+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com ponto a ponto

    Boa noite, estou com um problema, na verdade uma duvida, tenho um ponto a ponto com duas antenas algcom de 30 dbi e radio mikrotik 411GL, de uma semana pra cá esse ponto a ponto começou a sofrer interferencia, fui nos radio e setei os data rates maiores de 18 a 54 mbps, tambem marquei os 8 HT, e os HT MCS marquei 3, 4, 5, 6, 7, 10 pra frente, melhorou muito a passagem de banda, estava em 40 subiu para 80 a 90 mbps, só que tx/rx ficou dando uma diferença de uns 60 mbps, eo CCQ instável, um amigo me disse para não marcar os data rates, e marcar só 1 HT, eos HT MCS só marcar os menores, ai estabiliza, só que a banda passante fica em torno de 50mbps e o consumo desse ponto a ponto é de 60 a 70. alguem pode me ajudar nesse problema?

  2. #2

    Padrão Re: problemas com ponto a ponto

    não sei se voce ja viu esse link
    Ta usando o cartão como dual?

  3. #3

    Padrão Re: problemas com ponto a ponto

    isso estou usando em dual, mais como eu disse esse amigo que presta serviço de acessoria, pra gente disse que as configuração tinham que ficar da forma que sitei na segunda parte, eu ja havia assistido esse video, e tinha configurado basicamente dessa forma, mais esta minha duvida, esse amigo tem muito mais conhecimento que eu, mais dessa vez acho que ele esta errado.

  4. #4

    Padrão Re: problemas com ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por souzainter Ver Post
    isso estou usando em dual, mais como eu disse esse amigo que presta serviço de acessoria, pra gente disse que as configuração tinham que ficar da forma que sitei na segunda parte, eu ja havia assistido esse video, e tinha configurado basicamente dessa forma, mais esta minha duvida, esse amigo tem muito mais conhecimento que eu, mais dessa vez acho que ele esta errado.
    Eu tenho aqui vários ptp com a 912 e tudo seguir esse tópico e não tenho problemas. uma coisa a quanto tempo vc tem esses cartões e qual modelo desses cartões?... nesses últimos dias tive que trocar vários cartões com problema de saturação isso também afeta a qualidade do serviço

  5. #5

    Padrão Re: problemas com ponto a ponto

    Se você está usando N-only (Devia! Não tem NENHUM motivo pra usar A hoje) tanto faz o que marcar em datarates, o que importa é o que vai marcar nos MCS.

    O MCS exato (Se quiser usar 1) depende do seu nível de sinal. Teria que ver a sensibilidade no datasheet, e aplicar um SNR adequado (CADA datarate tem SNR diferente, datarate maior tipo MCS7 exige SNR de uns 30dB enquanto MCS3 de apenas 15dB de SNR mínimo) pra ver que datarate seria ideal (Sem perdas de pacotes) pro nível de sinal que tem hoje.

    Então... qual o nível de sinal que tem?
    (E testa N-only, é atraso de vida demais usar 802.11A em equipamento que suporta 802.11N, o modo A tem mais de 15 anos, é ruim em tudo, não tem nada de vantagem nele)

  6. #6

    Padrão Re: problemas com ponto a ponto

    Amigo , voce nao cita o mais Importante!!! O Nivel de sinal recebido e transmitido em cada ponto!!!!

  7. #7

    Padrão Re: problemas com ponto a ponto

    bom dia o nivel de sinal recebido é de -47/-47

  8. #8

  9. #9

    Padrão Re: problemas com ponto a ponto

    Com esse nível de sinal pode marcar só MCS14 e MCS15, tem sinal até pra canal de 40MHz.

    A antena é de dupla polarização? Se não for, não adianta marcar MCS8 a 15.
    Como marcou, imagino que seja, e que o chain1 também está ativo.


    Em MCS14 (Apenas ele), qual o nível de sinal? Fixa o ack-timeout (Num valor maior que o correto, 20 a 50% maior, a título de teste, e diminua aos poucos), fixa a potencia (Manual TX power), HW Protection em RTS e CTS, se usar canal de 5100 a 5600MHz usa DFS, se usar 5700 a 5850 não use DFS.

    Passa mais dados, print screen ou descreve melhor o cenário, tá parecendo que algo apareceu na zona de fresnel (Ninho de passarinho, construção, arvore cresceu) ou tem problema em cabo/pigtail.

  10. #10

    Padrão Re: problemas com ponto a ponto

    boa noite essa foi a forma que meu amigo falou que tem que estar configurado.

  11. #11

    Padrão Re: problemas com ponto a ponto

    Funcionar um monte de coisas funcionam, até sinal de fumaça.

