+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AJUDA - Escolha de AP Outdoor.

    Pessoal, bom dia.

    Tenho conhecimentos básicos no assunto então gostaria da ajuda de vocês.

    Possuo NET Vírtua, 10MB. Modem Motorola.

    Possuo um WOG 212 da Intelbrás, ligado ao Modem citado acima. Através do WOG 212 compartilho a Internet com os vizinhos, uso como segurança, além de senha WPA, filtro de MAC.

    Tenho aproximadamente 30 clientes, estes usam seus próprios equipamentos para conectar, via wireless, o WOG 212.

    Funciona muito bem até travar o Wifi do WOG 212, o que acontece com frequência, principalmente a noite. Desligo o WOG 212 e ligo e volta a funcionar. Pesquisando, a Intelbrás informa que o WOG 212 não deve ser usado como AP e sim como CPE, logo, entendi que preciso de um AP mais profissional para fazer o que foi citado acima.

    Os equipamentos que eu possuo e não estão em uso são:
    • Linksys WAG 200G
    • Intelbrás WIN 240

    Citei esses equipamentos pois não sei se posso fazer algo com eles que me ajude.

    Estou pensando em comprar um AP outdoor, a princípio:
    • APC 2M-90 da Intelbrás (R$ 800);
    • TL-WA7210N (R$ 300);


    Estou buscando:
    • Melhoria de sinal, todos os meus clientes estão satisfeitos. Exceto um novo que preciso melhorar um pouco, fica com "duas barras" de sinal de wireless no windows, indo para a porta do apartamento ficam quatro barras, ou seja, quase cheio pois são 5 barras total. Emprestei uma antena USB que ele coloca na janela, o sinal fica cheio, funcionando bem, oscilando de 3M a 7M.
    • QoS, para eu poder controlar o download e upload por cliente, hoje não tenho esse recurso e estou precisando. É possível fazer esse controle por MAC ou somente IP? Pois hoje uso DHCP e não queria ficar controlando os IPs. Ou é possível configurar qual IP o cliente irá receber através do MAC? Afinal, continuarei filtrando por MAC os clientes.


    Acho que eu escrevi o que era necessário.

    A diferença entre os APs que citei é de R$ 500,00! Falam muito bem do
    APC 2M-90 da Intelbrás mas achei salgado, se não tiver jeito compro parcelado. No entando este, pelo que vi, não dá para expandir com outra antena, isso não é uma desvantagem?
    O
    TL-WA7210N é bem mais barato e também possui QoS, além de poder acoplar antena. Parece que a única desvantagem é o sinal pois é de 12dbi e oAPC 2M-90 da Intelbrás é de 16dbi.
    Enfim, estou com dúvidas, aceito outras opções de AP!

    Podem me ajudar em uma solução?

    Muito obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: AJUDA - Escolha de AP Outdoor.

    Alguém?

  3. #3

    Padrão Re: AJUDA - Escolha de AP Outdoor.

    Esse negocio de ficar usando QoS de roteador projetado pra ser cliente não dá futuro, é quebra galho pra começo de empresa, roteador de mesa e CPE é pra ambiente residencial ou soho, pra controlar consumo de meia duzia de funcionários em empresa. Provedor de internet precisa equipamento melhor.

    O que mais se usa pra autenticar cliente é mikrotik nos pequenos provedores, uma RB750 vai atender 30 clientes tranquilo. Põe ela pra rotear a rede, e como AP põe algo tipo um Groove 52HN level 4, um Bullet M2 (Nunca um Bullet 2), um Rocket M2, uma RB711 2HN, ou qualquer hardware Ubiquiti ou Mikrotik. Liga eles num painel setorial, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ada-anatel-_JM
    ou
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-14dbi-120-_JM

    A RB750 está uns R$ 150, um Groove Level 4 uns R$ 300, e a antena de R$ 250 fazem o preço total chegar em R$ 700, mais em conta que o APC 2M-90 e não precisa ficar nesse amadorismo de controlar cliente na propria antena.
    (QoS é pra ambiente soho ou residencial, não é jeito profissional de controlar banda)

    Quando a rede crescer você coloca mais uma setorial 120º, depois mais uma, se precisar troca a RB750 por uma RB450G, se um dia partir pra 5,8GHz você aproveita o Groove ("52" porque trabalha tanto em 5GHz como em 2,4GHz) e a RB750 e só troca setorial, enfim, é equipto modular.

