Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb BGP - Postem suas dúvidas!

    Boa tarde pessoal,

    Tenho percebido que o pessoal do forúm tem muitas dúvidas sobre BGP.

    Vamos utilizar este tópico para sanar tais dúvidas..

    Seja em Mikrotik, Ubiquiti ou FreeBSD/OpenBgpd.

    Abraço!

  2. #2

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Poxa, vou trazer bastante dúvidas pra cá, me aguarde, rsrsrs.
    Pode trazer!

    Só não esqueçam de agradecer se a ajuda servir!

  3. #3

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Arthur,

    Vc ta falando no VyOS/EdgeRouter?

  4. #4

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Vamos por partes @ArthurBernardes

    Uma dúvida que sempre tive (ainda não sou expert em "prefix-list", "route-map") é: Caso tenhamos sessões com mais de uma operadora, como procedemos? Balanceamos o tráfego baseado em divisão de prefixos?
    A única forma de balancear BGP com mais de uma operadora é quebrando prefixos.

    Exemplo: 192.168.0.0/23

    Operadora A: 192.168.0.0/24
    Operadora B: 192.168.1.0/24

    Para Conseguirmos ter redundância entre as operadoras basta anunciar pras 2 operadoras o bloco inteiro:

    Operadora A: 192.168.0.0/24
    Operadora A: 192.168.0.0/23

    Operadora B: 192.168.1.0/24
    Operadora B: 192.168.0.0/23

    Caso as 2 estejam online os prefixos mais específicos serão anunciados, porém se uma das duas cair, será anunciado o mais especifico da operadora que ficar online + anuncio do bloco inteiro.

  5. #5

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Claro, esqueço não. Ainda em Fevereiro vou entrar em um curso de BGP pra ficar 100% aperfeiçoado, mas dúvidas sempre vão ter, rsrsrs.

    ===============

    Uma dúvida que sempre tive (ainda não sou expert em "prefix-list", "route-map") é: Caso tenhamos sessões com mais de uma operadora, como procedemos? Balanceamos o tráfego baseado em divisão de prefixos? O que faremos em caso de conexão com PTT?

    Ainda fico na dúvida do uso dos atributos "weight", "local-preference", "as-path" e "as-path-prepend", mas vou me aprofundar antes de perguntar algo sem noção, rsrrs.

    Arthur,

    Sim o mesmo, mas principalmente os Filtros muda muito, não tem route-map no RouterOS, a lógica do Route-MAP é mais dificil do cara aprender como que funciona, mas depois que vc dominar, vai ver que de proporciona mais facilidade... Quanto a dúvida, sim vc pode balancear o tráfego de acordo com os prefixos é a principal forma, supondo que vc tenha um /22, basta mandar 2 /24 para cada operadora, em "Teoria" vc já vai ter o tráfego balanceado, digo teoria pois vc está balanceando a saida dos ips, e não o tráfego em sí. Se vc tem um bloco com 200 clientes, e outro bloco de mesmo tamanho com 30 clientes, logicamente o bloco com mais clientes vai gastar mais banda, com isso, a operadora que vai sair esse prefixo vai ter mais consumo no link. Quanto a weigth e local-pref, eles manipulam o seu upload, lembre-se que em BGP vc somente controla o tráfego que está saindo de vc, ele sai por onde e como vc quiser, mas o download dos clientes, vc não manipula diretamente, existem técnicas para influenciar o tráfego de outros ASN's, com isso vc consegue "piorar" sua visibilidade usando prepend, assim dando prioridade de trafego por uma operadora forçando a outra ser backup ou coisas do gênero.

  6. #6

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Sim, prepend somente download, manda o link do artigo pra analizarmos... Dai saberei te responder melhor.

  7. #7

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por alissonx Ver Post
    Vamos por partes @ArthurBernardes



    A única forma de balancear BGP com mais de uma operadora é quebrando prefixos.