    No vídeo tem alguns deslizes, tipo não usar DFS em 5640MHz, isso é coisa de analfabeto que não saber olhar regulamentação, usar potencia acima de 27dBM EIRP idem, é só ver a legislação, é bem simples, 5470 a 5725 precisa DFS e precisa potencia EIRP menor que 27dBm, ou seja, se a antena usada é de 14dBi só poderá usar cartão com 13dBm de potencia, nada de deixar no modo auto a aba TX Power). Usar isso escondido já é feio, mas fazer um vídeo dizendo "Configura assim" é noobice demais.

    O resto é detalhe pra otimizar configuração (Pra trafego de 10 ou 20Mbps é bobeira ficar poluindo espectro com canal de 40MHz, se precisa banda pequena use 10MHz mesmo, o espectro está poluído por conta de noob que se mete a tentar bandas gigantes sem precisar), mas a parte LEGAL que é limite de potencia e DFS não dá pra ignorar.

    A resolução tá aqui:
    http://legislacao.anatel.gov.br/reso...-resolucao-506
    Lá na seção X, o artigo único diz que se não tem TPC (E MK, Ubnt, Intelbras ou TPLink não tem isso) entre 5470 e 5725 diz que o limite EIRP é de 500mW, ou 27dBm, e que tem que ter DFS ativo. Abaixo de 5350MHz o limite é ainda maior, 20dBm EIRP (100mW), ou seja, se usar antena de 16dBi só poderá usar potencia de 4dBm!

    Usar qualquer config. em datarate até que vai, mas poluir o espectro usando canal de 40MHz A TOA, ou usando potencia absurda tipo 40dB EIRP em 5600MHz e ainda por cima sem DFS é crime, coisa de noob.

  12. #12

    Padrão Re: problemas com ponto a ponto

    bom dia rubem, teria como vc me mandar um video para eu ver como configurar os meus ponto a pontos, pois como eu disse esse amigo que sempre cuidou disso, mais agora quero tomar as redias, desde já obrigado.

  13. #13

    Padrão Re: problemas com ponto a ponto

    Video sem chance de eu fazer (Nem tenho banda pra rodar video, que dirá pra upar, pra mim só se aprende com leitura, não com "vídeo"), mas na web tem duzias e duzias de tutoriais mais detalhados, esse é uma boa:
    http://pt.scribd.com/doc/81317382/Config-SXT#scribd
    (Scribd permite download, é só fazer cadastro ou se logar via fb.com)

    Mas isso é só o basico, se quiser mais banda ou melhorar estabilidade tem que dar uma otimizada conforme o nível de sinal que tiver. Se precisa 50Mbps de trafego vai precisar usar MCS14 ou MCS15, mas também pode testar MCS12 em 40MHz, teste potencias diferentes (Comece nuns 24dBm se usar 5750-5850MHz) e vai reduzindo. Ack-timeout comece com uns 150% maior que o correto e vai diminuindo, não confie apenas no CCQ, faça teste de throughput e mantenha um ping -l 1450 aberto no pc rumo ao outro lado da conexão, porque as vezes um teste de velocidade até mostra 50Mbps passando, mas com 20% dos pings perdidos, e isso é inaceitável.

    Pra otimizar tire tudo do auto, escolha só 1 MCS pra testar de cada vez, escolha 1 potencia (TX power manual), 1 ack-time fixo, 1 largura de canal.

    Com sinal -47 dá pra colocar logo em MCS14, canal de 20MHz, 5750 a 5865MHz, sem DFS, ack-timeout/distance uns 50% maior que a distancia real, potencia depende da distancia (Faltou você passar DADOS no primeiro post, tipo distancia e nível de sinal, a configuração exata depende EXCLUSIVAMENTE da distancia e nível de sinal que tem no momento (E nível de sinal depende de ganho de antena, perdas em cabo, só saber a distancia não adianta), comece com potencia alta e vai reduzindo até achar o mínimo necessario pro datarate escolhido (Começa com apenas MCS14, em 20MHz, e ache a potencia suficiente pra sinal tipo -55 nos 2 lados (Lembra que tem que configurar os 2 lados do mesmo modo), aí comece com ack-timeout/distance grande e vai reduzindo, se não conseguir 50Mbps passe pra MCS15, dessa vez ache potencia que te dê -50 de sinal, e denovo comece do maior ack-timeout/distance e vai reduzindo até achar o ideal.
    (O resto das config's você pega no link que passei, só cuida a potencia, legalmente não pode usar a potencia que quiser, e o bom senso diz pra usar somente o necessário, pra poluir o mínimo possível o espectro que todo mundo usa)

  14. #14

    Padrão Re: problemas com ponto a ponto

    boa tarde rubem, obrigado pelas dicas, amanha cedo vo subir mais as antenas pra melhor para uns -37/-37 acredito, mais farei isso amanha cedo para não parar os clientes. como disse no inicio muito obrigado mesmo!