+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Documentar rede do provedor

    Bom dia amigos.

    Estou com a necessidade de documentar minha rede, pois atualmente tenho praticamente na cabeça como a estrutura está montada, e quando ocorre a necessidade de fazer uma manutenção eu tenho sempre que estar presente.

    Gostaria de saber como os colegas documentam suas redes, digo em relação a colocar num "projeto/diagrama" os tipos de equipamentos, sua localização nas caixas instaladas na torre, ip de cada porta, etc, para no caso de uma manutenção precisar ser realizada por outro técnico da empresa, ele posso simplismente olhar, entender como está montado e quais equipamentos são usados, separar os equipamentos no estoque, restaurar os backups ou configura-los manualmente de acordo com o projeto e ir a campo.

    Como os amigos fazem atualmente? Qual software usam? Que tipo de informação armazenam ?


    Obrigado a quem puder ajudar !

  2. #2

    Padrão Re: Documentar rede do provedor

    O ideal em minha opinião seria usar o Zabbix, criar os mapas de rede e ir cadastrando tudo lá, porém não sei se ele vai atender 100% do que vc precisa, teria que testar...

  3. #3

    Padrão Re: Documentar rede do provedor

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    O ideal em minha opinião seria usar o Zabbix, criar os mapas de rede e ir cadastrando tudo lá, porém não sei se ele vai atender 100% do que vc precisa, teria que testar...
    Já pensei em usar o Zabbix, atualmente uso o Dude, mas o que eu preciso na verdade é documentação estilo projeto, algo que eu possa entregar para o técnico levar a campo e utilizar como material de apoio nas manutenções.

  4. #4

    Padrão Re: Documentar rede do provedor

    Entendi, então você deve procurar pelo Microsoft Visio(PAGO) ou o DIA(Free).

  5. #5

    Padrão Re: Documentar rede do provedor

    Ontem comecei testar o DIA.... Acredito que vou começar usar ele.

    Mas, gostaria de saber como outros provedores fazem, para agregar idéias ?

    Ou o pessoal costuma fazer igual eu, ou seja, não fazer a documentação ? rsrsrs

  6. #6

    Padrão Re: Documentar rede do provedor

    A documentação normalmente é feito via Dude ou Zabbix mesmo, como provedor sempre é correria, não sobra muito tempo pra fazer os diagramas de rede, e também as redes mudam muito, se torna trabalhoso ter que ficar ajustando o Visio sempre, Dude/Zabbix se torna mais agil... Se ajudei clica na estrelinha...

  7. #7

    Padrão

    @[URL="https://under-linux.org/member.php?u=26204"][COLOR=#999900]gustavo_marcon[/COLOR][/URL][COLOR=#3E3E3E] [/COLOR];! Como vai?

    A maneira mais profissional e adequada de documentar uma rede de telecomunicação é confeccionando os documentos chamados Low-Leve-Design(LLD) e High-Level-Design(HLD), procure por esses termos na internet que encontrará diversos artigos da Cisco, Juniper e demais empresas comentando sobre as melhores práticas de projeto.

    Mas de qualquer modo, estou encaminhando anexo a esta mensagem um PDF modelo de documentação de rede simplificada qual eu elaborei para uma operadora de telecom cliente da minha empresa. Essa documentação e modelo são simples e a idéia e justamente expor de através de diagramas, imagens e um texto técnico, como está a rede, sua topologia e quais capacidades e tecnologia estão presentes. Na ocasião quando elaborei este documento, era direcionado aos engenheiros, analistas de NOC e técnicos de campo da empresa cliente.

    Os campos vermelhos foram adicionados para ocultar informações sensíveis a fim de preservar o cliente.

    Espero ter ajudado

    E caso preciso de ajuda na elaboração de documentação profissional e projetos de redes e telecomunicações entre em contato com a TELMETRICS que podemos ajuda-lo com nossas soluções.

    Regards

    [CLIQUE ABAIXO p/ ver o MODELO de DOCUMENTAÇÂO de REDE]
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         exemplo_dcn_conf_parameters_v1.pdf
Visualizações:	293
Tamanho: 	2,22 MB
ID:      	56817

  8. #8

    Padrão Re: Documentar rede do provedor

    Utilize o site https://cacoo.com e muito bom para fazer diagrama de rede.

  9. #9

    Padrão Re: Documentar rede do provedor

    É mais específico para DataCenters mais estou usando. Tem gerencia de blocos de endereços IPv4/IPv6, VLAN's, interfaces, espaço de rack, localizações geográficas, etc. E é free.

    http://racktables.org/

  10. #10

    Padrão Re: Documentar rede do provedor

    Amigo, eu não tenho muito tempo tambem pra fazer uma documentação perfeita e correta.
    Eu utilizo o programa CISCO PACKET TRACER, e consigo simular muito bem minha rede, colocando todas informações que precisa ali, caso alguem precise mexer e eu não esteja presente, basta olhar o diagrama que fiz que vai intender toda rede, está bem detalhado com comentários, ip, senha , etc... vai da sua necessidade.

  11. #11

    Padrão Re: Documentar rede do provedor

    Olá, algumas dicas uteis...

    Programe uma rotina de backup nos mk's e faça que eles tem envie por email.
    Crie um documento com os ip's e uma descrição do equipamento, pode ser ate no google drive e compartilhe com teus companheiros.
    Tenha um desenho de seu backbone para facilitar ou até auxiliar em uma possível emergência.

  12. #12
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Documentar rede do provedor

    aqui fiz o seguinte, monitoro meus equipamentos com o DUDE, nele coloco o nome da torre, IP, e o Desenho do equipamento utilizado, e tirei um print de todos os equipamentos com o IP, SSID, MAC, GATEWAY e coloquei em uma pasta, assim qualquer Tecnico com conhecimento em caso de problema consegue efetuar a troca, lembrando que ja tenho um script que ja tem as configurações padrão tipo, usuario e senha, regras de filtros, firewall. Aqui nunca tive problema de outro tecnico da empresa mecher nos equipamentos. Espero ter ajudado