+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation TX/RX caindo para 6.5mbps do nada, como resolver?

    Olá pessoal,

    Estou com o seguinte problema: do nada o TX/RX de meus ponto à ponto vai de 180mbps/280mbps por exemplo para 6.5mbps, as vezes acontece com o RX, as vezes com o TX, e isso já ocorreu em equipamentos Ubiquiti e Mikrotik em pontos isolados.

    Já tentei trocar frequência, mexer na potência, inclusive antes meus ponto à ponto eram com Aigrid e Nano Bridge aí dava muito problema com RX/TX baixo e migrei pra Mikrotik STX e resolveu porém as vezes ele também caixa pra 6.5mbps, e para resolver eu desconecto o ptp no "Registration" aí ele sobe de novo em RX/TX bom.

    E quando caí pra 6.5mbps meus clientes não conseguem navegar e ele só volta quando faço o procedimento acima.

    O sinal fica em 61/63 dBm e o TX/RX CCQ: 40/30%
    Visada limpa com 2,5km de distância entre os pops.

    Alguém já passou por isso e tem alguma sugestão para resolver este problema?

    Em último caso como ser avisado pelo The Dude ou outro programa de monitoramento quando o tx/rx cair pra esta velocidade? assim poderia remediar antes que o cliente me ligue.

    No aguardo, obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: TX/RX caindo para 6.5mbps do nada, como resolver?

    Amigo, tenta fixar data rate nos equipamento e faça o teste...
    coloca mcs 13 e 0 e faz o teste se for MK, se for ubiquiti coloca mcs 13.
    faz os testes.

  3. #3

    Padrão Re: TX/RX caindo para 6.5mbps do nada, como resolver?

    Se nao me engano, sxt nao é tao bom para ptp, pois pode receber influencias de sinais externos. Será que em algum momento suas sxt nao estao poluidas e por isso cai o mcs data rate??

    Quando cai, voce apenas reseta? Nao chega nem a analisar o que esta acontecendo?

  4. #4

    Padrão Re: TX/RX caindo para 6.5mbps do nada, como resolver?

    Testa desativar tudo que é "auto", tipo eirp control, controle de potencia automatico, ajuste de distancia ou ack-timeout automatico, datarate automatico.

    E veja bem que faixa de canais está usando, 5,4 a 5,6GHz precisa controle de potencia e controle pra evitar colisão com radas (DFS) porque nalguns cantos do mundo isso é usado, testa 5,7-5,8GHz pois nessa faixa o limite eirp é mais e não precisa dfs nem nada que altere potencia.

    Quando o datarate cai, o nível de sinal cai?

  5. #5

    Padrão Re: TX/RX caindo para 6.5mbps do nada, como resolver?

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Se nao me engano, sxt nao é tao bom para ptp, pois pode receber influencias de sinais externos. Será que em algum momento suas sxt nao estao poluidas e por isso cai o mcs data rate??

    Quando cai, voce apenas reseta? Nao chega nem a analisar o que esta acontecendo?
    eu tenho 2 ptp de 2,5KM perfeito com SXT, é excelente, vai da configuração, o meu acontecia isso também ficava oscilando o data rate.
    eu resolvi apenas fixando o data rate como falei acima... e também tem que tomar cuidado com a potência pra não saturar o rádio e ter baixo rendimento do mesmo, muita potência nem sempre é bom pro rádio.
    precisa ver as configurações mesmo e tirar o auto das config conforme rubens falou.

  6. #6

    Padrão Re: TX/RX caindo para 6.5mbps do nada, como resolver?

    Olá amigos, parece que consegui resolver, segui as suas dicas e segui este tutorial:

    http://api.ning.com/files/Vish0M*eub...orkshopSXT.pdf

    Agora está passando uns 50megas em cada PTP e aparentemente não caiu mais para 6.5mbps.

    Qualquer coisa eu posto novamente, obrigado!!!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GilsonBarbosa Ver Post
    Olá amigos, parece que consegui resolver, segui as suas dicas e segui este tutorial:

    http://api.ning.com/files/Vish0M*eub...orkshopSXT.pdf

    Agora está passando uns 50megas em cada PTP e aparentemente não caiu mais para 6.5mbps.

    Qualquer coisa eu posto novamente, obrigado!!!


    Amigo seu link não esta funcionando, eu estou com o mesmo problema que vc estava passando e não consegui resover