Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Eu te falar oq vai funcionar é complicado, pra cada um funciona de uma maneira. Mas faz o teste mesmo. Nao sei como é sua disponibilidade de equipamento e quem monta para você. Eu terceirizo a instalação e faço o instalador testar, Nano Loco M5 ou Airgrid M5 11x14 23dbi. Outra coisa, qual basestation que vc usará, aquela grandona(sugiro) ou aquela pequena(barata)?
    A pequena, independente do grau de abertura, faz cliente conectar até nas costas dela, parena mais uma omni, já a grande é bem limitada mesmo, se é 90 graus, acaba sendo até menor. Usei a pequena uma vez, mas gerou poluição ae guardei ela. Entao como uso só a grande, tem q ser no teste mesmo. Outra coisa, não esqueça que a basestation é 2x2 e a airgrid 1x1, entao na casa do cliente, lembre que vc pode testar ela tanto na horizontal quanto na vertical.

    Irei usar a Basestation 20dbi 90°

    Amigo

    Vi um post,com um usuário falando que tem dificuldade com para atender com essas basestation num raio de menos de 2 km.

    Assim...

  2. #22

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Minha proxima leva de equipamento agora é Nanobeam 16dbi, instalei apenas um e gostei do resultado e da praticidade. Experimenta um dele também. Ta saindo o mesmo preço do Loco M5. Sobre potência, nas airgrid costumo deixar 15 dbi, nos Nanos deixo um pouco mais, 18˜20. E nas rockets das basestation sempre abaixo de 20dbi. Se sua torre for na extremidade da cidade, um casamento que gostei foi bullet M2 com setoriais da Aquaria 90 graus soh que Horizontal. Fica show o sinal com airgrid M2.

    Abraços

  3. #23

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Citação Postado originalmente por Guimagal Ver Post
    Irei usar a Basestation 20dbi 90°


    Amigo

    Vi um post,com um usuário falando que tem dificuldade com para atender com essas basestation num raio de menos de 2 km.

    Assim...
    Entao, mas a dificuldade dele é pq? As vezes a torre é mais de 30 metros, as vezes ele nao inclinou a basestation nada e colocou 26dbi na rocket. Quer regular sua basestation? Instala um Nano Loco M5 na parte mais baixa e outra na parte mais alta da cidade que quer cobrir, com 10 dbi de potencia, install EIRP ativado na aba adavanced e o Auto EIRP na Wireless desativado, coloca a rocket no canal 5840 e escolhe australia como cidade. APENAS PARA REGULAR. depois coloca Brazil e escolhe melhor o canal. Conecta os dois Nanos na Basestation e vai mexendo devagar na regulagem dela, não se esqueça de colocar suporte e distanciar a basestation da torre.

  4. #24

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Outra coisa, supondo que o local da torre seja numa área de subida e vc vá usar 4 basestation, a que vai ficar pro lado da descida, pode ficar mais baixa, entendo que as basestation tenha que ficar na mesma altura quando é uma cidade plana.

  5. #25

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Entao, mas a dificuldade dele é pq? As vezes a torre é mais de 30 metros, as vezes ele nao inclinou a basestation nada e colocou 26dbi na rocket. Quer regular sua basestation? Instala um Nano Loco M5 na parte mais baixa e outra na parte mais alta da cidade que quer cobrir, com 10 dbi de potencia, install EIRP ativado na aba adavanced e o Auto EIRP na Wireless desativado, coloca a rocket no canal 5840 e escolhe australia como cidade. APENAS PARA REGULAR. depois coloca Brazil e escolhe melhor o canal. Conecta os dois Nanos na Basestation e vai mexendo devagar na regulagem dela, não se esqueça de colocar suporte e distanciar a basestation da torre.
    Valeu

    Deu para entender como configurar isso ,entendi a lógica...


    Vou explorar bem minha Basestation 20dbi 90°.

    E fazer isso ai.

    Como vc trabalha no seu ? deixa seus rocket em quanto dbi de potência para atender seus clientes ? Mais próximos e mais longes.

  6. #26

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Minha proxima leva de equipamento agora é Nanobeam 16dbi, instalei apenas um e gostei do resultado e da praticidade. Experimenta um dele também. Ta saindo o mesmo preço do Loco M5. Sobre potência, nas airgrid costumo deixar 15 dbi, nos Nanos deixo um pouco mais, 18˜20. E nas rockets das basestation sempre abaixo de 20dbi. Se sua torre for na extremidade da cidade, um casamento que gostei foi bullet M2 com setoriais da Aquaria 90 graus soh que Horizontal. Fica show o sinal com airgrid M2.

    Abraços

    Falei aqui oh.

  7. #27

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Opa

    Valeu rsrs

  8. #28

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Olha amigo, nao entendo muito, mas minha experiencia é que tenho uma basestatiom 120/19 e ela esta a 50 mts de altura, e tenho cliente a 5km com 40 mts + alto que a torre e a 4km 100 mts + baixo que a torre, e a 600mts 100mts + baixo que a torre.
    Isso base no google earth somando terreno com torre.
    o 1º a torre + tereno da 825 mts, e o cliente esta a 865 mts, este parte alta da cidade.
    o 2º " " " " " e o cliente esta a 720 mts, este parte baixa da cidade.
    o 3º " " " " " '" , e o cliente esta a 725 mts, este parte baixa tmbm + proximo.
    Isso é minha experiencia com base + rocket.
    Felicidades a todos.

