+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qualidade de Sinal "Duvida"

    Boa tarde a todos, estou com uma duvida que ta me deixando de cabelo em pé, tenho um cliente conectado(usando nanostation loco m2) em 1 de meus radios,(groove mikrotik) eis a questão no cliente o sinal estar excelente ( -47dbm / CCQ 95%), no meu ap groove mikrotik(-78 dbm e CCQ: 50/93%), em quem devo confiar no ubnt ou mk? e pq no mk ccq fica 50/93%? agradeço a atenção de todos obrigado.
    Última edição por isaquebrumel; 28-01-2015 às 17:14.

  2. #2

    Padrão Re: Qualidade de Sinal "Duvida"

    Também tenho essa dúvida. Acontece comigo também, no meu caso minha rede é toda ubnt, airmax.

    No cliente verifico um sinal e no meu ap outro sinal com uma diferença de 5 ou 6 dbm.

    Acho que o colega @rubem pode nos explicar da melhor maneira possível essa nossa dúvida!

  3. #3

    Padrão Re: Qualidade de Sinal "Duvida"

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Também tenho essa dúvida. Acontece comigo também, no meu caso minha rede é toda ubnt, airmax.

    No cliente verifico um sinal e no meu ap outro sinal com uma diferença de 5 ou 6 dbm.

    Acho que o colega @rubem pode nos explicar da melhor maneira possível essa nossa dúvida!
    no meu caso a diferença é muita , de um sinal exelente de -47 para péssimo de -78 dbm. kd nosso amigo rubem,

  4. #4

    Padrão Re: Qualidade de Sinal "Duvida"

    Na verdade são dois CCQ mesmo, o CCQ q aparece no Nano é da transmissao do nano, e o q aparece no groove eh da transmissao dele, para fica estavel esses CCQ precisam ficar acima de 90%, de ambos lados

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por isaquebrumel Ver Post
    no meu caso a diferença é muita , de um sinal exelente de -47 para péssimo de -78 dbm. kd nosso amigo rubem,

    É que as vezes o equipamento nao troca o MCS certo, no aparelho com sinal pior, testa trocar o MCS pra fixo e mais baixo, testa um a um até melhorar.

  6. #6

    Padrão Re: Qualidade de Sinal "Duvida"

    Amigo o nano loco m2 é 2x2, e ap groove mikrotik é 1x1, não vão casar nunca, o nano transmite em dual chain enquanto o grove em single, é como se um falasse português e o outro chinês, a única maneira de casarem seria colocar o painel da torre em 2 x 2 tb, ou tentar setar o nano loco para single chain, verficicando qual polaridade esta usando na torre (horizontal ou vertical) mas acho não ser possível.

  7. #7

    Padrão Re: Qualidade de Sinal "Duvida"

    O aparelho exibe o sinal que ele RECEBE.

    O Groove recebe sinal -78 vindo do Nanostation.
    O Nanostation recebe sinal -45 vindo do Groove.

    Não tem como digamos o Groove adivinha quanto do seu sinal o Nanostation está recebendo, ele só pode exibir quanto ele está recebendo do Nanostation.
    Idem pro NS, ele só pode exibir o que ele recebe.

    O CCQ ele pode exibir tanto de RX como de TX porque CADA pacote enviado ou recebido tem um "ok, recebi" como resposta. Se o NS Loco envia um pacote e não recebe resposta, envia denovo e dessa vez recebe, e continua assim, 1 recebe e 1 não recebe, isso diz pro NS Loco que metade da sua conexão está sendo perdida, por isso ele pode exibir que o CCQ de transmissão dele é de 50%. Mas nível de sinal não tem como, se a gente conversar eu posso falar alto e você baixo, eu posso controlar o volume da minha voz, mas se você tem cera no ouvido ou simplesmente ouve mal eu não tenho como saber que volume você está ouvindo, eu posso dizer em que volume estou falando e que volume estou ouvindo, mas não tenho como dizer em que volume você me ouve.

