+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão FreeRADIUS SQLIPPool e IP Fixo

    Pessoal, alguém aqui está usando o SQLIPPool com FreeRADIUS criação de Pools de endereços e entrega dos mesmos aos usuários PPPoE (estou usando MPD5.7 no FreeBSD, mais também tenho um NAS com uma CCR1009).

    Estou entregando neste cenário IPs válidos aleatórios do Pool para os usuários, acontece que tenho alguns usuários que tem (pagam por isso) IP fixo.

    Tentei somente adicionando o attribute Framed-IP-Address a tabela radcheck para o usuário com o IP Fixo do mesmo porém não tive resultado.

    Eu já fiz uma modificação aqui para atender a essa demanda, mais ainda não me convenci que foi a solução mais acertada, por isso pergunto aos senhores se passaram ou estão passando por esta situação, como fizeram?

  2. #2

    Padrão Re: FreeRADIUS SQLIPPool e IP Fixo

    Vc tem de tirar o ip fixo que colocou no cliente do pool!!

  3. #3

    Padrão Re: FreeRADIUS SQLIPPool e IP Fixo

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Vc tem de tirar o ip fixo que colocou no cliente do pool!!
    Somente isso?

    No MPD não tenho nenhuma entrada IPCP para definição de blocos de endereços, vem tudo do Radius.

  4. #4

    Padrão Re: FreeRADIUS SQLIPPool e IP Fixo

    Tarde,
    Não sei o tamanho do seu bloco, mas aqui utilizo um /24 fora do rádios justamente para atender está demanda. Corporativo IP fixo, entrego um /29 e clientes menores apenas um /30 apenas para conexão mesmo.
    Mas seria interessante entregar com o rádios.

  5. #5

    Padrão Re: FreeRADIUS SQLIPPool e IP Fixo

    Citação Postado originalmente por caicarabruno Ver Post
    Tarde,
    Não sei o tamanho do seu bloco, mas aqui utilizo um /24 fora do rádios justamente para atender está demanda. Corporativo IP fixo, entrego um /29 e clientes menores apenas um /30 apenas para conexão mesmo.
    Mas seria interessante entregar com o rádios.

    Da forma que estou fazendo o cliente recebe um /32. /24 = 254 clientes.

    Estou entregando um IP Válido para cada cliente (dos que já migrei, essa é a meta ao migrar todos). No entanto a menos que sejam planos empresariais que demandam de IP Fixo, o IP do cliente muda a cada acesso.

  6. #6

    Padrão Re: FreeRADIUS SQLIPPool e IP Fixo

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Da forma que estou fazendo o cliente recebe um /32. /24 = 254 clientes.

    Estou entregando um IP Válido para cada cliente (dos que já migrei, essa é a meta ao migrar todos). No entanto a menos que sejam planos empresariais que demandam de IP Fixo, o IP do cliente muda a cada acesso.

    Então Marcio, para clientes físicos, entrego /32 também utilizando PPPoE, como também vendo transporte e link corporativos tenho de entregar um pouco mais de ips onde o minímo é um /30.

    att

  7. #7

    Padrão Re: FreeRADIUS SQLIPPool e IP Fixo

    A sim, entendi. Neste caso perfeito.