Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. A documentação normalmente é feito via Dude ou Zabbix mesmo, como provedor sempre é correria, não sobra muito tempo pra fazer os diagramas de rede, e também as redes mudam muito, se torna trabalhoso ter que ficar ajustando o Visio sempre, Dude/Zabbix se torna mais agil... Se ajudei clica na estrelinha...

2. @[URL="https://under-linux.org/member.php?u=26204"][COLOR=#999900]gustavo_marcon[/COLOR][/URL][COLOR=#3E3E3E] [/COLOR];! Como vai?

A maneira mais profissional e adequada de documentar uma rede de telecomunicação é confeccionando os documentos chamados Low-Leve-Design(LLD) e High-Level-Design(HLD), procure por esses termos na internet que encontrará diversos artigos da Cisco, Juniper e demais empresas comentando sobre as melhores práticas de projeto.

Mas de qualquer modo, estou encaminhando anexo a esta mensagem um PDF modelo de documentação de rede simplificada qual eu elaborei para uma operadora de telecom cliente da minha empresa. Essa documentação e modelo são simples e a idéia e justamente expor de através de diagramas, imagens e um texto técnico, como está a rede, sua topologia e quais capacidades e tecnologia estão presentes. Na ocasião quando elaborei este documento, era direcionado aos engenheiros, analistas de NOC e técnicos de campo da empresa cliente.

Os campos vermelhos foram adicionados para ocultar informações sensíveis a fim de preservar o cliente.

Espero ter ajudado

E caso preciso de ajuda na elaboração de documentação profissional e projetos de redes e telecomunicações entre em contato com a TELMETRICS que podemos ajuda-lo com nossas soluções.

Regards

[CLIQUE ABAIXO p/ ver o MODELO de DOCUMENTAÇÂO de REDE]
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         exemplo_dcn_conf_parameters_v1.pdf
Visualizações:	167
Tamanho: 	2,22 MB
ID:      	56817

3. Utilize o site https://cacoo.com e muito bom para fazer diagrama de rede.

4. É mais específico para DataCenters mais estou usando. Tem gerencia de blocos de endereços IPv4/IPv6, VLAN's, interfaces, espaço de rack, localizações geográficas, etc. E é free.

http://racktables.org/

5. Amigo, eu não tenho muito tempo tambem pra fazer uma documentação perfeita e correta.
    Eu utilizo o programa CISCO PACKET TRACER, e consigo simular muito bem minha rede, colocando todas informações que precisa ali, caso alguem precise mexer e eu não esteja presente, basta olhar o diagrama que fiz que vai intender toda rede, está bem detalhado com comentários, ip, senha , etc... vai da sua necessidade.

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
    Último Post: 18-06-2015, 07:23
  2. Respostas: 4
    Último Post: 24-06-2013, 18:16
  3. Rede do Provedor
    Por adbthomaz no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 17-03-2011, 19:22
  4. VPN - Ligar Matriz em outra cidade e Filial usando rede do provedor
    Por UsadosMAC no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 10