+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rb 1100 na bateria

    Olá
    Gostaria de saber dos mais experientes se tem como ligar uma rb 1100 direto na bateria eliminando a fonte interna dela, se alguém já fez, qual o consumo e qual a voltagem ideal?

  2. #2

    Padrão Re: Rb 1100 na bateria

    A 1100 Opera tanto em (110/220) 12 volts por padrão.
    Tenho uma aqui e a voltagem apresentada nela é de 12.8 Volts... já a Ahx2 12 Volts.
    Lembrando que ela tem porta poe, nada de Gambi.
    E Não é boa ideia alimentar "diretamente" da bateria, use uma fonte nobreak.
    Espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão Re: Rb 1100 na bateria

    Tanto da RB1100, 1100AHx2, e 1200, o VRM do pino P4 e da porta POE é o mesmo, só mudar diodo ou ponte retificadora.
    É daqueles VRM classicos de RB classica, que vai de 9V até uns 28V.

    Eu comprei a 1200 preocupado com isso, tava cheio de noob falando "É só 12V", mas putz, nenhum VRM tem limite tão restrito (Alias, 11,9 ou 12,1V ia queimar se "fosse só 12V" como uns noobs insistem? 12V é tensão nominal, mas tem que ver o limite REAL). Aí ví um VRM igual de RB com minipci, VRM de 9 - 28V. Testei 27V e foi bem.


    Só cuida que isso não tem uma filtragem maravilhosa, se as baterias forem alimentadas por um carregador com ripple a RB vai sofrer muito, a fonte original dela as vezes precisa ser trocada muito mais por falta de suporte da RB a alto ripple (Mais que 200mV, digamos) do que por problema na fonte, é uma fonte boa, mas essas RB's são mais frescas que o normal a ripple.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Tanto da RB1100, 1100AHx2, e 1200, o VRM do pino P4 e da porta POE é o mesmo, só mudar diodo ou ponte retificadora.
    É daqueles VRM classicos de RB classica, que vai de 9V até uns 28V.

    Eu comprei a 1200 preocupado com isso, tava cheio de noob falando "É só 12V", mas putz, nenhum VRM tem limite tão restrito (Alias, 11,9 ou 12,1V ia queimar se "fosse só 12V" como uns noobs insistem? 12V é tensão nominal, mas tem que ver o limite REAL). Aí ví um VRM igual de RB com minipci, VRM de 9 - 28V. Testei 27V e foi bem.


    Só cuida que isso não tem uma filtragem maravilhosa, se as baterias forem alimentadas por um carregador com ripple a RB vai sofrer muito, a fonte original dela as vezes precisa ser trocada muito mais por falta de suporte da RB a alto ripple (Mais que 200mV, digamos) do que por problema na fonte, é uma fonte boa, mas essas RB's são mais frescas que o normal a ripple.
    quero colocar uma 1100AHx2, oque devo fazer? pergunto por não sei o que fazer.

  5. #5

    Padrão

    é num local que tenho painel solar o que devo fazer quero instalar uma 1100AHx2

  6. #6

    Padrão Re: Rb 1100 na bateria

    ok acompanhe para me ajudar.

  7. #7

    Padrão Re: Rb 1100 na bateria

    O problema de painel solar é o TIPO de controlador que usar, e a bateria e painel.

    Controlador barato permite ripple na alimentação. Se a bateria não tiver resistencia interna adequada pra "filtrar" esse ripple (Bateria de 7Ah num painel de 70W não dá, tá errado!) esse ruído vai pra RB. Num bom equipamento com um bom VRM não tem muito problema, mas o VRM da RB1100 e 1200 é meio afrescalhado a meu ver.

    Um controlador barato, que dependendo da bateria ia gerar alimentação com ripple demais:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...r-120w240w-_JM
    Se ligar ele num painel de 70W, numa bateria de 45Ah o ripple será mínimo, sem problemas. Mas com painel maior em bateria menor vai ter alimentação suja demais.

    Recomendo um controlador um pouco melhor, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...mperes-10a-_JM
    E um painel com corrente pra uns 10% da capacidade da bateria.
    Vai usar baterias de 45Ah? Então faz a conta: 4,5A * 12V = 54W. Pega um painel de uns 60W, assim o painel não irá vencer a resistencia da bateria e permitir ruído.

    Ou o contrário, calculou que precisa 2 paineis de 75W? Isso é 75W / 12V = 6,2A, então use bateria de uns 60Ah.

    Com nobreak DC não tem muito problema, eles não tem alimentação suja.
    Mas se quiser usar um sistema caseiro, tipo um carregador com trafo tipo esse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...onder-150a-_JM
    A filtragem depois da retificação não é ótima, a corrente continua dele é suja, se colocar isso numa bateria pequena a sujeira vai pra RB. Isso tem corrente de carga de 12 e 8A (Tem 2 modos), com a chave em 12A isso tem que carregar bateria de uns 120Ah, com a chave em 8A tem que carregar bateria de uns 80Ah. Se colocar isso pra carregar uma bateria pequena de 45Ah vai ter ruído nela, indo pro VRM da RB.

    Enfim, só tem problemas quem erra feio demais na escolha da capacidade das baterias, ou do carregador. Nobreak DC em bateria adequada não dá problema, controlador solar com painel e bateria dimensionados certo também não tem problema.

  8. #8

    Padrão Re: Rb 1100 na bateria

    Rubem, muito interessante sua explicação, parabéns cara.

    Vou analisar a fundo uma mudança que eu quero fazer.
    Tenho um rack com 1 Servidor, 1 Conversor de fibra, 1 RB1100AH, Fontes POE saindo pra 6 rádios e 1 switch gerenciavel.
    Comprei um Switch Poe, estava pensando em remover todas as fontes dos rádios e deixa-los direto no POE do switch, comprar uma bateria adicional pro nobreak e boa: dobraria a autonomia. Mas não sei se a fonte/carregador interno do nobreak aguentaria tocar as 2 bateriais. É um nobreak NHS 500 antigo, com uma bateria de 45Ah (a ideia eh colocar mais uma de 45Ah).

  9. #9

    Padrão Re: Rb 1100 na bateria

    Um NHS 500 com tomada na frente? Nossa, isso é uma preciosidade, só carrega essas baterias porque tem 30 anos, se fosse QUALQUER nobreak comum de 600 a 1400VA não ia carregar isso direito nunca!

    Se você tem um nobreak desse, continua usando, isso não tem AC muito limpa, mas não tem rendimento tão bom, mas dura 10x mais que nobreak moderno porque tem um circuito bem parudo, não tem foco em baixo preço então não tem economia em componentes (Não tem amadorismo tipo PIC (Isso você programa em casa) controlando o equipamento que queima em qualquer raio.

    Não sei se ele vai carregar baterias somando 90Ah, mas ele tem muuuuuuito mais chances de fazer isso que um SMS barato e novo de 1400 a 1800VA.

  10. #10

    Padrão Re: Rb 1100 na bateria

    As tomadas são atrás, ta aí a imagem do bicho. Não tenho fotos dele por dentro, mas lembro que é bem robusto realmente!


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20150124_092323.jpg
Visualizações:	182
Tamanho: 	454,2 KB
ID:      	56928