+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema ptp nanobeam m5 22dbi

    Boa tarde, tenho um ponto a ponto que rodava a 4 anos sem problemas com airgrid m5, comprei duas nanobem 300 22dbi para colocar no lugar das airgrid. PTP de 6km com visada ambas as antenas a 18metros de altura, moro no litoral e a altitude é 0.
    Imagens de uma delas:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp1.jpg
Visualizações:	789
Tamanho: 	116,3 KB
ID:      	57214

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp2.jpg
Visualizações:	555
Tamanho: 	90,7 KB
ID:      	57215

    Imagens da outra:


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp4.jpg
Visualizações:	539
Tamanho: 	129,2 KB
ID:      	57219
    O que já tentei:

    Canal em 20 e 30 MHz

    Frequências: 5300, 5400, 5500, 5700, 5745, 5800, 5805 (com e sem DFS)

    A Potência está em 20dBm e 26dBm outra

    Tentei MCS de 0 a 12

    Ativei e desativei Airmax.

    Nos testes com TFTP está passando 10megas Down e 5megas Up

    Preciso de pelo menos 20 o que sempre tive.

    Já troquei as duas antenas por outras iguais, já mexi no alinhamento, já troquei switch e fonte ubnt por patch poe, cabos.

    As antenas que passam por esta problemática acesso normalmente. Somente ela própria não acesso.

    Acho que é isso.

    Alguém pode ajudar por favor?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp1.jpg
Visualizações:	451
Tamanho: 	155,7 KB
ID:      	57213   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp3.jpg
Visualizações:	634
Tamanho: 	94,0 KB
ID:      	57218  

    Última edição por VNInfo; 06-02-2015 às 23:44.

  2. #2

    Padrão Re: Problema ptp nanobeam m5 22dbi

    Alguém por favor?

  3. #3

    Padrão Re: Problema ptp nanobeam m5 22dbi

    Você tem sinal pra ir muito além de MCS3.

    Mas porque MCS3? Nanobeam tem dupla polarização, coloca as 2 em MCS de dupla-polarização, tipo TX Rate em MCS8 a MCS15 (entre MCS0 e MCS7 você usa só 1 das 2 polarizações, perde desempenho mesmo!).

    Esse sinal daria pra MCS12 em 20MHz tranquilo. Coloca os 2 lados em MCS12 então. Testa 5760MHz ou mais alto mas sem DFS (DFS é só pra abaixo de 5725MHz). E coloca o Datarate Module em alternative.
    (Eu só usaria airmax ativo com o datarate module em alternative)

    Na aba advanced fixe a distancia um pouco maior que o correto, se a distancia exata é de uns 6Km coloque 7Km (Mas desmarque o ajuste automatico, senão não adianta fixar valor manualmente).

    Lembra de fazer esses ajustes nos 2 lados, se um estiver usando só 1 polarização (MCS3) você vai ter conexão péssima, ambos precisam configuração mais igual.

    Depois que estabilizar, comece a REDUZIR a potencia, se precisa só 20Mbps pode até usar MCS10, acho que em 6Km fica bom com 17dBm. Porque? Porque potencia alta a toa só polui o espectro, se não precisa mais que 20Mbps de tráfego não tem nenhum motivo pra poluir a vizinhança toda com 26dBm de potencia, os limites LEGAIS são bem rígidos porque poluição atrapalha muito, então procure trabalhar com a potencia necessaria apenas pro datarate que precisa, sem exageros.

    (Airgrid tem 1 polarização, nele um MCS3 talvez era uma boa, mas Nanobeam tem 2 polarizações e é melhor usar elas (Não só melhoram a banda passante, melhoram a estabilidade também), o equivalente mimo de MCS3 é o MCS11, tem o dobro do datarate de MCS3, e o dobro da banda passante (Acho que dá pra tirar uns 30Mbps de MCS11).

