+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duvidas com Queue Tree - Prioridades & QoS

    Olá forum. lembrando a voces que sou do paraguai peço disculpas pelo mal portugues.

    Estou com uma interrogante, eu uso Simple Queues para administrar a banda, mais tenho problemas com clientes que usam Steam e jogam CS,Dota, entre outros jogos.

    Eu quis implementar umas regras no mangle marcando os pacotes e administrando todos os protocolos por meio de prioridades com o uso de Queue Tree

    O problema e que tenho clientes que quer uma banda especifica, querem 5M de velocidade, outros 2M etc. e estou um pouco confuso de como se faz ja que no queue tree que achei no forum muitos administram as prioridades mais nao entendo como limitar por IP a velocidade como eu faço agora com o simple queues.

    Me explico:

    Quero por as prioridades assim mais ou menos

    Total Uplink: Prioridade 2
    Total Downlink: Prioridade 1
    |_ (Embaixo de downlink)
    |a- Games (Steam em geral, PS3, etc): Prioridade 1
    |b- Browsing (HTTP Port 80, etc): Prioridade 2
    |c- Download (.rar .exe): Prioridade 3
    |d- Outros (P2P): Prioridade 4

    E a banda poder limitar por Pool de IP.
    de172.18.1.1 até 172.18.1.254: 1 Mega /512k up
    de 172.18.2.1 até 172.18.2.254: 2 Mega /768k up
    de 172.18.3.1 até 172.18.3.254: 4 Mega /768k up

    Quero saber se isso e possivel fazer

    Espero poder ter explicado bem, o fato e que eu estou confundido de como fazer o controle de banda com prioridades para cada cliente, porque tem cliente que quer asistir filme e a esses clientes quero colocar prioridade para streaming, e ter outras prioridades para jogos, e os clientes que jogam botar tudo nessas prioridades e tal.

    Desde já fico grato pela atenção

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas com Queue Tree - Prioridades & QoS

    Se vc fizer essas marcações e controle no mesmo Router que controla a banda dos clientes, terá problema.
    Essa marcação será uma velocidade a mais para o cliente.

    Ou seja, se ele tem 2Mega (plano contratado), ele terá a mais a velocidade que você configurar para esse serviço.

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas com Queue Tree - Prioridades & QoS

    Então o que recomenda e fazer o QoS e prioridades em um routerboard só e depois fazer em outro o controle de banda? o controle da banda posso fazer com simple queues depois? ou nao e recomendavel?
    Agora uso um RB só (RB2011iL-IN), poso adquirir um bem potente só para os QoS e priorização de trafego se recomenda, mais como fazer sem ter problemas e a questão

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas com Queue Tree - Prioridades & QoS

    @xenyx lie rápido se entendi bem vc quer fazer um queues porém pesquise por Queues HTB é um pouco lógico porém dar para desenrolar.

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas com Queue Tree - Prioridades & QoS

    Na verdade agora testei usar um servidor PPPoE e usar um profile para os clientes.

    Vamos ver como vai a coisa, eu to gostando muito do PPPoE porque configurar e fácil e as IP são dinámicas então se eu fuçar nas coisas nao tenho que ir a mudar a ip do cliente. E as Queues são dinámicas tambem então posso fazer um monte de modificaçoes que elas mudam sem ter que mexer muito, agora o que eu nao sei é se eu posso fazer traffic shaping nos p2p. Ainda nao testei, vou ler um pouco na wiki pra ver se posso.