+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bloquear Celulares

    Bom dia,
    Presto serviço a uma prefeitura e uso o mikrotik para bloqueio. Meu problema é que 40% das conexoes são de celular, queria uma forma de bloquear a internet para celulares, podendo até pegar ip e tal mas sem dar acesso a internet.

  2. #2

    Padrão Re: Bloquear Celulares

    Faz controle por MAC amigo, dai vc libera somente para quem vc quer.

  3. #3

    Padrão Re: Bloquear Celulares

    Seria uma boa opção! O problema é que não estou direto na prefeitura, então se chegar alguém com algum notebook, não funcionará a internet.
    Preciso bloquear tudo que entra com o nome iniciando com android

  4. #4

    Padrão Re: Bloquear Celulares

    esta solução é bem ruim. configura um hotspot e ativa a autenticação para somente uma sessão por usuário. com isto vc vai ter autenticação e um controle de acesso dos teus usuários.
    para os celulares, cria uma rede guest e instrui os usuários a utilizar esta guest. A unica diferença é que o link vai ser baixo.
    quanto a visitantes, tambem utilizem a guest. você vai ter mais segurança;

    recomendação:
    mikrotik para fazer o hotspot
    unifi para fazer a rede wireless e a rede guest (2 ssid, e a guest em uma vlan)

    funciona muito bem.

  5. #5

    Padrão Re: Bloquear Celulares

    Teria que rodar script de minuto em minuto ler a lease list dar um kick em usuario identificado com android no começo do nome, tipo isso:
    http://acessowi-fi.com/?p=323

    Se ocultar SSID a maioria dos Android também não conecta, mas teria que adicionar rede manualmente nos notebooks e isso é complicado pro usuario.

    Não sei se é regra com todo android, mas se usar canal de 5MHz meus 2 Motorolo não enchergam a rede. E em UBNT se ativo o channel shifting eles também não enchergam o SSID (E meus netbooks enchergam normal).

  6. #6

    Padrão Re: Bloquear Celulares

    tem como voce fazer pelo script. a cada minuto voce verifica se tem algum ssid com nome android ou windows phone e marca para bloqueado e um bool diferente do que voce usa.
    A outra forma e voce habilitar um radius ou um user manager do mk e cadastrar os mac autorizados assim ele so entrega o IP para os mac previamente autorizado e você pode fazer tudo isso remotamente sem ir la.

    Esta 2° opção seria a mais limpa e correta.

  7. #7

    Padrão Re: Bloquear Celulares

    deixa liberado mesmo, é melhor para todos. pra que ficar segurando internet que nem é sua, celular hoje em dia é igual computador faz tudo, ainda mais que é da prefeitura.

  8. #8

    Padrão Re: Bloquear Celulares

    A principio é melhor ele fazer a liberação hotspot + mac só assim ele iria ter controle de dispositivos conectado no ISP. @edemurzilli você mora aonde?

  9. #9

    Padrão Re: Bloquear Celulares

    Obrigado a todos pelas respostas....
    mas tenho algumas duvidas:

    Criei lá em firewall uma address list com os ips dos celulares que estavam lá em lease e dei um drop neles lá em filter, e ele bloqueia tudo.
    Será que teria algum script que identificasse os celulares, adicionassem make static e coloque o ip lá na minha adress list?

    Aquela opção block que aparece quando colocamos make static, ela realmente bloqueia o aparelho?


    outra dúvida...
    Nao sou expert no mikrotik, então coloquei o script para remover os android da lease, e ele realmente removeu, minha dúvida é se quando ele removeu da lease a navegação realmente parou no celular, pq fiz remoto e não pude testar.
    também tentei mudar no script a palavra android para iphone, só que ele não removeu os iphone, tem algum script para remove-los?

  10. #10

    Padrão Re: Bloquear Celulares

    iPhonhe pega pelo nome que o usuário coloca no celular, não pega padrão como o android;
    android-8a36d4d92a806774
    android-d3780d56e6cdfb60

  11. #11

    Padrão Re: Bloquear Celulares

    Eu sei. Mas tem varios que começam com iphone seguindo do nome.

  12. #12

    Padrão Re: Bloquear Celulares

    Citação Postado originalmente por edemurzilli Ver Post
    Obrigado a todos pelas respostas....
    mas tenho algumas duvidas:

    Criei lá em firewall uma address list com os ips dos celulares que estavam lá em lease e dei um drop neles lá em filter, e ele bloqueia tudo.
    Será que teria algum script que identificasse os celulares, adicionassem make static e coloque o ip lá na minha adress list?

    Aquela opção block que aparece quando colocamos make static, ela realmente bloqueia o aparelho?


    outra dúvida...
    Nao sou expert no mikrotik, então coloquei o script para remover os android da lease, e ele realmente removeu, minha dúvida é se quando ele removeu da lease a navegação realmente parou no celular, pq fiz remoto e não pude testar.
    também tentei mudar no script a palavra android para iphone, só que ele não removeu os iphone, tem algum script para remove-los?
    -----------

    Ao contrario de você remover da lista você deve marcar o dispositivo como bloqueado e muda o pool para outro qualquer sem direito de navegação.
    Se voce remover eles vao se conectar novamente e voce vai sempre ficar com IP preso.
    Se voce marca como bloqueado eles nao navegam senao eles continuam a navegar pois ja ganharam o IP.

  13. #13

    Padrão Re: Bloquear Celulares

    Citação Postado originalmente por valdineiq Ver Post
    -----------

    Ao contrario de você remover da lista você deve marcar o dispositivo como bloqueado e muda o pool para outro qualquer sem direito de navegação.
    Se voce remover eles vao se conectar novamente e voce vai sempre ficar com IP preso.
    Se voce marca como bloqueado eles nao navegam senao eles continuam a navegar pois ja ganharam o IP.

    ----------------------------
    blz, entendi. Mas tem algum script que faça isso automatico?