  4. #4

    Padrão Re: Problema ptp nanobeam m5 22dbi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Você tem sinal pra ir muito além de MCS3.

    Mas porque MCS3? Nanobeam tem dupla polarização, coloca as 2 em MCS de dupla-polarização, tipo TX Rate em MCS8 a MCS15 (entre MCS0 e MCS7 você usa só 1 das 2 polarizações, perde desempenho mesmo!).

    Esse sinal daria pra MCS12 em 20MHz tranquilo. Coloca os 2 lados em MCS12 então. Testa 5760MHz ou mais alto mas sem DFS (DFS é só pra abaixo de 5725MHz). E coloca o Datarate Module em alternative.
    (Eu só usaria airmax ativo com o datarate module em alternative)

    Na aba advanced fixe a distancia um pouco maior que o correto, se a distancia exata é de uns 6Km coloque 7Km (Mas desmarque o ajuste automatico, senão não adianta fixar valor manualmente).

    Lembra de fazer esses ajustes nos 2 lados, se um estiver usando só 1 polarização (MCS3) você vai ter conexão péssima, ambos precisam configuração mais igual.

    Depois que estabilizar, comece a REDUZIR a potencia, se precisa só 20Mbps pode até usar MCS10, acho que em 6Km fica bom com 17dBm. Porque? Porque potencia alta a toa só polui o espectro, se não precisa mais que 20Mbps de tráfego não tem nenhum motivo pra poluir a vizinhança toda com 26dBm de potencia, os limites LEGAIS são bem rígidos porque poluição atrapalha muito, então procure trabalhar com a potencia necessaria apenas pro datarate que precisa, sem exageros.

    (Airgrid tem 1 polarização, nele um MCS3 talvez era uma boa, mas Nanobeam tem 2 polarizações e é melhor usar elas (Não só melhoram a banda passante, melhoram a estabilidade também), o equivalente mimo de MCS3 é o MCS11, tem o dobro do datarate de MCS3, e o dobro da banda passante (Acho que dá pra tirar uns 30Mbps de MCS11).
    Rubem, desculpe a tela com 2 MCS diferentes, postei em dois momentos diferentes através da edição, porém tinha muito o que mexer nas configurações para seguir suas dicas, vou testar e posto os resultados.

  5. #5

    Padrão Re: Problema ptp nanobeam m5 22dbi

    Acertei aqui com mcs11, 5700 com dfs e daterate alterntive rubem, vlw

  6. #6

    Padrão Re: Problema ptp nanobeam m5 22dbi

    bom dia, minha nano bean m5 300 , esta caindo muito tenho 8 no enlace porem 1 tem me dado um trabalhão, ja fiz varia configurações e anda cai muito , ja estou acreditando que esteja com problemas, alguem teria uma configuração o teste para certificar antes de trocar.
    grato a todos.

  7. #7

    Padrão Re: Problema ptp nanobeam m5 22dbi

    Citação Postado originalmente por PU2TTS Ver Post
    bom dia, minha nano bean m5 300 , esta caindo muito tenho 8 no enlace porem 1 tem me dado um trabalhão, ja fiz varia configurações e anda cai muito , ja estou acreditando que esteja com problemas, alguem teria uma configuração o teste para certificar antes de trocar.
    grato a todos.
    Qual a distância do ptp?
    Tem visada?
    Posta pra gente as telas main e wireless para começarmos a fazer algo.