    O aparelho pode transmitir digamos 40dB EIRP, que seria 25dBm de potencia e 15dBi de ganho da antena (25+15=40), mas o aparelho que responder essa conexão pode estar com potencia menor e antena de menor ganho. Se ele tiver antena de uns 8dBi (Caso de uns Nano Loco), e transmitir usando só 20dBm (Potencia de uns Nano Loco em datarate alto) seriam 28dB EIRP (20+8), são 12dB a menos de poder total de transmissão.
    Na escala decibelida a cada 3dB o nível dobra, e 12dB são 4x 3, então seria 100% (3) + 200% (6) + 400% (9) = 800% (12dB), ou seja, esses 12dB EIRP a mais equivalem a 800% a mais de sinal sendo transmitido.
    1 ou 2dBi a mais de ganho na antena, e 1 ou 2 dBm a mais de potencia na transmissão podem fazer isso, mudar o sinal uns 20dB!

    Nanostation Loco tem potencia maxima só em datarate tipo MCS2 pra baixo, então testa fixar em MCS2 esse NS Loco M2.
    (O MCS2 no NS Loco vai limitar a velocidade de UPLOAD do cliente a uns 10Mbps, mas... acho que você não vende tanto upload assim)

    O datarate setado no Groove é o datarate Groove>NS, que vem a ser o limite de download do cliente, você pode ser no NS Loco um TX rate bem menor sem problemas, pode até usar MCS0 a título de teste que provavelmente não vai ver desempenho baixo.
    (Lembra de desmarcar a caixa "automatic" do lado do TX Rate do NS Loco)

    Assim como você pode ouvir uma pessoa gritando e responder a ela surrurando, o NS pode receber sinal alto mas responder com sinal baixo, se você diminuir a potencia do NS Loco pra uns 15dBm de potencia é isso que vai acontecer.

    (Alias, no default o NS Loco está vindo com potencia automatica? Coloca manual, nuns 20dBm pra começar, se ficar ruim suba pra 22dBm, mais que isso não sei se é uma boa (Limite legal sem SCM mesmo em 2,4GHz é 26dBm EIRP, ou seja, se a antena do NS Loco M2 tem 8,5dBi de ganho, a potencia quando seleciona o país Brasil no setup devia ser limitada a 17dBm, que é uma potencia bem baixa pra distancia grande (500m) com NS Loco, ou pra datarate maior que MCS2 ou 3. A seleção de país no setup ta aí pra evitar poluição, esse negocio de colocar em compliance test e meter 24dBm de potencia porque tem uma arvore no caminho é o que tem poluído tanto a faixa dos 2,4 como a dos 5,8GHz)

  8. #8

    Padrão Re: Qualidade de Sinal "Duvida"

    Rubem concordo com suas afirmações, mas no caso do amigo, tenho certeza que é casamento de polaridade, os -78 que esta vindo do nano é justamente a polaridade que o grove nao tem (ele so tem uma horizontal ou vertical, enquanto o nano tem as duas) ja passei por isso e levei uma lenha para descobrir, é so ele colocar um equipamento 2 x 2 na torre que a mesma vai ouvir perto dos -47. Se fosse ao contrario acho que daria certo ou seja a torre Ap em 2x2 e a estação em 1x1.

  9. #9

    Padrão Re: Qualidade de Sinal "Duvida"

    Hum... não tinha pensado na polarização. Lembro que NS 5 antigo vinha por default na horizontal, mas tudo M vejo vindo por default em adaptative.

    Bom, realmente polarização errada gera diferença de uns 30dB mesmo.

    (Se está em adaptative e colocando em Vertical o problema resolver, tem que mandar o case pro pessoal que defende que a porcaria do modo "Automatic" de datarate e ack time é "recomendado". Se nem polarização o equipamento conseguir configurar sozinho quero ver conseguir com datarate e ack-time)

  10. #10

    Padrão Re: Qualidade de Sinal "Duvida"

    o que transmite pode ser 2x2 e o que recebe pode ser tanto 2x2 como 1x1. Agora se o que transmite é 1x1, o que recebe tem quer ser 1x1. Se for 2x2 ele vai ter uma polarizaçao boa de sinal e a outra pessima.

