Página 2 de 19 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

Citação Postado originalmente por alissonx Ver Post
    Vamos por partes @ArthurBernardes

A única forma de balancear BGP com mais de uma operadora é quebrando prefixos.

Exemplo: 192.168.0.0/23

Operadora A: 192.168.0.0/24
    Operadora B: 192.168.1.0/24

Para Conseguirmos ter redundância entre as operadoras basta anunciar pras 2 operadoras o bloco inteiro:

Operadora A: 192.168.0.0/24
    Operadora A: 192.168.0.0/23

Operadora B: 192.168.1.0/24
    Operadora B: 192.168.0.0/23

Caso as 2 estejam online os prefixos mais específicos serão anunciados, porém se uma das duas cair, será anunciado o mais especifico da operadora que ficar online + anuncio do bloco inteiro.
    as vezes temos conexão com mais de uma operadora, exemplo: Embratel e GVT.

Mesmo com essa divisão de prefixos, é possível fazer com que o trafego com destino aos AS de determinada operadora saia por aquela operadora?

Exemplo:
    Configuramos a faixa 192.168.0.0/24 para sair pela Operadora A
    e Configuramos a faixa 192.168.2.0/24 para sair pela Operadora B

Mas o cliente 192.168.2.0/24 quer acessar um site que está da Operadora A...
    é possível fazer com que nesse caso, ele saia pela Operadora A?

PS: é facil descobrir os AS de determinada operadora.
    Teria como configurar prioridades com Destino a esse AS saia pelo Link dele?

Boa pergunta, nessas condições, somente se vc fechar um peer diretamente com a operadora A, ai da pra vc influenciar.

Ainda fico na dúvida do uso dos atributos "weight", "local-preference", "as-path" e "as-path-prepend", mas vou me aprofundar antes de perguntar algo sem noção, rsrrs.
    Para balanceamento não precisa.

AS-PATH é só o caminho de ASN's que você vai passar pra chegar em determinado anuncio.

o AS-PATH-PREPEND serve para tornar um caminho ruim, dando prioridade ao outro caminho existente.

Exemplo para utilização de PTT.

LINK PTT - SEM PREPEND
    LINK OPERADORA A - PREPEND 3

Todos os prefixos que estiverem no PTT irão ter prioridade sobre a OPERADORA A.

É assim que é configurado quando se tem PTT em sua rede.

Do PTT você receberia apenas alguns prefixos que são dos participantes e assim não utilizaria os prefixos anunciados pela OPERADORA A.

sobre minha duvida acima, explicando melhor, é possível fazer o seguinte:
    vou usar valores fictícios...

1 - Com destino ao AS100 saia pela OperadoraA
    2 - Com destino aos AS200 e AS300 saia pela OperadoraB
    3 - Cliente 192.168.0.0/24 saia pela OperadoraA
    4 - Cliente 192.168.2.0/24 saia pela OperadoraB

Regra 1 tem prioridade sobre a regra 2, e assim por diante.
    Se for possível fazer algo desse tipo, ai conseguiríamos fazer com que o Cliente 192.168.2.0/24 (que está configurado para sair pela OperadoraB), acabe saindo pela OperadoraA quando for com destino a algum AS daquela Operadora.

Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    sobre minha duvida acima, explicando melhor, é possível fazer o seguinte:
    vou usar valores fictícios...

1 - Com destino ao AS100 saia pela OperadoraA
    2 - Com destino aos AS200 e AS300 saia pela OperadoraB
    3 - Cliente 192.168.0.0/24 saia pela OperadoraA
    4 - Cliente 192.168.2.0/24 saia pela OperadoraB

Regra 1 tem prioridade sobre a regra 2, e assim por diante.
    Se for possível fazer algo desse tipo, ai conseguiríamos fazer com que o Cliente 192.168.2.0/24 (que está configurado para sair pela OperadoraB), acabe saindo pela OperadoraA quando for com destino a algum AS daquela Operadora.
    Conforme citado, não é possível caso você não tenha um peering direto com AS100. Caso você esteja no PTT, é possível solicitar uma Vlan para que você então faça o que vc deseja.

Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Conforme citado, não é possível caso você não tenha um peering direto com AS100. Caso você esteja no PTT, é possível solicitar uma Vlan para que você então faça o que vc deseja.
    mesmo se eu conhecer quais o AS dessa operadora?
    Não tem como eu definir que com destino a determinado AS saia por operadora X...

Então, eu só consigo definir por qual Operadora meu cliente vai sair, mas não consigo definir para que determinado Destino saia por por determinado Operadora.
    Que pena...