+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Valeu. Tanto não sei tudo, que sou instrutor de bgp e ospf, e faço todos os cursos de roteamento que puder e conseguir. Cada curso que eu faço, vejo algo de uma ótica diferente. E vivo de aprender, e continuo sem saber nada (quanto mais vazio for um saco, com mais conteúdo pode ser preenchido). Continuamos...
    Abraço!

  2. #42

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    @Arthur Bernardes, vamos pra Fortaleza em março? Rodrigo Meireles e outros amigos do Facebook estarão lá! Te espero lá!

    Att,

  3. #43

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Pessoal bom dia. minha duvida é seguinte, eu trabalho em um empresa provedor, que ela tem em duas cidades, nos temos AS e bloco de ips, e a operadora a qual nos fornece link, ela também entrega link nas duas cidade, então para trabalha com bgp, agente dividiu o bloco no meio, para as duas empresa provedor, meu problema é: quando a operadora fica OFF em uma das cidade, por os dois provedores meu ser interligado, eu acabo desativando o bloco de ip de um lugar e ativando no outro, como link reserva quando a operador cai, eu gostaria de saber se existe alguma forma de que quando a operadora cair, o BGP funcionar automaticamente pela outra cidade que esta funcionado o link?

  4. #44

  5. #45

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Janilton, para isso vc precisa usar ibgp entre suas cidsdes.

  6. #46

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por janilton Ver Post
    Pessoal bom dia. minha duvida é seguinte, eu trabalho em um empresa provedor, que ela tem em duas cidades, nos temos AS e bloco de ips, e a operadora a qual nos fornece link, ela também entrega link nas duas cidade, então para trabalha com bgp, agente dividiu o bloco no meio, para as duas empresa provedor, meu problema é: quando a operadora fica OFF em uma das cidade, por os dois provedores meu ser interligado, eu acabo desativando o bloco de ip de um lugar e ativando no outro, como link reserva quando a operador cai, eu gostaria de saber se existe alguma forma de que quando a operadora cair, o BGP funcionar automaticamente pela outra cidade que esta funcionado o link?
    Amigo basta fazer o seguinte anuncio:

    Exemplo: 2 Blocos.

    Cidade A: 192.168.0.0/23 -> Operadora A
    Cidade B: 192.168.2.0/23 -> Operadora B

    Ao Anunciar:

    OP A: 192.168.0.0/24
    192.168.1.0/24
    192.168.2.0/23

    OP B: 192.168.2.0/24
    192.168.3.0/24
    192.168.0.0/23

    Ao cair uma das operadoras você terá redundância pelos anuncios /23

  7. #47

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    obrigado pessoal, vou dar uma estudada para colocar em pratica

  8. #48

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    alissonx, neste caso ai basta so fazer desta forma que funciona ne? eu estava olhando aqui na minha rede, e vi que quando ante de eu entra nesta empresa, o técnico a qual aqui trabalhava dividiu o bloco tudo em barra 24, e quando distribuiu estes bloco para as duas empresas, não teve sequencia na organização, ele pegou uma barra 20 e dividiu tudo no /24, a parti dai começou utilizar nas 2 empresa de forma bagunçada, não seguindo a sequencia, neste caso tenho que organiza tudo para fazer este esquema?

  9. #49

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por janilton Ver Post
    alissonx, neste caso ai basta so fazer desta forma que funciona ne? eu estava olhando aqui na minha rede, e vi que quando ante de eu entra nesta empresa, o técnico a qual aqui trabalhava dividiu o bloco tudo em barra 24, e quando distribuiu estes bloco para as duas empresas, não teve sequencia na organização, ele pegou uma barra 20 e dividiu tudo no /24, a parti dai começou utilizar nas 2 empresa de forma bagunçada, não seguindo a sequencia, neste caso tenho que organiza tudo para fazer este esquema?
    Amigo, pode anunciar assim embaralhado, porem tem que ter o bloco inteiro anunciado nas 2 operadoras.

    Os prefixos mais especificos, isto é, /24 terá mais prioridade sobre o /23, /22/ e menores.

    Porem pode dar conflito e clientes sairem por operadoras erradas... o correto seria voce arrumar esses IPs bagunçados e se parar /24 sequenciais para cada cidade.

  10. #50

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Alissonx bom dia, a respeito do ibgp citado pelo amigo fellipeandrade, daria certo neste caso meu?

  11. #51

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por janilton Ver Post
    Alissonx bom dia, a respeito do ibgp citado pelo amigo fellipeandrade, daria certo neste caso meu?
    @janilton neste caso não precisaria.

    Basta anunciar os prefixos quebrados + o bloco inteiro nas 2

  12. #52

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Uma outra duvida minha Alissonx é sim, como eu sou provedor e se eu vendesse link para um outro provedor que também tem AS e Bloco de ip, como eu ira fazer para publicar o bloco dele? teria que eu ultilizar ibgp e filtros?

