+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Camera IP Wifi

    Olá,

    Trabalho com CFTV e um cliente demandou uma câmera IP wifi. Os instaladores que conheço só instalam sistema IP cabeados e argumentam que o wifi não correspondem adequadamente. Acredito que não seja verdade senão não estaria no mercado. Eu preciso saber se vcs conhecem algum modelo de câmera IP wifi que apresente um resultado satisfatório para uma distância de 30m e que seja compatível com protocolo ONVIF?

    Att,

    Agnaldo - RASTRÔNICA

  2. #2

    Padrão Re: Camera IP Wifi

    Mesmo a pior camera tera desempenho ok desde que a rede wifi sejá boa.

    Instalador tipo zé-oreia só sabe meter o roteador com antena omni 5dBi em cima da mesa e meter a antena ip wifi lá fora, a conexão vira um lixo, e o analfabeto zé-oreia só sabe argumentar "Essa camera não presta, tem 3 pauzinho de sinal e fica caindo". Como se "pauzinho de sinal" fosse dado técnico.

    Como a antena tem a pior antena possivel, uma omni, e ela não é removível, a contraparte da conexão (O roteador) precisa ter antena melhor, tipo uma direcional ou setorial.

    Uma antena Dlink de R$ 100 vai muito bem, mas ela tem antena ridícula, e potencia mais ridícula ainda (Dlink naturalmente já é péssima, mas as cameras baratas são ainda piores), pra conexão ficar boa precisa caprichar muito na antena do roteador, de preferencia com uma direcional apontada pra camera, pra ter perda zero de pacotes, e tem que usar datarate eficiente pro sinal existente, nada de colocar o maior possível sem ver se tem sinal (65M é pra -50) ou de deixar no modo auto.

    Enfim, pedreiro que dá uma de instalador vive tendo problemas porque acham que wifi é magico, que antena omni é ótima, que parede molhada, vidro e telha molhada não são obstaculo (Acham que porque o celular conecta na internet a camera devia conectar também), tudo problemas de wifi e não das cameras!

    Uma camera de R$ 100 terá sensor cmos ruim, chipset antiquado, lente péssima, mas também uma etapa de RF ruim e antena pequena, nem por isso serão instaveis, se tiver conexão wifi boa elas ficam estáveis, com imagem escura e cheia de ruído mas a conexão pode ser estável.

    Idem pras cameras comuns, esses pedreiros esquecem da queda de tensão no cabos, colocam ridículas fontes reguladas (Trafo + regulador, coisa de gente com a cabeça nos anos 80) de 12V e não medem que lá na cameça a 50m estão chegando só 9V, ou usam cabo com malha de 40% e ainda passam junto com rede elétrica, colocam a culpa na camera ou no DVR e todo mundo acredito, afinal tocar toda uma rede de cabos coaxiais, ou colocar uma fonte de tensão ajustavel pra que cada fonte tenha 12V lá na entrada dela dá trabalho demais pra um pedreiro que nunca lê. O problema raramente é com as cameras, quase sempre é com instalação. Wifi também precisa instalação muito boa, precisa conexão estável de uns 4 ou 5Mbps e não um datarate gigante tipo 65Mbps, precisa 4Mbps com ping de 2ms estável, isso só se consegue com roteador muito bom, ou com antena direcional e com datarates baixos pra otimizar a coisa.

    Usar o mesmo roteador pra conectar notebook, impressora, smartphone, e ainda colocar a camera IP, isso é que gera em camera IP caindo, se economizou no cabeamento coloca um roteador com antena direcional pra camera, se forem muitas cameras posiciona eles bem com antenas setoriais mas evite omni a todo custo, e evite ainda mais usar o mesmo roteador pras antenas e pros aparelhos do usuario (Especialmente smartphone e tablet por tem sinal sempre baixo, e notebooks pois tem trafego snmp na rede pra "descobrir" dispositivos upnp e cia, firulas do windows no default que podiam ser desabilitadas mas usuario nunca desabilita, gera trafego na rede o tempo todo).