    Configurar uma RB750 e um Groove dão trabalho, não é setup pra noob igual roteador de mesa, mas... todo trabalho pra aprender compensa, é equipto extremamente versátil (Seguir receita de bolo não ajuda, tem que aprender mesmo), dá pra tirar leite de pedra com um Groove 52hn level4 bem configurado.

    Se quiser usar Bullet M2 como AP o setup é mais simples, é setup tipo roteador de mesa, bem simples configurar, mas é bom fazer a autenticação fora dele.
    (E Bullet 2 evite a todo custo, muito noob que ainda vive em 2004 recomenda essa velharia, seria como "Assiste aquele filme novo, Avatar". Bullet 2 é velharia, se achar um usado por um bom preço ok, mas comprar novo pelo mesmo preço de um Bullet M2 é bobeira. Mas Bullet M2 ainda é equipto pobre pra usar em provedor, se quiser usar Ubiquiti (Marca com setup's iguais roteadores de mesa) seria bom usar Rocket M2, é bem caro porque é equipto bem poderoso. Não reclame do preço, já montei torre de 30m com RB, 3 cartões, 3 setoriais e Airgrid como PTP em local que NEM 30 clientes teria! Precisa investir em equipto profissional)

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Esse negocio de ficar usando QoS de roteador projetado pra ser cliente não dá futuro, é quebra galho pra começo de empresa, roteador de mesa e CPE é pra ambiente residencial ou soho, pra controlar consumo de meia duzia de funcionários em empresa. Provedor de internet precisa equipamento melhor.

    O que mais se usa pra autenticar cliente é mikrotik nos pequenos provedores, uma RB750 vai atender 30 clientes tranquilo. Põe ela pra rotear a rede, e como AP põe algo tipo um Groove 52HN level 4, um Bullet M2 (Nunca um Bullet 2), um Rocket M2, uma RB711 2HN, ou qualquer hardware Ubiquiti ou Mikrotik. Liga eles num painel setorial, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ada-anatel-_JM
    ou
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-14dbi-120-_JM

    A RB750 está uns R$ 150, um Groove Level 4 uns R$ 300, e a antena de R$ 250 fazem o preço total chegar em R$ 700, mais em conta que o APC 2M-90 e não precisa ficar nesse amadorismo de controlar cliente na propria antena.
    (QoS é pra ambiente soho ou residencial, não é jeito profissional de controlar banda)

    Quando a rede crescer você coloca mais uma setorial 120º, depois mais uma, se precisar troca a RB750 por uma RB450G, se um dia partir pra 5,8GHz você aproveita o Groove ("52" porque trabalha tanto em 5GHz como em 2,4GHz) e a RB750 e só troca setorial, enfim, é equipto modular.

    Configurar uma RB750 e um Groove dão trabalho, não é setup pra noob igual roteador de mesa, mas... todo trabalho pra aprender compensa, é equipto extremamente versátil (Seguir receita de bolo não ajuda, tem que aprender mesmo), dá pra tirar leite de pedra com um Groove 52hn level4 bem configurado.

    Se quiser usar Bullet M2 como AP o setup é mais simples, é setup tipo roteador de mesa, bem simples configurar, mas é bom fazer a autenticação fora dele.
    (E Bullet 2 evite a todo custo, muito noob que ainda vive em 2004 recomenda essa velharia, seria como "Assiste aquele filme novo, Avatar". Bullet 2 é velharia, se achar um usado por um bom preço ok, mas comprar novo pelo mesmo preço de um Bullet M2 é bobeira. Mas Bullet M2 ainda é equipto pobre pra usar em provedor, se quiser usar Ubiquiti (Marca com setup's iguais roteadores de mesa) seria bom usar Rocket M2, é bem caro porque é equipto bem poderoso. Não reclame do preço, já montei torre de 30m com RB, 3 cartões, 3 setoriais e Airgrid como PTP em local que NEM 30 clientes teria! Precisa investir em equipto profissional)
    Beleza, muita informação, RS. Vou estudar. Obrigado!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Esse negocio de ficar usando QoS de roteador projetado pra ser cliente não dá futuro, é quebra galho pra começo de empresa, roteador de mesa e CPE é pra ambiente residencial ou soho, pra controlar consumo de meia duzia de funcionários em empresa. Provedor de internet precisa equipamento melhor.


