+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Andrio,

    Fazer o ASN sair por um link é fácil (sair = upload). Basta fazer um filtro de IN nesse fornecedor, selecionando por AS-PATH, e aplicar um localpref maior. Esses e outros macetes (vou fazer um merchã) eu ensino no meu treinamento de BGP

    Att,

  2. #22

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Andrio,

    Fazer o ASN sair por um link é fácil (sair = upload). Basta fazer um filtro de IN nesse fornecedor, selecionando por AS-PATH, e aplicar um localpref maior. Esses e outros macetes (vou fazer um merchã) eu ensino no meu treinamento de BGP

    Att,
    @uesleycorrea, caso se utilizasse da forma que expliquei com prepend, tornando um link "ruim" e outro "bom" e ao invés de utilizar PREFIXO, usar AS-PATH funcionária da mesma forma correto?

    Veja abaixo:

    OPERADORA SEM PRIORIDADE! (NÃO QUERO QUE PASSE POR LA)

    ---Matchers---
    Chain: in (entrada) - recepção de prefixos

    ---Actions---
    Action: Accept

    ---BGP---
    BGP AS Path: 65535

    ---BGP Actions---
    Set BGP Prepend: 3

    -----------------------------------------

    OPERADORA COM PRIORIDADE! (SÓ VAI PASSAR POR LA)

    ---Matchers---
    Chain: in (entrada) - recepção de prefixos

    ---BGP---
    BGP AS Path: 65535

    ---Actions---
    Action: Accept

    ---BGP Actions---
    Set BGP Prepend: 0
    -----------------------------------------

  3. #23

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    @alissonx, se você fizer o que propôs em cima, vai piorar o download. Prepend influencia diretamente no download. O sair, na linguagem de bgp, relacionado a tráfego, é correlato a upload (do ponto de vista do roteador, o tráfego que sai dele para a Internet, é upload). Nesse caso, um localpref resolveria, porém, jogaria TODO o tráfego para cima do circuito com maior localpref. A minha proposição é de aumentar o localpref SOMENTE para o AS-PATH solicitado. Nesse caso, teria preferência de upload para esse circuito informado.

    Espero ter sido claro . Novamente merchã, rs. Esses conceitos de BGP são ensinados (independentemente de plataforma) em meu treinamento de BGP (que por ser necessário uma solução para os labs, é usado o VyOS). Temos turmas agendadas em Fortaleza, Porto Alegre e em breve em Salvador.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TREINAMENTOS_FORTALEZA - Cópia.png
Visualizações:	282
Tamanho: 	1,32 MB
ID:      	56901Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TREINAMENTOS_PORTO_ALEGRE (1).png
Visualizações:	255
Tamanho: 	1,03 MB
ID:      	56902

  4. #24

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    @alissonx, se você fizer o que propôs em cima, vai piorar o download. Prepend influencia diretamente no download. O sair, na linguagem de bgp, relacionado a tráfego, é correlato a upload (do ponto de vista do roteador, o tráfego que sai dele para a Internet, é upload). Nesse caso, um localpref resolveria, porém, jogaria TODO o tráfego para cima do circuito com maior localpref. A minha proposição é de aumentar o localpref SOMENTE para o AS-PATH solicitado. Nesse caso, teria preferência de upload para esse circuito informado.

    Espero ter sido claro . Novamente merchã, rs. Esses conceitos de BGP são ensinados (independentemente de plataforma) em meu treinamento de BGP (que por ser necessário uma solução para os labs, é usado o VyOS). Temos turmas agendadas em Fortaleza, Porto Alegre e em breve em Salvador.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TREINAMENTOS_FORTALEZA - Cópia.png
Visualizações:	282
Tamanho: 	1,32 MB
ID:      	56901Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TREINAMENTOS_PORTO_ALEGRE (1).png
Visualizações:	255
Tamanho: 	1,03 MB
ID:      	56902
    E São Paulo? Tem previsão?

  5. #25

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    @alissonx, se você fizer o que propôs em cima, vai piorar o download. Prepend influencia diretamente no download. O sair, na linguagem de bgp, relacionado a tráfego, é correlato a upload (do ponto de vista do roteador, o tráfego que sai dele para a Internet, é upload). Nesse caso, um localpref resolveria, porém, jogaria TODO o tráfego para cima do circuito com maior localpref. A minha proposição é de aumentar o localpref SOMENTE para o AS-PATH solicitado. Nesse caso, teria preferência de upload para esse circuito informado.