    Se conseguir camera com antena SMA, melhor ainda. Joga num lixo bem distante aquelas horríveis anteninhas de 2dBi e coloca direcionais, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...l-ant2406a-_JM
    Se comprar antena contrabandeada (Maldito paraguai) vai encontrar algumas com SMA comum, não o SMA reverso que wifi usa no brasil, então é bom evitar antenas xing-ling sem marca tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...c-micro-sd-_JM
    (Essa talvez use SMA reverso compatível com antena comum, mas alguns usam SMA diferente, não-reverso)

    Eu gosto da linha de segurança da Intelbras, são caros mas é raro ter problema, teria que ver que marcas tem nos distribuidores que você compra ou nos da sua região, pra mim a camera influencia mais na qualidade da imagem, porque a qualidade da conexão depende das antenas e dos ambiente (Se tem muita perede, aço, vidro, telhas de barro, lajes com brita ou lajes só com cimento e areia ruim...).

  3. #3

    Padrão Re: Camera IP Wifi

    Obrigado Rubem pela resposta que foi praticamente uma aula.

    Fiquei com uma dúvida quanto ao uso de dois roteadores. Mesmo em uma instalação com fio seria aconselhável usar dois roteadores, ficando um somente com a conexão do CFTV IP? O uso deste segundo roteador seria com o servidor DHCP desabilitado e mudando o IP dele?

    Att,

    Agnaldo

  4. #4

    Padrão Re: Camera IP Wifi

    Falo de usar 2 onde o usuario precisa roteador wifi pra uso proprio (Notebook, tablet, smartphone).

    Porque muito problema ocorre porque o usuario quer camera wifi porque "já tem um roteador", as vezes até é coisa boa tipo um TP-Link WR4300 de 300M, mas quanto mais caro o roteador geralmente mais baixa é a potencia, portanto o alcance.

    Se vai usar só 1 camera IP e ter um roteador razoavel, pode ser usada antena direcional virada pra esse roteador. Antena direcional (Tipo a que passei o link) em distancia tipo 2 ou 3m é praticamente omni, dá pra conectar notebook 2m atras de uma antena dessa, nesse caso não precisa outro roteador.

    Cada caso é um caso, mas o que quero enfatizar é que a conexão wifi precisa ser muito boa, roteador de mesa no default é a pior coisa do mundo, tem que configurar se acordo com o sinal que tem, as vezes usar antena direcional, e onde tem muitas cameras wifi sem antena externa as vezes tem que colocar mais roteadores com antena direcional. Onde dá, acho bom usar antena direcional na camera wifi.

    Muito da má fama de camera wifi é culpa de roteador de mesa comum no default com antena de 2dBi, conectando em camera com antena de 2dBi, e também no default. O default vai pro datarate de 54M, que tem menor potencia, aí a conexão vira um lixo. As vezes dá pra otimizar só configurando, as vezes uma antena omni 5dBi em cada lado resolve, mas geralmente camera fica distante, e exige antena direcional interna.

    É só se focar numa rede wifi de sinal muito bom, sinal baixo serve pra smartphone trocar 5Kbps pro WhatsApp, mas imagem usa 1 ou 2Mbps, isso exige sinal muito bom, melhor que roteador de mesa no default e com anteninha de 2 ou 5dBi tem.

  5. #5

    Padrão Re: Camera IP Wifi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mesmo a pior camera tera desempenho ok desde que a rede wifi sejá boa.

    Instalador tipo zé-oreia só sabe meter o roteador com antena omni 5dBi em cima da mesa e meter a antena ip wifi lá fora, a conexão vira um lixo, e o analfabeto zé-oreia só sabe argumentar "Essa camera não presta, tem 3 pauzinho de sinal e fica caindo". Como se "pauzinho de sinal" fosse dado técnico.

    Como a antena tem a pior antena possivel, uma omni, e ela não é removível, a contraparte da conexão (O roteador) precisa ter antena melhor, tipo uma direcional ou setorial.

    Uma antena Dlink de R$ 100 vai muito bem, mas ela tem antena ridícula, e potencia mais ridícula ainda (Dlink naturalmente já é péssima, mas as cameras baratas são ainda piores), pra conexão ficar boa precisa caprichar muito na antena do roteador, de preferencia com uma direcional apontada pra camera, pra ter perda zero de pacotes, e tem que usar datarate eficiente pro sinal existente, nada de colocar o maior possível sem ver se tem sinal (65M é pra -50) ou de deixar no modo auto.

    Enfim, pedreiro que dá uma de instalador vive tendo problemas porque acham que wifi é magico, que antena omni é ótima, que parede molhada, vidro e telha molhada não são obstaculo (Acham que porque o celular conecta na internet a camera devia conectar também), tudo problemas de wifi e não das cameras!