    O que mais se usa pra autenticar cliente é mikrotik nos pequenos provedores, uma RB750 vai atender 30 clientes tranquilo. Põe ela pra rotear a rede, e como AP põe algo tipo um Groove 52HN level 4, um Bullet M2 (Nunca um Bullet 2), um Rocket M2, uma RB711 2HN, ou qualquer hardware Ubiquiti ou Mikrotik. Liga eles num painel setorial, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ada-anatel-_JM
    ou
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-14dbi-120-_JM


    A RB750 está uns R$ 150, um Groove Level 4 uns R$ 300, e a antena de R$ 250 fazem o preço total chegar em R$ 700, mais em conta que o APC 2M-90 e não precisa ficar nesse amadorismo de controlar cliente na propria antena.
    (QoS é pra ambiente soho ou residencial, não é jeito profissional de controlar banda)


    Quando a rede crescer você coloca mais uma setorial 120º, depois mais uma, se precisar troca a RB750 por uma RB450G, se um dia partir pra 5,8GHz você aproveita o Groove ("52" porque trabalha tanto em 5GHz como em 2,4GHz) e a RB750 e só troca setorial, enfim, é equipto modular.


    Configurar uma RB750 e um Groove dão trabalho, não é setup pra noob igual roteador de mesa, mas... todo trabalho pra aprender compensa, é equipto extremamente versátil (Seguir receita de bolo não ajuda, tem que aprender mesmo), dá pra tirar leite de pedra com um Groove 52hn level4 bem configurado.


    Se quiser usar Bullet M2 como AP o setup é mais simples, é setup tipo roteador de mesa, bem simples configurar, mas é bom fazer a autenticação fora dele.
    (E Bullet 2 evite a todo custo, muito noob que ainda vive em 2004 recomenda essa velharia, seria como "Assiste aquele filme novo, Avatar". Bullet 2 é velharia, se achar um usado por um bom preço ok, mas comprar novo pelo mesmo preço de um Bullet M2 é bobeira. Mas Bullet M2 ainda é equipto pobre pra usar em provedor, se quiser usar Ubiquiti (Marca com setup's iguais roteadores de mesa) seria bom usar Rocket M2, é bem caro porque é equipto bem poderoso. Não reclame do preço, já montei torre de 30m com RB, 3 cartões, 3 setoriais e Airgrid como PTP em local que NEM 30 clientes teria! Precisa investir em equipto profissional)

    Rubem, estou pesquisando sobre as informações que você colocou. E estou gostando muito, muito obrigado! Peço ajuda em umas questões abaixo.


    Roteador:
    Achei o RB750 no ML por R$ 146:


    APs:


    Achei o Groove 52HN level 4 por R$ 300:


    Achei o Bullet M2 por R$ 320:


    Achei o Rocket M2 por R$ 380:


    Não achei o RB711 2HN no ML.


    Dúvida sobre os APs:

    • Gostei do Groove pelo fato "52", no entanto, não sei quando e nem sei se usarei. Outro fato é a minha insegurança em relação a configuração, se essa for minha escolha, acredita que eu possa configurar? Gosto de pesquisar na Internet e sou paciente.
    • Gostei do Bullet M2 pelo fato do setup ser mais simples. Quando você diz a autenticação ser fora dele, está dizendo para o filtro de MAC, Associação IP/MAC, WPA2, QoS ser no RB750, certo?
    • Rocket M2 parece legal, pelo que eu entendi é possível colocar duas antenas, certo?
    • Ainda sobre o Rocket M2, o setup dele é mais simples? Tipo de mesa como mencionou?


    Antenas:
    Pensei e acredito que precisarei de duas antenas, pois estou no meio, tenho clientes a direita e a esquerda. Estou no segundo andar, minha antena fica na direção da janela, do lado de fora. Tenho um cliente no quarto andar do meu bloco e outro no quarto andar do bloco a esquerda. O que acha? Preciso de duas antenas ou devo comprar Omni (em pesquisa entendi que a Omni irradia 360º)?