    Exemplo: 192.168.0.0/23

    Operadora A: 192.168.0.0/24
    Operadora B: 192.168.1.0/24

    Para Conseguirmos ter redundância entre as operadoras basta anunciar pras 2 operadoras o bloco inteiro:

    Operadora A: 192.168.0.0/24
    Operadora A: 192.168.0.0/23

    Operadora B: 192.168.1.0/24
    Operadora B: 192.168.0.0/23

    Caso as 2 estejam online os prefixos mais específicos serão anunciados, porém se uma das duas cair, será anunciado o mais especifico da operadora que ficar online + anuncio do bloco inteiro.
    as vezes temos conexão com mais de uma operadora, exemplo: Embratel e GVT.

    Mesmo com essa divisão de prefixos, é possível fazer com que o trafego com destino aos AS de determinada operadora saia por aquela operadora?

    Exemplo:
    Configuramos a faixa 192.168.0.0/24 para sair pela Operadora A
    e Configuramos a faixa 192.168.2.0/24 para sair pela Operadora B

    Mas o cliente 192.168.2.0/24 quer acessar um site que está da Operadora A...
    é possível fazer com que nesse caso, ele saia pela Operadora A?

    PS: é facil descobrir os AS de determinada operadora.
    Teria como configurar prioridades com Destino a esse AS saia pelo Link dele?

  8. #8

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Boa pergunta, nessas condições, somente se vc fechar um peer diretamente com a operadora A, ai da pra vc influenciar.

  9. #9

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Ainda fico na dúvida do uso dos atributos "weight", "local-preference", "as-path" e "as-path-prepend", mas vou me aprofundar antes de perguntar algo sem noção, rsrrs.
    Para balanceamento não precisa.

    AS-PATH é só o caminho de ASN's que você vai passar pra chegar em determinado anuncio.

    o AS-PATH-PREPEND serve para tornar um caminho ruim, dando prioridade ao outro caminho existente.

    Exemplo para utilização de PTT.

    LINK PTT - SEM PREPEND
    LINK OPERADORA A - PREPEND 3


    Todos os prefixos que estiverem no PTT irão ter prioridade sobre a OPERADORA A.

    É assim que é configurado quando se tem PTT em sua rede.

    Do PTT você receberia apenas alguns prefixos que são dos participantes e assim não utilizaria os prefixos anunciados pela OPERADORA A.

  10. #10

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    sobre minha duvida acima, explicando melhor, é possível fazer o seguinte:
    vou usar valores fictícios...

    1 - Com destino ao AS100 saia pela OperadoraA
    2 - Com destino aos AS200 e AS300 saia pela OperadoraB
    3 - Cliente 192.168.0.0/24 saia pela OperadoraA
    4 - Cliente 192.168.2.0/24 saia pela OperadoraB


    Regra 1 tem prioridade sobre a regra 2, e assim por diante.
    Se for possível fazer algo desse tipo, ai conseguiríamos fazer com que o Cliente 192.168.2.0/24 (que está configurado para sair pela OperadoraB), acabe saindo pela OperadoraA quando for com destino a algum AS daquela Operadora.

  11. #11

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    sobre minha duvida acima, explicando melhor, é possível fazer o seguinte:
    vou usar valores fictícios...

    1 - Com destino ao AS100 saia pela OperadoraA
    2 - Com destino aos AS200 e AS300 saia pela OperadoraB
    3 - Cliente 192.168.0.0/24 saia pela OperadoraA
    4 - Cliente 192.168.2.0/24 saia pela OperadoraB


    Regra 1 tem prioridade sobre a regra 2, e assim por diante.
    Se for possível fazer algo desse tipo, ai conseguiríamos fazer com que o Cliente 192.168.2.0/24 (que está configurado para sair pela OperadoraB), acabe saindo pela OperadoraA quando for com destino a algum AS daquela Operadora.
    Conforme citado, não é possível caso você não tenha um peering direto com AS100. Caso você esteja no PTT, é possível solicitar uma Vlan para que você então faça o que vc deseja.