    Uma camera de R$ 100 terá sensor cmos ruim, chipset antiquado, lente péssima, mas também uma etapa de RF ruim e antena pequena, nem por isso serão instaveis, se tiver conexão wifi boa elas ficam estáveis, com imagem escura e cheia de ruído mas a conexão pode ser estável.

    Idem pras cameras comuns, esses pedreiros esquecem da queda de tensão no cabos, colocam ridículas fontes reguladas (Trafo + regulador, coisa de gente com a cabeça nos anos 80) de 12V e não medem que lá na cameça a 50m estão chegando só 9V, ou usam cabo com malha de 40% e ainda passam junto com rede elétrica, colocam a culpa na camera ou no DVR e todo mundo acredito, afinal tocar toda uma rede de cabos coaxiais, ou colocar uma fonte de tensão ajustavel pra que cada fonte tenha 12V lá na entrada dela dá trabalho demais pra um pedreiro que nunca lê. O problema raramente é com as cameras, quase sempre é com instalação. Wifi também precisa instalação muito boa, precisa conexão estável de uns 4 ou 5Mbps e não um datarate gigante tipo 65Mbps, precisa 4Mbps com ping de 2ms estável, isso só se consegue com roteador muito bom, ou com antena direcional e com datarates baixos pra otimizar a coisa.

    Usar o mesmo roteador pra conectar notebook, impressora, smartphone, e ainda colocar a camera IP, isso é que gera em camera IP caindo, se economizou no cabeamento coloca um roteador com antena direcional pra camera, se forem muitas cameras posiciona eles bem com antenas setoriais mas evite omni a todo custo, e evite ainda mais usar o mesmo roteador pras antenas e pros aparelhos do usuario (Especialmente smartphone e tablet por tem sinal sempre baixo, e notebooks pois tem trafego snmp na rede pra "descobrir" dispositivos upnp e cia, firulas do windows no default que podiam ser desabilitadas mas usuario nunca desabilita, gera trafego na rede o tempo todo).

    Se conseguir camera com antena SMA, melhor ainda. Joga num lixo bem distante aquelas horríveis anteninhas de 2dBi e coloca direcionais, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...l-ant2406a-_JM
    Se comprar antena contrabandeada (Maldito paraguai) vai encontrar algumas com SMA comum, não o SMA reverso que wifi usa no brasil, então é bom evitar antenas xing-ling sem marca tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...c-micro-sd-_JM
    (Essa talvez use SMA reverso compatível com antena comum, mas alguns usam SMA diferente, não-reverso)

    Eu gosto da linha de segurança da Intelbras, são caros mas é raro ter problema, teria que ver que marcas tem nos distribuidores que você compra ou nos da sua região, pra mim a camera influencia mais na qualidade da imagem, porque a qualidade da conexão depende das antenas e dos ambiente (Se tem muita perede, aço, vidro, telhas de barro, lajes com brita ou lajes só com cimento e areia ruim...).
    Caro companheiro @rubem

    Sempre que eu fico lendo tuas respostas fico muito maravilhado pelo teu conhecimento, mesmo que a resposta nao seja para minhas consultas eu leio para aprender das coisas que o senhor publica, eu fiquei amigo de muita gente do forum no skype e o pessoal do brasil sempre me ajudou para aprender mais e mais sobre o mundo das telecomunicaçoes e sem mentir mais de 60% das vezes que eu entro em um post eu vejo suas respostas e aprendo muito mais muito mesmo, graças a essas respostas suas eu safei de montão de problemas que eu ia ter se o senhor nao desse um grão de conhecimento no forum e lhe quero agradeçer, mais senhor Rubem eu so queria le dar uma humilde opinião, sou paraguaio e nunca estudei portugués nem para escrever, tudo o que eu aprendi foi asistindo tv brasileira que pega aqui na minha cidade e lendo no idioma de voceis.
    Minha empresa de internet que eu montei com o tempo aqui na minha cidade no Paraguay foi graças a meus amigos brasileiros e queria lhe agradecer pela ajuda que sempre nos dá, mais queria por favor queria pedir que deixe de maldecir o meu país, ele nao tei a culpa pela corrupção sabe, eu entendo que o prejuiso que o contrabando faz no pais e enorme, na capital do meu pais e mesmo aqui em cidade do leste tem muita gente que traz arroz, aceite e outras coisas de contrabando desde a Argentina porque la e muito barato e isso traz muitos problemas no nosso povo trabalhador e eu sou um trabalhador honesto que pagou caro o preço da legalidade e por trabalhar limpo eu estou perdendo dinheiro por culpa das pessoas que trabalhan na ilegalidade mais meu pais nao tem a culpa senhor Rubem, culpe as pessoas de mal coraçao e nao o pais enteiro, o Paraguay nao tem a culpa senhor porque cuando um Brasileiro fala "Maldito Paraguai" eu tambem estou incluso na lista e nao e justo e mais uma vez lhe sou grato pela ajuda que me deu.