  9. #29

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Citação Postado originalmente por JOSEVAL1 Ver Post
    Olha amigo, nao entendo muito, mas minha experiencia é que tenho uma basestatiom 120/19 e ela esta a 50 mts de altura, e tenho cliente a 5km com 40 mts + alto que a torre e a 4km 100 mts + baixo que a torre, e a 600mts 100mts + baixo que a torre.
    Isso base no google earth somando terreno com torre.
    o 1º a torre + tereno da 825 mts, e o cliente esta a 865 mts, este parte alta da cidade.
    o 2º " " " " " e o cliente esta a 720 mts, este parte baixa da cidade.
    o 3º " " " " " '" , e o cliente esta a 725 mts, este parte baixa tmbm + proximo.
    Isso é minha experiencia com base + rocket.
    Felicidades a todos.

    O amigo é bem isso mesmo que vou encarar aqui...Porém o cliente mais próximos vai estar a 400 m de distância e a 100 mts mais baixo que a torre a grande maioria.

    Já no centro da cidade . Vai dar mais ou menos de distância da torre 1,200 m . E abaixo da torre uns 150m .

    A média de clientes vai estar que vai estar mais baixo que a torre com base no google erth é;

    Torre mais terreno 870 m;

    Clientes área 1; 760 m
    Clientes área 2; 748m
    Clientes área 3;739m ( a 400m de distância)
    Clientes área 4;718m

    Ou seja,vou fazer como nosso amigo falou,vou regulando o ela. Posso inclinar quantos graus ? Para atingir no máximo um raio de 2 km . E baixar a potência dos rockets e testar o mais perto e o mais longe e checar como vai ficar nesses pontos mais baixos da cidade.

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Guimagal Ver Post
    O amigo é bem isso mesmo que vou encarar aqui...Porém o cliente mais próximos vai estar a 400 m de distância e a 100 mts mais baixo que a torre a grande maioria.

    Já no centro da cidade . Vai dar mais ou menos de distância da torre 1,200 m . E abaixo da torre uns 150m .

    A média de clientes vai estar que vai estar mais baixo que a torre com base no google erth é;

    Torre mais terreno 870 m;

    Clientes área 1; 760 m
    Clientes área 2; 748m
    Clientes área 3;739m ( a 400m de distância)
    Clientes área 4;718m

    Ou seja,vou fazer como nosso amigo falou,vou regulando o ela. Posso inclinar quantos graus ? Para atingir no máximo um raio de 2 km . E baixar a potência dos rockets e testar o mais perto e o mais longe e checar como vai ficar nesses pontos mais baixos da cidade.
    Amigo, para a distancia que vai atender, use 4 base 90/17 e pode usar no meio da torre, praticamente sem inclinação.
    Pois tenho uma aqui e e elas são de abertura espetacular.
    Creio que suprirá suas necessidades.

  11. #31

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    7Km? Tá usando potencia alta então?

    Bom, se potencia alta faz lóbulo secundário atingir cliente proximo beleza.

    Eu tenho L-com de 17dBi, de 90° a antena tem vertical de 5º, com 18dBm de potencia não conecta a menos de uns 150m, está a uns 42m de altura, inicialmente deixei ela quase reta (Menos de 1º de inclinação provavelmente) e na minha loja a 250m não conectava, aí virei demais pra baixo e perdi conexão numa chácara a uns 3Km, tive que ajeitar a inclinação olhando o sinal dessas 2 conexões pra achar um meio-termo.

    Pra mim que basestation com 4º seria ainda pior. Mas viva o lóbulo secundário (Eu não uso 5,1 a 5,6GHz então preciso limitar muito a potencia, 24dBm por perto mata até meus PTP com SXT).
    Novamente volto a lhe afirma "muita teoria"

    Basestation ubnt 20dbi 90° c/ rocket m5
    canal 5680
    potencia do ap 18dbm

    Essa NB devido a distancia 21dbi em uma torre de 18mts 6.778mts do pop

    Nao tenho o porque de ficar inventando em forum, essa semana devo trocar o cabeamento desse pop. Vou providenciar fotos das basestation e seu graude inclanaçao.

  12. #32

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Jonas, acreditamos em vc, porem o Rubem esta corretíssimo, antenas de alto ganho foram projetadas para atingir clientes mais longe, se esta funcionando para vc certamente esta pegando lóbulos secundários o que não é nada bom, pois reduz a performance geral da célula.

    Tem um vídeo que ilustra bem isso:


  13. #33

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Basestation 90º 17 dbi, a 30M de altura... com potencia em 17dBm e reta... conecta clientes até de baixo da torre.
    com sinal menor que -65 (entre -50 e -65)
    Não é teoria, é experiencia, podem testar.