  12. #12

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Conforme citado, não é possível caso você não tenha um peering direto com AS100. Caso você esteja no PTT, é possível solicitar uma Vlan para que você então faça o que vc deseja.
    mesmo se eu conhecer quais o AS dessa operadora?
    Não tem como eu definir que com destino a determinado AS saia por operadora X...

    Então, eu só consigo definir por qual Operadora meu cliente vai sair, mas não consigo definir para que determinado Destino saia por por determinado Operadora.
    Que pena...

  13. #13

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    mesmo se eu conhecer quais o AS dessa operadora?
    Não tem como eu definir que com destino a determinado AS saia por operadora X...

    Então, eu só consigo definir por qual Operadora meu cliente vai sair, mas não consigo definir para que determinado Destino saia por por determinado Operadora.
    Que pena...
    Descordando um pouco do meu colega @felipeandrade55.

    @AndrioPJ não vou te dar 100% de certeza, pois nunca precisei fazer isso especificamente para um ASN ou PREFIXO.

    Mas você pode tentar fazer da seguinte maneira no filtro, exemplo para Mikrotik que é mais comum:

    OPERADORA SEM PRIORIDADE! (NÃO QUERO QUE PASSE POR LA)

    ---Matchers---
    Chain: in (entrada) - recepção de prefixos
    Prefix: 192.168.0.0/20 - prefixo pretendido

    ---Actions---
    Action: Accept

    ---BGP Actions---
    Set BGP Prepend: 3

    -----------------------------------------

    OPERADORA COM PRIORIDADE! (SÓ VAI PASSAR POR LA)

    ---Matchers---
    Chain: in (entrada) - recepção de prefixos
    Prefix: 192.168.0.0/20 - prefixo pretendido

    ---Actions---
    Action: Accept

    ---BGP Actions---
    Set BGP Prepend: 0
    -----------------------------------------

    Se eu estiver errado por favor me corrijam...

  14. #14

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Alisson,

    Ta errado não, voçe colocou certinho, mas o amigo quer destinar um fluxo para um determinado asn, isso nao e possível da forma que ele quer, so da forma que mencionei, se fosse por bloco ip, daria para pensar em alguma coisa via mangle e routing mark...

  15. #15

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Alisson,

    Ta errado não, voçe colocou certinho, mas o amigo quer destinar um fluxo para um determinado asn, isso nao e possível da forma que ele quer, so da forma que mencionei, se fosse por bloco ip, daria para pensar em alguma coisa via mangle e routing mark...
    Dessa forma que passei faz por prefixo, mas tem que testar certinho pra ver.

  16. #16

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Como vocês mesmo disseram...
    No BGP tem como dividirmos nosso prefixo e mandar cada um sair por uma Operadora diferente.

    Exemplo:
    faixa 192.168.0.0/24 sai pela OperadoraA
    faixa 192.168.2.0/24 sai pela OperadoraB

    Contudo, pode acontecer de algum cliente da faixa 192.168.2.0/24 tentar acessar um site que está dentro do AS pertencente a OperadoraA... ai acaba que esse cliente sai pela OperadoraB para depois entrar na OperadoraA...

    Aumentando consideravelmente a latência.

    A ideia era dar uma prioridade maior a determinado destino...
    Fazendo com que, caso o cliente fosse acessar algum IP do AS200(exemplo), ele saia pela OperadoraA.
    E nos demais casos (quando não for a algum destino configurado), ele continue saindo pela OperadoraB...

    PS: é facil saber os AS de determinada Operadora.
    Conhecendo os AS, fica facil saber os IPs dela....

  17. #17

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Como vocês mesmo disseram...
    No BGP tem como dividirmos nosso prefixo e mandar cada um sair por uma Operadora diferente.