    Um abraço

    Diego Bertinat

  6. #6

    Padrão Re: Camera IP Wifi

    Foi mal, realmente crucificamos muito o paraguai quando o problema na verdade são os brasileiros que atuam como contrabandistas, não só desincentivam a industria legal no brasil como incentivam a pobre na fronteira do paraguai, o camelô paraguaio "lucra" US$ 400 por mes na atividade, mas o contrabandista brasileiro lucra US$ 4 mil no mesmo período, os 2 países saem perdendo a longo prazo.

    Mas a longo prazo acho que o Paraguai tem mais futuro, graças ao agronegócio. A area agricultavel por habitante é maior aí no paraguai, hoje o agronegócio já representa mais de 50% do PIB, e se continuar no ritmo de crescimento atual a economia paraguai se livra dos camelôs na fronteira em alguns anos. O brasil tem agronegocio só em algumas areas, boa parte do país é inútil e não produz nada pra exportação, boa parte do país precisa ser sustentado pela carga tributária de outras areas do país, isso cria uma população muito dependente do estado, que não melhora sua região, seu país, que não produz inovação ou conhecimento, que não ajuda em nada na evolução do bem-estar humano. Mesmo com dificuldade de chegar em portos o Paraguai tem custo por tonelada de cereal MENOR que boa parte do brasil, uns 8% da tonelada de soja paraguaio que chegam em portos no brasil ou argentina é custo de transporte, mas aqui onde estou (Bem no meio do brasil, não no norte) esse custo é de 15%, esses 7% de diferença são lucro, lucro que o paraguai tem mas meu estado não tem, 7% que a longo prazo vai melhorando a educação, saúde, transporte e segurança no paraguai, enquanto nalgumas regiões do brasil serão 7% a menos investidos nessas areas, em 20 anos isso somado faz uma diferença enorme. Mas acho que quem vive de contrabando não consegue enchergar a longo prazo, só vê o mes seguinte (E sei que não são pobres, tenho vizinho preso por contrabando de cigarros, se ele fosse pobre não teria casa com piscina, pickup com som que incomoda a vizinhança, caminhão, e se fosse pobre não viajaria todo mes pro paraguai pra comprar muamba, se fosse pobre ia estar trabalhando no calor dos forros e tetos instalando cabo coaxial pra ligar camera. Mas esses vagabundos não estudam, não se informam, querem dinheiro fácil, e além de contrandear produtos ainda por cima são burros e contrabandeiam produtos antiquados tipo roteadores ou cameras B/G, fontes com transformador, cabos coaxiais moles que são péssimos pra cameras, são burros de comprar produto de 10 anos atras por preço apenas 5% menor, e revendem por preço minimamente menor que produto atual/recente, canso de ver camera Dlink B/G com anteninha horrível que chegou via paraguai por R$ 140 e tem desempenho péssimo, ser preferida pelo consumidor brasileiro (Desinformado) ao invez de uma camera Intelbras B/G/N com antena de 5dBi, com sensor ccq muito melhor, mas que custa R$ 160, é uma economia que só gente egoísta faz, que não encherga o rombo na economia paraguaia e brasileira que isso cria, que não encherga que o atravessador vende o troço por R$ 140 mas o comprou por US$ 40, enquanto o distribuidor legal que vende por R$ 160 trabalha com margem de lucro de 10%. Esse povo que compra contrabando está enriquecendo os atravessadores, não está ajudando pobre nenhum no meio do caminho, está é incentivando a pobreza, fazendo a riqueza se concentrar nas mãos dos grandes contrabandistas.

  7. #7

    Padrão Re: Camera IP Wifi

    Isso que vc nao mora aqui, tem arabe aqui que mora no brasil e tem loja de "eletrónicos" no paraguai. So de sky-gato os cara so vive da venda desses aparelhos para pegar satelite da claro brasil e tudo mais, os cara anda de BMW, Mercedes e tal. E muito estressante porque nem trabalham, so vendem isso e pronto. Porcaria de sistema