+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Teria que ver a configuração usada, e a qualidade da conexão na prática. Só medir o nível de sinal não é muito útil.

Sobre configuração, o default é vir com limite EIRP de menos de 20dBm, ou seja, vir com potencia de transmissão de uns 12 a 15dBm, mas em ambiente rural você pode usar 22dBm sem dó!
    Também tem que ver o datarate usado. Não sou fã de deixar o 'automatic' marcado porque a tendencia é ir pros datarates mais altos, e datarate alto tem potencia baixa e sensibilidade ruim. Se deixar fixo num datarate baixo tipo MCS2, e colocar 22dBm, deve ter umas 4x mais alcance que roteador de mesa.
    (As multiplas antenas dos roteadores de mesa permitem que ele faça opção de antena com diversidade (diversity, não sei a tradução usada), isso ajuda um pouco, mas hora que coloca meia duzia de conexões com sinal baixo ele privilegia 1 conexão de sinal melhorzinho e deixa as outras com trafego minúsculo, pra usuario domestico essa função não incomoda, desde que mantenha o alcance razoavel)

Quanto ao Rocket ser 360°, o rocket é só o radio, precisa ligar ele numa antena, da linha Airmax tem antena setorial de 90°, de 120°, e tem omni também. Pro seu uso acho exagero, são caras e não necessariamente vão te dar melhor conexão (Vai perder sinal nas paredes e cia, não tem antena que lide com sinal que foi perdido antes de chegar nela).

Enfim, o tchã de equipto Ubiquiti é ter configurações pra esmiuçar. No default eles pra mim são um lixo, mas depois de otimizar a conexão a coisa melhora. Mikrotik é muuuuuito mais otimizavel, permite muito mais ajustes finos, mas se deixar tudo no default (Automatic e cia) acho que vão se sair pior que qualquer TP-Link de R$ 49...
    Irei tentar mudar as configurações para testar novamente as nanos, já o UNIFI AP creio que não de jeito mesmo pois ele não tem muito o que configurar.

Já a rocket cheguei a ver em em um prédio usando ela com antenas comuns de roteador e notei um bom sinal interno nesse prédio, não sei realmente como estava o sinal dentro da rocket, mas no celular estava muito bom mesmo., neste prédio em questão funcionou em dois andares em todas as salas.

Agora só mais uma coisa, vc sabe me dizer sobre o TP-link Dual Band que possui 3 antenas internas 2.4ghz e 3 externas 5.0ghz, tive boas referencias dele, mas tenho muito medo desses roteadores não suportarem muitas conexões, será que vale a pena???
    Fiquei interessado, pois tenho um cliente com câmeras conectadas via WIFI o que esta gerando uma certa lentidão na rede.

2. PicoStation M2 é Top.

3. Citação Postado originalmente por Carlosaps Ver Post
    PicoStation M2 é Top.
    Ja encomendei uma Pico Station M2 e uma Rocket M2, mas sinceramente o que me preocupa são os 150MBPS, tenho vários clientes usando aquelas drogas de câmera conectando pelo WIFI, e 150MBS não tem dado conta.

4. Esse rocket com uma omni ficaria bom tb.

5. Citação Postado originalmente por jeanpablojp Ver Post
    Irei tentar mudar as configurações para testar novamente as nanos, já o UNIFI AP creio que não de jeito mesmo pois ele não tem muito o que configurar.

Já a rocket cheguei a ver em em um prédio usando ela com antenas comuns de roteador e notei um bom sinal interno nesse prédio, não sei realmente como estava o sinal dentro da rocket, mas no celular estava muito bom mesmo., neste prédio em questão funcionou em dois andares em todas as salas.

Agora só mais uma coisa, vc sabe me dizer sobre o TP-link Dual Band que possui 3 antenas internas 2.4ghz e 3 externas 5.0ghz, tive boas referencias dele, mas tenho muito medo desses roteadores não suportarem muitas conexões, será que vale a pena???
    Fiquei interessado, pois tenho um cliente com câmeras conectadas via WIFI o que esta gerando uma certa lentidão na rede.
    O numero de antenas é pra fazer mimo, não aumenta o alcance nem melhora estabilidade, só aumenta a velocidade quando tem sinal suficiente.

Sobre colocar cameras e notebooks no mesmo roteador, isso é pedir pra sofrer! Camera consome trafego alto full-time, elas precisam um roteador wifi só pra elas!
    Datarate de 150M tem na verdade uns 60Mbps de trafego real, tem certeza que é insuficiente? Se tem sinal baixo pro datarate escolhido (Se deixar tudo no default o modo auto vai pro maior datarate, que EXIGE sinal muito alto pra chegar no trafego maximo) você vai ter trafego real menor que se reduzisse o datarate! Se cada camera consome 2Mbps, e tem 10 delas, seriam 20Mbps, daria pra usar datarate de 52M, que é MCS6 com canal de 20MHz. Se tiver sinal -55 vai trafegar esses 20Mbps tranquilo. Mas se pendurar notebooks e cameras no mesmo roteador o roteador vai ter que dividir tempo com camera trafegando 2Mbps com sinal -55, e uma porcaria dum smartphone com sinal -80 repetindo pacote perdido de uma conexão mixuruca de 200Kbps. Então não dá pra misturar cameras e usuario comuns nos mesmos AP's, e é bom colocar antena direcional nas cameras, jogar no lixo aquele lixos de anteninha de 2dBi que umas cameras tem.

Um TPLink WR4300 seria uma boa SE usar as features que ele tem, na porta USB e coisa tipo p2p no firmware. Ele não é mais caro porque a etapa de RF é melhor, o que encarece ele são as outras funções. Quem investe em etapa de RF são equiptos Ubiquiti e Mikrotik, os roteadores de mesa tem investimento em features pra usuario, tipo ftp server, nas server, print server, essas coisas.

Equipto pra local com muito cliente, além de UBNT, é Arruba e Cisco, são empresas focadas em ambiente soho e empresarial. Mas... são caras, e não tem foco em alcance, mas sim em estabilidade e velocidade onde tem sinal suficiente. Ambiente soho precisa conexão estável de 10Mbps, com ping de 2ms, mas nunca precisa conexão de 500Kbps a 200m outdoor... quem atende essa necessidade é Ubiquiti mesmo, inicialmente com Unifi LR, Unifi UAP, e Unifi UAP Outdoor (Mas prefiro Nanostation mesmo).

Tópicos Similares

1. Respostas: 6
    Último Post: 29-06-2015, 13:42
  2. Respostas: 5
    Último Post: 26-04-2014, 19:48
  3. nanostation 2 com rocket m2
    Por Luarline no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 04-07-2012, 10:31
  4. Respostas: 43
    Último Post: 30-01-2012, 14:44
  5. Rocket M2 como AP , Receber O sinal!