    Espero ter sido claro . Novamente merchã, rs. Esses conceitos de BGP são ensinados (independentemente de plataforma) em meu treinamento de BGP (que por ser necessário uma solução para os labs, é usado o VyOS). Temos turmas agendadas em Fortaleza, Porto Alegre e em breve em Salvador.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TREINAMENTOS_FORTALEZA - Cópia.png
Visualizações:	282
Tamanho: 	1,32 MB
ID:      	56901Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TREINAMENTOS_PORTO_ALEGRE (1).png
Visualizações:	255
Tamanho: 	1,03 MB
ID:      	56902
    @uesleycorrea concordo, porém a dúvida do amigo la em cima, era pra passar totalmente upload/download por um determinado link.

    Por exemplo ASN 65535 192.168.0.0/20, recebo esses anúncios pela Operadora A e B.

    Porém quero sair somente pela B, simplesmente seria piorar o link da operadora A (com maior prepend/ sem localpref) e melhorar o link da operadora B (sem prepend, com maior localpref), dessa forma não funcionaria também?

  6. #26

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    @alissonx, como ele usou a expressão "sair", subentendeu-me que estava falando de upload. Agora, controlar saída / entrada de um prefixo por determinada operadora, simultaneamente, ainda não descobri uma forma eficaz de fazer. Lembrando que localpref maior em determinado circuito direcionará TODO o upload para ele. Prepend sim, balancearia o download desde que políticas de localpref nos destinos não interferissem na sua decisão (ASN pode definir como quer fazer a sua política).

    Abraço!

  7. #27

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    @ijr, São Paulo temos a certificação Oficial, mas não envolve BGP. Somente iniciação ao OSPF. Ela sai no final do mês.

    Att,
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TREINAMENTOS_SP (1).jpg
Visualizações:	198
Tamanho: 	231,9 KB
ID:      	56903

  8. #28

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Estarei na próxima semana em Sampa, Curso de BGP com Prof. Adilson Florentino... logo postarei dúvidas tbm.

  9. #29

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Estarei na próxima semana em Sampa, Curso de BGP com Prof. Adilson Florentino... logo postarei dúvidas tbm.
    Ja fiz Curso de BGP com ele, é mais focado em cisco.

  10. #30

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Ótimo tópico, sempre temos coisas novas para aprender sobre BGP rsrsrs

  11. #31

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Ótimo tópico, sempre temos coisas novas para aprender sobre BGP rsrsrs
    Sim! sempre há dúvidas...

    O Negocio é adaptar-se e não fazer muita gambiarra com prepend e localpref

    Aprendendo a fazer balance e redundancia ja ajuda bastante

  12. #32

    Padrão

    Amigos, boa tarde.

    Também não sou expert em BGP mas administro nosso AS com 2 Operadoras + PTT e já realizei alguns treinamentos no Nic.br sobre o assunto.

    Minha opnião, resultado dos meus estudos na qual recentemente tive que me aprofundar mais no assunto, é o seguinte:

    Nosso amigo uesleycorrea esta coberto de razão pois:
    1° - Quando nosso amigo relata sair, subentende-se que ele quer controla seu tráfego de UpLoad.

    2° - Prepend serve para controlar sei tráfego de DownLoad.
    Ex.: Seu anuncio sem Prepend chega ao destino pela Operadora A e pela Operadora B com 5 Saltos.
    Ao adicionar Prepend 3 na Operadora B, seu anuncio chegará no Destino com 8 Saltos na Operadora B e manterá o 5 Saltos na Operadora A. Dessa maneira ela chegará até seu AS pela Operadora A por ter menos saltos.
    Obs.: Prepend é um critério de desempate de rotas, ou seja, se o anúncio for mais específico por uma operadora, por ela que seu DownLoad chegará.

    3° - O LocalPreferenc faria o que precisa, onde o maior valor vence sendo o valor default 100.
    Logo seria necessária a seguinte regra:

    -------------------------------------------------------
    ---Matchers---
    Chain: in (entrada) - recepção de prefixos

    ---Actions---
    Action: Accept

    ---BGP---
    BGP AS Path: 65535

    ---BGP Actions---
    Set BGP LocalPreferenc: 150
    -------------------------------------------------------

    Dessa maneira suas demais rotas aprendidas terão LocalPreferenc 100 (Default) enquanto as rotas recebidas do AS na qual deseja controlar a saída do UpLoad terá LocalPreferenc 150.

