+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Iniciante - Mikrotik RB750, Valor e gerenciamento

    Boa noite companheiros!
    Estou iniciando no ramo de distribuição de internet wi-fi, mas por enquanto não tenho nada que possa gerenciar minha rede, tipo planos de controle de banda, apenas uso filtro de MAC que é a única coisa que meu roteador me possibilita a fazer, e por não sacar a ponto de ter minha própria autonomia de decisão venho pedir a sugestão de vocês..
    Tenho um Groove com uma omni 15 DBI e quero montar um servidor. Ví um anúncio nos classificados do OLX um Mikrotik+Placa PCBA+Antena OMNI 25 DBI Áquario de segunda por R$ 350,00, porém não sei se este valor está valendo, mas para mim que não tenho muito money para investir no momento está acessível.
    O vendedor me informou que está tudo perfeito e que vai testar tudo antes de fecharmos negócio, mas preciso muito da ajuda de quem já é do ramo para me orientar nessa escolha.
    Desde já fico no aguardo da colaboração de todos.

  2. #2

    Padrão Re: Iniciante - Mikrotik RB750, Valor e gerenciamento

    A Aquario não é louca de fabricar omni de 25dBi.
    Os omnis maiores que 15dBi que encontrar no ML são gambiarras feitas em fundo de quintal, estimam o ganho mas produto feito no chutometro em casa não é serio, não devia ser comprado (Se quer, faça! Mas não compre, não incentive fabricante chinfrin que nem tem CNPJ ou marca).

    "Kits" em geral são péssimos, só vendedores de fundo de quintal em sites como Mercadolivre ou OLX vendem essas porcarias, raramente os distribuidores (Empresas que atuam com distribuição) sérios vendem "kits", cada usuario tem necessidades diferentes então "kits" são mais um engana-leigo do que outra coisa.

    Se quer gerenciar uma rede pequena, vá de RB750, se for maior RB750G, se for maior RB450G.
    Quer um AP barato? Não use AP de mesa, as PCBA's geralmente são placas de roteadores de mesa também, isso é hardware pra CLIENTE de internet via radio, não pra AP. Tem opções menos ruins, tipo Bullet M2 (NUNCA compre Bullet 2, é velharia, o M2 já é antigo, que dirá o 2!), RB Groove, ou se quiser qualidade melhor um Rocket M, ou uma RB com cartões miniPCI se quiser esmiuçar as configurações.

    Se já tem um Groove, e ele for level4, é só comprar uma RB750 (20 clientes simutaneos), ou RB750G (Talvez 40 simultaneos), ou uma RB450G (Menos de 60 clientes simultaneos).

    Omni de 15dBi já é um tiro no pé, o alto ganho atrapalha mais que ajuda em metade dos casos (Tem que usar potencia baixa), só garante sinal alto (Mas sinal é só pra enganar leigo, tem que ver a qualidade da conexão, ver o CCQ na aba registration). Omni de 25dBi devia dar cadeia, além de produto sem marca ou cnpj ainda por cima é propaganda enganosa, não tem esse ganho nunca, ou tem vswr muito mais alto que conexão wifi tolera.

    NUNCA que uma PCBA domestica teria nem 1/3 da qualidade de um Groove, se comprar uma PCBA e deixar de lado o Groove você vai estar comprando um fusca velho e deixando de lado um Toyota Corolla.

    "Kits" são uma furada quase sempre, sempre são mais caros que comprar os produtos separados, e geralmente tem produtos ridículos de ruins neles. Nunca compre produto sem marca (Antena sem marca), nem devia comprar sem NFE...

    Se já tem um Groove e uma omni, tudo o que precisa pra gerenciar sua rede é uma RB ethernet, uma omni 15dBi é péssimo e não permite muitos clientes mesmo, então uma RB750 casaria bem com os limites de um Groove numa omni 15dBi.

    Configurar uma RB750 como roteador pra gerenciar a rede é um pouco mais complicado que configurar um Groove como AP, mas não é difícil se ler sobre o assunto, google sobre tutoriais mikrotik, apostilas mikrotik, vai ver como configurar um hotspot (Não aconselho, usar browser pra entrar na internet é coisa de vovó, hoje se usam aplicativos tipo whatsapp e cia e não mais o browser, hotspot obriga a usar essa velharia dos anos 90 chamada browser), como configurar um servidor PPPoE (Melhor!), como limitar a banda por cliente, etc.

  3. #3

    Padrão Re: Iniciante - Mikrotik RB750, Valor e gerenciamento

    Rubem, era isso mesmo que eu estava procurando, informações concretas para eu não ter problemas e nem jogar dinheiro fora. Obrigado!
    Sim, meu Groove é level 4..
    Qual RB você me recomendaria?
    Lembrando que meu groove está trabalhando em 2.4, se possível me passe link de produtos RB que servirão para eu usar com os equipamentos que possuo, para começar com 20 a 30 clientes.

  4. #4

    Padrão Re: Iniciante - Mikrotik RB750, Valor e gerenciamento

    A RB750 atenderia 20-30 clientes SIMULTANEOS. Clientes simultaneos e pagantes são coisa diferente, tem lugar que o numero de pagantes que está conectado a todo momento varia de 40 a 60%, pega media de 50%.

    Então digamos que a RB750 vai te atender até quando tiver uns 35 a 45 clientes pagantes (Desde que sua media de clientes conectados fique no maximo nuns 60%)

    Se quiser se preparar pra uns 50 clientes ou mais seria bom achar uma RB750G (Foco no G). Se quiser passar de 80 clientes acho que seria bom comprar uma RB450G (3x o preço de uma RB750), essa te atenderá até uns 150 ou 200 clientes.

