+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão Re: Mini Balance PCC com Failover automático

    Galera tive uma ideia queria saber se funciona, se eu colocar o balance PCC e criar um routing-mark pra cada link e add em address list os ips das classes que utilizo nos clientes, e tirar o nat do concentrador daria certo? ou não tenho que fazer de outra forma? tipo o gateway do meu Balance apontando pros ips dos clientes?

  2. #82

    Padrão Re: Mini Balance PCC com Failover automático

    Então fica fácil com o concentrador é só tirar o cliente ou a range do clientes do balance utilizando a address list + mangle que é isso que vc mencionou e rotas estático fica lindo assim roda que é uma beleza até mesmo colega @claudinhohw é um NAT a menos em sua rede kkkk.
    Última edição por wld.net1; 09-06-2015 às 18:25.

  3. #83

    Padrão Re: Mini Balance PCC com Failover automático

    Sim isso mesmo para isso vc precisar sim tirar o NAT do seu core só fazer uma rota do balance para seu concentrador

  4. #84

    Padrão Re: Mini Balance PCC com Failover automático

    Se ficou confuso a minha explicação posta ai que tento te ajudar desde já agradeço.

  5. #85

    Padrão Re: Mini Balance PCC com Failover automático

    @wld.net1 vlw pelas dicas mais agora fiquei meio confuso de como dever ficar, vou colocar uma situação hipotética aqui pra vc ver se é isso msm:
    balance com mascaramento;
    Saida 192.168.10.1/30
    ISP1: 10.1.1.1/24
    ISP2: 10.2.1.1/24
    ISP3: 10.3.1.1/24

    Entrada concentrador sem nat
    192.168.10.2/30
    clientes
    192.168.1.1/24
    192.168.2.1/24
    192.168.3.1/24

    em router coloco;
    dst-address: 192.168.1.0/24
    gateway:192.168.10.2
    dst-address: 192.168.2.0/24
    gateway:192.168.10.2
    dst-address: 192.168.3.0/24
    gateway:192.168.10.2

    até ai esta certo agora como faço pra cada ranger dessa ai sair só por um link? tio 192.168.1.0/24 sair pelo isp1 10.1.1.1??

  6. #86

    Padrão Re: Mini Balance PCC com Failover automático

    Isso, no caso vc trocou só a opção de router vc não precisa fazer isso no core e sim no seu balance, cara então para isso vc teria que fazer uma address list em seu balance com o bloco de seus clientes por exemplo: Address List " 192.168.1.0/24 " " 192.168.2.0/24 " e assim vai é toda a range depois pega essa address list utilizando o Mangle utiliza o Src.AddressList no caso é a origem dos clientes e faz um depois utiliza a action e dar um mark routing dar qualquer nome lá por fim utiliza o ip route= seleciona a address list é routin-mark algo do tipo e em gateway o link que vc quer que saia esses clientes.

  7. #87

    Padrão Re: Mini Balance PCC com Failover automático

    E não esqueça a rota default em seu core que seria 192.168.10.1 vai em ip route= e em gateway coloque= 192.168.10.1 só

  8. #88

    Padrão

    Se caso vc queria pingar algum host que esteja por trás após o balance é só fazer o mesmo esquema da rota.

  9. #89

    Padrão

    Fica assim amigo a parte de rota isso no balance no core vc não mexe em nada o que vc vai mexer no core é só fazer a rota default só nada mais
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ajuda amigo.png
Visualizações:	216
Tamanho: 	150,8 KB
ID:      	59609  

  10. #90

    Padrão Re: Mini Balance PCC com Failover automático

    Qualquer coisa é só chamar.

  11. #91

    Padrão Re: Mini Balance PCC com Failover automático

    bom então no core é só apontar o gateway 192.168.10.1 e tá resolvido não tenho que fazer mais nada? o balance tem que ser por rotas ou pode ser PCC ai os as regers que não forem pra address list sai aleatório seria isso?? desde ja obrigado @wld.net1

  12. #92

    Padrão Re: Mini Balance PCC com Failover automático

    Sim no core é só fazer isso sobre o balance ai fica a seu critério tanto faz ele ser ECMP, Per Connection Classifier e por Rotas Estática, etc... A rota que vc vai fazer é só para marcar a origem dos seus clientes na aba advanced do balanced, só que para isso vc precisar por a range de IP dos seus clientes na Address List do Balance, após isso é só usar ip route: em gateway vc coloca por qual link vc quer que esses clientes saiam e em routing mark seleciona a rota feita no mangle só isso.

  13. #93

    Padrão Re: Mini Balance PCC com Failover automático

    Por isso que não pode ter o NAT em seu core minto pode até ter para outra faixa que vc queira que tenha NAT eu particularmente não acho isso viável já que está fazendo faz logo tudo de uma vez

  14. #94

    Padrão Re: Mini Balance PCC com Failover automático

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    bom então no core é só apontar o gateway 192.168.10.1 e tá resolvido não tenho que fazer mais nada? o balance tem que ser por rotas ou pode ser PCC ai os as regers que não forem pra address list sai aleatório seria isso?? desde ja obrigado @wld.net1
    Nessa caso ai seria a rota default onde vai chegar internet para seus clientes.

  15. #95

    Padrão

    blz vou testar e posto o resultado

  16. #96

    Padrão Re: Mini Balance PCC com Failover automático

    Galera, quando se balanceia link de duas operadoras o ideal é utilizar um DNS público? Digo, não usar DNS de nenhuma das operadoras envolvidas? Indo um pouco mais longe, parece que o ideal é ter o próprio DNS. Algumas sugestão?

  17. #97

    Padrão Re: Mini Balance PCC com Failover automático

    eu utilizava um dns de cada hoje tenho o meu próprio montei o freebsd10 com unbound. há mais ou menos um ano nunca tive problema.

  18. #98

    Padrão Re: Mini Balance PCC com Failover automático

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    eu utilizava um dns de cada hoje tenho o meu próprio montei o freebsd10 com unbound. há mais ou menos um ano nunca tive problema.
    Boa tarde. Eu tinha a pretensão de fazer o mesmo. Mas não me agrada a ideia de utilizar um PC para isto. Até comprei um edgerouter tempos atrás configurei. Mas depois parou e eu não pude prestar suporte. Ou seja, preciso estudar.

  19. #99

    Padrão

    galera obrigado pelo balance funciona perfeito agora nao consigo acessa meus ap e cpe clientes ajuda ae por favor.

  20. #100

    Padrão Re: Mini Balance PCC com Failover automático

    vc tem que fazer direcionamento de porta pra acessar de fora. dst-nat!