  8. #8

    Padrão Re: Problema ptp nanobeam m5 22dbi

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TELA AVANÇADO.PNG
Visualizações:	817
Tamanho: 	156,0 KB
ID:      	59461Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TELA MAIN.PNG
Visualizações:	950
Tamanho: 	184,9 KB
ID:      	59462Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TELA WIRELLES.PNG
Visualizações:	747
Tamanho: 	166,3 KB
ID:      	59460

    Distancia de 1000mts
    Visada completamente limpa esta montada em torre de 35 mts autoportante

  9. #9

    Padrão Re: Problema ptp nanobeam m5 22dbi

    Citação Postado originalmente por PU2TTS Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TELA AVANÇADO.PNG
Visualizações:	817
Tamanho: 	156,0 KB
ID:      	59461Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TELA MAIN.PNG
Visualizações:	950
Tamanho: 	184,9 KB
ID:      	59462Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TELA WIRELLES.PNG
Visualizações:	747
Tamanho: 	166,3 KB
ID:      	59460

    Distancia de 1000mts
    Visada completamente limpa esta montada em torre de 35 mts autoportante
    Estranho seu CCQ para quem tem visada, tentou seguir as orientações do amigo rubem ai de cima. Tipo:
    * Distância um pouco maior, desmarque o automático e sete em 1,5 a 2 km;
    * Desmarque o MCS automático e deixe ambos em MCS 11, nanobeam tem dupla polarização, ou seja, MCS de 8 a 15;
    * Só utilize DFS no caso de frequencia entre 5500 a 5725 se estiver fora disso e no seu caso está coloque desmarque o DFS enable;
    * Diminua esta potência deixe por volta de 10dBm;
    * Mude a antena para nanobeam (está em free only - 3dBi)
    * Não deixe o canal em auto, mude para 20MHz que nesta distância será tranquilo.

    Teste ai e poste.

  10. #10

    Padrão Re: Problema ptp nanobeam m5 22dbi

    5175MHz não pode usar outdoor no brasil. Mude o canal.

    Veja a res. 506:
    http://www.anatel.gov.br/legislacao/...-resolucao-506

    De 5150 a 5350MHz só pode fazer uso indoor, e o limite de potência é 20dBm EIRP.

    E essa regulamentação não é brasileira, o mundo todo é assim, por isso mesmo com a gambiarra de selecionar outro país você tem sinal tão baixo de -70dBm.

    A usar algo acima de 5400MHz o firmware vai passar pra 27dBm EIRP, que é o que a regulamentação da maioria dos países permite.
    O sinal deve subir 7dBm.

    Sinal -70dBm é suficiente apenas pra MCS10 ou 11, se usar datarate grande com sinal baixo o CCQ nunca sobe.

    No caso está em 162M, que em 40MHz é o datarate de MCS12.
    Adianta setar MCS15 no Max TX Rate se na prática está apenas em MCS12?
    E adianta poluir uma faixa da largura de 40MHz sendo que por culpa disso fica com CCQ horrível de 70%?

    Na prática você deve estar com throughput de uns 10-15Mbps, isso poluindo uma faixa de 40MHz, e usando outdoor uma frequencia que só pode ter uso indoor.

    Testa então baixar esse Max TX Rate pra MCS12 (Já está em MCS12 mesmo), use uma faixa PERMITIDA no brasil (Recomendo 5725 a 5825MHz), e use canal de apenas 20MHz pra poluir o mínimo possível.

    Informe o ganho correto da antena, não adianta informar um "feed only" de 3dBi e setar 24dBm de potencia, porque em 5150 a 5350MHz o limite LEGAL (Que os firmwares precisam seguir, senão o usuário leigo só faz merda, só polui o espectro a toa, e no caso de 5,1 - 5,3GHz cvai certinho na primeira harmonica de LTE 4G de 2,6GHz. Na prática o rádio está com 17dBm, pois com 3dBi da antena (Informada) dá 20dBm EIRP.

    20dBm EIRP de potencia, em 1Km o sinal em 5GHz cai cerca de 108dBm, 20 - 108 = -88dBm no ar, a antena na prática não tem 22dBi em 5,1GHz, ela só tem esse ganho de 5,4 a 5,8GHz, acho que ela tem só 21dBi em 5,1GHz, então o sinal no ar de ser -89dBm, se aplicar o ganho de 21dBi na outra antena dá -89 + 21 = -68dBm, e na prática você tem -69dBm, a conta bate certinho com o uso de 20dBm EIRP (Pela bobeira de usar 5175MHz, faixa proibida pra uso outdoor).