    Estou muito perdido em relação as antenas e o esquema de posição que devo usar, seguem as que achei mais interessantes, incluindo as que indicou:

    Antena Painel Setorial 21dbi 180º H 120 V Pigtail 1m Grátis por R$ 229, R$ 450 duas:


    Antena Painel Setorial 21dbi 120° Vertical Ou Horizontal por R$ 180:


    Painel Setorial Waveguide Slotted 17dbi 120° por R$ 279:


    Painel Setorial Waveguide Slotted 14dbi 120° por R$ 249:



    Antena Painel Setorial 17dbi 120° Homologada - Anatel por R$ 170:



    Antena Painel Setorial 12dbi 120° Homologada Anatel por R$ 150:


    Por que que a Waveguide é mais cara? É a marca? É melhor? O que justifica essa ser R$ 100 mais cara que outras de mesmo dbi e angulação?

    Penso que deveria comprar duas "Antena Painel Setorial 17dbi 120° Homologada - Anatel" o que daria um total de R$ 340. Ou compro duas "Antena Painel Setorial 21dbi 180º H 120 V Pigtail 1m Grátis" o que daria um total de R$ 450. Ou seja, R$ 110 de diferença mas estaria irradiando sinal 360º. O que você acha?

    Peço desculpas pelo tamanho da resposta e quantidade de dúvidas, mas acredito que isso irá ajudar muitos!

    Obrigado por tudo!

    Abraços!

  6. #6

    Padrão Re: AJUDA - Escolha de AP Outdoor.

    Citação Postado originalmente por caram Ver Post
    Não achei o RB711 2HN no ML.
    Eu não disse que tem pra vender :-)
    "Tem, mas acabou!"
    Dá uma olhada em www.routerboard.com os produtos da MikroTik, tá cheio de coisa ótima mas que no brasil não chega, as vezes algum aparece no ML, mas o que mais tem no ML é produto mais popular, tipo SXT, Groove, e RB's classicas (Que usam cartões minipci).

    Citação Postado originalmente por caram Ver Post
    Gostei do Groove pelo fato "52", no entanto, não sei quando e nem sei se usarei. Outro fato é a minha insegurança em relação a configuração, se essa for minha escolha, acredita que eu possa configurar? Gosto de pesquisar na Internet e sou paciente.
    Rocket M2 parece legal, pelo que eu entendi é possível colocar duas antenas, certo?
    O sistema dos Mikrotik exige isso mesmo, paciência pra ler umas receitas de bolo e ir testando pra aprender. Ele não é muito intuitivo, é focado em funcionalidade e não em facilidade de aprendizado, mas depois que pega o jeito tudo fica fácil e intuitívo. Você acessa as configurações dele por um software chamado winbox, ele te dá um setup visual, mas pode fazer configuração via linha de comando, bem no estilo dos melhores roteadores profissionais tipo Cisco, se a intenção é trabalhar com algo na area de tecnologia acho bom ter alguma prática com configurações via linha de comando, nem que seja só 2 ou 3 coisinhas feitas pelo Winbox.


    Citação Postado originalmente por caram Ver Post
    Gostei do Bullet M2 pelo fato do setup ser mais simples. Quando você diz a autenticação ser fora dele, está dizendo para o filtro de MAC, Associação IP/MAC, WPA2, QoS ser no RB750, certo?
    A autenticação "fora do AP" que dizemos não é a encriptação na rede wifi (Colocar senha, usando wpa2 e cia), é a autenticação pro usuario ter internet ou não, e ter a banda X ou a banda Y.
    Você coloca um Bullet, Rocket, Nanostation, ou SXT como acess point, todo mundo que conectar nele terá acesso à rede dele, só colocar senha na conexão wifi é insuficiente porque as pessoas passam senhas pros amigos e tal. Então você faz um controle de autenticação pra acesso à internet num roteador qualquer depois do acess point. Essa seria a função da RB750, nela você configurar um servidor PPPoE, cadastra os usuarios e suas senha, cdastra os planos de velocidade, define em qual plano de velocidade cada usuario vai cair. Se o usuario atrasar o pagto ou cancelar/congelar a contratação você desabilita ele na autenticação, não vai precisar mudar a senha de toda a rede wifi e tal, deixa ele tentar conectar na rede wifi, sem autenticação no roteador ele não vai conseguir conectar via PPPoE.

