+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda Com Fio de Aterramento

    olá amigos bom dia, estou com uma duvida aki, tenho no alto da torre uma sxt que tem a saída para o aterramento, minha duvida é a seguinte, posso ligar o fio de aterramento do cabo de rede blindado nessa saída e embaixo da torre ligar a outra ponta do fio no aterramento ou tenho que fazer um aterramento separado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         routerboard-sxt-lite5-ou_2880.jpg
Visualizações:	378
Tamanho: 	56,3 KB
ID:      	57007  

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda Com Fio de Aterramento

    Faça um fio que suba toda a sua torre e após aterre neste cabo os equipamentos, tem gente que utiliza a própria torre, eu não recomendo, pois pode ocorrer descargas na torre que não afetariam teu equipamento e caso estejam aterrados nela poderá sofrer.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda Com Fio de Aterramento

    Nem sempre amigo, a tendencia da descarga eletrica é percorrer o caminho com menor resistencia ate o aterramento, agora é importante que se tenha um bom aterramento, dai você pode aterrar os equipamentos na propria torre.
    Aqui tenho uma torre com 26 astes. Ficou muito bom.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda Com Fio de Aterramento

    O problema é quando tem torre modular e a pintura isola os modulos, aí obviamente não terá condução até a terra.

    Não dá pra saber no olhometro se a pintura em todos os modulos ("gomos"... péssimo nome) está isolando eles ou se riscou o suficiente pra ter contato entre os modulos ou se os parafusos riscaram a tinta tocando o metal e criaram um contato entre os modulos.

    POR PRECAUÇÃO eu colocaria um cabo a parte, afinal medir no multimetro de a torre de 20 ou 30m tem condutividade boa dá trabalho, teria que subir um fio pra fazer isso, e... já que subiu o fio pra medir isso, deixa ele lá.

    Pode usar estaio pra isso também. Num torre tenho para-raio caseiro com fio descendo isolado da torre e não queimada nada a 4 anos (Antes queimava 2x ao ano), na torre aqui onde estou não coloquei nada e tive varias queimas em tempestades, ano passado coloquei umas astes ao redos de cada estaio e liguei nos estatios, pra que eles sirvam de caminho pro terra, e nessa temporadade de chuvas não queimou nada na torre, na casa abaixo queimou muita coisa mas na torre não, então considero suficiente.
    (Mas tem torre proxima mais alta, a chance de raio em estaio é mínima. A outra torre é 50% mais alta então eu que não seria louco de aterrar estaio nela!)

    E foco no que o @netuai comentou: 26 astes! Pessoal as vezes coloca só 2 astes e acha que isso é suficiente, mas CADA solo tem condutividade diferente, na maior parte do brasil a resistencia é alta e precisa aste pra caramba! Aqui um para-raios decente precisa mais de 40 astes em malha, é inviável! Mas... só 3 ou 4 astes em terra úmida são melhores que nada, só que o caminho do equipto até essas astes precisa ser facilitado, com fios muito grosso e com contatos muito bons (Nada de emendar fio torcendo quenem eletricista porco faz rede eletrica domestica, tem que soldar ou prensar pra ter contado excelente). Se a pintura entre os modulos isolar eles não terá o caminho facilitado até o terra, e sim dificultado, aí obviamente a descarga vai pro caminho mais fácil, que é ir via fonte até o neutro (Aterrado nalgum poste) ou por uma fase (Que sai de um trafo aterrado nalgum poste proximo).

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Ajuda Com Fio de Aterramento

    A torre estando com aterramento de acordo com as normas, pode aterra-los sim; mas é importante que se faça a verificação do(s) aterramento(s) a cada seis meses e até menos conforme a região com essa estiagem prolongada.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda Com Fio de Aterramento

    Esses terrometro de 300 a 500 conto presta? Pois aqui pessoal pede de 100 a 150,00 pra testar apenas um ponto e eu tenho trocentos kkk

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda Com Fio de Aterramento

    A resistencia do solo varia conforme umidade, que varia com o tempo, de modo que ter precisão grande na medida não ajuda tanto, pode usar terrometro barato que o prejuízo na precisão não é tão grande (Já que a resistencia real varia com o tempo).

    Quando terrometro era caro se usava multimetro e o resultado é o mesmo. Hoje multimetro usa pilhas ou bateria 9V e injeta tensão bem baixa, mas no tempo dos multimetros Simpson com bateria de 22,5V aquilo era medida de resistencia de solo. Os multimetros bons que hoje tem função terrometro simplesmente usam tensão mais alta (Com conversor dc-dc), a precisão não é ótima mas pelo custo tá muito bom, não custa muito aplicar uma regra de 20% de margem de erro na resistencia medida.

    O negócio é o trabalho de medir, terrometro tem frequencias de operação, numa frequencia baixa pode ter resistencia maior, dependendo da função do aterramento tem que medir com 3 ou com 4 astes, e saber a frequencia do equipto se ele for sem configuração.

    Mas pro "nosso uso" os baratos servem bem, mete as 4 astes, veja lá seus 200 ohms por metro (Típico nesse solo arenoso do norte de MT), aí calcula o que precisa pra reduzir pra menos de 5 ohms:
    http://www.mspc.eng.br/tecdiv/para-raios-210.shtml
    Se tiver resistencia de 200 ohms e meter 36 astes (6x6) vai ter resistencia total de 7,5 ohms, ainda meio insuficiente (5 é o mínimo), o negocio é enterrar malha junto, e malha de fio grosso... imagina cavar 30m de valeta pra enterrar fio 50mm, mais fácil contratar uma retro-escavaeira pra fazer um buraco e enterrar a malha ANTES de colocar a torre.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda Com Fio de Aterramento

    Citação Postado originalmente por velhopolenta Ver Post
    olá amigos bom dia, estou com uma duvida aki, tenho no alto da torre uma sxt que tem a saída para o aterramento, minha duvida é a seguinte, posso ligar o fio de aterramento do cabo de rede blindado nessa saída e embaixo da torre ligar a outra ponta do fio no aterramento ou tenho que fazer um aterramento separado.
    Se essa torre nao tiver para raio esqueça, não faça aterramento nessa sxt!
    caso tenha para raio pegue um outro fio separado de bitola mais simples já serve 4 ou 6 mm e leve ate essa sxt e aterre detalhe em baixo proximo a torre se as hastes do aterramento do PARA RAIO estiver pro "SUL" essa haste que vc ira colocar para o terra dos sxt coloque ela pro outro lado "NORTE", ou seja, uma pra um lado outra pro outro lado e de uma distancia de uns 4 metros de hasta para haste