Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Internet "De Gratis" em praça municipal

    Salve Pessoal,

    É o seguinte, a prefeitura quer colocar internet na praça municipal para a galera acessar com celular.
    Então queria uma forma das pessoas acessarem com hotspot, mas que limitasse a banda de cada um individualmente.
    Eu até criei um usuario e senha padrão, mas vi que a banda que coloco, por exemplo 300k, quando duas pessoas ou mais acessa com esse usuário, ele divide esses 300k pelo numero de pessoas conectadas, e não 300 por conexão.
    Como posso fazer para permitir que as pessoas se conectem individualmente, mas com uma banda limitada, apenas para celular mesmo, pois se deixar sem controle, corro o risco de clientes que moram em torno da praça cancelarem a internet e ficarem pongando no sinal da praça.
    Agradeço a todos pela atenção e ajuda...

  2. #2

    Padrão Re: Internet "De Gratis" em praça municipal

    Artur,
    PCQ é um programa?
    Ou pra procurar aqui no forum?
    Obrigado pela ajuda...
    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Procure por PCQ, ele faz o que precisa.

  3. #3

    Padrão Re: Internet "De Gratis" em praça municipal

    Arthur,
    Obrigado pela atenção e ajuda, mas pelo que eu li sobre o PCQ, ele vai pegar uma velocidade e dividir por quantos estiverem conectados no momento, e o que eu preciso é criar uma regra para que qualquer pessoa que se conecte, receba uma velocidade setada, tipo 300k cada um que conectar.

    Tem como por exemplo eu criar um usuario: usuario e senha:senha e setar lá 300k, deixar livre de limitação de conexão por Usuário, e quando cada uma pessoa conectar usando esse usuário receber uma velocidade de 300k?
    Porque o que eu fiz aqui, não importa quantos se conectem o limite de velocidade para esse cliente é sempre 300k, se tiver 3 pessoas conectadas as 3 navegando ao mesmo tempo só dá 300k no total, e não 300k para cada um.

    Ou

    Um hotspot que permita a pessoa fazer seu cadastro na tela de login, e no ato do cadastro eu já deixar setado a velocidade que será aplicado naquele cadastro?
    Assim acada um teria seu usuario e senha, mas a velocidade ficaria setado por dentro nas configurações do hotspot.


    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Procure na Wiki da MikroTik sobre PCQ, é uma fila de QoS.

  4. #4

    Padrão Re: Internet "De Gratis" em praça municipal

    Teria nesse caso como eu deixar esse usuário "padrão" para todos utilizar e o PCQ faz o restante?
    Porque se puder, posso oferecer espaço publicitário, e reúno o útil ao agradável...

    Ou terei que tirar o hotspot e deixar só o DHCP ativo com o PCQ?

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Não, ele vai fornecer a mesma banda para os usuários de forma igual (se você definir no PCQ um rate de 128K, ele vai dar pra cada IP /32 128K, independente da quantidade). Faça esse teste e veja, PCQ é muito interessante, comumente usado em regras de cache.

  5. #5

    Padrão Re: Internet "De Gratis" em praça municipal

    Tenho interesse em apresentar esse projeto para a prefeitura da minha cidade mas não sei por onde começar, poderia da uma dica?

  6. #6

    Padrão Re: Internet "De Gratis" em praça municipal

    Aqui na cidade tem em todas praças. Para navegar a pessoa precisa se cadastrar e fazer seu login e senha pra poder usar.
    Você pode colocar as pessoas para se cadastrar, daí cada usuário criado terá seu próprio profile(300k) já definido.

  7. #7

    Padrão Re: Internet "De Gratis" em praça municipal

    Na verdade foi a prefeitura que solicitou, visto que já temos um contrato de prestação de serviço com o fornecimento da internet.
    Mas não é nada difícil.
    Basta fazer um projeto com uma praça (piloto), indicando quantos rádios, onde ficariam esses rádios, a velocidade do link, a velocidade de cada usuário, e o mais importante, o R$..kkkk

  8. #8

    Padrão Re: Internet "De Gratis" em praça municipal

    Arthur,
    Por favor, dá uma olhada ai nas configurações se estão corretas...
    Lembrando que nessa praça irá acontecer festas onde teremos muitas pessoas conectadas ao mesmo tempo.
    Mais uma vez, obrigado pela força, e presteza.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pcq_download_Geral.jpg
Visualizações:	110
Tamanho: 	18,5 KB
ID:      	57013Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pcq_download_Settings.jpg
Visualizações:	224
Tamanho: 	23,8 KB
ID:      	57014Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pcq_uplink_Geral.jpg
Visualizações:	132
Tamanho: 	18,1 KB
ID:      	57015Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pcq_uplink_Settings.jpg
Visualizações:	214
Tamanho: 	23,6 KB
ID:      	57016Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         queue1.jpg
Visualizações:	133
Tamanho: 	37,3 KB
ID:      	57017Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         queue2.jpg
Visualizações:	212
Tamanho: 	37,3 KB
ID:      	57018Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         user profile.jpg
Visualizações:	129
Tamanho: 	53,1 KB
ID:      	57019
    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Eu também tenho essa ideia e aqui na minha cidade isso seria muito bem recebido, mas não sei como abordar o prefeito, rsrssr.

  9. #9

    Padrão Re: Internet "De Gratis" em praça municipal

    Eu deixei só com o DHCP server, e está funcionando blz, a única coisa que eu achei ruim é que não aparece pra mim a velocidade de cada usuario conectado, eu sei que está funcionando pq eu fiz uns testes com 1, 2 e 4 conectados e navegando ao mesmo tempo.
    Eu vejo a conexão mas não aparece as taxas de down e up.


    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Que versão é essa que está utilizando? Se for usar no Hotspot, precisa definir uma PCQ só,s e for usar como Queue Simple, coloque como "target address" o bloco inteiro.

    Isso me parece 5.x, a escolha de Queue Type no Hotspot só acima de 6.20 se estou certo.

  10. #10

    Padrão Re: Internet "De Gratis" em praça municipal

    Estou pensando em fazer isso na minha cidade, só que por conta própria. Com grande números de celulares sendo usados na praça,
    porque não apontar uma antena para a praça e oferecer serviço com pagina de login. Agora surge a pergunta: tem como configurar o mikrotik para funcionar, tipo como o sistema de pre-pagos das empresas de celulares? Os clientes compram uma quantidade de velocidade e quando acabar o mikrotik zera e eles compram de novo.

  11. #11

    Padrão Re: Internet "De Gratis" em praça municipal

    Arthur,

    Não é excluído, somente desativado...

  12. #12

    Padrão Re: Internet "De Gratis" em praça municipal

    A duvida principal é:
    E a guarda do registro de conexão, como fica?
    Como você vai identificar quem acessa e quem não acessa?

  13. #13

    Padrão Re: Internet "De Gratis" em praça municipal

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    A duvida principal é:
    E a guarda do registro de conexão, como fica?
    Como você vai identificar quem acessa e quem não acessa?
    Concordio Andrio, tenho falado sobre os Logs e o pessoal ta cag... e andando, quero ver a hora que a PF chegar com mandato de prisão e o dono do IP PUBLICO não souber apontar quem praticou aquele crime de pedofilia ou invasão em algum banco, aqui ja estou migrando todos os clientes para IPs públicos dai nem me preocupo com Logs.

    Pessoal vamo abri o olho para o Marco Cívil, agora a responsabilidade é toda do Provedor, então tem que tirar da reta.