+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com Repetidora e POP

    Bom dia forum.

    Sou do paraguay e achei este forum aqui na procura de aulas de mikrotik e nunca mais saí dele. Eu sou paraguaio mesmo entao se eu escrever errado nao xinga ae nao. (nao vem perguntar preco de coisa aqui no paraguai pelo topico, meu skype e diego.bertinat)

    Eu fiquei vendo la galeria o jeito que voces fazem as repetidoras com a bateria e failover e tudo mais, eu so tenho a minha estacao base com 3 rocket e setoriais basestation e queria fazer a minha primeira repetidora e quero conselhos e uma ajudinha de voces.

    Eu moro a 5km da cidade do leste (Paraíso das compras)

    Eu queria fazer um pop com 4 nanostation bem separados um do outro bem xique e tudo mai e receber a internet desde um ponto a ponto com nanobridge de 22dbi o meu problema e que eu quero saber como configurar eles, exemplo se eu recebo a internet da minha base pelo nanobridge como eu passo ela pros nanostation sem ter problemas
    · E melhor comprar uma RB nova e configurar ela? ou com um switch desses da ubiquiti vai dar? Cual e melhor?
    · Eu posso administrar os clientes da routerboard da minha repetidora desde a minha routerboard principal?

    Eu tenho na minha base uma RB2011iL-IN

    Muito obrigado desde já

    um abrazo

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora e POP

    Primeiramente bem vindo. Quanto as suas dúvidas:

    Não use nano como AP, use Rocket ou Rb de acordo com os seus clientes, quanto a nanobridge, se estiver tudo em bridge, não vai precisar de configuração. A administração dos clientes caso a rede seja Bridge, faça ela na Rb 2011, vai facilitar pra vc. Da uma olhada no User Manager pra gerenciar os clientes.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora e POP

    O cara mora no paraguay e está "murrinhando" dinheiro pra comprar rocket e basestation. kkkkk
    Faz igual o felipeandrade55 falou, esquece essas nano como AP e coloca rocket. Coloca em bridge tudo e uma rb boa de concentrador.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora e POP

    Huummmm

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora e POP

    amigo seja bem vindo. Quando de banda queres passar. Tbm gosto de rocket, mas para 5km nanobridge ou nanobeam passa uma banda boa. E se tiver elas bota pra rodar.
    Uma nano vai ficar como ap com wds
    do outro lado station com wds.

    Mesmo SSID.

    A rb tu controla a banda dos clientes e bota eles em pppeo

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora e POP

    valeu gente, muito da hora. Aqui no paraguai todo mundo vende mikrotik e ubiquiti mais ninguen entende. Eu vou ter que pagar 600us pra ter a permisao de colocar a repetidora aqui na minha cidade, entao ja quero ter tudo pronto porque a coisa aqui no paraguai e bem foda ou seja a anatel aqui do paraguai que sería a CONATEL, eles sao muito fdp, procura cualquer defeito pra te tirar grana entao to querendo fazer tudo direitinho.

    E bom galera e isso ae, vo fazer isso ae entao e depois comento como ficou, e que eu vi que o pessoal usava os nanostation como AP e colocava ums 4 ae num pop e pensei que funcionaba bem porque vi um monte na galeria de fotos, e como elas sao a metade do preco de uma antena setorial pensei que seria boa ideia haha obrigado pela ajuda.

    ah: @Carlosaps eu nao sei o que significa "murrinhando" kkk

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora e POP

    kkkkkk é só pegando no seu pé. Aqui falamos isso quando a pessoa é pão duro. heheheh

    Monta tudo direitinho com setorial + (rocket ou Mk).
    Cursos de Mk e ubiquiti ai em Foz tem direto. E aqui no fórum tem muitas dicas e coisas prontas para por em prática.
    Abraço!


    Citação Postado originalmente por xenyx Ver Post
    valeu gente, muito da hora. Aqui no paraguai todo mundo vende mikrotik e ubiquiti mais ninguen entende. Eu vou ter que pagar 600us pra ter a permisao de colocar a repetidora aqui na minha cidade, entao ja quero ter tudo pronto porque a coisa aqui no paraguai e bem foda ou seja a anatel aqui do paraguai que sería a CONATEL, eles sao muito fdp, procura cualquer defeito pra te tirar grana entao to querendo fazer tudo direitinho.