    Citação Postado originalmente por caram Ver Post
    Rocket M2 parece legal, pelo que eu entendi é possível colocar duas antenas, certo?
    Roteadores com 2 antenas não usam as 2 antenas pra conexões diferentes, eles fazem o que se chama MIMO, multiple-in multiple-out, entrada e saída multipla, ao invez de usar uma antena e ouvir e falar alternadamente, ele usa 2 e enquanto uma fala a outra pode estar ouvindo, isso dobra a velocidade da transmissão. Mas... não aumenta o alcance.
    É exatamente igual alguém lendo um livro e outra pessoa escrevendo o que ouve, se simplesmente ler mais rapido a pessoa pode não conseguir escrever rapido, pode não entender uma palavras, e se tiver ruído no ambiente pode não entender muitas palavras, não adianta gritar (Aumentar a potencia), o negocio pra ter mais velocidade pra trocar esses dados (Ler e ouvir pra escrever) é colocar 2 pessoas falando e 2 ouvindo e escrevendo. Elas precisam falar baixo pra não incomodar a outra pessoa, mas se ajustar direitinho você pode ter exatamento o dobro da velocidade nessa leitura e escrita. Mas... não vai aumentar em nada a distancia, se um gritar vai atrapalhar o outro, e quando tem gente gritando você precisa falar mais devagar, pronunciar cada sílaba, o equivalente a isso é usar datarates mais baixos, com um datarate de digamos 13M você tem mais alcance que num datarate de 65M porque há menos trafego e ele pode ter nitidez maior em meio ao ruído.

    Citação Postado originalmente por caram Ver Post
    Ainda sobre o Rocket M2, o setup dele é mais simples? Tipo de mesa como mencionou?
    Isso, todos os produtos Ubiquiti tem um setup bem mais simples, é mais similar a um roteador de mesa.
    Entre os roteadores de mesa os setups variam (Tplink é diferente de Dlink, que é diferente de Linksys, que é diferente de Netgear, e por aí vai), as vezes tem roteador de mesa bem menos intuitívo que produto da Ubiquiti.

    Citação Postado originalmente por caram Ver Post
    Antenas:
    Pensei e acredito que precisarei de duas antenas, pois estou no meio, tenho clientes a direita e a esquerda. Estou no segundo andar, minha antena fica na direção da janela, do lado de fora. Tenho um cliente no quarto andar do meu bloco e outro no quarto andar do bloco a esquerda. O que acha? Preciso de duas antenas ou devo comprar Omni (em pesquisa entendi que a Omni irradia 360º)?
    Aqui temos um problema: As antenas tem angulos de ganho. Uma antena setorial de 90° tem abertura horizontal de 90°, ou seja, ela manda sinal num angulo de 90° na horizontal, é uma fatia de pizza que corresponde a 1/4 da pizza, 90° é 1/4 de um círculo, com 4 setoriais dessa você atende um círculo todo.
    Mas... o ganho VERTICAL dessas antenas é pequeno. Em setorial de 90° o angulo vertical é pequeno tipo 6 a 8º, ou seja, ela manda os sinais num feixe bem largo, mas esse feixe não é alto, de modo que a antena só tem sinal bom (Ela tanto transmite como recebe nesse angulo) do que está na mesma altura que ela, algo assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	191
Tamanho: 	18,7 KB
ID:      	57034

    Mas setorial você pode inclinar, não precisa ter as antenas na mesma altura. Ficaria digamos assim:

    Nome:      2.jpg
Visitas:     406
Tamanho:  10,9 KB

    O problema é que todos os clientes conectados nessa setorial precisaria estar no mesmo rumo pra cima ou pra baixo, ou seja, se virar a setorial pra cima até o 4º andar vizinho conectar, quem estiver no 1º andar daquele predio vizinho não vai conectar.

    Então nesse cenario de prédio a prédio nem sempre é uma boa usar setorial, elas deviam estar no alto do predio, com as antenas dos clientes abaixo.
    Antena que tem angulo vertical maior é de CPE, se colocar um Nanostatiom M2 como acess point você poderia ter conexão de varias "alturas" nas proximidades. O angulo horizontal é só de 60º, então ele cobre só 1/6 de um circulo.