  13. #53

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Você pode fazer isso com EBGP + Filtros. Entre em contato com a(s) sua(s) Operadora(s) e solicite a liberação do prefixo do seu cliente, após isso basta fazer o mesmo em seus filtros.

  14. #54

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por janilton Ver Post
    Uma outra duvida minha Alissonx é sim, como eu sou provedor e se eu vendesse link para um outro provedor que também tem AS e Bloco de ip, como eu ira fazer para publicar o bloco dele? teria que eu ultilizar ibgp e filtros?
    Amigo, faça exatamente o que o @felipeandrade55 postou.

    Você terá um cliente de "transito", todo cliente transito que você anunciar e aceitar os prefixos dele, você deve solicitar a(s) sua(s) operadora(s) a liberação do prefixo do seu cliente.

  15. #55

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Entao felipe neste caso, nao so a configuração da ebgp basta né? tenho que entrar em contato com a minha operadora para ela anunciar o AS e o BLoco do meu cliente correto?

  16. #56

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Correto, a operadora liberando, vc configura a sua sessão com o seu cliente, faz o filtro pra ele e fecha o peer.

  17. #57

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @alissonx, eu ainda fico meio em dúvida sobre o balanceamento de prefixos com múltiplos upstreans.

    Caso eu tenha sessão BGP com duas operadoras + PTT por exemplo, pra onde eu devo aplicar prioridade? Como eu faço o balanceamento? Estou entrando num curso específico de BGP, mas é uma dúvida que sempre tive. Balanceamento de carga sem BGP me é simples, mas com BGP complica, rsrs.
    @Arthur Bernardes estive num curso a 2 semanas sobre BGP e lá pude questionar exatamente o que você esta perguntando aqui.
    Fiz o curso com o Prof. Adilson Florentino (NIC.Br) http://netfindersbrasil.com.br/moodl...p?categoryid=6

    Enfim, quando questionei sobre isso foi dando o seguinte exemplo:

    Sua saída principal logicamente tem que ser pelo maior link.
    Se tiver link´s simétricos faça um controle saída de seus prefixos nos filtros (isso irá influenciar na sua entrada de link) de forma que se tenha melhor aproveitamento dos 2 links, para isso devemos nos dedicar a uma analise de tráfego na rede através de alguma outra ferramenta de monitoramento, analisar o perfil de seu provedor.
    Por mais interessante que seja, nunca devemos ter como saída principal o PTT, pq não temos SLA.

    De resto, BGP não bicho de 7 cabeças, cada plataforma trata-o de maneiras diferentes, mas o protocolo não muda.
    Boas maneiras de publicação e recebimentos de prefixos são importantes.

  18. #58

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Aproveitando, quem aqui usa as configurações de negação para Bogons da Cymru que pode ser encontrada neste link: http://www.team-cymru.org/Services/B...-examples.html

    Para Mikrotik ???

  19. #59

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @Lupsmais, encontrei isso, veja se lhe serve.
    @alissonx, estou com uns documentos legais de BGP mas algumas dúvidas me bateram e tenho certeza que tu pode me ajudar.

    Simulando um cenário multihoming com duas operadoras, o balanceamento de tráfego seria de que forma?

    Entendo que o primeiro critério de desempate de uma rota que é recebida por mais de 1 neighbor é a rota com maior valor de "weigth", caso eu queira controlar o meu tráfego upload qual atributo mais preferível? O "weight" ou o "local_pref"?

    Agora para definir por onde vai chegar o meu download eu uso o "prepend", certo? Mas essas rotas precisam de uma ação, qual eu usaria? "accpet" ou "passthroug"? Eu posso definir para o bloco 1 sair pela operadora 1 e o bloco 2 sair pela operadora 2?

    Reparei também que é comum fazerem alguns filtros de saída das sessões eBGP, usando como base o cenário que passei na linha acima, fica assim:

    Código :
    ISP1_OUT = prefix = bloco 1/24 = action = accept
    ISP1_IN = prefix = bloco 1/24 = action = ****** (qual usar) set-local-pref = 200
    ISP1_OUT = prefix = bloco 2/24 = action = ****** (qual usar) set-bgp-prepend = 3
    ISP1_OUT = prefix = bloco/23 = action = accept
    ISP1_OUT = action = discard
     
    ISP2_OUT = prefix = bloco 2/24 = action = accept
    ISP2_IN = prefix = bloco 2/24 = action = ****** (qual usar) set-local-pref = 200
    ISP2_OUT = prefix = bloco 1/24 = action = ****** (qual usar) set-bgp-prepend = 3
    ISP2_OUT = prefix = bloco/23
    ISP2_OUT = action = discard

    Isso me dá a impressão que meu bloco 1 somente sai pela operadora 1 onde a regra "discard" barra qualquer rota não permitida, certo? Isso também para a outra operadora. Está certo esses passos que descrevi acima? E pode me dizer também qual "action" usar nos atributos do BGP?

