+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik não usa a banda toda - Virtua 120MB

    Senhores,

    gostaria de poder compartilhar um problema que estou tendo com o MK.

    Atualmente tenho uma RB2011UIAS 2hnd in, Level 5. Configurei mais 3 Unifis AP como repetidores de sinal em um ambiente escolar.
    Realizei a configuração básica. O firewall também está básico. Politicas de QUEUES realizadas. Tentei até aplicar regras de mangle para tentar liberar banda em determinados sites de teste de velocidade, mas sem sucesso.

    Os clientes acessam a internet por meio de login em um Hotspot. A navegação está ok.

    Contudo, ao realizar o teste de velocidade pelo MK, pela ferramenta Bandwidth Test, o link não supera os 30MB. Mesmo realizando teste por velocímetros na WEB, também mantém a mesma faixa.
    Ajustei o PCQ de up e down para 120, pois o padrão é 50 - e nada de subir a velocidade. Quando ligo um PC ou Note direto no ARRIS da Net que está em modo Bridge, a velocidade sobe para 80MB/90MB.

    Pesquisei muitas coisas na internet sobre o assunto, contudo ainda não tive uma luz que pudesse indicar o caminho. Verifiquei no Youtube que existem testes em que se consegue velocidades superiores a 200MB. Está faltando descobrir o pulo do gato deste caso.

    Caso alguém tenha alguma informação, serei grato.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik não usa a banda toda - Virtua 120MB

    Seu problema esta na sua rb, o processador dela é de 600, eu tinha 150mb de link e nunca chegava nem a 80 troquei de RB pra 1100 x2 e o link dobrou, interessante e que nunca aparecia o processador em 100% fixava em 70% no máximo 80%, ex experimenta colocar sua RB como se fosse uma bridge e testa se passa os 120mb.

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik não usa a banda toda - Virtua 120MB

    Senhores, obrigado por se dedicarem um tempo a analisar este problema.

    Arthur Bernardes:
    O parametro "rate" está setado para ilimitado.

    fmcjunior:
    Quanto a RB, consultando as especificações desta RB, existe a informação de que ela chega na velocidade desta banda, conforme o link abaixo:
    http://routerboard.com/RB2011UiAS-2HnD-IN

    Mas, mesmo que não passe dos 100MB, já será o suficiente para poder utilizar a banda real que a NET encaminha, que gira em torno de 80MB.

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik não usa a banda toda - Virtua 120MB

    Olha só especificação e algo difícil de acreditar, ex o padrão N deveria passar 300mb, mais passa? Não, toda a especificação ubnt e MK, na minha experiência è só pra dar uma noção, na prática nunca chega.

  5. #5

    Padrão

    Usa uma 1100 x2 que passa ou uma cloud core

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik não usa a banda toda - Virtua 120MB

    Faz um "brute force" de teste, liga um torrent com vários seeds e deixa liberado pra ver quanto da down.

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik não usa a banda toda - Virtua 120MB

    Olá amigos, realizei um Brute Force, como sugerido. Tive que esperar o final de semana para faze-lo.
    Da mesma forma que o anterior, fazendo ligação direta, consigo download a 90Mbps. Ligando pelo Mikrotik, não passa de 38Mpbs.
    Minha meta é de tentar chega a pelo menos 60 ou 70 Mbps.
    Ainda estou lendo artigos. Pesquisando.
    Esta semana eu encaminhei um arquivo de Supout.rif para a Mikrotik. Mas ainda não me responderam.

    Se mais alguém tiver alguma dica. Estou a disposição.

    Desde já obrigado.

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik não usa a banda toda - Virtua 120MB

    Amigo @Siade voce conseguiu estou com o mesmo problema alguem que possa me ajudar ou dar uma dica?

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik não usa a banda toda - Virtua 120MB

    amigos tambem preciso de ajuda, tenho um provedor com uma rb 450g fazendo o controle dos clientes em hotspot e ppoe, e tenho um link de 10 mega full entrando nela, o problema é que ela nao consomem mais do que 7 mega, ou seja tem 50 clientes conectados e nao consome o link todo, e se eu me logar sozinho deixar somente um usuario ai sim eu consigo usar tudo, mas quando tem mais clientes tem alguma coisa impendindo. agradeço a quem puder ajudar

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik não usa a banda toda - Virtua 120MB

    Citação Postado originalmente por Siade Ver Post
    Senhores,

    gostaria de poder compartilhar um problema que estou tendo com o MK.

    Atualmente tenho uma RB2011UIAS 2hnd in, Level 5. Configurei mais 3 Unifis AP como repetidores de sinal em um ambiente escolar.
    Realizei a configuração básica. O firewall também está básico. Politicas de QUEUES realizadas. Tentei até aplicar regras de mangle para tentar liberar banda em determinados sites de teste de velocidade, mas sem sucesso.