  11. #11

    Padrão Re: Qualidade de Sinal "Duvida"

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    o que transmite pode ser 2x2 e o que recebe pode ser tanto 2x2 como 1x1. Agora se o que transmite é 1x1, o que recebe tem quer ser 1x1. Se for 2x2 ele vai ter uma polarizaçao boa de sinal e a outra pessima.
    Exatamente, aqui levei uma surra ate descobrir esse "detalhe".

  12. #12

    Padrão Re: Qualidade de Sinal "Duvida"

    Corretissimo, essa é a resposta.

  13. #13

    Padrão Re: Qualidade de Sinal "Duvida"

    Agradeço a atenção de todos ai em cima, quero dizer que ja resolvi o prolema era o output power do nano que estava setado 12dbm automático, ai foi so setar manual e aumentar a potencia para 22 dbm que o sinal no groove de -78dbm passou para os lindos -60 dbm, obrigado desde já, abraço a todos

  14. #14

    Padrão Re: Qualidade de Sinal "Duvida"

    Calma aí que a "sofrência" do chipset com sinais em 1T2R depende do equipamento.

    Primeiro que equipamento high-end sempre foi 1T2R muito antes de N existir, pra ter alta performance existia 1T2R até em B, simplesmente pro chipset não perder nenhum pacote de tentativa de comunicação, um dos grandes tchãs de roteadores caros que trabalham com sinais bem baixos (Smartphone chega com -80 mas ainda assim a conexão não cai em um Linksys, mas num Encore mesmo se chegar -70 cai toda hora) sempre foi ter mais ADC's e mais RX's.

    CPE barata tipo a TL-WR5210G tem 2 antenas, o chipset tem 1T2R, tem 1 chain de TX e 2 de RX, na saída de cada chain ele tem um switch de RF simples, um switch de 5 ou 6 pinos que simplesmente define se a antena vai estar em RX ou em TX, pra conexão simples (Como cliente, ou como AP com poucas conexões tipo 3 ou 4) isso funciona ok. Mas CPE's mais trabalhar, tipo um Nanostation M2, tem um switch mais complexo, até nem é chamado de simplesmente switch, é chamado de modulo de front-end (FEM), é um CI mais complexo, com mais de 20 pinos, ele tem TX1, TX2, RX1, RX2, controle de entrada de RX ou TX, por isso precisa tanto pino. Mas o NS M2 tem 2 CI's, pra que? Porque CADA chain tem 2TX e 2RX, e o chipset do NS M2 tem 2 chain. Se tem só 2 antenas que diferença isso faz? A diferença é que cada RX de cada chain vai pra um conversor analogico digital diferente, depois desse ADC o sinal de CADA RX vai pra um mixer diferente, e é entregue já livre de sinais de canais indesejados (Isola uns 25-30dB dos canais adjacentes), livre dos sinais do TX (Isola uns 40dB do TX), já feito o batimento com a moduladora (Então sinais em outras modulações não entram).

    Quer dizer, um NS M2 vai ter 4 RX sendo selecionados, cada um vai pra um ADC, cada um pra um mixer, e chega o sinal limpo em cada um dos 2 chains do Atheros usado nele.
    Já em roteador/cpe comum com antena de dupla polarização mas que não faz mimo (Só diz suportar 150M) são só 2 RX e os 2 vão pro mesmo ADC e pro mesmo mixer, estes irão ter um mistura de sinais na saída do mixer, o desempenho vai ser mais de 4x pior.


    Esse tipo de seleção ("Vai usar RX0 ou RX1?") é feito em nível mais baixo que o firmware, é feature que o processador do chipset seleciona por programação propria, o firmware não influencia nessa parte, o que o firmware consegue é dizer pra usar somente 1 (Só horizontal, só vertical, só externa) ou pra "Ficar a vontade, fazer de conta que a casa é sua" usando o modo adaptative.

