+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 21km (altitude ao nível do mar= 246m x 102m).

    Pessoal pretendo no futuro próximo mandar internet para um zona rural, onde fico estou a 246m em relação do nível do mar e essa zona rural fica a 102m. Será que irei conseguir? Como deve ser o padrão das torres tanto de transmissão como recepção? Melhor 2.4 ou 5.8?

    Muito Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace de 21km (altitude ao nível do mar= 246m x 102m).

    Calcula pelo LinkCalc:
    http://redesoutdoor.intelbras.com.br...kcalc/linkcalc
    Coloca potencia de transmissão de uns 25dBm, ganho das antenas de 27dBi, e sensibilidade de uns -90, vai te dar uma noção se tem visada (Coloque pelo menos 20m de altura em cada lado, pra evitar vegetação).

    Se não der visada (A linha central do grafico é a visada, mas é bom ter um pouco da zona de fresnel livre, só "ter visada" não basta), vai subindo as torres no calculo.

    PTP em 2,4GHz não se faz mais, o preço do equipamento é maior que 5GHz hoje (Pra PTP!).

    Pra essa distancia um par de Airgrid M5 HP de 27dBi deve passar uns 20Mbps, eu imagino (Se tiver uns 60% da zona de fresnel livre, claro).

    Independente da difernça de altitude você precisa conseguir visada. Ou então colocar uma repetição num ponto intermediário, depende da topografia do local se vai ter visada ou não.

  3. #3
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 21km (altitude ao nível do mar= 246m x 102m).

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Calcula pelo LinkCalc:
    http://redesoutdoor.intelbras.com.br...kcalc/linkcalc
    Coloca potencia de transmissão de uns 25dBm, ganho das antenas de 27dBi, e sensibilidade de uns -90, vai te dar uma noção se tem visada (Coloque pelo menos 20m de altura em cada lado, pra evitar vegetação).

    Se não der visada (A linha central do grafico é a visada, mas é bom ter um pouco da zona de fresnel livre, só "ter visada" não basta), vai subindo as torres no calculo.

    PTP em 2,4GHz não se faz mais, o preço do equipamento é maior que 5GHz hoje (Pra PTP!).

    Pra essa distancia um par de Airgrid M5 HP de 27dBi deve passar uns 20Mbps, eu imagino (Se tiver uns 60% da zona de fresnel livre, claro).

    Independente da difernça de altitude você precisa conseguir visada. Ou então colocar uma repetição num ponto intermediário, depende da topografia do local se vai ter visada ou não.

    Como o Rubens falou você precisa de visada pois ja tive caso de diferença de 200 metros porem 100% de visada e já tive diferença de 10 metros porem tinha um morro no meio do caminho
    um programa legal pra isto é o radio mobile

  4. #4

    Padrão Re: Enlace de 21km (altitude ao nível do mar= 246m x 102m).

    Amigo, conhece o Link Planner da Cambium? É um software profissional e supera os normais de mercado. Creio que para o seu caso, conseguirá um bom enlace com o PTP250 da própria Cambium e dependendo das condições, poderá chegar a uns 200 Mbps garantido. Se precisar de mais informações - [email protected]

  5. #5

    Padrão Re: Enlace de 21km (altitude ao nível do mar= 246m x 102m).

    Como foi dito, a air grid faz isso tranquilamente, mas como experiência própria, se você estiver perto do mar, não utilize air grid,
    ela não aguenta a maresia, e fica poder em apenas uns 3 a 4 meses, vá com a Nano Beam, que irá passar mais banda e vai durar na maresia.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de 21km (altitude ao nível do mar= 246m x 102m).

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SJF.jpg
Visualizações:	103
Tamanho: 	152,8 KB
ID:      	56811

    Acho que não vai rolar não vejam só...

  7. #7

    Padrão Re: Enlace de 21km (altitude ao nível do mar= 246m x 102m).

    Em Limite RX eu coloquei -1 foi correto?

  8. #8

    Padrão Re: Enlace de 21km (altitude ao nível do mar= 246m x 102m).

    Pelo gráfico falta muita altura ainda para passar, agora é questão de ir aumentando a altura das antenas e ver quanto vai precisar levantar, e ver se vai compensar.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace de 21km (altitude ao nível do mar= 246m x 102m).

    Citação Postado originalmente por wagnerfilho Ver Post
    Pessoal pretendo no futuro próximo mandar internet para um zona rural, onde fico estou a 246m em relação do nível do mar e essa zona rural fica a 102m. Será que irei conseguir? Como deve ser o padrão das torres tanto de transmissão como recepção? Melhor 2.4 ou 5.8?

    Muito Obrigado.
    Olá wagnerfilho!

    Vi que já te deram muitas dicas no tópico, mas já tive problemas parecidos com o seu quando eu estava participando de atividades de link planning e network planning junto a projetos de operadoras celulares. Espero que minhas simples dicas o ajudem!

    Um dos principais fatores que viabilizam um enlace de rádio é a elevação(altura da antena). O ideal é sempre deixar as antenas da ponta A e B do seu link nas altitudes igualadas. Considerando somente a altitude em relação ao nível do mar que informou(sem considerar a altura da casa ou prédio que seu rádio está instalado e nem o diâmetro do lóbulo principal de fresnel) teoricamente para ter linha de visada (linha amarela da última imagem que postou), no caso de utilizar torres, você precisaria de uma com 20m numa ponta e outra de 160m(280-120) na outra. O que é totalmente inviável.

    Isso só considerando a obtenção do LOS(linha de visada). Ai então poderia então fazer os cálculos de desvanecimento por espaço livre(path loss) e demais cálculos adequados ao modelo de propagação.

    Lembrando que em média a maioria dos rádio possuem nível sensibilidade de recepção de entre -96Dbm modulando em 1BPSK(6.5 Mbits), e adicionando uma margem de segurança indicada pelo ITU entre 6 e 10dB, para seu enlace ser minimamente viável, deveria ter uma potencia de recepção de -86dBm, e conseguiria operar c/ taxa de transmissão de aproximadamente de 52Mbit(16QAM).

    Para viabilizar esse enlace sem gastar muito com torres indico que:

    1- Instale uma estação repetidora aproximadamente no Km 9;
    2- Use topo de prédios(roof top) para instalar seus enlaces. Isso fará com que a altura de suas torres sejam considerávelmente reduzidas;

    3-Use 2 Ptp's no trájeto. O que permitirá um melhor nível de receptividade de RX em cada ponta e aumentará sua taxa de transmissão;

    4-Utilize de antenas de alto desempenho com radome e shield no seus PtP. Verá mágicas acontecerem;
    5-P/ o link funcionar com desempenho minimamente aceitável, pelo menos 60% da 1º Zona de Fresnel deve estar livre;

    6-Caso nenhuma dessas ações for possível. O link é considerado Inviável.

    7-Evite inclinar as antenas. Muita gente faz isso p/ evitar obstáculos e não precisar de repetidora. Mas isso faz com que fenômeno de reflexão e multicaminho, possivelmente aumentando o perdas consíderavéis a transmissão;

    De modo reduzido é isso que tenho a dizer. Apesar das dicas serem

    Regards