+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão mikrotik 912 painel setorial 20 dbi ubnt

    olá, alguem ja testou ou utiliza 912 em painel setorial 20 dbi ou 16 dbi, clientes com argrid m5?

  2. #2

    Padrão

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         912.png
Visualizações:	1002
Tamanho: 	210,4 KB
ID:      	56818
    Aqui eu uso com Base Station 17 dbi, show de bola de sinal e P Throughput otimo.

  3. #3

    Padrão Re: mikrotik 912 painel setorial 20 dbi ubnt

    Na minha humilde opinião, já que você vai utilizar Airgrid M5 no Cliente, eu iria de Rocket mesmo, digo isso pelo Airmax, tem gente que não gosta de usar, em Ap com menos de 20 clientes beleza, ele nem faz falta, mais tu pega um AP com 30 40 50 clientes, já tive caso aqui de ter Ap com 40 cliente e a latência lá em cima, os data rate tx dos cliente tudo em 6.5Mb, e eu simplesmente ativar o Airmax e a latência ficar no máximo 4ms, e os data rate subir, em PMP o TDMA é indispensável, se você prefere mikrotik, sugiro usar MK nos clientes também utilizando o protocolo NV2, que no caso é o TDMA da mikrotik, ele funciona semelhante ao Airmax, ele cria janelas de tempo de transmissão para cada cliente, onde que cada CPE ira "falar" na sua fez, gerando assim menos interferência e uma sincronia quase perfeita na sua célula.

  4. #4

    Padrão Re: mikrotik 912 painel setorial 20 dbi ubnt

    parabéns @Rinaldo011015 radios todos nomeados.

  5. #5

    Padrão Re: mikrotik 912 painel setorial 20 dbi ubnt

    Tenho aqui uma para testes a quase 3 meses, basestation 17° 90° + rb912 com 40 cadastrado media de 8mb de trafego.

    Radios cliente nano loco,airgrid e sxt, até o momento aprovado. Nivel SNR muito superior se comparado a rocket m5, o maior problema e nao conseguir fazer um backup das configuraçoes wire para em caso de queima o processo de trocar ser mais rapido e dinamico.

  6. #6

    Padrão Re: mikrotik 912 painel setorial 20 dbi ubnt

    Qual problema com backup @JonasMT ?

  7. #7

    Padrão Re: mikrotik 912 painel setorial 20 dbi ubnt

    Estou pensando em abrir um novo POP com setorial da UBNT 20DBI com RB 912 e nos clientes SXTLITE alquem já esta usando desta forma.

  8. #8

    Padrão Re: mikrotik 912 painel setorial 20 dbi ubnt

    @Aurio Se usar dessa forma com nv2 ativo vai ficar show de bola.

    @deson00 no backup ele nao restaura as configuraçoes do wifi, ai ter que ficar anotando ssid,canal,data rate e etc é muito chato e trabalhoso, alem do que dificulta e muito uma terceira pessoa dar o suporte.

    Mesmo dando /compact export ele até salva mas da erro na hora de importar, acho isso ridiculo.

  9. #9

    Padrão Re: mikrotik 912 painel setorial 20 dbi ubnt

    JonasMT estava até pensando em usar APCM5-90 da intelbras e nos clientes usar Wom5000 mais ela não tem o procolo IPOOL ridiculo isso uma marca como a intelbras a muitos anos no mercado vender as CPEs sem o procolo proprietário deles, então eles não deveriam ter lançado no mercado um produto sem o protocolo IPOOL para concorrer com UBNT e MIKROTIK.

  10. #10

    Padrão Re: mikrotik 912 painel setorial 20 dbi ubnt

    Alguem conhece este painel da Mikrotik se já esta avenda no Brasil e se já esta Homologada.

    http://www.nrstore.com.br/mikrotik-r...5hpnd-qrt.html

  11. #11

    Padrão Re: mikrotik 912 painel setorial 20 dbi ubnt

    @Aurio muita gente usa o wom inclussive eu ainda tenho umas unidades na rede. E sincerramente achei uma bela de uma porcaria. Nao compensa economizar 30 dilmas e deixar de comprar ubnt/mk.

    Quanto a essa Qrt nao ja vi gente usando como painel e elogiando, porem até aonde eu sei ela é pra cpe cliente.
    @Arthur Bernardes Meu patrao a diferença segundo a propria mk é "Ele permite exportar apenas uma parte da configuração que não é o padrão de configuração RouterOS"

    O que resolveria o problema do export da wifi, mas aqui nao resolveu nao!

  12. #12

    Padrão Re: mikrotik 912 painel setorial 20 dbi ubnt

    @JonasMT a versao 6.25 fala algo sobre isso em sua atualização teste nesta nova versão o backup.

  13. #13

    Padrão Re: mikrotik 912 painel setorial 20 dbi ubnt

    @deson00 ja uso em todas rb as versao 6.19 nao funciona, e necessario fazer tudo a mao novamente. Volto a falar é ridiculo de mais a forma de backup da MK.

  14. #14

    Padrão Re: mikrotik 912 painel setorial 20 dbi ubnt

    Muito obrigado

  15. #15

    Padrão Re: mikrotik 912 painel setorial 20 dbi ubnt

    Olá pessoal, estou querendo montar uma célula com RB912 + Setorial 16dbi Ubiquiti e nos clientes somente SXT e ativar o NV2, mas se alguem puder me ajudar, pois tenho algumas duvidas quanto as configuraçoes, como eu deixaria nas SXT's uma configuração padrão para que quando eu quiser desativar o NV2 os clientes não desconectar, e quanto aos MCS deixo todos marcados?

  16. #16

    Padrão Re: mikrotik 912 painel setorial 20 dbi ubnt

    Não tem muito segredo, configura todas as CPEs como Station Bridge e deixa marcado os 3 protocolos (802.11, NStreme e NV2) , quanto a configurações extras, aqui deixamos tudo em auto as modulações visto que nas novas versões do RouterOS o rc obedece ao AP.
    Como experiência posso dizer que vai conseguir uns 50-60 clientes e se todas as cpe estiverem bem instaladas passa de 15-25mbs tranquilo (planos de 1-3mb)

  17. #17

    Padrão Re: mikrotik 912 painel setorial 20 dbi ubnt

    Voce esta utilizado data rate em auto? As cpe são SXT? Quanto de trafego?
    Citação Postado originalmente por Rinaldo011015 Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         912.png
Visualizações:	1002
Tamanho: 	210,4 KB
ID:      	56818
    Aqui eu uso com Base Station 17 dbi, show de bola de sinal e P Throughput otimo.

  18. #18

    Padrão Re: mikrotik 912 painel setorial 20 dbi ubnt

    Tenho algumas duvidas. Qual protocolo utilizar para ponto multi ponto e como fica os mcs nesta configuração. ?

    Enviado via GT-I9063T usando UnderLinux App

  19. #19

    Padrão Re: mikrotik 912 painel setorial 20 dbi ubnt

    Citação Postado originalmente por Rinaldo011015 Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         912.png
Visualizações:	1002
Tamanho: 	210,4 KB
ID:      	56818
    Aqui eu uso com Base Station 17 dbi, show de bola de sinal e P Throughput otimo.
    Qual Equipamentos nos clientes