    E bom galera e isso ae, vo fazer isso ae entao e depois comento como ficou, e que eu vi que o pessoal usava os nanostation como AP e colocava ums 4 ae num pop e pensei que funcionaba bem porque vi um monte na galeria de fotos, e como elas sao a metade do preco de uma antena setorial pensei que seria boa ideia haha obrigado pela ajuda.

    ah: @Carlosaps eu nao sei o que significa "murrinhando" kkk

  8. #8
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora e POP

    @xenyx, segue o pessoal ai que sua rede sera um sucesso, mas so para constar, voce tem que resolver se ira fazer a rede em bridge ou roteada, eu te indicaria fazer roteada, e voce não tera problema algum, qualquer duvida estou a disposição.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora e POP

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    @xenyx, segue o pessoal ai que sua rede sera um sucesso, mas so para constar, voce tem que resolver se ira fazer a rede em bridge ou roteada, eu te indicaria fazer roteada, e voce não tera problema algum, qualquer duvida estou a disposição.
    Bom dia @infor3 voce pode me explicar um pouco sobre isso? porque no lugar onde vou ter a repetidora vou ter muitos mais clientes que na minha radiobase, e nao gostaria de ter problemas num futuro proximo e nao saber resolver

    Agradeço a ajuda

  10. #10
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora e POP

    o ideal para voce seria os clientes se conectarem na torre mais proxima deles, então voce colocaria um concentrador no POP novo, não sei como seus clientes se conectam, mas isso não vai ter tanta influencia, vamos la vou tentar te explicar,

    Na torre principal, voce recebe o link, tem os APs para os clientes daquela região e sai um NANOBEAM, para o POP novo, no POP voce tera outro NANOBEAM fechando o enlace, e tera um RB e dependendo da quantidade de clientes e quantidade de porta que voce necessita pode ser uma RB450, ela vai ser uma concentradora para PPPOE (que eu indico) ou hostspot, as configurações não sera dificil, coisa simples.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora e POP

    Entendido, como eu entendo desse jeito eu vou ter os meus clientes separados da minha base principal e da minha repetidora, mais eu posso controlar todos os clientes da minha RB450 desde a minha routerboard principal? ou para administrar os meus clientes das repetidoras e melhor um software tipo mkauth?

  12. #12
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora e POP

    voce pode controlar de onde voce estiver em sua rede, voce utiliza algum software de gerenciamento já? tipo mesmo o MKauth? como voce gerencia os seus clientes hoje? explique mais como é a sua rede por favor

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora e POP

    Eu tenho uma routerboard RB2011iL-IN e com ela tenho 2 link ADSL de 10 megas dedicado balanceado e como 60 clientes com simple queues, tenho um server com Squid Cache e so isso, nao tenho nenhum soft porque tem muitos e nao sei se escolher um seja bom ou se e melhor administrar tudo desde a RB somente, tenho um monte de regras no firewall e um QoS bastante bom mais minha routerboard ta sussa ainda, nem subiu de 50% de CPU ate agora
    Mais to querendo saber se eu posso usar uma routerboard somente para marcado PPPoE e outra somente para balanceado de links. Eu nao quero subir a quantidade de clientes e depois um dia saturar o cpu da minha RB principal sacou, aqui as rb sao muito baratas mais ninguem manja nessas coisas aqui no paraguai, e foda. E por isso que eu nao faco tanta promocao do meu servico com medo de saturar a minha rede, queria ganhar conhecimento primeiro com mikrotik foi ahi que conheci este forum. Fiquei como 2 dias somente olhando a galeria de fotos cara, muito bacana haha eu to comecando ainda e aqui as taxas e impostos para pagar sao muitas e se eu fazer besteira, saturar a minha rede e ficar sem clientes o meu negocio de vender internet vai pro chao

    Me recomenda ae que eu posso fazer pra nao ter esse problema voces que ja tem experiencia no ramo por favor. um abrazo

  14. #14
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora e POP

    inicialmente o melhor seria isso mesmo que te falei, começar com uma rb la no POP novo, como esta começando la agora ate uns 80 clientes a RB450 aguenta de boa (experiencia propiá) e também irar tira um pouco do trafego da sua 2011, lembrando que depois que aumentar muito cliente de um jeito outro tera que trocar sua RouterCore, que sera sua RB principal, mas voce consegue muita coisa com ela ainda da pra coloca bastante cliente pra dentro.