    Tem funções que o firmware manda pro chipset e o chipset sabe o que fazer com elas, tipo: Short-GI. O firmware não precisa ficar avisando a cada pacote: Espera 400ns. Ele diz que está em modo de short-GI e pronto, o chipset sabe que short-gi é 400ns e sempre vai esperar esse tempo, isso é instrução do processador, é um comando que consta no instruction set do chipset que manda (AR7240, no caso do NS Loco) e no que recebe (AR9280 no caso do NS Loco), transação essa feita sem intervenção do software rodando.
    (Por isso as vezes o roteador trava, você não acessa, não dá ping, mas ele continua com SSID propagada, as funções de nível mais baixo não dependem do kernel linux que está rodando no chipset)

    Então se usar hardware decente na torre (Nada de equipto pra cliente) pode fazer 1T2R ou 1T3R tranquilo, hardware pra torre (Cartões bons, roteadores bons tipo rocket e RB's integradas com rf) sempre tem multiplos ADC's pra multiplos RX's, cada um pro seu mixer, de modo que o chipset de RF (AR92xx na maioria dos bons hardwares) já recebe tudo muito mais limpo que o chipset de RF de CPE pra cliente (Bullet, NS Loco, SXT Lite, WOM/WOG, etc).
    (De um NS M pra um NS Loco M muda o tipo de switch usado, o chipset de RF pode ser similar mas um tem instruction set pra habilitar ou não a antena externa (SMA), isso exige um modulo de front end maior, e já que ele será maior porque não colocar logo um que sofre menos com harmonicas, com menores perdas, com menos consumo (Rele tem consumo, seja mecanico ou eletronico), que aceita tensão menor (Os baratos exigem 2,5 a 3V, tensão muito alta pra etapa de RF de alto desempenho)? Enfim, você tem uma bela mudança na saída (Ou entrada) da etapa de RF comparando um NS com um NS loco, não é só diferença de antena, ou de amplificador de TX, a parte de RX também tem muita diferença, o desempenho total depende tanto de um power amplifier sem distroções como de um RX multiplo com conversores analogico-digitais e mixers separados, porque na prática sempre existirá duzias de dados conflitantes chegando na etapa de RF, o fato de a contra-parte da conexão estar usando antena de dupla-polarização não pesa nada nessa hora, tem ruídos piores chegando.


    (Ah, no modo adaptative uma coisa que roda abaixo do nível do firmware é a escolha de qual TX usar pra transmitir. O equipto envia pacotes iniciais de comunicação (Probe packets), se não tiver resposta (E não vai ter, porque o sinal vai chegar no destino com 30dB a menos que devia, por isso defendo trabalhar com datarate baixo que exija SNR menor que 20dB, e trabalhar com SNR's entre 20 e 30dB, pra caber 50 clientes num AP sem problemas) o chipset simplesmente não vai usar esse TX, os packet probe não pesam. Quem usa sinal tipo -40 em datarate tipo 65M e 1T2R merece sofrer se for hardware bom, porque terá sensibilidade em 65M de algo tipo -72, claro que o sinal da polarização vizinha chegará acima da sensibilidade (A antena isola 25-30dB da outra polarização), vai ficar gastando tempo da polarização única responde ok pros probe packets e mandando ele esperar (Um probe packet é um "Posso conectar?", a resposta é algo tipo "Pode conectar, vou estar esperando pelo proximos 150ns", a resposta chegará 25-30dB menor, mas ainda estará na sensibilidade do RX, e aí sim será feita um multipla conexão que não devia. Então trabalhem com sinal decente pra sensibilidade do datarate usado, não muito alto nem muito baixo. Vai usar 65M? Trabalhe com -40 a -45 em hardware típico (Cuja sensibilidade em 65M é de uns -68). Vai usar 39M? Reduza o sinal pra -50 a -60, porque esse datarate tem SNR mínimo menor (Menos de 20dB) e a sensibilidade típica nesse datarate é de uns -76. Se a sensibilidade for -75 e tiver sinal -50, vai ter 50dB de SNR, se a antena escolhida tem rejeição de polarização cruzada de 25dB você estará por um triz, então tem que ver CADA CASO, a sensibilidade cada datarate, a rejeição de polarização de cada antena, mas por precaução é só optar por datarates menores que tem SNR requerido menor, pra poder trabalhar com sinais mais baixos que nunca vencerão a rejeição de polarização da antena)

  15. #15

    Padrão Re: Qualidade de Sinal "Duvida"

    @mathcardoso,resposta está mais que correta.