    Tá péssima essa configuração. Alias, eu diria que nada foi configurado, está no default (Canal auto, datarate auto, largura de canal auto, isso é o default, "configurar" seria tirar do default).

  11. #11

    Padrão Re: Problema ptp nanobeam m5 22dbi

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wirelles.PNG
Visualizações:	351
Tamanho: 	169,4 KB
ID:      	59479Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         advanced.PNG
Visualizações:	364
Tamanho: 	159,7 KB
ID:      	59480Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         main.PNG
Visualizações:	379
Tamanho: 	174,1 KB
ID:      	59481

    agradeço vossa atenção e pelas explicações , por favor avaliem e veja se ainda existe algo errado,

  12. #12

    Padrão Re: Problema ptp nanobeam m5 22dbi

    Citação Postado originalmente por PU2TTS Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wirelles.PNG
Visualizações:	351
Tamanho: 	169,4 KB
ID:      	59479Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         advanced.PNG
Visualizações:	364
Tamanho: 	159,7 KB
ID:      	59480Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         main.PNG
Visualizações:	379
Tamanho: 	174,1 KB
ID:      	59481

    agradeço vossa atenção e pelas explicações , por favor avaliem e veja se ainda existe algo errado,
    Mudanças de canal deixe em disable para que não fique mudando frequência automaticamente e derrubando sua rede a cada mudança, mude o país para Brasil e defina uma das frequências listadas lembrando sempre que se for de 5500 a 5725 tem que ativar o DFS.

  13. #13

    Padrão Re: Problema ptp nanobeam m5 22dbi

    ok,estarei fazendo essas alterações depois posto a print screan, muito obrigado a todos.

  14. #14

    Padrão Re: Problema ptp nanobeam m5 22dbi

    E cuide esse sinal -65 / -80dBm, tem algo errado aí.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airos.gif
Visualizações:	316
Tamanho: 	24,9 KB
ID:      	59504
    Cada polarização vai ligada num chain, a diferenç de sinal entre eles não pode ser maior que uns 2 ou 3 dBm.

    SE tivesse MESMO um sinal -65dBm nas 2 polarizações você teria CCQ de 100%. Mas uma polarização está praticamente sem sinal (-80dBm é lixo, não serve pra nada, perde metade dos pacotes e tem que reenviar cada um 2 ou 3 vezes) o trafego está ocorrendo pelo polarização que tem -65dBm, o trafego está baixo por isso o CCQ exibido é tão ruim.

  15. #15

    Padrão Re: Problema ptp nanobeam m5 22dbi

    boa noite, Srs, poderiam me sanar uma grande duvida,qual seria a capacidade de transmissão com antena nano bean m5 300, tenho 120 megas para retransmitir do ponto a para ponto b( minha residencia)

  16. #16

    Padrão Re: Problema ptp nanobeam m5 22dbi

    Boa noite novamente, ou qual seria a antena recomendada para transmitir acima de 100 megas.

  17. #17

    Padrão Re: Problema ptp nanobeam m5 22dbi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Você tem sinal pra ir muito além de MCS3.

    Mas porque MCS3? Nanobeam tem dupla polarização, coloca as 2 em MCS de dupla-polarização, tipo TX Rate em MCS8 a MCS15 (entre MCS0 e MCS7 você usa só 1 das 2 polarizações, perde desempenho mesmo!).

    Esse sinal daria pra MCS12 em 20MHz tranquilo. Coloca os 2 lados em MCS12 então. Testa 5760MHz ou mais alto mas sem DFS (DFS é só pra abaixo de 5725MHz). E coloca o Datarate Module em alternative.
    (Eu só usaria airmax ativo com o datarate module em alternative)

    Na aba advanced fixe a distancia um pouco maior que o correto, se a distancia exata é de uns 6Km coloque 7Km (Mas desmarque o ajuste automatico, senão não adianta fixar valor manualmente).

