+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2 DHCPS na mesma interface

    Estou com um problema especifico, tenho hoje uma interface com DHCP com varias SubRedes/30 que uso para HOTSPOT, e numa segunda interface tenho uma rede /24 usada para uma rede administrativa.

    Mas gostaria de saber se há alguma forma de configurar 2 dhcps na mesma interface de modo que utilizando o mesmo cabeamento do HOTSPOT eu consiga conectar as câmeras da rede administrativa sem necessidade de passar um segundo cabeamento.

    Bascicamente tenho o seguinte:

    Interface 1 - DHCP com sub-redes /30 Hotspot (Cabeamento que vai para os roteadores que atende o predio)
    Interface 2 - DHCP com rede /24 Administrativo (Tenho apenas um roteador)

    Queria passar as câmeras pelo cabeamento do hotspot, mas no caso utilizando os IPS da rede/24, pois as redes /30 não se enxergam, sequer pingam umas as outras.

    Pelo que já pesquisei não consegui chegar a lugar algum, creio que talvez o DHCP-RELAY possa ser o caminho... alguém tem alguma sugestão???

  2. #2

    Padrão Re: 2 DHCPS na mesma interface

    Amigo Creio que VRF (Virtual Routing and Forwarding) resolve seu problema, mas vai ter que dar uma papirada, tb tem que rotear a rede (OSPF/MPLS).

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por caicarabruno Ver Post
    Vlan
    Neste cenário, em que se deseja utilizar o mesmo cabeamento, eu também voto na VLAN, conforme sugeriu o colega @caicarabruno. A maioria das câmeras IP tem suporte à VLAN, o que facilitará bastante a segmentação em mesmo barramento físico, sem a aquisição de outros ativos, além de simplificar a gerência.

    Se suas câmeras IP não tiveram suporte a VLAN, dá para fazer um só serviço DHCP na rede, com "superscope", ou reserva em outras subredes para às câmeras previamente cadastradas (reservation leases).

    E com poucas regras de filtro de firewall, isolar as câmeras dos usuários, fazendo que somente o gestor de segurança física tenha acesso lógico às câmeras.