+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida PTMP Ubiquiti

    Senhores, gostaria de saber se alguém tem experiencia com PTMP Ubiquiti usando BaseStation de 21dbi 90Graus + LiteBeam M5 23 dbi, minha situação é que o POP que tenho consegue visada em uma cidade toda de 3mil habitantes que fica a 6km da torre, gostaria de usar uma única torre para atender a cidade, já que ela possui 30m e posso usar várias setoriais.. fica pergunta consigo atender adequadamente os clientes a 6km usando esses equipamentos, com maior plano de 5MB, Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida PTMP Ubiquiti

    Eu fico imaginando estes 90º que leque vai abrir lá nos 6km... vai perder quase toda a área de cobertura que os 90º proporciona.

    Uma antena de angulo mais estreito pode se sair muito melhor....mas, e sempre tem um mas.... só testando.

    Dá uma olhada nas especificações desta antena... ela abre só 60º.
    http://www.algcom.com.br/produtos/ve...as/cat:antenas

    Não fiz projeção mas acho que até uma antena de angulo bem estreito que tem indicação só para ponto a ponto vai cobrir a área populacional nestes 6km

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida PTMP Ubiquiti

    Eu atendia um setor industrial ao longo de uma rodovia com SXT Sextant antiga como AP, que tem antena de pouco mais de 35°, porque a 4km de distância esse ângulo já significa sinal atingindo uma largura de mais de 500m de largura (250m pra cada lado da rodovia, digamos).

    Uma antena de 30º em 6km tem quase 1km de abertura.
    Uma antena de CPE de 45° nos mesmos 6km passa pra 1,5km de largura!

    Se a cidade é pequena, e tem cerca de 1,5km de largura, então até uma CPE de 45° serviria.

    Mas como tem sítios/chácaras perto, eu também usaria alguma antena de 60°, dá uns 2km de largura (Mas até uns 4km de abertura ainda tem sinal suficiente pra alguma coisa, usando CPE de alto ganho (23-27dBi) nos clientes).

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida PTMP Ubiquiti

    Eu te recomendo utilizar Rocket como AP, pbe 400 de CPE nos clientes mais distantes e nbe 19 nos clientes abaixo de 2km da torre.

    Obs. Não utilize mais de 50 clientes no Rocket e evite utilizar rádios SiSo (LBE m5) na sua célula.

    Enviado via MotoG3-TE usando UnderLinux App

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida PTMP Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por ericklobo Ver Post
    Eu te recomendo utilizar Rocket como AP, pbe 400 de CPE nos clientes mais distantes e nbe 19 nos clientes abaixo de 2km da torre.

    Obs. Não utilize mais de 50 clientes no Rocket e evite utilizar rádios SiSo (LBE m5) na sua célula.

    Enviado via MotoG3-TE usando UnderLinux App
    Não vou ter nada antes de 5km da torre... negócio é longe mesmo! rs

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida PTMP Ubiquiti

    Entendi... então utilize PBE 300 ou PBE 400. E mais uma vez ressalto, tente não utilizar CPEs SISO na sua célula.

    Enviado via MotoG3-TE usando UnderLinux App