    Lembra de fazer esses ajustes nos 2 lados, se um estiver usando só 1 polarização (MCS3) você vai ter conexão péssima, ambos precisam configuração mais igual.

    Depois que estabilizar, comece a REDUZIR a potencia, se precisa só 20Mbps pode até usar MCS10, acho que em 6Km fica bom com 17dBm. Porque? Porque potencia alta a toa só polui o espectro, se não precisa mais que 20Mbps de tráfego não tem nenhum motivo pra poluir a vizinhança toda com 26dBm de potencia, os limites LEGAIS são bem rígidos porque poluição atrapalha muito, então procure trabalhar com a potencia necessaria apenas pro datarate que precisa, sem exageros.

    (Airgrid tem 1 polarização, nele um MCS3 talvez era uma boa, mas Nanobeam tem 2 polarizações e é melhor usar elas (Não só melhoram a banda passante, melhoram a estabilidade também), o equivalente mimo de MCS3 é o MCS11, tem o dobro do datarate de MCS3, e o dobro da banda passante (Acho que dá pra tirar uns 30Mbps de MCS11).

    Amigo Rubem, um dia deste ainda comentamos sobre um ptp meu de airgrid 23dbi que tava passando 35 mgs com folga, então disse que ira trocar para nanobeam pra conseguir uns 55 mgs.
    Troquei, coloquei no mesmo lugar, mas nao consegui mais que 30mg.
    Ja tentei de tudo, so coloquei um pouco mais alto de um lado, e percebi que ficou +ou- ma mesma altura da rede de alta tensão da rua.
    Sera que pode ser isso a causa do baixo desempenho ?

  18. #18

    Padrão Re: Problema ptp nanobeam m5 22dbi

    Cabo de alta tensão não é um obstaculo de só 2cm de diâmetro, a onda ao redor do cabo depende da tensão, se for rede de uns 13KV (Alta tensão comum em cidades) são, se não me engano, uns 40cm pra cada lado do fio. Ou seja, o fio é um obstaculo de 80cm de espessura!

    (Se for rede intermunicipal de 35KV são 80cm pra cada lado, imagina um obstáculo de 1,6m de tamanho!)

    Eu nunca consegui passar por rede de alta tensão com qualidade, já coloquei até Rocket 30dBi pra mini-PTP de 3Km e não tinha nem como ficar nuns 30Mbps com estabilidade (Ping baixo, era pra uso em ERP remoto, perder pacote significava travar software, fazia perder vendas e todo o serviço do funcionário). Me parece que tem que considerar uns 200% da zona de fresnel quando tem alta tensão!

    Explico: Arvores ou construções comuns atrapalha só mais perto que 100% da zona de fresnel (Ou na primeira zona de fresnel), mas telhados de zinco, água (Represas, açudes, rios) ou redes de alta tensão atrapalham mesmo fora da 1ª zona de fresnel, um mini-PTP passando uns 6m acima de rede de 13KV operava mal (Só quando havia consumo alto de eletricidade, isso era curioso) onde a zona de fresnel seria uns 4m, subimos o troço ainda mais, acho que pra quase 10m acima da rede, aí sim ficou quase bom.

    Se tem fiação no meio, talvez seja bom mexer 20 ou 30cm pra baixo ou pra cima pra tentar passar entre os fios, ou baixar a coisa pra passar por baixo, mas complica porque tem essa características onda AC percorrer a lateral dos cabos, a área afetada é meio grande (6cm em 127V, algo assim) e isso vira um obstáculo mais grosso que o visível (Afeta RF mas não o espectro visível). Eu nunca consegui transpor isso com qualidade mas notei que pequenas movimentações (1 palmo) as vezes mudam o comportamento (Pra pior ou melhor), enquanto sem rede de alta tensão no caminho nada muda se movimentar a antena só 20cm.