    Nos meus anúncios de redes do BGP eu preciso anunciar os dois blocos

    Qual a melhor maneira de balancear o tráfego? Visto que quero usar as duas operadoras?

    Agora num caso típico onde tenho PTT, como eu faria esse balanceamento baseando por prefixos?

    Lembrando que são dúvidas básicas de BGP antes de eu entrar num curso e ficar perdido, rsrs.

    Agradeço muito a quem puder me tirar essas dúvidas.
    tenho a mesma duvida.
    mas precisamente no controle de upload (que sai da rede).

    Aqui temos duas Operadoras: GVT e Titania
    A Titania por sua vez possui duas operadoras: Embratel e GVT

    Ao fazer os filtros aqui, dividimos os blocos.
    Anunciamos metade pela GVT e Metade pela Titania.
    O Download está funcionando perfeitamente, está sendo usado conforme o anuncio.
    Mas o danado do Upload só sai por um unico link.
    Como controlar ele? Como ficaria o filtro para um cenario com duas operadoras (multihoming)

  20. #60

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @Lupsmais, encontrei isso, veja se lhe serve.
    @alissonx, estou com uns documentos legais de BGP mas algumas dúvidas me bateram e tenho certeza que tu pode me ajudar.

    Simulando um cenário multihoming com duas operadoras, o balanceamento de tráfego seria de que forma?

    Entendo que o primeiro critério de desempate de uma rota que é recebida por mais de 1 neighbor é a rota com maior valor de "weigth", caso eu queira controlar o meu tráfego upload qual atributo mais preferível? O "weight" ou o "local_pref"?

    Agora para definir por onde vai chegar o meu download eu uso o "prepend", certo? Mas essas rotas precisam de uma ação, qual eu usaria? "accpet" ou "passthroug"? Eu posso definir para o bloco 1 sair pela operadora 1 e o bloco 2 sair pela operadora 2?

    Reparei também que é comum fazerem alguns filtros de saída das sessões eBGP, usando como base o cenário que passei na linha acima, fica assim:

    Código :
    ISP1_OUT = prefix = bloco 1/24 = action = accept
    ISP1_IN = prefix = bloco 1/24 = action = ****** (qual usar) set-local-pref = 200
    ISP1_OUT = prefix = bloco 2/24 = action = ****** (qual usar) set-bgp-prepend = 3
    ISP1_OUT = prefix = bloco/23 = action = accept
    ISP1_OUT = action = discard
     
    ISP2_OUT = prefix = bloco 2/24 = action = accept
    ISP2_IN = prefix = bloco 2/24 = action = ****** (qual usar) set-local-pref = 200
    ISP2_OUT = prefix = bloco 1/24 = action = ****** (qual usar) set-bgp-prepend = 3
    ISP2_OUT = prefix = bloco/23
    ISP2_OUT = action = discard

    Isso me dá a impressão que meu bloco 1 somente sai pela operadora 1 onde a regra "discard" barra qualquer rota não permitida, certo? Isso também para a outra operadora. Está certo esses passos que descrevi acima? E pode me dizer também qual "action" usar nos atributos do BGP?

    Nos meus anúncios de redes do BGP eu preciso anunciar os dois blocos

    Qual a melhor maneira de balancear o tráfego? Visto que quero usar as duas operadoras?

    Agora num caso típico onde tenho PTT, como eu faria esse balanceamento baseando por prefixos?

    Lembrando que são dúvidas básicas de BGP antes de eu entrar num curso e ficar perdido, rsrs.

    Agradeço muito a quem puder me tirar essas dúvidas.
    @Arthur Bernardes, nunca precisei usar weight, apenas localpref e preped.

    O primeiro passo para desempate é prefixo mais especifico configurado em cada sessão, ai depois vem os atributos.

    Para balancear o download apenas a quebra de prefixos já é suficiente (em alguns casos terá que usar prepend), para balancear o upload você pode igualar o localpref das 2 operadoras.

    Caso você tenha PTT, não é recomendado, mas todo mundo faz isso... coloque o PTT sempre como maior localpref e sem prepend, todos prefixos recebidos pelo PTT vão ter prioridade sobre as operadoras....

    Já nas Operadoras utilize prepend>0 e localpref menor do que o PTT.

    Resumindo, tudo que ter prefixo pelo PTT sairá pelo PTT, caso a conexão fique offline com o PTT, sairá pela Operadora com Prefixo Mais específicos.

    E também para alguns casos é necessário utilizar ECMP.

    @AndrioPJ isso já serve para seu caso.