  5. #5

    Padrão Re: Iniciante - Mikrotik RB750, Valor e gerenciamento

    Rubem, minha vendedora me disse que meu groove tem a função de gerenciar a rede com controle de banda por cliente e tal.. Ele é um Mikrotik A-52HPN.
    Posso usar esse groove com um RB750 p/ começar?
    Ou os dois em uso dará alguma interferência?
    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A RB750 atenderia 20-30 clientes SIMULTANEOS.

  6. #6

    Padrão Re: Iniciante - Mikrotik RB750, Valor e gerenciamento

    Cara não há nenhum problema em utilizar os 2, logo mais a rb750 não tem interface wireless para gerar interferência um com o outro. a RB750 vai se torna a gerência de sua rede ela vai autenticar e gerenciar os seus clientes. O groover+omni e o seu meio físico de propagação de seu sinal que vai conectar seu cliente.

  7. #7

    Padrão Re: Iniciante - Mikrotik RB750, Valor e gerenciamento

    Quanto a usa o próprio Groove pra gerenciar a banda dos clientes e cia, dá sim, mas com ele atuando como AP e com gerenciamento de usuarios não vai conseguir atender uns 20 clientes simultaneos com qualidade.

    Se fizer isso (Usa somente o Groove), recomendo controlar via queue three (Controle de velocidade), e usar rede encriptada e com bloqueio via mac (Autentica via mac), desse modo quem não está na lista de mac's (Aba registration) nem conecta. É trabalhoso fazer isso, mas é possível.

    Terá que procurar no forum ou no google sobre apostilas e tutoriais pra controlar banda via queue three, autenticação via mac e cia.

    Deixar o Groove como bridge e a RB750 como roteador acho mais fácil pra iniciantes, tem mais receitas de bolo pra configurar desse modo.

  8. #8

    Padrão Re: Iniciante - Mikrotik RB750, Valor e gerenciamento

    Muito obrigado pelas dicas weldergomes e rubem, para mim que sou iniciante no ramo é de extrema importância colaborações como essas demostradas aqui.
    Valeu mesmo

  9. #9

    Padrão Re: Iniciante - Mikrotik RB750, Valor e gerenciamento

    Para finalizar, gostaria de saber se posso desligar o RB com aqueles timer bivolt?
    Ex: Desligar as 04h00 e ligar as 05h30.
    Pode dar algum tipo de pane, danificar o RB se eu fazer esse procedimento?

  10. #10

    Padrão Re: Iniciante - Mikrotik RB750, Valor e gerenciamento

    Para eu que não tenho experiencia com RB acaba saindo essas perguntas bobas. rs
    Arthur, qual a probabilidade de danificar o RB750 por superaquecimento? Tem algo sobre que já foi discutido? Pois eu fusei bastante e não encontrei.
    Abraços

  11. #11

    Padrão Re: Iniciante - Mikrotik RB750, Valor e gerenciamento

    Bom, aqui pelo menos eu tenho que desligar o modem de 10 em 10 dias por uns minutos, e para isso eu uso o timer pois independente de horário a internet começa a ficar lenta, mas depois que faço esse procedimento ela volta a ficar bala.

  12. #12

    Padrão Re: Iniciante - Mikrotik RB750, Valor e gerenciamento

    Pode entrar via telnet todo domingo de madrugada e dar um system reboot, deixaria os clientes sem internet por 30 segundos e resolver eventuais travamentos.

    (Mas tem RB que trabalha muitos meses sem travamento se não reiniciar. Balance, autenticador e AP's eu reinicio toda semana (Podia ser 1x por mes, mas é difícil lembrar, todo domingo eu lembro mas não todo dia 1), mas PTP nunca reinicio, como as vezes tem blackout longo não ví mais de 6 meses ligado, nunca ví PTP travado ou lento por aqui (AP, balance ou autenticador lento sim, nada que um system reboot não resolva).

    Se quiser usar timer mecanico, pode usar só 1 dos "marcadores" dele, ficaria uns 20 minutos desligado. Mas seria mais interessante 1x ao mes tirar da tomada e descalço encostar no GND do equipamento, isso sim teria alguma utilidade (Se não tiver aterramento), mas desligar X minutos pra esfriar não faz sentido nenhum, manter um componente a 50ºC por 10 horas não pode ser "consertado" mantendo ele a 25ºC por meia hora, tem é que manter o tempo todo em ambiente fresco, nada de RB750 em caixa hermetica preta no sol, aí sim mata ela fácil.
    (Quem trava MUITO geralmente é roteador de mesa e PCBA, quem faz gambiarra de usar PCBA de CLIENTE em omni realmente precisa desligar direto o equipto. Já RB é raro precisar isso, só por problema no ambiente, tipo falta de um aterramento mínimo sequer)

  13. #13

    Padrão Re: Iniciante - Mikrotik RB750, Valor e gerenciamento

    Boa noite a todos!
    Venho reabrir uma pergunta aos amigos, pois já estou ultrapassando o número de 20 clientes em uma RB 750, e tem alguns outros interessados em contratar o serviço, porém quero deixar os clientes com qualidade, já que percebi que a 750 já está entrando no limite, e também quero usar um balanceamento de dois link's de 15MB e para isso preciso saber qual equipamento devo usar.
    Como nosso amigo Rubem mencionou no inicio do tópico, uma RB 450G é para quase 60 clientes simultâneos, e como ela se comparta com o balanceamento?
    Aguardo a ajudo dos amigos.
    Abraços