    Obs.: O ideal é ter filtros separados para cada operadora para que você possa Setar o LocalPreferenc apenas no anúncio vindo do AS pela operadora escolhida.

    Também estou com um tópico de OSPF + eBGP + iBGP, quem quiser pode dar uma olhada para contribuir
    https://under-linux.org/showthread.php?t=177628

    Saudações


  13. #33

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    ola ativei meu outro link essa semana consegui coloca os doid bgp pra funcionar mas só que to usando o up de um link, pesquisei não achei mas nada de configuração coloquei os filtros sai beleza, consegui coloca dois /24 pra funcionar cada um né um link mas do to usando o upload do link....

  14. #34

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por redewpf Ver Post
    ola ativei meu outro link essa semana consegui coloca os doid bgp pra funcionar mas só que to usando o up de um link, pesquisei não achei mas nada de configuração coloquei os filtros sai beleza, consegui coloca dois /24 pra funcionar cada um né um link mas do to usando o upload do link....
    Para este problema mencionado pelo amigo acima... como vocês resolvem para o upload sair corretamente pelos 2 links balanceados no bgp?

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alissonx Ver Post
    Para este problema mencionado pelo amigo acima... como vocês resolvem para o upload sair corretamente pelos 2 links balanceados no bgp?
    Amigo, para balancear o UpLoad bem básico não é preciso fazer nada ou fazer igual para as duas sessões BGP.
    Ex.: vamos supor que você recebe anuncio do google que por suposição é 8.8.8.0/22

    Caso na sua operadora A e B você não faça o filtro para aceitar o anuncio apenas você terá as seguintes rotas

    8.8.8.0/22 distancia=20 via=OperadoraA
    8.8.8.0/22 distancia=20 via=OperadoraB

    O BGP não faz LoadBalance como o OSPF, portanto ele elegerá apenas uma rota como ativa que nesse caso o critério de desempate é quantidade de saltos até o destino, ou seja, se o destino estiver acessível pela OperadoraA com 5 saltos e na OperadoraB com 8 Saltos, ele elegerá a OperadoraA como melhor rota.

    Isso só será possível caso você receba FullRouting das duas operadoras.

    Saudações

  16. #36

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Localpref já não resolve Alissonx?

  17. #37

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Localpref já não resolve Alissonx?
    @felipeandrade55 no Openbgpd sim... no mikrotik coloquei uma vez para 2 operadoras... porem nao funcionou..

    tive que colocar ECMP para poder funcionar...

  18. #38

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Poxa, preciso entrar num curso de BGP urgente, rsrs. Em Fevereiro já vou entrar em um, logo logo terei dúvidas.
    @ArthurBernardes pode fazer sim kkkkkkkkkk

    eu ja fiz uns 4 ou 5 cursos e tenho dúvidas ainda....

    kkkkkk

    cada caso é um caso...

  19. #39

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Amigo Alisson, eu também já tenho alguns cursos de BGP, tenho até o MTCINE oficial e cada dia aprendemos mais aqui no fórum...

  20. #40

    Padrão Re: BGP - Postem suas dúvidas!

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Amigo Alisson, eu também já tenho alguns cursos de BGP, tenho até o MTCINE oficial e cada dia aprendemos mais aqui no fórum...
    É isso mesmo @felipeandrade55 e @Arthur Bernardes aprendemos muito aqui no forum... e ninguém sabe de tudo... o Tópico pra postagem de duvidas foi exatamente pra isso...

    agrademos também ao @uesleycorrea e ao @godoy por tentar ajudar com as duvidas que todos tivemos..

    Agradeço a todos colegas que postaram as duvidas, e tenho humildade de dizer que eu não sei tudo, mas o que eu sei eu ajudo meus colegas do forum e também meus vários clientes de consultoria em BGP e etc

    e pra quem viu o post do colega que sabe de tudo e que foi apagado...

    É uma pena que nem todo mundo pensa assim e acha que sabe de tudo... se sabe de td pq não está milionário ainda?

    Acho que se você sabe de tudo... esta perdendo tempo aqui no forum... monta uma empresa e vai dar cursos ou consultorias, ja que pra você ninguém entende de BGP

    Mas talvez o seu problema não seja conhecimento (pois já sabe de tudo), seja falta de educação, respeito e humildade

    Podem continuar postando duvidas pessoal, o que estiver ao nosso alcance tentaremos ajudar...