+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Particao NTFS Win 8 o Ubuntu e Gparted nao reconhecem

    Computador Dell 8300 -XP5. Naum consigo abrir a particao C: NTfS, porque o Linux da como desconhecida, podem ajudar?

    Com o Hirens posso abrir, mas n'ao consigo a configuracao que desejo, mas da como particao NTFS.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Particao NTFS Win 8 o Ubuntu e Gparted nao reconhecem

    Se criar NTFS pelo WinXP terá versão diferente da NTFS criada no win7, diferente do Win8, tem versões de NTFS.
    No XP é NT52, no Win7 e Win8 é NT60.

    Então... seu linux não está lendo NTFS 6.0 pelo visto.

    Ou o problema é o HD estar em GPT e não em MBR?
    HD's novos vem em GPT, o Win8 e cia tem partições de recuperação (Pra noobs que não sabem dar boot por CD ou não são precavidos de ter CD pra emergencia precisa essas coisas), todas essas partições extras (Boot pra recuperação, imagem pra restaurar, etc) tem que ser primárias, sistema MBR não permite mais de uma primária, já GPT permite acho que até 8 partições primárias, fora outras coisas.
    O miniXP do Hiren's até lè disco em GPT, mas ele não consegue alterar o tipo de partição (No Windows vai no gerendiador de arquivos, clica com o botão direito sobre o disco e veja se tem a opção "Converter para MBR", se tiver é porque o disco está em GPT).

    O Ubuntu que eu saiba lê discos em GPT também, talvez falte driver pro seu controlador em modo ahci, testar ir na bios e mudar de ahci (Native/nativo) pra modo IDE (Emulado, compativel), só pra testar se o Ubuntu reconhece. Se reconhecer então é falta de drivers do controlador sata.
    (Não sei se esse Dell usa as portas sata nativas no chipset, ou se ele tem um controlador sata avulso, tipo da Marvell)

    Se quer deletar as partições (E o miniXP do Hiren's não deixa), no boot do Hiren's, em DOS Programs > Partition Tools, tem o GParted, ele lê e escreve em GPT tranquilo, pode usar ele pra reparticionar (Perdendo os dados das partições, claro) de tudo, mesmo no Hiren's 10 de 2011 tem driver pra controlador sata de chipset de 2014, acho curioso como ele consegue isso.

  3. #3

    Padrão

    Obrigado, sem mais nem menos consegui fazer o que queria pelo Ubuntu pra resolver um problema de senha esquecida... Vlw!
    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se criar NTFS pelo WinXP terá versão diferente da NTFS criada no win7, diferente do Win8, tem versões de NTFS.
    No XP é NT52, no Win7 e Win8 é NT60.

    Então... seu linux não está lendo NTFS 6.0 pelo visto.

    Ou o problema é o HD estar em GPT e não em MBR?
    HD's novos vem em GPT, o Win8 e cia tem partições de recuperação (Pra noobs que não sabem dar boot por CD ou não são precavidos de ter CD pra emergencia precisa essas coisas), todas essas partições extras (Boot pra recuperação, imagem pra restaurar, etc) tem que ser primárias, sistema MBR não permite mais de uma primária, já GPT permite acho que até 8 partições primárias, fora outras coisas.
    O miniXP do Hiren's até lè disco em GPT, mas ele não consegue alterar o tipo de partição (No Windows vai no gerendiador de arquivos, clica com o botão direito sobre o disco e veja se tem a opção "Converter para MBR", se tiver é porque o disco está em GPT).

    O Ubuntu que eu saiba lê discos em GPT também, talvez falte driver pro seu controlador em modo ahci, testar ir na bios e mudar de ahci (Native/nativo) pra modo IDE (Emulado, compativel), só pra testar se o Ubuntu reconhece. Se reconhecer então é falta de drivers do controlador sata.
    (Não sei se esse Dell usa as portas sata nativas no chipset, ou se ele tem um controlador sata avulso, tipo da Marvell)

    Se quer deletar as partições (E o miniXP do Hiren's não deixa), no boot do Hiren's, em DOS Programs > Partition Tools, tem o GParted, ele lê e escreve em GPT tranquilo, pode usar ele pra reparticionar (Perdendo os dados das partições, claro) de tudo, mesmo no Hiren's 10 de 2011 tem driver pra controlador sata de chipset de 2014, acho curioso como ele consegue isso.

  4. #4
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Particao NTFS Win 8 o Ubuntu e Gparted nao reconhecem

    Senha esquecida (se for winxp, win7, win8 sem ser o login do hotmail) dá pra resetar pelo Mini winxp do Hirens.

  5. #5

    Padrão Re: Particao NTFS Win 8 o Ubuntu e Gparted nao reconhecem

    Ok, por favor, diga qual opção do Hirens deverei ivocar e o modo de como fazê-lo! Obrigado!

  6. #6

    Padrão Re: Particao NTFS Win 8 o Ubuntu e Gparted nao reconhecem

    No miniXP, naquele utilitário com varios programas, vai em Passwords/Keygs e abre o NTPWEdit.

    Ele vai exibir o local do arquivo SAM (Arquivo sem extensão, onde ficam as informações dos usuarios locais criados) na unidade C, simplesmente mude pra letra da unidade de sistema do Windows que você quer remover senha (Ou localiza o arquivo SAM, mas acho mais fácil só mudar a letra do caminho que já está lá), dá um ReOpen, seleciona o usuario e dá um Change Password. Não esquece de clicar no SAVE depois.
    Seria isso:
    http://computersecuritystudent.com/F...irens/lesson3/

    Se é uma conta web (Bem feito pra quem cria elas!) não tem muito jeito, é mais fácil criar outro usuario. Seleciona o Adminstrador, desbloqueia ele, e reinicia, logando pelo adminstrador executa o control userpasswords2 e cria um novo usuario, aí não precisa reinstalar o Windows todo.


    Na primeira tela de boot do Hiren's também tem opção de limpar senhas de usuarios, é o Offline NT/2000/7 PAssword Changer. Mas ele realmente falha muito as vezes, em GPT e cia ele não funciona (Porque o DOS não encherga GPT).

    Se o MiniXP do Hiren's comum não enchergar um disco em AHCI, é só mudar na bios pra modo IDE (Compatible), zerar a senha, e no reboot voltar a porta sata pra AHCI.
    Já se ele não conseguir abrir um disco em GPT, aí tem o Hiren's Restored Edition, ele tem um mini7 ao invez de um miniXP, e o win7 tem suporte total a GPT e cia. O Hiren's cabe num CD, mas o Restored Edition ('Restored' porque tem diversos software que o Hiren foi removendo com o tempo pra ficar menos "ilegal") tem uns 2 ou 3GB dependendo da versão (A mais recente deve ser a 15.2 Restored V 2.0), precisa DVD (Ou um pendrive bem maior). Não custa muito ter os 2 por precaução, lá de vez em quando você topa com micro com bios sem seleção de modo (Somente AHCI/Native), ou com disco em GPT (Bios EUFI e HD's novos estão todos em GPT).

  7. #7

    Padrão Re: Particao NTFS Win 8 o Ubuntu e Gparted nao reconhecem

    Valeu, imprimirei, mt bom, obrigado!