    Os clientes acessam a internet por meio de login em um Hotspot. A navegação está ok.

    Contudo, ao realizar o teste de velocidade pelo MK, pela ferramenta Bandwidth Test, o link não supera os 30MB. Mesmo realizando teste por velocímetros na WEB, também mantém a mesma faixa.
    Ajustei o PCQ de up e down para 120, pois o padrão é 50 - e nada de subir a velocidade. Quando ligo um PC ou Note direto no ARRIS da Net que está em modo Bridge, a velocidade sobe para 80MB/90MB.

    Pesquisei muitas coisas na internet sobre o assunto, contudo ainda não tive uma luz que pudesse indicar o caminho. Verifiquei no Youtube que existem testes em que se consegue velocidades superiores a 200MB. Está faltando descobrir o pulo do gato deste caso.

    Caso alguém tenha alguma informação, serei grato.

    Obrigado.
    Colega, as RB2011Uias sao assim mesmo, tenho as RM. Comprei duas pra teste, configuradas o mais simples possivel, nao passam de 30~40Mb em teste de velocudade com link 200Mb full.

    Qual versao esta usando? Testei na 6.19 que foi a que veio nela, agora vou testar na 6.32.3.

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik não usa a banda toda - Virtua 120MB

    Estou com problema parecido
    no banwist test do mk consigo 130 a 150 em UDP e send
    so q quando vou medir a velocidade na outra ponta (speed test ou copel) so bate entre 25 e 30 mb
    penso q pode ser interferencia...

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik não usa a banda toda - Virtua 120MB

    Alguém conseguiu ter uma ideia real do problema.
    Eu estou tentando colocar uma livetim para rodar e não bate a banda contratada de jeito nenhum.
    Se eu colocar em um computador discando vai de boa mas se a rb discar não bate.

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik não usa a banda toda - Virtua 120MB

    Bos noite amigos.
    Alguem conseguiu encontrar uma solução ou uma explicação para esse problema?
    Pois estou com o mesmo em minha casa e na empresa.
    Na minha casa tenho um link de 120mb da net e um RB 2011 uias, mas nos testes não passa de 80mb, se ligo direto no modem ele pega 130mb constantes.

    Na empresa eh a mesma coisa, tenho um rb2011 também, com um link de 240mb da net, porém não passa de 60mb. Ligando direto no modem pego 260mb constantes.

    Fiz um teste com um link da Vivo fibra de 100mb, e por incrivel que pareça, pegou 100mb constantes pelo RB.

    Será algum problema na net? será que os pacotes da net chegam de uma forma que faz o processador trabalhar mais do que os pacotes da vivo? Será DNS ?

    Agradeço desde ja amigos.

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik não usa a banda toda - Virtua 120MB

    Acompanhado

  15. #15

    Padrão Re: Mikrotik não usa a banda toda - Virtua 120MB

    Eu tenho uma RB dessas versão RM. Autalizada para a 6.38

    Roteando internamente na empresa, cheguei a copiar arquivos de backup roteando por ela alcançando até 260mbps. CPU em 100%.

    Mas rodando queues, qualquer subida de tráfego de uma queue (por menor que seja) o CPU dispara. Não passa nada.

    Estou testando agora uma 3011. Pro meu cenário resolveu. Tenho cerca de 30 PPPoE rodando nela com limites entre 5 e 20 mbps e algumas VLANs com nossas filiais trafegando ao todo uns 150mbps de tráfego sem queue, sem nat e sem firewall.

    Edit em tempo.

    A RB2011, vou testar só para LB PCC. Pelo visto irá trafegar uns 60mbps. Espero que um pouco mais rsrsrs. Teimoso é F*&¨(*&&¨*%

  16. #16

    Padrão Re: Mikrotik não usa a banda toda - Virtua 120MB

    "EU" faria o seguinte. Já que é ambiente escolar, imagino que não há requisitos de controle de banda. TIraria esse Mikrotik, colocaria uma máquina qualquer com PFSense com Captive Portal, mesmo conceito do HOtspot.

    Já rodei PFSense com verdadeiras carroças (aqueles dualcore com 2gb de ram) e placas gigabit e roteava com NAT mais de 300mbps.

  17. #17

    Padrão

    Aguem conseguiu resolver? estou com o mesmo problema. Tenho um link de 300 megas, porem quando passo pela rb so sai 120.

  18. #18

    Padrão

    Boa noite
    Passei pelo mesmo problema por quase dois meses, resolvi da seguinte forma.
    Na queue list>>simple queues deixei vazio,
    Na queue list>>queues types deixei todos como none, assim consegui minha velocidade.

    Não sei se com vocês darão certo, mas aqui em casa resolveu.
    Minha rb é a rb2011uias-2hnd-in.