  14. #34

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Basestation 90º 17 dbi, a 30M de altura... com potencia em 17dBm e reta... conecta clientes até de baixo da torre.
    com sinal menor que -65 (entre -50 e -65)
    Não é teoria, é experiencia, podem testar.
    Tbm tenho nesse cenario e funciona perfeito!

    A diferença que notei que nas 20dbi é necessario inclinar ela pouca coisa a mais para se ter o mesmo nivel de sinal.

  15. #35

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Andrio e Jonas conectar conecta, inclusive ja conectei em em lóbulo traseiro (conectei na traseira da antena) e ficou com -67 mas isso não significa que seja o ideal, o recomendado e conectar sempre no lóbulo principal.

    • Lóbulo principal: define o ângulo ou setor também chamado de meia potência, pois é neste lóbulo onde a antena irá concentrar a maior parte de sua energia (se empregadas intensidade de campo normalizada e escala linear, o ângulo de meia potência corresponde ao arco onde o campo é maior ou igual a 0,707 ou 0,707*0,707=0,5 no caso de potência);

    Lóbulos secundários: por exclusão, são os demais lóbulos que não o principal. A importância dos lóbulos secundários é verificar como a antena está distribuindo a energia ao seu redor fora da área de principal interesse de cobertura, sendo útil para a determinação dos nulos ou regiões do diagrama onde se terá intensidade de campo reduzida;


    Lóbulo traseiro: é o lóbulo secundário posicionado atrás ou na direção oposta do lóbulo principal da antena, e define o que se denomina de relação “frente- costa” da antena, que é uma medida útil para se saber da capacidade de “isolação” da antena quando operando no modo de recepção, ou da sua direcionalidade quando operando no modo de transmissão.

    Fonte:
    http://www.sabereletronica.com.br/ar...radiao?start=1

    Diagrama Irradiação ubnt Basestations Titanium Sector

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ubnt.JPG
Visualizações:	305
Tamanho: 	76,9 KB
ID:      	57258

  16. #36

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Nas L-com 2,4GHz conecto realmente de baixo, do lado, de cima, atras, o sinal varia conforme chuva ou sol mas não muito. Nunca olhei angulo teórico dessas antenas, mas devem ser coisa tipo 12 a 15º de vertical. Só que em 2,4GHz sempre usei potencia alta (22-23dBm)

    Já nas L-com horizontais 5,8GHz a teoria funciona muito bem, em baixo na torre não conecta, a 100m mesma coisa, inclinei bastante pra conectar a uns 200m mas aí um cliente fora da cidade (Aqui é tudo plano, 10-15m de diferença na altitude no maximo) ficou sem sinal, tive trabalho pra achar um meio-termo. Essas L-com horizontais tem (Segundo eles) 5º de abertura vertical (São 5,7-5,9GHz, não 5,1-5,9), pra mim que uma UBNT com 4º seria ainda pior.

    (Direcional de disco ou grade tem angulo tipo 4 ou 5º e dá trabalho alinhar, lóbulo secundário de direcional fica na cara quando está sendo usado porque o thropughput varia, agora a tarde tenho que resolver um assim, varia de 1 a 20Mbps depois de um vendaval, mas a porcaria do CCQ fica nuns 98% e o sinal estável em -65, desisto de confiar em CCQ)

  17. #37

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Pessoal, é vero que o cabo influência na qualidade do sinal?

  18. #38

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Andrio e Jonas conectar conecta, inclusive ja conectei em em lóbulo traseiro (conectei na traseira da antena) e ficou com -67 mas isso não significa que seja o ideal, o recomendado e conectar sempre no lóbulo principal.
    Sim, correto, concordo contigo que não seria o ideal.
    Mas vejo alguns que falam que não conecta, que com BaseStation Reta você conseguiria atender clientes apenas a partir dos 700m (Vide video do Luciano Computech), quando na verdade, ele conecta clintes até debaixo da torre.

  19. #39

    Padrão Re: Basestation 20dbi 90° x Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - Rocket M5

    Cabo influencia. Num cabinho de 30cm um cabo comum deve representar 2 ou 3Kbps a menos de throughput... dá pra ignorar.

    Em cabo mais longo(1m, 2m), ou caso use em ambiente poluído (Cabo passando do lado de CPE) aí sim vale mais a pena se preocupar com cabo caro. Mas pra coisa simples tipo 30 ou 40cm entre radio e setorial, sem nada do lado tipo fonte chaveada ou outro radio, não precisa se preocupar muito, qualquer cabo feito pra uso outdoor serve. Tem outras coisas que criam perdas maiores na qualidade (Principalmente instalação no cliente).

    O problema é cabo de qualidade baixa DEMAIS, tem uns com RG174 (Não RGC, é RG de miolo flexível mesmo) que devem criar problema em meio ano de sol, aí não é caso de cabo ruim, mas sim de cabo feito pra OUTRO uso, uso outdoor não é pra qualquer cabinho fino, e fabricante de cabo fino nem diz que aquele cabo é pra uso outdoor.

    Também é bom cuidar o posicionamento do cabo, nada de fonte chaveada do lado de RF. Se existe demanda por caixa blindada pra radio atras de antena, imagine o estrago que a EMI de uma fonte chaveada pode criar.