    Exemplo:
    faixa 192.168.0.0/24 sai pela OperadoraA
    faixa 192.168.2.0/24 sai pela OperadoraB

    Contudo, pode acontecer de algum cliente da faixa 192.168.2.0/24 tentar acessar um site que está dentro do AS pertencente a OperadoraA... ai acaba que esse cliente sai pela OperadoraB para depois entrar na OperadoraA...

    Aumentando consideravelmente a latência.

    A ideia era dar uma prioridade maior a determinado destino...
    Fazendo com que, caso o cliente fosse acessar algum IP do AS200(exemplo), ele saia pela OperadoraA.
    E nos demais casos (quando não for a algum destino configurado), ele continue saindo pela OperadoraB...

    PS: é facil saber os AS de determinada Operadora.
    Conhecendo os AS, fica facil saber os IPs dela....
    @AndrioPJ da maneira que expliquei la em cima funciona para selecionar prefixos para sairem por determinado link, tornando um link 'ruim' e outro 'bom', dessa forma irá funcionar.

    vou verificar uma maneira pra fazer através do ASN e posto aqui ok?

  18. #18

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Como vocês mesmo disseram...
    No BGP tem como dividirmos nosso prefixo e mandar cada um sair por uma Operadora diferente.

    Exemplo:
    faixa 192.168.0.0/24 sai pela OperadoraA
    faixa 192.168.2.0/24 sai pela OperadoraB

    Contudo, pode acontecer de algum cliente da faixa 192.168.2.0/24 tentar acessar um site que está dentro do AS pertencente a OperadoraA... ai acaba que esse cliente sai pela OperadoraB para depois entrar na OperadoraA...

    Aumentando consideravelmente a latência.

    A ideia era dar uma prioridade maior a determinado destino...
    Fazendo com que, caso o cliente fosse acessar algum IP do AS200(exemplo), ele saia pela OperadoraA.
    E nos demais casos (quando não for a algum destino configurado), ele continue saindo pela OperadoraB...

    PS: é facil saber os AS de determinada Operadora.
    Conhecendo os AS, fica facil saber os IPs dela....
    Isso é bem relativo.
    Aqui temos 2 operadoras e PTT.
    Quando só tinha 2 operadoras o tráfego chegava praticamente 80% em uma operadora e 20% na outra.. nesse sistema de "melhor caminho" do próprio BGP..
    Ou seja, se o caminho fosse mais curto por uma das operadoras ele vinha por ali. MASSS nem sempre era a melhor rota..
    E nem sempre onde existia um maior fluxo de dados..
    Diversas vezes fazendo o tráfego passar pela operadora que daria 2.. 3.. 5 saltos a mais tinha mais vazão que a outra.
    Quando pegamos PTT.. 25-35% do tráfego vem de lá, melhor caminho..
    Mas tem determinados momentos que simplesmente o tráfego vira para outra operadora..
    Não estamos livres de receber "saltos mascarados" .. Operadora também satura link e precisa balancear.

    E tem mais, pra descobrir por onde determinado trafego está vindo só com LG.
    O upload pode sair por uma operadora e vir por outra..
    Última edição por klabundee; 22-01-2015 às 17:56.

  19. #19

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    estou implantando prefix-list e route-map vi alguns exemplos que voce pode colocr o prefix-list dentro do route-map ou seja mesmo que permita no prefix se nagar no route-map ele vi obedecer o route-map?

    é sempre necessario colocar o prefix dentro do route-map ou posso usar em uma sessao bgp ambos ou somente o prefix ou route-map?

  20. #20

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Dois detalhes: Cuidado com a quebra para balanceamento. Operadoras que usam RPF matam pacotes que tem fluxo de entrada / saída em interfaces diferentes. Outra coisa é que prepend é facilmente morto com localpref. Exemplo: Você manda um prefixo seu com prepend, e bate no roteador da GVT. Só que a política da GVT é dar localpref pelo caminho onde você fez prepend. Conclusão: localpref vai matar seu BGP. No resto, discussão saudável.

    Att,