    Citação Postado originalmente por caram Ver Post
    Por que que a Waveguide é mais cara? É a marca? É melhor? O que justifica essa ser R$ 100 mais cara que outras de mesmo dbi e angulação?
    waveguide é um tipo de antena com emissor diferenciado. Uma antena é basicamente um pedaço de fio, se ela tiver o tamanho exato de digamos 1/8 do tamanho da onda (Wifi não é bem micro-onda, tem 12mm de tamanho) vai ser uma antena de uns 2dBi. Pra ganhos maiores precisa colocar os elementos da antena de formas variadas, o guia-ondas (wave-guide) é uma cavidade que deixa somente onda de determinados tamanhos entrarem ou sairem, é como se ao redor da antena simples de 2dBi você tivesse um filtro físico que impedisse que ondas maiores passassem, isso otimiza a troca de dados. Pra fabricar também é mais complicado, tem antena simples de 12dBi que se fosse fabricada em escala (E houvesse demanda) poderia sair da china por algo tipo R$ 20, é algo bem simples fazer uma antena simples. As antenas mais caras são mais complexas, tem varios ítens pra maximizar o alcance ou a banda passante.

    Citação Postado originalmente por caram Ver Post
    Penso que deveria comprar duas "Antena Painel Setorial 17dbi 120° Homologada - Anatel" o que daria um total de R$ 340. Ou compro duas "Antena Painel Setorial 21dbi 180º H 120 V Pigtail 1m Grátis" o que daria um total de R$ 450. Ou seja, R$ 110 de diferença mas estaria irradiando sinal 360º. O que você acha?
    Com essas "novas informações" sobre o angulo das antenas, veja denovo se seus clientes estarão no angulo dessas setoriais. O provedor típico tem antena no alto (Torre, mastro) porque é o jeito, você incline os paineis setoriais um pouco pra baixo e atende uma area grande. Já em prédios complica, pode ter cliente pra cima ou pra baixo, pode ter predio na frente (E wifi precisa visada! Dentro de casa ele atravessa parede, mas em ambiente externo isso é mais complicado, a princípio trate visada como necessidade fundamental!), não entendi bem como você colocaria isso (Na lateral do prédio, com predios mais altos dos lados), então não tenho como opinar.

    Ah, omni também tem angulo vertical pequeno, se colocar ela no 2º andar quem estiver a 100m poderá conectar no 1º, 2º e 3º andar tranquilo, mas dependendo do angulo da antena (Calculei uma antena omni de menos de 6°) no 4° andar não conectará. Como o angulo "vai abrindo", a uns 140m de distancia vai conectar no 4º andar tranquilo, é igual foco de luz, quanto mais longe mais aberto ele fica, mas em compensação fica mais fraco.
    Não adianta exagerar com antena de ganho grande tipo 15 ou 21dBi, se não tiver visada e zona de fresnel irá ter conexão ruim. Sobre a zona de fresnel prefiro só passar essa explicação e calculo:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php
    Com a zona de fresnel 100% livre um roteador barato tipo Groove ou Bullet M2 pode atender cliente a uns 3Km usando setorial de 12dBi. Só precisaria antena de ganho maior se for trabalhar com datarates maiores (Velocidade de troca de dados maior), tipo 10Mbps por cliente, aí sim justifica ter antena de 21dB, porque pra ter datarate maior (Gente falando mais rápido) precisa ter sinal bem mais alto, e sinal alto não se faz só com potencia alta, mas sim com um bom ouvido! Fora que antena de ganho grande acaba poluíndo o espectro na vizinhança, ou sendo muito mais afetado pelo espectro poluído. Onde tem predios imagino que já tenha muita rede wifi, seria bom escanear o que tem por aí, tipo pelo software NetStumbler, e ver quantas duzias de SSID's tem, pra ter noção se terá futuro investir em provedor em 2,4GHz mesmo.
    (Mas passar pra faixa dos 5GHz não é tão simples, ela já tem poluição nas cidades maiores, o equipto é mais caro, exige ainda mais visada, enfim, não é fácil montar um bom provedor)
    Última edição por ab5x2; 30-01-2015 às 21:18. Razão: Correção Ubiquiti/MikroTik