo e configurando aqui a RB750 que disse ter, deixei ela 100% funcionando com PPPOe... Criei os profiles, planos, etc.

    Criei um discador aqui no meu notebook ( windows ) de acordo com o login e senha que cadastrei na RB750... A RB possui licença level 4, como consegui configurar ela todinha em PPPOe e esta funcionando aqui a net em meu note, queria agora usar o groove 52Hpn level 3 + painel setorial wirelink conectada a ela ( RB ) para transmitir um sinal wifi que deverá ser criado pelo groove né isso ?

    Pergunto: Tem como fazer isso ?

    Lembrando que a RB está conectada ao roteador WRN240i via cabo e tudo funcionado legal.

  6. #6

    Padrão Re: Groove 52hpn + Intelbrás WRN 240i

    Tem sim, é só configurar o Groove.

    Cria uma bridge, atribui um IP da rede, adiciona a ether e a wlan nessa bridge.
    Na config. wireless colocar em bridge, seleciona modo (Recomendo N 2,4GHz, se todos os clientes usarem CPE modernas), canal (Evite o 11 que é usado por muitos AP's domesticos, recomendo 2412 a 2422), SSID inicial, na aba datarate marca só digamos 54M em G como mínimo e default, em MCS HT marca MCS3 (Ou MCS4), põe o TX power nuns 18dBm (Talvez precise aumentar pra 20dBm depois, recomendo não usar potencia alta, não resulta em mais alcance necessariamente). Vai na aba security e cria um profile de segurança com senha WPA2 PSK AES, volta na aba geral e marca pra usar o profile que você criou.

    Assim terá 1 SSID, pode ver que se 1 aparelho conectar (Smartphone, notebook) o segundo não conectará, terá que cria um VirtualAP e outro SSID pra outro aparelho conectar. DEPOIS que a CPE estiver conectada você pode até marcar a opção Hide SSID, assim não terá um monte de SSID's operando.

    Com o Groove em bridge, tudo o que chegar via wifi vai pra porta ethernet, se ligar ele direto num modem todos vão ter internet, se ligar ele direto num desktop todos poderão acessar esse desktop, e por aí vai, precisa da RB autenticando (PPPoE) no caminho entre Groove e modem.

    Nessa RB750 você pode plugar uma CPE como AP, tipo NS Loco M2, pra permitir conexão direta de smartphone digamos, é só colocar como bridge, e desabilitar servidor DHCP que tudo que chegar na conexão wifi dela irá pra RB750, a autenticação via PPPoE é feita a parte da conexão wireless, se você desativar cliente que não pagou ele ainda poderá conectar na rede wifi. No caso do Groove em bridge, será só excluir o VirtualAP do ex-cliente e pronto, ele nem terá como chegar na RB750 pra tentar autenticar porque não terá o "SSID dele" pra conectar.

  7. #7

    Padrão Re: Groove 52hpn + Intelbrás WRN 240i

    Opa Rubem, bom dia...

    Rubem, fiz como você disse e foi criado o primeiro SSID e meu notebook esta conectado ( O nome do SSID ficou como MIKROTIK mesmo - Só para teste )... Mais não consigo criar o virtual AP ( Aparece a mensagem = Couldn't add new interface - license level does not allow virtual ap (6) )

    Tem como resolver isso ? Pois como a mensagem disse ( o nível de licença não permite AP virtual )

  8. #8

    Padrão Re: Groove 52hpn + Intelbrás WRN 240i

    Hum, aparentemente sua licença não permite VirtualAP.
    Googlando rapido me parece que desde a versão 5.14 ele não permite mesmo.

    Acho que o jeito será fazer upgrade pra level4.
    Dá uma googlada por upgrade level4 mikrotik, teria que comprar licença level4 pra trocar (Deve ter até no ML).
    (Ou procura no mundo warez por key)

    Tem Groove 52HPN com licença level4, dá uma olhada no ML, acho que fica uns R$ 80 a 100 a mais, talvez seria mais interessante vender a sua e comprar uma level4, depende de achar quem compre a sua.
    (Não sei bem o preço da licença, acho que uns R$ 130 pelo que lembro)

  9. #9

    Padrão Re: Groove 52hpn + Intelbrás WRN 240i

    Complicado... será que não existe outro jeito ?

    Vou ter mesmo que adquirir uma licença level 4 ?

    Como disse, quando comprei o groove ( a uns 6 meses atrás ) só queria ele para trabalhar em conjunto com uma roterboard, somente para transmitir via wifi um sinal criado pela roterboard RB750.

    Outra coisa, fazendo os testes de bancada aqui em ksa, verifiquei que o sinal da groove + painel setorial não fez tanta diferença comparado ao simples WRN240i... Quando vou para a parte mais distante da ksa, o sinal é o mesmo ( péssimo ), será que é configuração ? ou é porque está em bancada e existe muitas paredes e vidro obstruindo o sinal ?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Modo OP.jpg
Visualizações:	226
Tamanho: 	170,1 KB
ID:      	56791

  10. #10

    Padrão Re: Groove 52hpn + Intelbrás WRN 240i

    Ao invez do modo BRIDGE (Que parece selecionado), você testou o modo AP BRIDGE?
    Achei que tinha escrito antes AP Bridge... realmente como apenas "bridge" não tem como criar VirtualAP.

    Eu tenho uma Rb411 com level3 (Tudo o resto que tenho é level4), tem MK 5.1 e como AP Bridge ela aceita virtual AP tranquilo, testei acho que 8 VirtualAP (Com roteadores conectados) a algum tempo Aqui no forum alguém (Acho que o 1929) avisou que MK level3 não tinha modo AP, tive que ir tirar a duvida, gastei uma noite toda só pra ver se VirtualAP ia bem, e foi).


    Quanto a nível de sinal, obstaculos atrapalham muito, antena setorial tem uma direção exata pra onde emite sinal (Pra um setor, por isso o nome, elas não transmitem pra todo lado), tem que colocar em "em pé" e em linha reta (Na mesma altura) que escanear o sinal. Mas só escanear o sinal não é tudo, lembra que wifi é bidirecional, seu WRN240 com antena de 5dBi pode ser escaneado longe, mas hora que o notebook no predio vizinho mandar pra ele o sinal "Quero conectar", a antena de 5dBi no WRN240 não vai coneguir "amplificar" o sinal o suficiente, o roteador não vai "escutar" o pedido de conexão. Já com setorial de 16dBi a coisa muda, a antena vai repassar pro roteador sinais muito mais fracos que uma antena de 5dBi repassaria.

    (Antena não 'amplifica' nada, uma antena de 5dBi tem a capacidade de "repassar" do fio pro ar um sinal X, a antena de 15dBi tem a capacidade de repassar do fio pro ar um sinal bem maior, e o contrario também, "repassar" do ar pro fio)

    Coloca a setorial no lugar certinho, vai no predio do lado na mesma altura e tenta conectar com notebook, quando conectar já abre o winbox e vai na aba wireless > registration e veja o nível de sinal do seu notebook até o Groove, vai ver que Groove>note pode ter sinal bom mas Note>Groove pode ter sinal ruim, wifi precisa conexão boa nos 2 sentidos, por isso a necessidade de colocar CPE nos clientes, pra CPE ficar no lado de fora com visada pra antena setorial, e mais ou menos na mesma altura que ela.

  11. #11

    Padrão Re: Groove 52hpn + Intelbrás WRN 240i

    Caro Rubem, boa noite...

    Fui na aba INTERFACE - WLAN1 - WIRELESS e tentei mudar de modo bridge para AP Bridge, e daí que apareceu a mesma mensagem ( Couldn't add new interface - license level does not allow virtual ap (6) )... interessante é que você conseguiu com a mesma licença level 3 e eu aqui nada, só posso está fazendo algo de errado!!!Tô começando a crêr que terei mesmo que adquirir uma licença level 4.

  12. #12

    Padrão Re: Groove 52hpn + Intelbrás WRN 240i

    Não achei nada oficial, só posts no forum da MK falando que desde a versão 5.14 ou 5.15 não pode mais (VirtualAP em AP bridge com level3).

    Não sei se tem como aproveitar sua licença level3 fazendo um downgrade de versão (Voltando pra versão 4.x, digamos), me parece que a key não é aceita por qualquer versão antiga.

  13. #13

    Padrão Re: Groove 52hpn + Intelbrás WRN 240i

    Boa noite Rubem,

    Até agora tentando fazer um downgrade no groove 52Hpn ( da versão 5.26 para 4.17 ) mais nada até agora... Está difícil e antes de quebrar a cabeça de vez, acho que vou adquirir uma licença level 4.

    Talvez seja muito melhor

    O que vc acha ?

    O pessoal da FASTWIRELESS tem ela ao preço de R$ 119,00

  14. #14

    Padrão Re: Groove 52hpn + Intelbrás WRN 240i

    Acho que é o melhor a fazer, a licença level3 é pra cliente ou pra PTP.

    Eu tenho level4 em RB basica e lerda tipo RB133 e RB532, e é uma maravilha poder fazer de tudo com elas, uso em casa mesmo e se fossem level3 acho que eu não encontraria uso pra elas, só preciso de AP, não de modo cliente.

    (E eu achei que estaria uns R$ 139, já ví por esse preço a uns anos)